quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Homens que fuzilam homens



Homens que fuzilam homens

Professor Nazareno*

            A recente morte na Indonésia do cidadão brasileiro Marco Archer, acusado de tráfico internacional de drogas, reacendeu em nosso país o delicado tema sobre a adoção da pena de morte. Críticos de primeira hora do Governo foram unânimes em condenar as atitudes da Presidente Dilma Rousseff em relação ao caso. “Era um simples traficante de drogas”, argumentaram. A mandatária brasileira ligou pessoalmente para o seu congênere daquele país asiático e implorou clemência, que é prevista nas leis indonésias. “Imploro como mãe e como cristã”, teria dito. Não foi atendida. Archer foi sumariamente fuzilado e outro brasileiro, o surfista paranaense Rodrigo Gularte, de 42 anos, também preso naquele país pela mesma acusação deverá enfrentar a pena capital em breve. País muçulmano, a Indonésia adota a tolerância zero para esse tipo de crime.
            Indiferentes, muitos desses críticos não levaram em consideração o sofrimento da família dos brasileiros condenados. Sequer procuraram entender que se existem traficantes de drogas para um determinado país é porque neste país há consumidores. Como no Brasil e em todos os outros cantos do mundo, muitos indonésios também são chegados a um pó. E não foram Archer nem Gularte quem os jogou no vício. A pena de morte em todas as suas faces é um retrocesso, um absurdo, uma excrescência. País que adota esta punição não participa da União Europeia, por exemplo. O pior é que didaticamente a pena de morte “é quando se mata uma pessoa para ensiná-la que não se deve matar”. A morte dos dois brasileiros e de tantos outros condenados não porá fim ao consumo de drogas nem na Indonésia nem em nenhum outro país do mundo.
            Todas essas mortes são desnecessárias, portanto. São homens matando outros homens. Por questões éticas e morais, NENHUMA lei criada por homens deveria estar acima da lei maior que rege o ser humano: o direito à vida. Principalmente em sociedades que adotam a prisão perpétua e outros castigos. O próprio Jesus Cristo, na parábola da mulher adúltera, teria dito: “aquele que não tiver nenhum pecado, que atire a primeira pedra”. Por isso, os homens que fuzilaram o brasileiro são assassinos frios e seguindo a lógica do “olho por olho, dentre por dente”, deveriam também ser punidos. Mas não serão. Ninguém tem o direito de tirar a vida do outro. O próprio Governo da Indonésia está pedindo clemência à Arábia Saudita, que condenou recentemente à morte Satinah B. Ahmad, acusada de assassinato e roubo. Hipocrisia: ela é cidadã indonésia.     
            Vemos diariamente muitos brasileiros que se dizem cristãos “jogando pedras” e “julgando aleatoriamente” outros seres humanos. “Bandido bom é bandido morto”, dizem muitos comentaristas. “Tinha que matar mesmo”, ou então a clássica quando um policial fuzila um acusado de crime: “no Brasil devia existir a pena de morte para vagabundos”. Detalhe: geralmente quem defende esta excrescência está bem vivo e sabe que dificilmente cairia nas garras da Justiça e também não tem nenhum parente, amigo ou conhecido nesta incômoda situação. O massacre dos prisioneiros na Ásia foi condenado pela Anistia Internacional, por vários países e outras instituições de direitos humanos do mundo. Marco Archer traficava drogas e tinha que ser punido. Assim como quem mata a sangue frio ou comete castigos cruéis e desumanos. Coisas que tanto os traficantes quanto muitos Estados soberanos, como a Indonésia, fazem naturalmente.




*É Professor em Porto Velho. 

8 comentários:

Távora disse...

Estes policiais se encontravam cumprindo o seu dever. Quantas vidas a droga transportadas pelos brasileiros iria matar.Que sirva de exemplo, queria que todos estes criminosos que transportam drogas, transportassem para a indonésia. Quero ver qual o brasileiro que ainda vai transportar droga para aquele País.Se vç tivesse em sua família alguém dependente de drogas, não pensaria desta maneira.Somente sabe o sofrimento de toda uma família, quando se tem um um membro dependente.

Luzia Cândido dos Santos disse...

Professor, parabéns pelo texto!!!

Nicole disse...

O que se questiona não é a pena de morte,pois acredito que a maioria é contra,no entanto a Indonésia mostra que as leis naquele país são feitas para serem cumpridas,coisa que não acontece no nosso país.Uma presidenta pedir clemência para traficantes é falta de bom senso,pois o povo aqui no Brasil pede clemência a toda hora pelas atrocidades que lhe são imputadas,pelos problemas na saúde,pela falta de segurança pública e ela não se indigna em nenhum momento,além do que é hipocrisia defender esse traficante,sendo que a pena de morte é infligida por eles a tantas pessoas.Quantas mães não sofreram na pele a dor de perder um filho para as drogas vendidas e espalhadas por esse tipo de traficante? Quantas pessoas são mortas por esses bandidos todos os dias em nosso país? ou seja,eles impõe a pena de morte à população sem dó nem piedade a troco de um celular,de uma discussão á toa e ninguém faz nada.O Estado é soberano,se AQUI as leis não são cumpridas, lá o são,pois têm o mesmo direito,então vamos deixar de ser hipócritas e parar de transformar um TRAFICANTE em HERÓI ?

Willian Wallace disse...

Sempre existiu a pena de morte, Jesus sabe muito bem disso. Ao longo das Eras sempre houve decapitações, enforcamentos, fuzilamentos, eletrocuções e acredito que sempre vai haver, o Estado dá o Recado que vai matar se o sujeito violar as leis, de certa forma a pessoa que escolher por cometer o crime, sabendo das punições escolher morrer do que viver uma vida honesta.

Cindi Martelli disse...

Excelente Matéria.

Nick disse...

HIPOCRISIA! TRANSFORMAREM UM TRAFICANTE EM HERÓI? Vamos pedir clemência pelo povo daqui,pois a pena de morte é imputada à população por esses bandidos sem dó nem piedade.

Mineirinho, uai! disse...

Fessor, bênça. Vamos focar na lei maior: o direito à vida. Por favor, me tire da ignorância: um Nardoni que rouba esse direito à filha ainda criança, merece o quê? Comida e roupa lavada enquanto espera seu, certamente breve, retorno triunfal, ele e sua amada? Uma Suzana Richtofen merece o quê? Um Fernandinho Beira Mar, que de sua inexpugnável fortaleza alicia jovens, na maioria pobres e que dependem de educação pública, que não foram educados e preparados adequadamente a que tenham o direito a vida ( digna, complemento ) ? Que se danem, e que fuzilem sim se essa é a lei deles. Mas de quem paparica Cesare Battisti, esperar o quê?

Unknown disse...

O Brasil já tem pena de morte. Você depender do SUS já é a propria pena de morte.