quarta-feira, 24 de março de 2010

O progresso está chegando... ou saindo?


Porto Velho: Futebol com Pimenta, Ponte sem Estrada!


Professor Nazareno*


Claro que não é brincadeira de mau gosto. Nem piada sobre as bizarrices locais, mas coisas incríveis andam acontecendo ainda nestas terras karipunas. O futebol da capital de Rondônia entra definitivamente para o rol de fatos inusitados e engraçados. Com times de nomes bisonhos e ridículos como Genus (sem acento mesmo) e Shaloon, o nosso precário “esporte das multidões” protagonizou recentemente algo digno de fazer rir o mais sisudo dos seres humanos: o jogo entre Moto Clube e o próprio Genus terminou à base de spray de pimenta lançado pelos policiais “convocados” para resolver um sururu durante uma partida que tinha uns cinco ou dez torcedores sentados nas sujas arquibancadas do Estádio Aluízio Ferreira, a “arena guaporeana”. Recorde de público no clássico porto-velhense. O mundo inteiro “se deliciou” com mais esta palhaçada rondoniense.

Se o futebol de Porto Velho não consegue dar alegria aos seus escassos torcedores, nas outras situações da vida cotidiana os resultados também não são nada animadores. Coube à Polícia Militar do Estado, por exemplo, protagonizar mais um mico para uma população que, em tese, deveria ter a proteção irrestrita da corporação. Óbvio que quem encenou Corumbiara para o mundo não pode servir de bom exemplo para ninguém mesmo. Já pensou se as autoridades sul-africanas se interessam pelo “know how” desenvolvido pela nossa PM para encerrar as partidas de futebol? A próxima Copa do Mundo teria cenas hilárias com pimenta em aerossol importunando as principais estrelas do futebol da atualidade. Ainda bem que Messi, Kaká, Rooney e Cristiano Ronaldo estão livres destes provincianismos tupiniquins.

Mas futebol é cultura, dirão alguns. Pode até ser, mas administrado desta maneira mais do que amadora desmente as mais conhecidas enciclopédias. Cultura é com absoluta certeza algo diferente. E muitas coisas por aqui são mesmo diferentes. O arraial Flor do Maracujá, para citar um pequeno exemplo. Existe coisa mais esquisita do que esta festa? As autoridades da cultura local já mudaram pela quarta ou quinta vez o endereço onde será realizado “o maior arraial sem santo do Norte do país”. Começou no centro da cidade, perto do Ginásio Cláudio Coutinho, migrou para a Esplanada das Secretarias, andou pelo Parque de Exposições e agora será no bairro Embratel. Mas é um bom sinal: está caminhando para fora do perímetro urbano, para a zona rural. Festa da roça tem que ser mesmo no meio de matutos e capiaus e bem no meio do mato, longe do que acreditamos ser a civilização. Espera-se que este ano ela não seja tão catinguenta como de costume.

Sem futebol, sem cultura própria definida já que está longe demais e não consegue sequer imitar Campina Grande, Parintins ou o Rio de Janeiro, resta aos porto-velhenses construir obras faraônicas sem nenhum sentido como uma ponte de 210 milhões de reais sobre o navegável rio Madeira. Isso sem ter nem a promessa de uma estrada para ligar a nossa capital até Manaus. Pior: Porto Velho será uma das poucas capitais do país que não verá a próxima Copa do Mundo pela televisão digital. Parece que o jeito é se arriscar mesmo “a levar spray de pimenta na cara” ou então ir aos incontáveis bares espalhados pela cidade e torcer pela seleção brasileira nos gramados da África do Sul. Enquanto isso, vemos os políticos “devolverem” o dinheiro do povo e dizerem que já podemos usar a “privada” da rodoviária sem precisar pagar por isso. Nada mal. Apesar de tudo, “estamos desenvolvendo”.


*O professor Nazareno leciona na Escola João Bento em Porto Velho.


13 comentários:

Forasteiro do Sul disse...

E vamos que vamos né..... Essa é a Porto Velho de sempre....

Daniel B.d e Souza disse...

Prof Nazareno Seu artigo retrata com fidelidade a atual situação do esporte em Rondônia. Seria cômico se não fosse trágico. Infelizmente servimos de piadas para outros estados. Isso é uma vergonha (parodiando Bóris Casoy)

Antônio de Souza Alencar disse...

Pois é professor nazareno. Fazer uma ponte para quê mesmo? so para gastar dinheiro a toa? o rio madeira já trasnporta tudo sem precisar de gastar muita coisa. o senhor tá certo quando diz que as coisas daqui são feitas nas cox... parece que e tudoi coisa de menino sem responsabilidade. Veja a nosso policia Militar. parece que são todos amadores e não sabe como proceder num simples jogo de futebol. Gostei da arena guaporeana, aquilo não é nem um estádio de futebol e devia ser demolido como o senhor mesmo diz. Gostei do texto, parabéns. Obrigado.

Maria Zilda disse...

ashuashaushuahsuahsuahsuhaushau..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...rsrsrsrsrs.....é pra riiiiiiiiiiiiiiiiirrrrrrrrr mesmOOOO.!!!

Laércio Pinto da Silva disse...

