terça-feira, 27 de agosto de 2024

Vergonha: governos do fogo

Vergonha: governos do fogo

 

Professor Nazareno*

 

Porto Velho, capital de Roraima, tem um prefeito. É o Dr. Hildon Chaves. Já o coronel Marcos Rocha é o governador de Rondônia, enquanto Lula é o presidente do Brasil. Esses três cargos são, claro, do Poder Executivo. E cada um deles tem inúmeros secretários e ministros de Estado para auxiliá-los nas tarefas diárias. Isso sem falar nas autoridades dos outros poderes. No Poder Legislativo existem os vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores. No poder Judiciário as listas são quase infinitas de autoridades. E todas elas deviam zelar pelo bem-estar da população, à qual todas essas autoridades, em tese, deviam estar subordinadas. Mas hoje o Brasil está literalmente pegando fogo. As queimadas tomaram conta do país numa proporção jamais vista em toda a história. A fumaça tóxica castiga assustadoramente todo o país. E o silêncio impera.

E ninguém fala nada. Lula, Hildon Chaves e Marcos Rocha parece que vivem em outro mundo. Será que não veem a fumaça e nem o sofrimento do povo? E estamos em plena campanha política para a escolha dos novos vereadores e prefeitos. E nenhum deles até agora foi à mídia ou às redes sociais para protestar contra esta tragédia ambiental que assola toda a população, inclusive a que vota neles. Em Porto Velho, por exemplo, o mês de agosto de 2024 foi o mais trágico em matéria de fogo na floresta e consequentemente de fumaça. Um mês inteiro vivendo sob condições insalubres e nenhuma autoridade se solidarizando com o povo que devia proteger. Mesmo sem fumaça, Porto Velho já ostenta o título de pior cidade do Brasil para se viver. Tem o pior ar para se respirar, tem o pior hospital público do Brasil. Imagine-se agora com a densa cortina de fumaça e de fuligem.

Senhores candidatos! Fiquem indignados! Protestem! Vereadores de Porto Velho, trabalhem em benefício dos seus eleitores. Dr. Hildon Chaves, o que o senhor está fazendo para enfrentar esse caos? Vá à mídia! Diga alguma coisa! Mexa-se, homem de Deus! Não foi o senhor que disse um dia que ia abraçar, beijar, acariciar e cuidar de Porto Velho? A hora é agora. Não deixe sua carreira política também virar fumaça. Polícia Federal, pelo amor de Deus! Faça com os incendiários o mesmo que vocês fizeram com os garimpeiros lá em Humaitá. O que está faltando para isso? Todos sabem: o agronegócio pode ser o maior responsável por todo esse fogaréu que castiga a todos nós. Pesquisem, investiguem, façam alguma coisa! Governador Marcos Rocha, esqueça o “Built to Suit” e se dedique ao combate ao fogo e à fumaça. Suspenda as aulas, decrete catástrofe estadual! Mexa-se!

Vá à televisão, vá às mídias sociais, diga alguma coisa, homem! O senhor não quer ser senador algum dia? Ouvi dizer que o Hildon Chaves quer ser governador no seu lugar. Mas sem combater essa fumaça e o horror, nada feito para nenhum de vocês! O governador de São Paulo, um bolsonarista, já prendeu até agora cinco pessoas tocando fogo no mato. Por que em Rondônia ninguém se manifesta? Lula, cadê você? Você não disse que era melhor do que o Jair Bolsonaro? Mostre isso agora! O PT e a classe artística não protestavam quando havia fogo no governo passado? Cadê todos eles? Por que não fazem isso agora que o caos chegou aqui pra valer? Os governos estão perdidos nesse armagedon. Ninguém se mobiliza para nos salvar. O Brasil está à deriva e na iminência de desparecer sob o fogo e não aparece um só salvador da pátria. Os governos federal, estadual e municipal abandonaram o seu povo. Brasil: vergonha mundial. E há culpados?

 

 

*Foi Professor em Porto Velho.


 

Nenhum comentário: