sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Porto Velho: continuam as mentiras



Porto Velho: continuam as mentiras

Professor Nazareno*

            A mídia sensacionalista do sul do país não para de publicar falsas notícias contra a cidade de Porto Velho, capital do Estado de Rondônia. Parece até uma perseguição sem o menor cabimento. Desta vez as mentiras vieram da prestigiada Revista Exame. Mal se inicia o ano de 2015 e a matéria que mais chama a atenção é sobre a divulgação de um ranking das cem melhores cidades do Brasil em IDH e qualidade de vida. A nossa querida capital ficou num sofrível 97º lugar perdendo apenas para Ananindeua no Pará, Duque de Caxias e Belford Roxo na Baixada Fluminense no Rio de Janeiro. Dentre as 27 capitais pesquisadas, somos inexplicavelmente o pior lugar para se viver. Acredito piamente que dos mais de 500 mil habitantes daqui, nenhum deles deve concordar com estes números absurdos divulgados de forma até irresponsável.
            Porto Velho e Rondônia são lugares maravilhosos para se viver. Tanto é verdade que o atual governador Confúcio Moura, com pena dos habitantes do restante do país que estão sofrendo com a seca e a crise hídrica, já chamou todos os brasileiros para vir morar por aqui. Nosso maior mandatário, de forma inteligente, reedita as sábias palavras do ex-governador Jorge Teixeira: “brasileiros de todos os cantos do país, venham para Rondônia”. Venham e vejam que por aqui a matéria dessa revista é totalmente tendenciosa e falsa. Porto Velho é o melhor lugar para se viver no mundo. Temos água potável de sobra além de números estatísticos que fazem tremer de inveja qualquer cidadão que se aventure a nos visitar. De saneamento básico, água tratada, trânsito organizado a educação, saúde e habitação de qualidade somos exemplos no país inteiro.
            Isso sem falar na limpeza urbana. As ruas dessa capital são e sempre foram higiênicas, limpas e cheirosas. Quase impossível contar quantas praças floridas temos por aqui. Recantos de lazer, arborização e serviços de coleta de lixo muito melhores do que as cidades da Europa já viraram rotina entre os felizes moradores portovelhenses. Pagar impostos em Rondônia é uma das tarefas mais justas que há, pois sempre tivemos o retorno em serviços públicos. O transporte urbano é um dos mais eficientes do país. Pontualidade e conforto são a marca maior. A passagem devia custar pelo menos cinco reais. Nunca entendi por que cobram apenas 2,60. Ruas asfaltadas, bem sinalizadas e sem nenhum buraco é uma realidade muito distante da do resto das cidades brasileiras. Até o clima daqui é bom. Às vezes nos sentimos como se morássemos nos Alpes suíços.
            Temos energia boa, abundante e de excelente qualidade. A gasolina é uma das mais baratas do Brasil. Roupas, eletroeletrônicos, carros e gêneros de todas as necessidades têm preços ínfimos aqui. Segurança pública é uma feliz rotina e até marca registrada de Porto Velho. Dificilmente têm-se problemas nesta delicada área. Nunca ouvi falar de homicídios ou drogas. A educação das pessoas, nem se fala. No comércio, nos serviços públicos, nas ruas. Em todos os lugares somos bem atendidos. As pessoas daqui vivem sorrindo à toa de tanta felicidade. Cuidados com o patrimônio público é uma prática usual. E também gostamos muito dos nossos amados governantes. A alegria é tanta que reelegemos o governador e vamos reeleger o atual prefeito da capital. Os portovelhenses deviam se unir e também boicotar esta tal de Revista Exame como já fizemos com a Veja e a Istoé. Mídia injusta! Pare de mentir sobre a nossa amada cidade.




*É Professor em Porto Velho.

20 comentários:

Francisca Telma França disse...