AMIGO E MEU EX PROFESSOR, CONCORDO EM RELAÇÃO AO ABANDONADO FUTEBOL RONDONIENSE..AGORA EM RELAÇÃO A PONTE SOBRE O RIO MADEIRA...BRINCADEIRA. 1º.O SENHOR SABE QUANTO AQUELES "FAMINTOS" ARRECARDAM MENSALMENTE PARA NOS ATRAVESSAR NAQUELAS BALSAS? AÍ SIM FEDORENTAS E SEM NENHUMA COBERTURA CONTRA SOL OU CHUVA??? 2º.VC SABIA QUE A LIBERDADE DE IR E VIR É CESSADA QUANDO ESPERAMOS IMPACIENTEMENTE COM OLHAR DE ANGÚSTIA UM COBRADOR "PERUANO" VIR COM UM DESGRAÇADO APITO PEDIR O TALÃO DA PASSAGEM DE NOSSAS CARROÇAS?? PROFESSOR...EU(LAÉRCIO) E MUITOS OUTROS AMIGOS SEUS(LUIZINHO) POR EX. SÓ ESTAMOS ESPERANDO ESSA BENDITA PONTE PARA FUGIRMOS DEFINITIVAMENTE PARA NOSSAS ORIGENS...PORTANTO NÃO TOQUE NESSE ASSUNTO..RSRSRS

José Wanderlei disse...

Com certeza estamos diante do melhor professor de Rondônia, o que me deixa triste é que ele estar satisfeito com o salário que recebe, parece até que estar do lado do governo. Foi covardia a comissão criada para trair a própria categoria. Vocês venceram, mas o sangue derramado foi dos que lutaram. Vamos lutar juntos Professor, vamos fechar as escolas para que não haja enrolação dos alunos, estamos cansados de fazer de conta que ensina,que aprende; que paga. Educação é coisa séria, ser educador é ter várias profissões numa só. Não é com covardia que vamos melhorar a educação do nosso País. Durante a greve o aluno que foi à escola não aprendeu nada. A sociedade em geral é omissa, não só os políticos acham justo o salário do professor. O egoísmo é a praga do mundo! Dicas: Professor desmotivado pode causar danos irreversíveis ao aluno; Professor não compra jornais, revistas,livros e nem computadores, sinal do seu despreparo; Professor não viaja e tudo que sabe é porque viu alguma notícia na televisão; Professor que tem família tem desnutrição; Professor só anda a pé; Professor que vive bem tem um emprego e um bico; Professor que é políco faz tudo para prejudicar sua classe; Os Políticos que não estudaram adoram os professores. São exemplos de grandes homens que venceram as dificuldades da vida sem precisar de professor: O Prsidente da República, o Vice-Presidente da República e o Governo do Estado de Rondônia. É Brasil! Carga tributária altíssima para bancar educação, saúde e segurança de péssima qualidade. Sou vendedor, meu salário gira em torno de R$ 900,00 reais, tenho um filho que estuda em escola particular é tudo que posso dar para ele. Favor desconsiderar os erros de português, porque não estudei e sofro hoje as consequências. Acredito que a educação é o segredo para obtenção de uma sociedade justa e tranquila.

Marcelo Souza disse...

ESSA PONTE JÁ ESTAVA PASSANDO DA HORA DE SAIR. DISCORDO DOS COMENTÁRIOS CONTRA A PONTE. EU SOU A FAVOR DO DESENVOLVIMENTO, E ATRAVESSAR O RIO DE BALSA FALA SERIO, NÃO É PERFIL DE UMA CAPITAL COMO PORTO VELHO.QUE ESSAS BALSAS SÃO MOTIVOS DE VERGONHA PRA NÓS DAQUI. O PROFESSOR ESQUECEU DE QUE QUANDO A PONTE ESTIVER PRONTA JÁ VAI TER ESTRADA POIS A 319 ATÉ MANAUS VAI ESTÁ CONCUIDA A OBRA. AS BALSAS SÃO UMA VIOLAÇÃO DO DIREITO DE IR E VIR DO CIDADÃO, SÃO UMA PROVA DE HUMILHAÇÃO CONTRA NÓS DAQUI. QUE SEJA BEM VINDA A PONTE PARA A INFELICIDADE DOS APROVEITADORES

Edson Rigoli disse...

Professor Nazareno, se nada lhe agrada em Porto Velho, com todo respeito, procure outro lugar. Gostaria de saber qual a sua contribuição para o futebol ou a cultura do estado, provavelmente nenhuma, faz como um monte de "abestados" que existem por aí: SÓ CRITICAM.

Antônio Carlos disse...

VCS SABEM QUE SERÁ O PRÓXIMO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO? PROFESSOR NAZARENO. VAI PUXAR SACO DO GOVERNO ASSIM LÁ LONGE.

Ivanilson Frazão Tolentin disse...

Professor Nazareno concordo com as suas palavras em relação ao futebol rondoniense e as mazelas de Porto Velho. Porém, com relação a ponte do Rio Madeira, eu discordo, pois ela é necessária e já estava passando do tempo de ela ser construída. Também discordo da forma como o senhor se refere ao moradores das áreas rurais. Eles são pessoas, em sua maioria iletrada, mas que dão duro para sobreviver e garantir a alimentação de quem mora na cidade. Com certeza, eles merecem mais respeito que a Polícia Militar local. O pessoal da roça até produz pimenta, mas não fabrica spray de pimenta e saí usando em partida de futebol contra os atletas

Carlos Alberto Alonso Pontes disse...

Fico admirado em ver pessoas escrever sem noção das coisas, pois afirmar que era recorde de publico no Aluizão é nunca ter lido, ouvido ou visto alguma coisa do nosso futebol, dizer que ponte é inviável é outra besteira e desde quando um arraial tem que ser obrigado a ter nome de santo, vai procurar o que fazer professor.

Marival Furtado Vieira disse...

Esse professor é um babaca. Deveria voltar pra terra dele.

Anália Cordeiro disse...

Pq nordestinos tem essa mania de ficar falando mau daqui e engrandecer o nordeste? Volta pro caralho do nordeste então! Volta e vai passar fome seu babaca! Raiva desse povo idiota!