quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Movimento Desista de Porto Velho




Movimento Desista de Porto Velho

Professor Nazareno*

          Já há algum tempo, um grupo de empresários de Porto Velho, incomodado com as características inabitáveis da cidade, vem se movimentando no sentido de resgatar a autoestima dos habitantes locais e transformar esta capital em uma “cidade mais segura, bonita, solidária e realmente democrática”. É o Movimento Abrace Porto Velho. Juro que não entendi o porquê do “realmente democrática”. Teriam os políticos dado uma espécie de golpe para estarem mandando nos destinos da capital de Rondônia? Ao que se sabe, desde o distante ano de 1986 quando nós elegemos Jerônimo Santana, o Bengala, que esta cidade “bem ou mal” respira, além da fragrância de esgotos, carniça e podridão, ares de democracia. Respira também, vergonhosamente, em todas as épocas de estiagem, muita poeira e fumaça das “permitidas” queimadas urbanas e rurais.
            Embora seja para muitas pessoas incautas um movimento sensato, tenho maus pressentimentos quando o assunto é melhorar o aspecto desta cidade. E parece que isto foi criado “de cima para baixo”, já que esta escaramuça teria mais credibilidade se tivesse saído espontaneamente do povão, que é quem mais sofre com o descaso das autoridades. Assim, talvez esta campanha fosse mais exitosa. Empresários sofrem bem menos com a insensatez dos políticos já que são eles, os empresários, que muitas vezes contribuem para colocar estes mesmos maus políticos no poder. Além do mais, essa elite geralmente não passa férias aqui, seus filhos estudam em boas escolas, cursam faculdades caríssimas lá fora, visitam regularmente a Serra Gaúcha, Miami e também os campos floridos da Europa. Conviver com a poeira e a lama é um destino só de pobres.
No entanto, já que é um movimento legítimo torçamos para que dê certo, pois todos nós ganharemos. Mas não tenho coragem de abraçar um lugar cheio de tapurus, carniça, lixo, podridão, esgotos a céu aberto, lama, poeira, fedentina, fumaça, água contaminada e outras imundícies que já viraram rotina por aqui. Em termos de administradores, Porto Velho parece ser uma cidade amaldiçoada. Entra Prefeito e sai Prefeito e a desgraça continua. O rosário de amarguras e sofrimento para nós é quase infinito. Obras inacabadas, sem saneamento básico e água tratada, incompetência das autoridades, desdém, abandono, falta de arborização, violência, escuridão, dentre outras mazelas, é nossa triste rotina diária. E não adianta dizer que isso acontece porque é uma cidade nova. Alguém sabe a idade de Londrina, Maringá, Gramado ou Caxias do Sul?
Por tudo isso, proponho criar o “Movimento Desista de Porto Velho”, pois isso aqui não tem mais jeito. Devíamos todos é cair fora. Em vez de criar campanhas para fazer o impossível, não seria mais sensato, e realista, estes empresários criarem uma campanha para expulsar os maus políticos locais? Fora, Nazif! Fora, vereadores! Fora, também todos aqueles que nos roubam e denigrem a nossa imagem. Mas, quantas pessoas participaram da última campanha, no início do ano, para expulsar o Prefeito? Tomara que estes empresários não queiram aumentar ainda mais o seu faturamento com movimentos assim e realmente estejam preocupados com o aspecto sinistro da cidade, mas o fato é que o ex-prefeito e até o atual vice já estão procurando “montar no porco” e, se eleitos, vão morar na luxuosa e distante Brasília. Enquanto isso, pagamos impostos e esperamos um futuro que nunca virá. Mas felizes, pois aqui ainda não choveu bosta.




*É Professor em Porto Velho.



31 comentários:

Amauri Pereira Leal disse...

