terça-feira, 20 de outubro de 2009

Porto Velho, a cidade mais limpa e cheirosa do Brasil!


Sujeira em Porto Velho? Quanta injustiça!

Professor Nazareno*

No domingo, dia 18 de outubro, o Fantástico da Rede Globo acompanhou uma inspeção da Vigilância Sanitária em restaurantes de várias capitais brasileiras. Em Porto Velho, a sorteada foi uma churrascaria bastante conhecida dos consumidores da nossa cidade. Os clientes desse tradicional ponto de encontro dominical nem imaginam que frangos são descongelados dentro de um balde velho e sujo. A qualidade da carne também é duvidosa. “A carne está em um vasilhame em péssimo estado de conservação. Pela aparência, podemos dizer que a cor não está boa. É importante recolher, para segurança do consumidor”, afirmou um dos fiscais. É tanta ferrugem e falta de higiene que as duas velhas geladeiras não poderão mais ser usadas.

Esta mesma churrascaria já foi notificada pela segunda vez neste ano. Se não entrar na linha, ela pode ser fechada. Todos ficamos horrorizados. Um verdadeiro absurdo este programa relatar estas coisas. Como pode? Rondônia não merecia isto. Porto Velho é uma cidade limpa, arborizada, cheirosa, bem organizada e com quase 100% de esgotos e água tratada por isso não merecia virar manchete nacional só por causa desta besteira. Os repórteres e jornalistas desta emissora e deste programa deviam vir aqui e observar a realidade para não saírem por aí difamando a nossa querida metrópole. Por que eles não foram ao porto da cidade? Lá existe muita limpeza e higiene. É uma beleza natural e estonteante. Não existe lama nem sujeira e o local dá nome a nossa linda capital.

Essa gente poderia ter ido também à zona Sul da cidade ou à zona Leste ou a outra zona já que há muitas. Encontrariam, com absoluta certeza, ruas floridas, sem tapurus ou esgotos correndo a céu aberto. O cheiro inconfundível de perfume que exala das nossas avenidas certamente deixaria estes forasteiros tontos de tanta fragrância. Temos também o Arraial Flor do Maracujá, que em matéria de limpeza e higiene deveria ganhar uma espécie de Oscar. As comidas que são servidas por lá nem de longe se parecem com gororoba. Valas abertas e mal cheirosas é coisa rara por aqui. Os poços que abastecem os porto-velhenses de água sempre são cavados longe das fossas. Difícil encontrar algum que tenha qualquer tipo de bactéria ou mesmo imundície.

Mercado do Cai N’água, Mercado do quilômetro 01, feiras livres semanais dentre outras atrações turísticas da nossa capital são verdadeiros requintes de luxo e esmero em limpeza e boa higiene. Até o mandi, um pequeno bagre que se alimenta de fezes humanas, é odiado por estas bandas e quase não se vê a sua comercialização. A limpeza verificada em Porto Velho lembra Paris, Milão ou Viena. Quando um gato ou cachorro morre esmagado pelos carros do nosso organizado trânsito é imediatamente retirado do meio da rua, o local é dedetizado e a Prefeitura manda borrifar perfume francês para delírio dos transeuntes. Nossas escolas são todas limpas, nossos hospitais se parecem com shopping centers. Porto Velho, não. O nome da cidade deveria ser “Perfumópolis”.

Talvez o único lugar onde haja sujeira por aqui seja na política. Mas isto também é verificado no Brasil inteiro. Alem do mais, estes jornalistas desavisados poderiam ir ao “buchódromo” da cidade. Lá duvido que encontrem algum preservativo usado. Por isso seria bom que fizéssemos um abaixo-assinado para enviar à Rede Globo e exigir uma espécie de retratação da emissora. Ela foi muito injusta com Porto Velho e só por causa de uma bobagem não tinha o direito de manchar o nosso nome. Pois qualquer cidadão brasileiro ficaria encantado ao passear com a sua família pelas ruas da capital de Rondônia: sem violência, sujeira, lama, poeira ou travestis à noite as nossas vias são verdadeiras passarelas. O que mais se podia esperar de uma linda capital como a nossa?


*Leciona em Porto Velho


Um comentário:

Joice Brandão disse...

Uhmmm...
A rede Globo também não merecia ser tratada assim professor, todos deveríamos assistí-la e dar crédito a tudo que ela transmite pois é uma emissora limpa sem nenhuma mancha em sua credibilidade. Tem um jornalismo completamente imparcial e novelas que na verdade auxiliam as famílias e não criam padrões inalcançáveis.

A rede globo está certa e sua história de superação, crescimento e responsabilidade social nos faz pensar em indicá-la para o prêmio Nobel da Paz, que será merecidamente entregue ao presidente dos EUA. Mas ano que vem a Globo com certeza leva!

"Vamos celebrar a estupidez humana, a estupidez de todas as nações, o meu país e sua corja de assassinos, covardes, estupradores e ladrões... Vamos celebrar a aberração
De toda a nossa falta
De bom senso
Nosso descaso por educação
Vamos celebrar o horror
De tudo isto
Com festa, velório e caixão
Tá tudo morto e enterrado agora
Já que também podemos celebrar
A estupidez de quem cantou
Essa canção..."
Legião Urbana - Perfeição