Professor Nazareno,
Ironia e sacarmos costumam serem subterfúgios com um tempero satisfatório ao ego. Em tese, mais espertos do que um ataque direto, porém, são tão devastadores quanto, por não estarmos frente a frente, é fácil interpretar um leve tapa como um murro na boca do estômago.
O problema é que isso, pode se tornar uma camada desnecessária, que atrapalha a comunicação. Um obstáculo que a pessoa tem de transpor para conseguir nos entender. Se eu não entendo perfeitamente o seu código, não entendo o que quer comunicar.

Um murro na boca do estomago, Amei.

Wilson Lopes disse...

É, Professor, sua sárdica merece gargalhadas, kkkkkkkkkkkkkkk

Gabriel Milhomen disse...

aguido melo, esse texto é uma ironia.

João da Silva disse...

E ISSO AI NAZARENO, VOCE SO ESQUECEU DE DIZER QUE PORTO VELHO E O LUGAR QUEM TEM AS MELHORES E MAIS ORGAZIDADAS QUADRILHAD DE POLITICOS DE TODO O BRASIL, E NA PREFEITURA, NA ASSEMBLEIA, E NO GOVERNO DO ESTADO, AI ENTAO, SAO TAO BONS QUE FORAO REELEITOS..E VIVA PORTO VELHO....

Júnior disse...

Que cachaça boa irmão!!!! Ainda tem??

Mariana disse...

Caro Prof. Nazareno, realmente estou revoltada com esta imprensa marrom, reacinária e burguesa que insiste em denegrir nossa linda capital, provavelmente os prefeitos de Santos, Campinas ou São Caetano do Sul devem ter destinados vultosos recursos para colocarem estas cidades como as melhores do país. Sabemos da belíssima administração que nossa capital tem, sua infraestrutura impecável, e tudo enfim. Estou enviando a revista Exame meus protestos por tão grande mentira e distorção da realidade. Parabéns professor por sentir revoltado tbm com esta pesquisa fajuta!

Cilene Maria Dutra disse...

Nosso professor Nazareno sempre atualizado, expressa o que a gente pensa e desejaria falar com essa leveza. É isso mesmo, professor.
187.90.98.130

Águido Melo disse...

professor nazareno, com todo respeito a sua sabedoria, confesso achar que voce não está morando em porto velho tamanha a discrepância de lucidez como elogia porto velho, seu prefeito e governador. moro em porto velho há exatos 52 nos e gostaria sim, de me sentir lisonjeado com sua exposição sobre porto velho, mas lamento profundamente não concordar com seu texto, que julga ser a capital de rondonia a mais bela, a mais bem arrumada e promissora das demais capitais. faça então uma enquete, prezado nazareno junto a comunidade e verá que voce está sonhando acordado em atribuir porto velho como cidade impune de qualquer problema social/administrativo/financeiro/educacional/esportivo. me causa surpresa um jornalista de seu nível intelectual escrever o absurdo no tudorondonia, demonstrando com isso querer tapar o sol com a peneira, com vossa senhoria sabendo não ser verdade. é claro que estamos melhores em alguns pontos que aborda no texto, em outros, porém, merecemos estar na sim 97ª colocação nacional.Ou não somos os campeões da delinguencia infantil, de cidade de ruas sujas, esburacada, de asfalto mal remendado, de ruas mal sinalizadas, de saneamento básico horripilante nos bairros da cidade, educação caótica na análise do ministério da educação, e de governo corrupto, comprovadamnte. se for funcionário público, estadual e municipal, tudo bem que queira agradar os chefes. independente disso, sou seu fã incondicional, mas desta vez, porém, voce machucou o tomate!

Roberto do Lagoinha disse...

E o nosso amável e eficiente Prefeito então? Aqui na zona leste, quando ele passa todo mundo reverencia tanta beleza e competência numa pessoa só.

Alex Cassiano disse...

jornalista vc acha que a revista não falou a verdade? sou Rondoniense e sem duvida acredito piamente na revista, me fale ao contrario! vc é sego ou se faz? desse do sapatinhoe vai nos bairro afastado do centro.