Vimos através desta Carta Aberta à cidade, registrar nossa indignação e solicitar as devidas providências, pelos fatos e razões a seguir apontados: Pedimos a Prefeitura, Câmara Municipal de Vereadores e/ou ao Governo do Estado, sabemos que estamos caminhando para as eleições presidenciais, onde escolheremos governadores, senadores, deputados federais e estaduais gostariam que os candidatos ouvissem nossa voz e levassem em conta nossas reivindicações, afinal somos o povo e acreditamos numa mudança em que passaremos a fazer parte verdadeiramente de uma sociedade de fato humanitária, igualitária e acolhedora e não dessa fragmentada e desumana que está ai. Gostaríamos que os políticos não nos vissem apenas em épocas de eleições como robôs, que vão as urnas depositarem seus votos beneficiando os mesmos. De certo, queríamos ser vistos e respeitados como seres pensantes e formadores de opiniões. Senhor Prefeito: O senhor tem uma enorme oportunidade nas mãos. O futuro de Porto Velho, na minha modesta opinião, vai definir o legado do senhor nessa cidade. E, como funcionário público estadual e morador de uma cidade em que medidas tão equivocadas foram tomadas ao longo da história, pergunto ao senhor: como é que gostaria de ser lembrado pelas gerações futuras? Senhor Prefeito: O senhor fez uma GRANDE parceria entre Prefeitura e Governo do Estado que destinou 105 máquinas pesadas e 120 servidores do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) para trabalharem durante todo o mês de agosto, no mutirão! Para amplia trabalho na limpeza e cascalhamento de ruas de Porto Velho Senhor Prefeito: Ai eu lhe pergunto que “cascalhamento” estão fazendo nas ruas de Porto Velho, em especial nas ruas dos bairros da Zona Sul? Além de não ser um bom patrolamento, não está existindo cascalhamento, pois há muitos anos esse tipo de trabalho não é feito aqui em nossas ruas, em nossa cidade de Porto Velho, e ainda mais porque depois que essas máquinas fizeram essas porcarias de trabalho, sem serem totalmente cascalhadas em especial os bairros da Zona Sul de Porto Velho.

Amauri Pereira leal (CONT.) disse...

Senhor Prefeito: Sinceramente, não dá para acreditar no que está acontecendo com o nosso Porto Velho. Para fazer uma boa administração não é preciso fazer grandes obras, de megalomania, para marcar a administração, pensando em ficar eternizado. Administrar uma cidade, como Porto Velho, sabemos que é uma tarefa de difícil execução. Um bom gestor municipal, primeiramente tem a obrigação de formar uma boa equipe, composta pessoas certas, de reconhecida capacidade técnicas, probidade, honestidade ilibada, e de sua inteira confiança. Para ocuparem os cargos certos. Porto Velho hoje é uma pequena metrópole, com os mesmos problemas que as grandes cidades brasileiras enfrentam. Passados dois anos desta nova administração, o que nós estamos constatando? Uma cidade suja, ruas mal varridas, esgotos estourados, em pleno centro da cidade e as ruas esburacadas. Para não se dizer uma vergonha para nós, filhos naturais desta cidade. As nossas duas entradas principais da cidade, não é bom nem comentar, é um descuido total, para não dizer uma verdadeira comédia. Humildemente perguntamos: estão desorientados ou anestesiados? É um tanto quanto constrangedor, mais temos de perguntar, isso é normal??? Senhor Prefeito: É um direito seu renunciar ou permanecer no cargo para o qual foi eleito como prefeito de Porto Velho. Mas, como político, não pode desconhecer a realidade. O povo de Porto Velho está decepcionado, muito decepcionado e até revoltado. E quanto mais tempo passa, mais coisas terríveis acontecem na sua administração e o povo fica ainda mais revoltado. Só há duas saídas: ou muda tudo no seu governo em favor de Porto Velho ou renuncia para o bem de Porto Velho. O povo não vai agüentar ficar esperando a próxima eleição. É coisa ruim demais para um só Governo prejudicando o nosso Porto Velho. Espero que o senhor cumpra o que prometeu para a população de Porto Velho nesses seus últimos dois anos, pois não estou vendo nada, a cidade está caótica, as ruas estão esburacadas, tem bairros que nem rua existe. O senhor não está vendo isto? Por que o senhor não aparece para a população, para dar satisfação, pois o povo merece. Se o senhor não tem competência para administrar a nossa cidade dê lugar a outro. Atenciosamente, Amauri Leal é servidor público estadual e morador do Bairro Castanheira. Só a luta muda a vida, e viveremos para mudar, por outra Porto Velho em que prevaleça a Justiça social e o Bem de toda a comunidade. População portovelhense, vamos continuar indo as ruas pela moralização de nossa política

