domingo, 6 de outubro de 2013

Devastando o “Meu Pedacinho de Chão”



Devastando o “Meu Pedacinho de Chão”

Professor Nazareno*

          O bairro Meu Pedacinho de Chão, localizado na Zona Norte de Porto Velho, nas proximidades do Porto Velho Shopping entre a Avenida Calama e Tiradentes, é um dos bairros mais bucólicos e tranquilos da capital de Rondônia. Habitado em sua maioria por pessoas simples, humildes e trabalhadoras pertencentes à classe média baixa e funcionários públicos, esse lugar data do ano de 1976, quando ocorreu uma grande enchente no rio Madeira e a primeira dama da época, Gilsa Guedes, resolveu construir um lugar que abrigasse todas as famílias vítimas das intempéries da natureza. O nome do bairro surgiu rápido e traduzia a conquista daqueles que vivendo às margens do Madeira  nunca tiveram a oportunidade de possuir o seu pedaço de chão. No início foi tudo muito difícil, mas os problemas foram sendo aos poucos superados.
Assim, os zelosos moradores se encarregaram de dar feições de Primeiro Mundo ao seu recanto recém-conquistado: conservam na Avenida Tiradentes, há mais de 30 anos, várias árvores que foram plantadas e hoje, frondosas, dão sombras e ajudam no controle das altas temperaturas registradas aqui. Guardadas as devidas proporções, é o único lugar desta capital que se parece com Roma, Paris, Milão ou outra cidade da Europa. Só que os dias de convivência harmônica entre homem e natureza parecem que estão chegando ao fim neste pedaço de Porto Velho. A Prefeitura Municipal da cidade, na até então apagada gestão de Mauro Nazif, por intermédio da Sema, Secretaria Municipal de Meio Ambiente avança com uma força tarefa para destruir quase duas centenas destas árvores. Antes, já destruíra uma rotatória para colocar um tosco sinal.
Somos uma das cidades menos arborizadas da região Norte e esta ação intempestiva da Prefeitura além de colocar Nazif numa situação pior do que o ex-prefeito Roberto Sobrinho que, apesar dos defeitos, replantou várias mudas no caminho do aeroporto, faz também da nossa explorada capital um lugar cujas autoridades não respeitam o meio ambiente. E nem os eleitores, pois pelo que se sabe, os moradores do Pedacinho de Chão e adjacências não foram consultados sobre o assunto. A desculpa esfarrapada de que o Ficus é muito “agressivo” (mais do que o próprio homem?) e deve ser substituído é papo furado, pois assim todas estas árvores deveriam ser substituídas na natureza. O problema é que nada garante que apareçam outros “sábios” futuramente para destruir de novo o meio ambiente com estas “substituições”. E se depois, outros prefeitos quiserem substituir também os Ipês, Jambeiros e Sibipirunas plantados agora?
Dizer que as pobres árvores prejudicam a rede de esgoto é brincadeira, já que não há esgotos por aqui e ali é um lugar alto, portanto a água não tem dificuldades para escoar. Por que não se faz um serviço de poda parcial sem radicalizar? Reclamar que há desocupados embaixo das árvores é corroborar com a inoperância do próprio Poder Público. O problema é o desejo insano e patético de querer mostrar serviço destruindo a indefesa natureza. Quem não se lembra das frondosas mangueiras que havia na Avenida Sete de Setembro no centro da capital? Com menos de um ano à frente da Prefeitura Municipal, Mauro Nazif é seriíssimo candidato a ser um dos mais inoperantes gestores de Porto Velho. Com esta devastação absurda, atemporal, desnecessária e até ditatorial, poderá ser também um dos prefeitos mais odiados de todos os tempos. Os esquecidos moradores do Pedacinho de Chão e redondezas que o digam. E quem quiser registrar a beleza do lugar que o faça agora, pois em breve tudo pode ser destruído pela Prefeitura. Árvores frondosas, sombra e brisa suave talvez só daqui a 30 ou 40 anos... Ou jamais.


*É Professor em Porto Velho.

14 comentários:

Acácio Paese disse...

Passo por essa rua todo dia (Tiradentes) e não acreditei quando vi que estão arrancando árvores gigantescas sem motivo algum aparentemente. Era a única rua arborizada de Porto Velho.

José Carlos disse...

PROFESSOR MUITO BOM DE TEXTO, PORÉM, INDECISO DEMAIS!!
QUANDO SAIU DA PARAIBA, TEVE DUVIDAS ENTRE MARINGA E A EUROPA, MESMO ASSIM, ESSE PROFESSOR, VEIO PRA RONDONIA.
SERÁ QUE ELE CONSEGUERIA DAR AULA EM OUTRO RINCÃO, DESSE PAÍS, MELHOR PARA ELE VIVER???
PORTO VELHO, PRECISA MELHORAR MUITO, E PRECISA DE MORADORES QUE DÊ VALOR, E GOSTE DELA DO JEITÃO, QUE ELA É...
HOSPITALEIRA, GENTIL E MATANDO A FOME DE MUITOS QUE PRA CÁ VIERAM...

Carlos Souza Menandro disse...

A retirada da rotatória foi um grande erro. Todos os dias estão se formando filas três vezes maiores do que anteriormente.

Josemar Freire Botelho disse...

