sábado, 9 de novembro de 2019

Fique em Rondônia, Energisa!


Fique em Rondônia, Energisa!


Professor Nazareno*

            É com muita tristeza que vejo a malfadada classe política de Rondônia apontar suas baterias sujas e já desgastadas contra a Energisa, a concessionária de energia elétrica em terras karipunas. O ex-prefeito de Porto Velho, Dr. Mauro Nazif, chegou a espalhar panfletos, outdoors e cartazes pela cidade pedindo para a Energisa ir embora daqui. Um tal de coronel Chrisóstomo disse que também é contra os desmandos da injustiçada concessionária. Léo Moraes, outro deputado federal, esperneia como louco “para defender os rondonienses” desta companhia de eletricidade. A “toda poderosa” Assembleia Legislativa do Estado criou até uma CPI para investigar a atuação da herdeira da Ceron. “Tudo em vão, tudo para inglês ver”. Não creio que essa rompança vá dar em alguma coisa, pois foi essa mesma classe política que presenteou a Energisa.
            Além do mais, a Energisa é uma empresa capitalista e não entrou na onda de privatizações para levar prejuízo. Para mim, ela é só alegria e satisfação. Depois que se instalou em Rondônia, a minha conta de luz só diminuiu. A cada mês a minha fatura vai só abaixando. Para se ter uma ideia, em setembro de 2019, por exemplo, gastei em minha residência exatos 656 quilowatts e paguei 566,33 reais. No mês seguinte, outubro de 2019, consegui diminuir a conta para 576 quilowatts no que importou em 496,42 reais. Em novembro, o consumo caiu mais ainda: 447 quilowatts e “apenas374,02 reais para pagar. Claro que muita gente vai dizer que tenho “gatos” aqui em casa. E respondo: tenho, sim! Três lindas gatas. A Alvinha, a Neguinha e a Éris. O que ninguém admite é que a Energisa me ensinou a economizar energia elétrica. Fiscalizem-me, ora!
            Antes de a Energisa chegar por aqui eu pagava um valor bem mais alto pela energia consumida. Agora eu sou um ferrenho economizador. Ar condicionado eu tenho dois aqui em casa e além da manutenção semestral, eu os programo para funcionar só três horas por noite. É o suficiente. Apesar do calor infernal de Porto Velho, o ambiente fica resfriado a noite toda. Não há necessidade de eles ficarem ligados 10, 12 ou 14 horas ininterruptas gastando energia sem controle. Durante o dia, nada de ligar ar condicionado. Todas as lâmpadas de minha residência são de LED, para economizar. A geladeira não precisa de lâmpada, pois não somos cegos. Lavar roupa, só em finais de semana. Todos os aparelhos de eletrodomésticos aqui são desligados da tomada. Aquela luzinha acesa gasta muita energia num mês inteiro. Ações simples, resultados enormes.
            É claro que a Energisa não é nenhuma santinha nesta barafunda toda. É uma empresa ambiciosa atuando num país esculhambado como o Brasil, onde muitos querem se dar bem à custa dos outros. E é até possível que a diminuição do valor mensal de minhas contas seja por causa da pressão que a empresa vem sofrendo. Mas sei que não é, pois estou atento e a minha meta é sempre gastar menos quilowatts a cada mês. O meio ambiente agradece e o meu bolso adora. Muitos rondonienses são folgados e querem ostentar, pois 72% já colocaram “gatos” e também não procuram economizar nada. Os políticos deveriam parar com esta gritaria boba. Vivemos em um país capitalista e não socialista. Culpados, agora querem se redimir. Por que eles não lutam para estatizar a empresa? Por isso, eu não quero que a Energisa vá embora de Rondônia, por enquanto. Privatizem mais: a Caerd, a ponte, as ruas, a cidade e também o Estado.




*É Professor em Porto Velho.

Nenhum comentário: