sábado, 19 de novembro de 2011

Vamos juntar os cacos de Rondônia de novo.



Rondônia Despedaçada


Professor Nazareno*
           
             
              O nome de Rondônia (ou Roubônia) nunca foi bem visto no restante do país, mas desta vez a situação piorou. A frágil, desacreditada e ridícula imagem do Estado está despedaçada, de novo. Ainda assim, é possível que o majestoso trabalho da Polícia Federal possa estar eivado de equívocos uma vez que as pessoas envolvidas ou presas até agora na Operação Termópilas são de ilibada reputação e competência junto à opinião pública. Valter Araújo, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, por exemplo, é cristão evangélico, um homem religioso e de boa índole, por isso jamais se envolveria em ilicitudes. A Deputada Estadual Epifânia Barbosa do PT é totalmente inocente e mesmo que não fosse, o seu partido a inocentaria como já o fez com o Secretário de Saúde depois que ele foi preso e indiciado pela Polícia Federal. Não entendi por que pairam suspeitas contra tantas pessoas boas. Deve ser engano. Um monte de gente presa e tendo suas vidas vasculhadas. O que eles fizeram de errado?
            Nesta confusão toda, acho que o único culpado sou eu, Professor Nazareno. Devo declarar publicamente que cometi várias irregularidades nos últimos tempos. Não, não me envolvi em desvios de verbas do SUS, mas sou responsável por coisas bem piores. Vou confessar: apoiei o humorista Rafinha Bastos quando ele disse que o povo de Rondônia era feio. Uma declaração absurda. Feriu o nome do Estado. Denegriu a imagem que tínhamos no restante do país. Quando a revista Época esteve aqui e a repórter Eliane Brum “detonou” a cidade de Porto Velho dizendo que era um lugar sujo e imundo, eu, de forma até criminosa, dei apoio à jornalista. Meu Deus, que crimes bárbaros eu cometi. Perdão, Rondônia. Perdão, rondonienses, eu não devia ter feito isso. Além do mais eu disse certa vez que as Três Caixas D’água, o bonito e imponente símbolo de Porto Velho era feio. Disse também, durante as festas juninas, que a quadrilha da Assembléia Legislativa era a mais sofisticada daqui. Que horror. Menti!
            Afirmei que em Rondônia não existe cultura própria e que o Carnaval devia ser proibido. Crimes inafiançáveis. Prisão perpétua para mim. Sou culpado. Uma heresia. Falei mal várias vezes do carnaval fora de época. Critiquei a construção das hidrelétricas dizendo que vão gerar energia boa e barata para o restante do país enquanto nós convivemos com os apagões diários e os desastres ambientais. Chamei o Hospital João Paulo Segundo de açougue e disse que ele havia se transformado recentemente em um “Campo de Extermínio de Pobres”. Santo Deus! Por que eu disse isso?  Cadeia para mim. Sou um crápula, um pulha, um rebotalho, um caniço pensante, um paraibinha metido a besta, um morto de fome, um professor aloprado, um canalha, um imbecil. A Polícia Federal devia vir à minha casa e revistar tudo, fazer uma devassa. Eu sou culpado. Outro dia blasfemei contra Papai Noel, o bom velhinho, chamando-o de pedófilo. Quero a saída do Januário da Unir e participei da “Marcha dos 104 zeróis”.
Não mais me olharei no espelho de tanta vergonha, pois disse que o Brasil é um país de “jecas” e que esta nação vai terminar como feira de maxixe: tudo lascado em cruz pelo fundo. Admiti publicamente que a corrupção na sexta potência econômica do mundo não acabaria tão cedo, já que passa literalmente de pai para filho. Sei que ninguém terá piedade de mim. Outra vez disse que a Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia era um ninho de ladrões quando na verdade aquilo é um lugar quase santo, um oásis num deserto de lama. Não votei nas eleições do Sintero e não acredito nestas eleições para Diretor das escolas. Ainda pesa contra mim o fato de eu ter acertado, com antecedência, o nome desta operação da Polícia Federal. Na redação do Enem eu quase acerto o tema. Um escândalo. Sou um idiota e mereço punição, já que não costumo levar humoristas a sério, apenas os políticos. Como eu tenho manchado o nome deste Estado com os meus escritos. Rondônia e os rondonienses merecem respeito e eu não soube fazer isto. Por favor, caros leitores, peço-lhes publicamente perdão pelas minhas idéias. Quanto ao pequeno probleminha do desvio de recursos do SUS na ordem de 120 milhões de reais para a Saúde do Estado e de tantas outras falcatruas e roubalheiras com o dinheiro público, o nosso dinheiro, não se aflijam: é algo passageiro e sem a menor importância. O tempo se encarregará de apagar estas pequenas tolices de nossas mentes.



