quarta-feira, 3 de março de 2010

Não vai sobrar uma única árvore em Porto Velho




Porto Velho e Rondônia: será o inferno aqui mesmo?


Professor Nazareno*


Há aproximadamente duas semanas um jornal italiano havia publicado uma reportagem, numa espécie de site, em que informava os quinze lugares do planeta onde é altamente recomendado nunca visitar. Claro que Rondônia estava na lista, pois só um maluco, aventureiro ou desavisado turista pretenderia fazer turismo nestas terras. O motivo era simples e já manjado: devastação do meio ambiente, altos níveis de desmatamento nas suas florestas e acúmulo de lixo. “Milhares de hectares da Amazônia foram cortados e queimados, para abrir caminho para a criação de gado”, informava a publicação. Este “Mapa de Infernos na Terra” chocou as minhocas telúricas.

Quando o Rondoniaovivo publicou a matéria, foi uma chiadeira geral da maioria dos internautas. “Inferno é lá que tem sempre guerra e máfia e ainda tem pedófilos vindo pra cá nas férias”, esbravejou um autêntico rondoniense. “Quem fez esta pesquisa não sabe o que está dizendo. Rondônia, apesar de todos os problemas ambientais ainda possui aproximadamente 50% de sua cobertura vegetal”, vociferou outro. E completou: “O italianos deviam olhar para o seu nariz. E mais, vir visitar Rondônia e conhecer uma floresta de verdade”. Afirmaram até que os italianos não são nada para criticarem o nosso querido estado, dentre outras bobagens e sandices sem nenhum sentido.

Este jornal italiano falou apenas do interior de Rondônia e se esqueceu da capital, Porto Velho, por que se tivesse conhecido a cidade de Roberto Sobrinho, Jair Ramires, da Sabenauto e do carnaval da Dengue, o escândalo teria sido ainda maior. Mais de uma centena de árvores foram cortadas pela Prefeitura Municipal para que acontecesse o ridículo e fracassado desfile de momo e desta vez para que esta revendedora de automóveis tivesse a sua fachada descoberta. Um crime brutal praticado por quem devia zelar pelos interesses dos munícipes. Falar de lixo nesta cidade é uma redundância absurda, ainda vamos sucumbir em meio a tanta podridão e carniça.

Se Rondônia e a sua “arborizada e bela capital” não fossem um inferno, a Sabenauto sofreria um tremendo boicote dos seus clientes e pagaria pelo crime ambiental que cometeu. Já com Sobrinho e o seu desastrado secretário talvez não aconteça nada, pois dizem que antigamente a Avenida Sete de Setembro era muito arborizada com muitas mangueiras e um conhecido ex-prefeito mandou arrancar cada uma delas. Os rondonienses estão acostumados a verem seu patrimônio natural ser devastado sem dar um pio. Veja-se o exemplo das hidrelétricas no Madeira. Em vez de protestar quando desaparece uma linda cachoeira, o povo daqui faz é festa de despedida.

Muitos rondonienses não gostam de floresta. A própria Brigada de Infantaria e Selva fica localizada bem no centro da cidade em meio a uma selva, mas de concreto. Seria bom arrancar agora a castanheira lá do estádio já que quase ninguém nota mesmo a sua presença. Porém se eu fosse o Secretário da Sema, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Aguinaldo Ferreira, pediria demissão por conta deste descaso. A não ser que ele concorde com mais este crime ambiental praticado pelo prefeito e sua gente. Mas isto não vai dar em nada, como sempre. Nem a pomposa Promotoria Ambiental do Ministério Público Estadual vai resolver coisa alguma. O próprio Jair Ramires já resumiu tudo durante uma entrevista: “Por que a Prefeitura vai notificar a Prefeitura”?


*O professor Nazareno leciona em Porto Velho.


10 comentários:

A. disse...

Essa é uma questão muito plausível, apesar de que a árvore ajuda com os efeitos do Carbono , mas só vão pensar nisso futuramente. Ou , nem vão pensar, como minha mãe fala : " Entra por um ouvido e sai pelo outro .. "

Amei o assunto Naza, abraço.

Taís Manvailer disse...

(...)Os rondonienses estão acostumados a verem seu patrimônio natural ser devastado sem dar um pio.(...) E ainda tem rondoniense que vai se ofender, mais uma vez, com a verdade dita!!

Anália Cordeiro disse...

Típico, fala, fala, fala e não sai do sofá!

Ricardo Fonseca disse...

É um problema histórico o povo permanecer de braços cruzados. O povo de Rondônia é somente um reflexo do restante que compoem esse País. A letargia em que se encontra a maioria comprova capacidade e competencia crítica destes para com tudo que ocorre e historicamente comprovada a completa comodice de um povo... Sem identidade, porque a grande maioria, e isso é uma grande verdade empirica, tem vergonha de suas origens. Um povo sem passado e sem presente, porque a maioria aplaude sem contestações o picadeiro da ignorância, da seguice da sandice. Sem consciência crítcia esse povo jamais sairá da letarigia histórica que o assola. A realidade aqui, é, que o errado é o certo e o certo é o errado essa é a consciência crítica do brasileiro, muito pobre por sinal, para um povo que é de; mais ou menos, 190 milhões de habitantes... E o que é isso???? Sem consciência!!!! É claro que com a formação social que recebemos jamais teriamos a capacidade de sair desse quadro de ignorância.

Marcelo Souza disse...

tenho certeza que não mais quem sabe na sua casa seja o inferno prof nazareno. toma água do rio madeira ainda fala mal aa vai se danar prof nazareno, gaucho do sul.

Antônio de Souza Alencar disse...

Valeu, professor. Artigo muito bom. só o senhor para alertar esta população quem o senhor chama de acomodados.Faça isso memso meu caro. Fique nos seu sofá e escreva denunciando todos se a nossa cidade é quente ela vai f icar mais quente ainda se tirar todas as arvores dela. O pequieno não pode tirar uma arvore a a prefeiturea e este secretario pode. Porque? Parabens pelo brilhante texto. e escreva mais estou começando a concordar com as suas ideias (nem toda vez eu concordo).

Sonia disse...

Com certeza Prof. PORTO VELHO É UM INFERNO E O ROBERTO SOBRINHO É O DIABO É O JAIR RAMIRES É O SECRETARIO DO DIABO, um prefeito que manda derrubar casa para fazer mais praça para abrigar noiados, enquanto o mundo inteiro luta conta a degradaçao ambiental o secretario dele derruba arvores tudo apoiado pelo seu ESCRITORIO O MINISTERIO PUBLICO ESTADUAL. Aqui meu caro prof. so quem vive bem é os mandantes de uma administraçao PETISTA que para tudo que faz tem o aval do MPE.

Francisco das Chagas P. Filho disse...

"Mandou" bem professor!Toda vez que leio seus artigos sinto que o nó da garganta desapareceu. Parabéns!

Francisco Ribeiro disse...

Não sei porque o espanto pela reportagem italiana, tá na cara todos vêem, e só acho merecido isso por causa das pessoas que elegeram esse inerte prefeito Sobrinho não sei de quem? rsrssr!!! Parabéns professor!

Joeser Alvarez disse...

o pá! se a amazônia é o inferno verde, porto velho é a capital d\'ammazônia, gajo!!