Dani Constantino disse...

Ainda não choveu bosta, porque nós já somos as bostas,não conseguimos tirar governantes que acabam com nossa cidade e elegemos cada vez mais piores, por não ter informação, por ter memória fraca, por gostarmos de uma gasolina, um cds, por contentarmos com pouco e por aceitarmos como linda uma ação feita por empresários que colaboram para toda nossa desgraça, enriquecem a nossas custas. vão curtir fora do Brasil e ainda falam mal da nossa região, só querem aparecer..isso sim

Nely disse...

Bem, Prof. Lazarento, digo Nazareno, enfim tenho que concordar com vossa desgracência. Estamos realmente destinados ao abandono, à desfaçatez e à mediocridade desses políticos que agora resolveram instalar "feudos" familiares neste nosso Estado. Estamos vendo famílias inteiras se candidatarem aos cargos eletivos: desde a vereança até ao posto máximo de governador; e eu aposto como alguns colocarão a família inteira para se locupletar da imbecilidade do povo. Mas, vossa desgracência já deve ter lido um texto que diz que o povo é idiota, o povo é imbecil, o povo é burro. E viva o povo que continuará a sofrer, mas tem carnaval, flor do maracujá, fora de época, e a gente vai continuar sendo feliz. Pra não sermos a pior capital do pais vai aí uma dica para os proximos deputados federais e senadores: levem à frente a idéia de umdesses políticos de caerteirinha, que infelizmente não lembro quem é: mudem a capital do estado para Ji Paraná e talvez não sejamos mais a pior capital, pois estaremos começando um novo ciclo de crescimento. Fica a dica, pensem nessa possibilidade. Vai que cola!!! ou Vai que rola!!!

Wilian Cardoso disse...

Morei em porto velho 23 anos da minha vida, hoje moro em Curitiba e sim, a diferença é gritante não só em infraestrutura, mas principalmente em cultura. O nosso povo é muito, mas muito acomodado.
Sempre que dá tem uma passeata, manifestação por aqui pra tentar pelo menos mascarar esse cenário, que sim, é Brasil ainda aqui, convivemos com corrupção, falta de segurança, precariedade na saúde e muitas coisas mais, porém a diferença é que culturalmente pelo menos o povo aqui está um pouco a frente.

Mineirinho, Uai disse...

Fessor, bênça. Disponibilize a ficha de inscrição on line, por favor. Outro dia um menino, saindo da escola, uniformizado, descartou um papel de picolé no chão, com uma lixeira ali; duas, que o carrinho de picolé também tinha lixeira. O senhor educador aqui pediu gentilmente ( Meu filho, por favor... ) querendo mais um pontinho na poupança ´vá para o céu´... fessor, desde então, e o tanto de palavrão e xingamento que ouvi, ´tomá no cú ´ passou a ter cunho de elogio. E é assim, e assim se desenha o continuísmo ( vide candidatos ). Então depois que implantar o desista de porto velho, bora lá com desista do brasil?

Vera Soares disse...

Concordo que devemos iniciar uma campanha para expulsar os maus políticos. " O povo tem o governo que merece", mas "A voz do povo é a voz de Deus". Porto Velho, não é de hoje, está jogada às traças. FORA NAZIF!!!