*É Professor em Porto Velho.

35 comentários:

José Carlos Ferreira Fontes disse...

A frase de Rui Barbosa se aplica a estes fatos ;De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto., professor meu sincero apoio , no seu embate altaneiro aos moinhos de vento, mas não podemos calar.

Arthur Alves disse...

"Em terra de cego, quem tem olho é escravo."

Está perdoado. Perdoado da pior das heresias, a prática da verdade. Perdoado por ousar tentar retirar a venda dos olhos rondonienes, há muito, cegos. Perdoado pelo vômito verossímil e hostil, pelo chute na cara, pelo cuspe na face dos roubonienes. Desculpado pelo esfregão de verdades na nossa cara. Nazareno, você está desculpado por se abusar a difamar um povo tão honesto, eleitores exemplares. perdoado por maltratar a imagem tão nobre dos nossos políticos, a serviço do Estado e da pátria. Você está perdoado pelo que há de vir.

Renato Barbosa disse...

pena que assim como na minha cidade (juiz de fora) a PF começou uma investigaçao em 2005 culminando com a prisao de uma quadrilha nessa semana foram 6 anos dando corda pra essa corja de ladroes! ( e ainda falta pegar aqueles funcionarios publicos e politicos conivente com a fraude nas licitaçoes, aqui o psdb esta na esfera municipal e estadual e praticamente terceirizaram tudo que locomove no estado, isso pra dar a ideia fora saude e sei la mais oque!) entao fica a duvida a quanto tempo a PF investigou os politicos de rondonia!!! sera que em menos tempo eles nao teriam meios e provas pra por esses nojentos na cadeia? fica a duvida!

Alex Martinelli disse...

Quando o humorista Rafinha fez piada de Rondônia eu falei que era normal e que piada é piada, muitos me criticaram, outros fizeram corrente na internet contra o humorista, vamos ver quantos jovens sem nada na cabeça vão se revolta contra esses políticos! Será que vai ter manifestação? Duvido!

Valdeci Ramos disse...

sei la, ando discrente de tudo...continuem elegendo esse povinho...corrupção, roubalheira coisa mais normal...se vc não pode com eles junte se a ele, e lembre-se Queixada fora do bando vira comida de onça e vamos que vamos, pra onde não sei

dorival Sebastião de Souza disse...

Parabéns Prof., mas não é só em Rondônia não, aqui no Paraná tbm. Até quando o nosso sofrido povão terá que conviver com estas maracutaias, só por Deus...

Vítor Germano Oliveira disse...

verdade!
seríssima.

Hélder Cristiano de Oliveira disse...

Aprovado!

Allaylson Dos Reis Pereira disse...

· Nossa. Rondonia cada vez mais parecida com Roraima. A diferença é que aqui estão construindo um hospital das clínicas sem futuro, afinal nos hospitais de hoje faltam médicos e remédios, além de outros suprimentos. E o povo achando bom. Se pelo menos os hospitais funcionassem e o SAMU fosse melhor estruturado já seria ótimo.

Anônimo disse...

Todos os dias me disponho a ler seu blog e mais vários outros, documentários, ou seja lá o que for que de certa forma, mostram ao individuo o quanto ele se tornou alienado ao estado e esqueceu de lutar pelo que quer.
Definitivamente não existe mais um ser critico com o lugar em que vive, não existe descontentamento. Se acostumaram. Acomodaram-se a viver essa vida mais ou menos, com esse tipo de governo, com falsas reformas e muitas falcatruas, etc.
Enfim, te admiro. Tenho essa percepção mesma percepção de mundo, e faço de tudo pra mudar a minha realidade. Afinal, sou uma brasileira e estão tentando me alienar também.

Josy D” Anthony Kym.

Sara Pepe disse...

rondonia é um estado lindo, se porto vellho e´sujo; é pq vc não conhece a politica no brasil.cadeia é p/ quem rouba pote de margarin;os politicos daqui so´querem roubar, mas se o brasil ;o mundo melhorar acabar fome;o roubo dos policos a palavra de não se cumpre isso e´so o comesso .e´o amor pelo dinheiro.

