domingo, 27 de outubro de 2013

Derrubem todas as nossas árvores!




Derrubem todas as nossas árvores!

Professor Nazareno*


           Porto Velho é uma das cidades menos arborizadas do Brasil e isso é muito bom. Dos mais de 5500 municípios do país, segundo a Revista Galileu, ficamos na honrosa colocação de número 4510 dentre as áreas urbanas mais arborizadas. Mas esta posição pode ficar melhor ainda: recentemente a Prefeitura da cidade, por meio da SEMA, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, prometeu arrancar centenas de árvores que enfeiam, sujam e poluem as ruas e avenidas daqui. Esta medida, considerada radical por alguns “ecos-xiitas”, é mais uma ‘tacada de mestre’ do atual prefeito, Dr. Mauro Nazif, uma espécie de Jaime Lerner amazônico, um administrador nato, de decisões inteligentes, hábeis e corretas. Sua cabeça é uma usina de ideias urbanas e ecológicas. Com esta ação, finalmente seremos reconhecidos para sempre no Brasil e no mundo.
        A capital de Rondônia tem poucas árvores, é verdade. Mas para que servem mesmo as árvores a não ser para criar sujeiras, imundície, danificar a rede de esgotos e abrigar nas suas sombras pessoas desocupadas, alcoólatras e drogados? Além disso, servem também para atrair toda espécie de insetos e animais como ratos, morcegos, sapos e cobras. As árvores são uma desgraça que infestam nossas cidades. Precisamos de mais asfaltos, cimento, concreto, construções e alvenaria para mostrar o quanto estamos crescendo e desenvolvendo. Árvores lembram mato, zona rural, lugares ermos e distantes. Enfim, lembram o subdesenvolvimento e o atraso. E Porto Velho é uma metrópole que caminha garbosamente para o seu primeiro meio milhão de habitantes. Antes feia e cheia de mato, agora será lembrada como o “Pulmão da Amazônia”. 
       A SEMA de Porto Velho, ligada à própria prefeitura, é uma instituição de notório saber e abrangência ecológica e com esta louvável ação de derrubar centenas de árvores na cidade para apenas substituir por outras, deveria ser indicada para receber prêmios e condecorações mundiais. Seus inúmeros engenheiros e funcionários, pessoas de ilibada dedicação ecológica, poderiam ser lembrados para receber um Nobel e afagos da ONU ou outra instituição qualquer ligada à natureza. De fato, no mundo inteiro, qual o órgão de defesa do meio ambiente que manda arrancar centenas de árvores sem a aprovação dos moradores da cidade? Quem será que vendeu esses “Ficus” para a prefeitura plantá-los? Por que só agora viram que essas árvores são danosas ao ecossistema urbano? Quem será que vai vender as novas mudas a serem plantadas?
          O Globo Repórter exibiu recentemente uma matéria falando sobre a relação harmoniosa entre qualidade de vida, verde e meio ambiente. Tudo mentira. Tudo lorota para enganar trouxas. Dúvidas? É só perguntar aos homens da SEMA de Porto Velho que eles terão as sábias respostas. Será que as novas mudas a serem plantadas e os canteiros serão pintados com as cores do PSB, o partido do nosso prefeito? Como o Dr. Mauro tem feito muitas obras em benefício da sofrida população desta cidade, as campanhas das redes sociais exigindo que “não derrubem nossas árvores” não passam de perda inútil de tempo. Num país onde roubar dinheiro público e ser corrupto não dá punição alguma, por que derrubar alguns “pés de pau” inúteis vai dar problemas? Se eu fosse essa gente, matava essas árvores toscas por envenenamento e ninguém ficaria sabendo de nada. Parabéns, Dr. Mauro Nazif! Continue com esta ação positiva. Isso só demonstra que o senhor está antenado com os novos tempos e com os desejos e anseios populares. Devaste o meio ambiente, arranque e substitua todas as árvores da cidade. Afinal, elegemos o senhor para quê mesmo? Mostre serviço, trabalhe. A hora é agora!



*É Professor em Porto Velho.

2 comentários:

Vieira Alves disse...

Eu admiro o ilustre professor contudo eu acho que deveria ser mais coerente com seu cometários, as citadas árvores quando plantadas décadas atrás não foi feito estudo da sua viabilidade, agora que constatou que são imprópria para serem plantadas, devem ser substituída com urgência, pois tem que ser visto o benefício da comunidade em geral e não de uns moradores que deveriam e limpar a frente das suas casas ou seus quintais para embelezar a cidade, pois esse moradores são os primeiros a jogarem o lixo na ruas e apos cobrar a responsabilidade do município. Deveriam e ser multados só assim possa ser que aprederiam a respeitar a cidade.

Diego Lima disse...

Quem sabe.. após plantar árvores nos canteiros e praças de forma inteligente e com árvores adequadas, após plantar árvores ao torno de igarapés e canais que margeiam e entremeiam as ruas e ruelas de PVH, após cuidar das áreas verdes dos parques desse município, a SEMA poderia pensar em derrubar uma árvore sequer. Vão trabalhar para quem realmente vocês deveriam fazer algo (o meio ambiente)... Porque não plantar? O que falta para realizar um plantio e transformar nossa cidade em referencia em rápido embelezamento verde!! Calem-se os babões e funcionários da SEMA que respondem esses comentários.. a verdade tem que ser dita!