Joarino Oiveira Brandão disse...

Concordo com seu comentário José Batista e aproveito para lembrar que em menos de quarenta dias, estaremos elegendo alguém que com certeza irá tentar estragar é o estado inteiro. Alerta meu povo, só depende de nós !

José Batista disse...

Concordo com a máxima: "O povo tem o governo que merece". Nós que aqui vivemos somos omissos, pacíficos e ineptos. Se tivéssemos realmente vergonha na cara (todos os porto velhenses) já teríamos, à força, expulsado esses crápulas daqui.
Não é de hoje que Roberto Sobrinho, fátima Cleide, Mauro Nazif, Gilson Nazif e outros aprontam com nossa capital, no entanto, o que fizemos? nada a não ser votar novamente nesses pilantras.

Afonso disse...

"Ainda não choveu bosta".

Sâmia N. Camurça disse...

Jamais vou desistir da minha cidade. Porto Velho, só está assim por culpa do prefeito e de alguns moradores,empresários que jogam lixo nas ruas
Porto Velho não é nenhum cartão postal, mais tem muita gente que não deixa esta cidade, porque foi aqui que muitos vieram matar sua fome e principalmente os que se formaram com o dinheiro recompensa de minha cidade. São Paulo e Rio de Janeiro tem pessoas lindas é um lugar lindo, quando chove pessoas morrem, casas somem na lama e no Rio desmorona, desbarranca tudo. Rondônia tem tudo pra melhorar

Suednei Gomes disse...

Vamos começar pelos políticos não vote nos mesmos...eu vejo ate carro com foto de ana da 8 Kkkkkkkkkkkkkk vcs querem mudar o q???

Nélio Leão disse...

eu desisto de ver postagens dando importancia aos comentarios desse professor...............ah sou mais ouvir a bailarina da praça do que ouvi alguem que imagina ser superior a todos.

Cristiane Oliveira disse...

eu jamais vou desistir da minha cidade, creio q a mudança não tem que vim apenas da prefeitura o povo tem que mudar os hábitos, vejo pessoas q jogam papel de bala no chao e ainda tem coragem de falar que é pra da emprego ao gari essa mentalidade é absurda.temos que mudar isso.

Dk Silva disse...

sou a favor de uma reforma geral em pvh.. o prefeito nem ao menos arruma a rua que fica em frente da semob ..So poeira agora tá se chegando tempo de chuva é as ruas vão fica um lixo total de lama

Geraldo Carlos disse...

Pode cre. Pra falar bonito que vai fazer isso e aquilo em pvh e melhorias qualquer um fala, agora quero ver fazer na pratica falar e facil ate eu falo meu.... vamos ver se nas proximas eleicoes esses que votarao no MAURO VAO VOTAR NELE DE NOVO pq vou falar uma coisa tem muito eleitor que na epoca de politica nem quer saber quem e o candidato certo e seus respectivos projetos para pvh o que importa e votar naquele candidato que ajudou com um cimento,uma consulta, seu voto por mizeros reais e assim vai con isso quem paga sao a gente que rala de sol a sol andando de busao que mais parece uma lata de sardinha , ruas sen saneamento isso que e o pior o que vale mais um voto comprado ou um voto correto e honesto?

Zena Silva disse...

Onde os políticos so entram pra satisfazerem seus próprios interesses isso que acontece..que pena essa cena.... esse professor em vez de falar tanta coisa ruim devia fazer algo por essa cidade, o negocio ja ta ruim e o cara fica maldizendo mais ainda... palavras tem poder seja ela boa ou má... não moro ai mas minha mãe meus irmãos moram..

Braz Dantas disse...