Azélia Maria Contrim disse...

Concordo plenamente com o professor,com apenas uma observação,Rôndonia não é a pioneira nos roubos,desvios,entre outros delitos praticados.... infelismente. fico a me perguntar quando é que o GIGANTE E BRAVO POVO BRASILEIRO VAI ACORDAR e lutar contra tudo isso de verdade,por que só pintar a cara de vez em quando não dá.

Bento Arruda disse...

Prof. Nazareno, "porque não te calas". roubonia é a tua casa, ou seja o minusculo espaço fisico onde moras, não o nosso querido Estado. Rondonia é grande. Não precisamos de comentarios retrogrados como o seu. Alias a sua especialidade é criticar, criticar e jogar mais pra baixo ainda o sentimento do povo rondoniense. Nunca li um comentario seu que trouxesse solução, só critica pela critica, não o conheço, mas jamais quereria ser seu aluno. Professor, foram presos 3 ou 4 vagabundos, travestidos de autoridades, um deles resquicio do governo anterior, outro capataz de um outro governador que produziu o maior caos social já visto em um estado brasileiro, com a sua historica demissão dos 10.000, (que o povo jamais esqueça) afora o terrorismo praticado com aqueles que não foram demitidos. senhor professos somos perto de 1.500.000 de habitantes, gente que trabalha e adotou o estado de Rondonia, aqui tem criado seus filhos e assim por diante. Ao ler seu comentario me desespero pois o senhor na sanha de querer "vender" seu artigo, o faz de maneira ofensiva aos demais rondonienses que nada tem a ver com os corruptos de plantão ou os que vieram anteriormente. Tenha certeza professor que os rondonienses olham para Rondonia com Orgulho e admiração. Estão produzindo, café, arroz, criando gado, de sol a sol trabalhando e acreditando em nosso Estado, bem diferente do senhor, jogando Rondonia para baixo.

Lorismar disse...

politica brasileira é quase assim; um atque ao wold thard center tem que derrubar de cima para baixo , e não vice versa .so um ataque terrorista pra resolver a situação.

James disse...

Ilmo. Sr. Nazareno: Realmente V. Sa. é um crápula. Onde já se viu falar palavras tãããõ grosseiras sobre a gestão de nossos representantes?! Como se atreve a proibir o carnaval, "pão e circo" de nós!!! Pobres "seres romanos" que somos?! Realmente sua vida, assim como a minha, deve ser investigada para que não causemos transtornos à nossa "Ordem e Progresso".

Bruno Ferreira disse...

Bélissimo texto.
Parabéns professor Nazareno!

Ewerson Aragão disse...

Bom texto, parabéns ao Professor.

Silvana de Freitas Souza disse...

Senhor Bento Arruda, com todo respeito não estou aqui para defender o texto muito bem escrito pelo Professor Nazareno já que não o conheço. Porém o senhor dizer que o povo rondoniense não tem culpa por toda esta patifaria, o senhor está sendo, no mínimo, ingênuo. Quem elegeu o Valter Araújo? Foi o povo do Acre? Quem colocou o José Batista como autoridade da Saúde? Foi o Govenador de Sergipe? Lamento lhe informar, mas o povo daqui, assim como o povo do restante do Brasil, que é alvo de pesadas críticas desse Professor, é tolo, imbecil, idiota e que aceita qualquer um para lhe representar. Rondônia não é essa bola toda como muito bem diz o articulista. Roubônia, é como nós somos conhecidos lá fora. Ninguém nos respeita por que não damos o devido respeito. Parece que somos cegos diante do que acontece e o senhor é uma prova disto. Infelizmente. Passar bem, meu caro, cego e ingênuo leitor.

Dr. Marcelino Rego disse...

Caro prof. Nazareno, fiquei comovido com seu pedido de perdão por todas as blasfemias ditas. É confesso tabém que tenho blasfemado contra essas pessoas puras e de carater ilibado, mas uma pena que nem o capeta as quer no inferno.

Wagner Paes da Silva Lima disse...

Porque será que ainda insisto em ler suas loucuras? Parece que desconhece as explicações e fica aí se culpando. Eu não me sentiria culpado, afinal pouco entendo o que escreve... mas voto! (ou voto mal?)