Lucio Gomes disse...

gostaria de saber em qual planeta este infeliz esta, esta cidade deveria estar é em ultimo lugar e para resolver coisas basicas em porto velho como saneamento infra-estrutura, transito.. etc.. só explodindo e começando do ZERO....TALVEZ em duzentos anos conclua e então melhore 05%......

Brendo disse...

SÓ PODE TÁ DE BRINCADEIRA ... QUEM É ESSE TAL PROFESSOR EIN? SÓ QUERIA QUE ELE NOS MOSTRASSE PROVA DE CADA BOBAGEM QUE ELE DISSE .. FALA SÉRIO VÉIO ... NEM EM RANKING DEVIA ESTAR ... AMO MINHA CIDADE MAS TENHO VERGONHA DELA PELO ESTADO QUE ESTÁ ... ALUNOS RETORNANDO AS AULAS E AS ESCOLAS PUBLICAS CHEIAS DE MATO, RUAS COMPLETANDO-SE DE BURACOS, FALTA DE SINALIZAÇÃO ... ISSO É UMA TREMENDA IRONIA SEM GRAÇA.

Francisco Ferreira Gomes disse...

A revista não esta mentindo, tudo isso devido a esses desgraçados desses governantes pilantras, mas o nosso mal maior é deixar pessoas de outro Estado governar nosso Estado, veja bem: o Governado é natural de Tocantis, o Prefeito de Pirai - Rio de Janeiro, Presidente da Assembleia - Pernanbunco, Presidente da Camara dos Vereadores do Paraná, agora me diga como um povo desse vai ter compromisso com Estado dos outros, não estão nem ai, temos que criar vergonha na cara e nas próximas eleições tiras toda essa sujeira que se implantou em nosso Estado, Vão em Rio Branco, dar de dez a zero em nós aqui, amo aqui, nasci e me criei aqui, mas odeio esses politicos safados.

Celso Vieira disse...

Lucio Gomes da Costa, você não percebeu que o texto é de caráter irônico ou estou enganado?

Charles Januário da Costa disse...

Realmente digno de comparação de países como suíça, suécia... entre outros bom exemplo de uso adequado das verbas públicas, com certeza amamos nossos governantes competentes!! estou emocionado com tanta eficiência e eficácia!!

Mineirinho, uai! disse...

Fessor, bênça! Mas meu assunto hoje é com o Paulão fortão da Rondônia: PAULÃÃÃOOOOO!!! Cadê você? Vem dar um beijo na boca desse fessor !!! Olha como ele se apaixonou perdidamente por Rondônia/Porto Velho !!! Nem precisa fazer beicinho mais, nem mandar ele pinicar a mula daqui!!! ( Fessor, agora é cá entre nós e ao pé do ouvido: parabéns! Isso é professor Nazareno. Sui generis. )

Josiele Umbelino disse...

As pessoas ficam mais preocupadas em fazer uma crítica do que avaliar o contesto da redação, obvio que o autor da redação esta sendo irônico. Todos nós acompanhamos diariamente o desastre que nossa cidade é, mas fazer o quê se é a cidade que habitamos e dela tiramos nosso sustento...

Frank disse...

Tem gente que não entende o sentido do texto. o escritor quis, de forma irônica, falar sobre os pontos criticos de porto velho. Na verdade o escritor concorda com a avaliação da revista e demonstra isso ironizando a situação caótica da cidade, dando um ar de positivo a pontos negativos. Embora eu ache que o escritor se repete, tanto nas ideias, como em expessões já escritas em textos anteriores.

Marcos Santos disse...

vcs criticam tanto os nossos amáveis políticos, porém, vcs não tem a menor idéia dos esforços que estes nobres senhores fazem para conseguir colocar a nossa brilhante capital nesta colocação, senhores politicos, não se deixem abater, pois estamos quase lá, falta pouco, aí é só esperar que o ditado se concretize...os últimos serão os primeiros...e quem ri por último, é retardado.

Ronny disse...

Quando lemos alguns comentários, dá pra entender a ironia do texto do professor quando fala da educação de nosso povo. Tem gente que desconhece a existência de algumas figuras de linguagem, tipo, ironia.