Quer melhorar mesmo a cidade dos alibaba e os quatenta ladrões ! Tirem dinheiro dos seus bolsos e doem para o prefeito arrumar a cidade, garanto que os milhões que a dilma mandou pra os dezabrigados tão sendo bem aplicados em porto velho.

Ricardo Souza disse...

A solução eh o povo deixar de insistir nos erros, começando por não votar nesses parasitas imundos.

Montenegro Santos disse...

So tem um jeito para mudar...privatizar e a solucao...chega de prefeito e governador e deputados e vereador se eles nao faz nada.privatizar todas secretarias.porque so vao receber se produzir fazer o seu trabalho..chega de sugadores de dinheiro publicos..para mim trabalhou recebeu agora nao trabalhou. Eu digo vai trabalhar para vc ganhar...falo mesmo.. achou ruim...problema e seu

Elias Farias disse...

é verdade digo porque conheço muito bem porto velho é uma vergonha uma capital que não tem administração é uma capital sem lei tudo corre do lado do vento até a corrupição. mais as eleições estão ai é hora da resporta os mal administradores.

Neruda Lino disse...

esse prefeito atual é péssimo, P Velho nunca esteve tão sujo como agora,e uma vergonha..

Sandro Cacoal disse...

Sempre digo isso, Porto Velho precisa ser destruída e erguida de novo, não passa de um Lixo urbano. Mas o problema está mais embaixo, isso é o reflexo da educação do povo.

Alecssandro Lima Souza disse...

Verdade verdadeira!!
Ínfelizmente
Essa éa nossa realidade
Fico muito triste

Em viver numa cidade
Numa cidade
A rodeada de lixo

Angelita Monte Pereira disse...

Concordo em parte. Acredito que tanta maldição seja porque aqui existem pessoas de todas as partes do Brasil que vem para cá somente com intuito de melhorar de vida e voltar para sua terra natal.Não querem melhorar Porto Velho porque não é a casa deles.

Áurea Cordeiro disse...

Isso é o povo que é SEBOSO...

Eloene Macedo Ramos disse...

A cidade não é amaldiçoada, os seus administradores sim, pois não conhecem o Amor. Sendo assim, so pensam em ... e não tem amor. Se nós os filhos do estado fossemos pra rua, tirar esse falsos politicos e malfeitores, já teriamos conseguido alguma solução. Dia 5 de Outubro vamos votar, mais tenho quase que certeza que vão eleger os que não prestam. Como fizeram com a eleição pra prefeito. Pronto já falei!

Celso Cruz disse...

Ao povo de naum só de Porto Velho mas do estado todo, estou aquilometros de distancia em SP e estou de olho pois ja disseram que o pais os esqueceram mas estou de olho, reaja RO faça a diferença povo lindo que merecem todo o meu respeito

Fabileudes Gomes Ribeiro disse...

Olha como está a cidade de PORTO VELHO capital de RONDÔNIA conhecida no Brasil como ROUBÔNIA!
E o vereador querendo ser Deputado Federal....o Deputado estadual querendo ser reeleito...o Governador também...o ex-prefeito quer ser Deputado Federal...mas TRABALHAR pela coletividade NINGUÉM quer?!

João Barboza disse...

E A VERDADE, VEZ EM QUANDO, MESMO EM UMA TERRA DE ALIENADOS, QUE NÃO PROTESTA NEM MESMO EM REDE SOCIAIS -SINAIS CLAROS DE COVARDIA E OMISSÃO- A VERDADE TAMBÉM APARECE!

Lúcia Campelo disse...

Angelita ,Nem todos ok ,Vim pra Cá e essa é minha cidade ,Aqui Estudei e Me capacitei e sou agradecida e Concordo sim q o Povo tem parcela de Culpa ,mas não vamos esquecer q Porto Velho teve ajuda Milionaria da USINA ,se Nao foi Investida ,pq houve sim desvio ,Culpar quem vem de fora é muito Mais Facil e Comodo né .Vim ,Venci e Não saio Daqui