Géri Anderson disse...

isso é que eu chamo de ironia perfeita. perfeita pra vc, eleitor de araque.

Gabriel Milhomem disse...

Esse texto é do tipo que não é feito pra qualquer um ler pois nao é todo mundo que entende a ironia como no caso do Wagner Paes da Silva Lima ali embaixo.

Arilson Brandão disse...

Verdade professor, achei muito desarrazoado muitos aqui do estado agirem com tanta raiva contra o humorista, já quanto as termópilas, dominós etc.. que me revoltam tanto não vejo a mesma mobilização. Gosto deste estado, mas não posso e nunca fecharei os olhos para as atrocidades que ocorrem aqui.

Infelizmente um governo medíocre encontra base em uma maioria medíocre, como corpo e sombra abaixo do mesmo sol ao meio dia.

não esqueça quem primeiro "queimou" essas terras foram os contrutores da Public Works

"A zona era um antro de podridão onde seus homens morriam qual moscas. O traçado cortava uma região agreste em que se alternavam pântanos e terrenos de formação rochosas, e que, mesmo dispondo-se de todo o dinheiro do mundo e a metade de sua população, seria impossível construir a estrada."

Leny Guimarães disse...

e isso tudo ai em cima e pouco mais ...PARABENS AASEMBLEIA LEGISLATIVA QUANDO EU QUISER ORAÇAO PARA APRENDER A ROUBAR CHAMAREI OS NOSOS DEPUTADOS..

Leandro Guimarães disse...

Professor Nazareno: mais uma vez só tenho que parabenizá-lo por este texto. Irônico, mas muito bem elaborado. O seu comentário a respeito daquele criminoso disfarçado de cristão foi ótimo. Você simplestmente tem o mesmo pensamento que eu.

Jennyffer Glads Monteiro disse...

Jennyffer Glads Monteiro · Ensino medio completo
Me desculpem mais isso tudo é pura hipocresia, falam tanto em corruptos, q o nosso estado esta mal visto no país, sabemos q então o atual senador ivo cassol antigo governador tbm envolvido em nas mesmas coisa q o valter araújo esta ai, o q fizemos a respeito o mandamos para brasilia.parabéns rondonienses

Devanil Júnior disse...

Nazareno é MITO!

Aristoteles Alves disse...

parabéns, nobre professor, seu texto mais uma vez está impecável,muita coerência e lucidez, aceite o meu modesto abraço. O povo de robonia tem os deputados que merecem. um dia aprenderão a votar, quem sabe... concordo quando você diz que a epifânia é uma santa. santa do pau oco, claro. tem mais é que perder o mandato. Essa gentalha do PT tá chegando a hora de debandarmos da politica local, são incompetentes e corruptos.

Doraci Nepomuceno disse...

Quero registrar aqui minha indignação:
Tudo isto ocorre por obra e arte dos eleitores que vive a comer das migalhas que cai da mesa da corrupção, e dos cupinchas dos corruptos e corruptores que vive a sangrar os cofres públicos.
Quando você eleitor que vende seu voto ou troca por misero favor, aquele que tem um CDS pra nada fazer, você que fala e denuncia, mas depois passa se alimentar das migalhas da corrupção aí passa a agir como se nada de errado acontecese até procura desviar o foco. Lembra que o abandono da saúde que sempre é denunciado, os corruptos no poder ocorre por sua culpa, vocês são os causadores destes caos que Rondônia vive.
Vocês são tão culpados quanto qualquer outro, cada sofrimento, cada vida que é ceifada devido o abandono nos hospitais público, cada gota de sangue ficará para sempre em suas ...mãos, podes até não acreditar, mas um dia Deus vai requere-la dê ti , e te cobrar cada sofrimento, cada morte que você tem contribuído direta ou indiretamente, cada criança que fica sem um ensino de qualidade.
Principalmente de vocês que diz ser “Cristão” conhecedor da verdade de Deus, vive todo domingo nas igrejas por aí, pois a quem muito é dado muito será cobrado, Vocês irmãozinhso que teve oportunidade de chegar no poder, como parlamenta federal, estadual ou municipalr, que deveria fiscalizar os atos do executivo, ou teve cargos na administração. Você deveria ser o sal da terra e a luz do mundo, porem foi trevas e salmoura. Para você se tiver coragem deixo estas passagens para meditar, : I Pedro 2; 1 a 5, Tiago 5; 1 a 5, II Pedro 1; 4 a 6, I João 3; 7 a 10.
Cada corrupto, cada Corruptor, aquele simples vivente que troca seu voto por migalha é culpado de todos os escandolos que asola Rondônia.

Erinete Souza disse...

O pensamento é um só, não vai da em nada...Neste momento é melhor acreditar no papai noel.. è natal.

Osmar Gonçalves Pereira disse...

Parabéns professor Nazareno Silva por escrever tão sábia crítica irônica. Gostaria mmuito que todo o povo de Rondônia tivesse a oportunidade de ler os seus escritos como eu o faço com frequencia. Vejo que tu és um grande conhecedor da política do nosso Estado, e se conhece, com certeza, fala com conhecimento de causa. É num momento desses que eu observo o caos que presenciamos, e quase sempre ficamos mudos diante de tanta perplexidade geral do povo. É por causa desses lamentáveis acontecimentos sofridos pela política em todos os cenários, que a miséria consegue vencer os oprimidos, esses que na maioria das vezes são obrigados a sobreviver com as migalhas que caem das mesas dos poderosos. Sonho com um dia em que a nossa política venha respeitar o povo desta nação, em especial o povo do ESTADO DE RONDÔNIA, que infelizmente nos últimos tempos só tem sido motivos de notícias negativas, inclusive na mídia nacional. Será "MUITO" importante a participação de todos nesta caminhada em busca desse RESPEITO que a tanto tempo se espera. Ainda não é hora de desanimar, dias melhores virão. EU SOU O SARGENTO OSMAR, 4º PELOTÃO DE CANDEIAS DO JAMARI-RO.

Ana Caroline Morenof disse...

Mais uma vez, muito bom, professor! Do jeito que a coisa anda, serão os críticos os condenados e presos... Mas não há motivo para pânico: há sempre um bom habeas corpus em nosso sistema jurídico. Infelizmente.

Sales Conceição de Melo Nogueira disse...

Nobre Prefessor Nazareno, vamos para um lugar distante, muito distante! Pois, eu também me sinto culpado, um mísero pecador diante de tantos santos que nos representam politicamente em Rondônia! Não me sinto digno de tecer qualquer comentário sobre os nossos deputados cristãos, honestos, homens de boa índole, pastores de ovelhas desgarradas... Enfim, tudo passa. Até uva passa. E esse rombinho que fizeram no desvio dos recursos do SUS não pode ser comparado a nossa heresia.

Amanda Bueno disse...

Parabéns professor, ótimo texto! Vejo comentários anônimos sugerindo que o senhor volte para sua cidade natal. Também não nasci aqui em Porto Velho, mas é impossível não se incomodar com tanta corrupção e impunidade em um estado. Fico me questionando o motivo da má qualidade da educação, a falta de estrutura adequada para os alunos e o motivo está quase sempre na péssima administração, o que vem acontecendo na UNIR é um ótimo exemplo disso.. Porque o Hospital de Base João Paulo II é eleito pela segunda vez no ano de 2011 como o pior hospital do Brasil?! Uma parte das pessoas acredita que sua cidade está em boas mãos, apenas enxergam o que querem e se recusam a abrir os olhos para a realidade. É claro que devemos eleger políticos que mereçam o nosso voto, que sejam capazes de administrar o estado; Mas sinceramente, hoje em dia não tenho expectativas em encontrar sequer um político honesto.. Porém, também é necessário que a população se manifeste, não podemos ficar parados e simplesmente deixar as coisas acontecerem, devemos lutar pelos nossos direitos.

Crisnaldo Souza Santos disse...

Parabéns professor, pela coragem de falar a verdade. O nome de Rondônia só sai no Fantástico quando se fala de corrupção, uma vergonha para os rondonienses, pois para mudar este quadro negativo só depende do povo de Rondônia, mas o povo não aprende e volta a errar, sempre assim. Muitas pessoas honestas, de caráter e referência absoluta, nem sequer tem a oportunidade de candidatar a um cargo político, pois só se elegem aqueles que na campanha pode oferecer: CESTAS BÁSICAS, PAR DE BOTINAS, CAIXAS DÁGUA etc. KKKKKKKK
Crisnaldo, Ouro Preto/RO