Com todo o respeito, senhor José Carlos, mas o que deveria ser comentado era a situação muito bem denunciada pelo articulista. Não estou aqui defendendo ele nem ninguém, mas é uma burrice de sua parte, desculpe a franqueza, atacar o autor e não o texto em si. Como o senhor mesmo falou, ele não é daqui e porque estar preocupado com a devastação da cidade hopitaleira que é sua? E porque o senhor mesmo, sendo daqui não defende a cidade de suas autoridades e de quem causa prejuiso à ela? Porque não fez isso antes dele? Ele é de fora e veio matar a fome aqui, mas é ele quem estar querendo defender o abuso da Prefeitua e não o senhor. Aliás, qual é mesmo a sua opinião sobre o fato denunciado por ele? Ou não entendeu o texto muito bem escrito por ele? Moro a mais de 30 anos na Nova Porto Velho e não concordo com muita coisas que o professor escreve mais dessa vez ele fez o que os moradores daqui nunca tiveram corage de fazer, inclusive o senhor. Deixe de ser burro homem e responda o texto dele com outro texto mesmo que discordando. Os leitores querem saber da sua opinião sobre a denúncia e não sobre a vida particular do autor da denúncia.

Dinelza Galvão da Costa disse...

Deu uma dentro Nazareno....ufaa...até que enfim homem de DEUS...KKK

Diego Lima disse...

Acho que temos tão poucas áreas verdes na cidade, que diga-se de passagem está em plena mata amazônica, e a secretaria do meio ambiente está mais preocupada em retirar o pouco do que tem ao invés de tentar plantar mais árvores na tão sofrida cidade de Porto Velho. Afinal, é muito conflitante entender... qual a função da secretaria do meio ambiente mesmo? Aqui em PVH já que não se planta árvores (deve não dar dinheiro) pelo menos vamos derrubar porque se gasta mais combustíveis fósseis e horas máquinas, que ajudariam a esquentar um pouco o MEIO AMBIENTE, da nossa Européia cidade de Porto Velho. ÊÊÊ Sec. Meio Ambiente... parabéns se conseguirem essa proeza. Meu Deus, quanto contra-senso!

Leivinha Oliveira disse...

Já há algum tempo que o nome do bairro não é mais Pedacinho de Chão...É tudo Embratel..

Mário Sérgio disse...

O tal prefeito que prometeu muito na campanha agora se mostra um grande incompetente nao se elege mais pra nada .h

José de Ribamar Silva disse...

Professor. Parece que um parte do que ocorre naquela avenida é estigma do nome. Tiradentes, o homem que diante do infortúnio da sua prisão com outros inconfidentes disse: se tivesse dez vida, as daria para que companheiro de infortúnio não sofressem. Foi enforcado, esquartejado e seus restos mortais espalhados pela cidade. o terreno onde ficava sua casa foi salgado. Nossa bela Avenida Tiradentes teve recentemente desfigurada a rotatória que ficava no cruzamento com a Avenida Rio Madeira. O transito ficou muito mais caótico; devido ser um cruzamento com o eixo em curva, colocaram uma parafernália de sinais que confunde os motorista e a noite quando chove fica uma odisseia.
Agora praticaram um crime ecológico, destruindo a vegetação do canteiro central. Estigma do nomeou falta de melhor coisa pra fazer?
Se nossa cidade estivesse arrumada com as ruas em condições de trafego, sem tantas ruas sem asfalto e pior com barricada para dificultar o trafego por falta de condições para tanto; como ocorre na rua próximo a fabrica da Gygyo, entre a rua Amazonas e a Rua Raimundo Cantuária, logo depois da Avenida Mamoré, no bairro Tancredo Neves, ainda se poderia justificar. Por falta do que fazer a nossa zelosa prefeitura estava refazendo a vegetação ornamental da Avenida Tiradentes. Mas não. O transito está caótico, no bairro JK tem algumas ruas asfaltadas mas sem meio fio, nem passeio público e o mato toma conta da estreita via obrigando o pedestre andar pela meio da rua driblando os carros.

É tanto mato e tanto lixo espalhada pela cidade que a Prefeitura não da conta de resolver e prefere atacar a rica vegetação que ornamentava a Avenida Tiradentes, como fez com a rotatória da mesma Avenida.

Dr. Mauro o senhor entrará para História de Porto Velho, sem esforço, como aconteceu com esquecido prefeito que tirou a arborização da sete de setembro e reduziu o leito da rua. Alguém lembra o nome dele?
Um amigo meu estava me explicando o seu sucesso eleitoral na eleição de 2012. Dizia ele: foi mais um golpe do PT. Uma das suas ala resolveu dar um dos golpes políticos mais bem sucedido da historia da nossa combalida Cidade com reflexo nacional.e explicava- Essa ala do PT que apoiava o prefeito anterior resolveu que a vaga do Deputado Federal Mauro Nazif deveria ser ocupada por dos seus mais confiáveis integrantes, que por sinal era suplente do Deputado Mauro. Então essa ala do PT resolveu trair a candidata do partido e trabalhar na eleição do Mauro Nazif, que o fez alavancar do terceiro lugar o segundo e no segundo turno ganhar a eleição. Com uma só tacada a Ala do PT destruiu inimigos internos e ganhou espaço no Congresso Nacional e deixou a Prefeitura minada de seus prepostos que minam o governo do ex-combativo Parlamentar Mauro Nazif, que chegou até a apanhar da Policia me manifestações popular na UNIR; um exemplo desse boicote foi na chamada escolar, e continuar com ações espalhafatosa de seus secretários, como o crime ecológico praticado na Avenida Tiradentes. A policia federal, o IBAMA até a SEMA adverte: Destruir árvores é crime.

Evelin Mendonça disse...

Tão acabando uma coisa que faz beem pro povo . povo que não tem amor as arvores

Bianor Cocchi disse...

Se é Pedacinho de Chão ou Embratel, tanto faz. o que importa são as árvores que são a beleza daquela região e que, agora, estão querendo derrubar. Penso que devíamos cortar a cabeça do prefeito e dos brilhantes que o acompanham. Aqui, põem culpa de tudo, nas chuvas, como se só chovesse em Porto Velho. Cadê os inúteis dos vereadores? Onde está o pessoal do meio ambiente? O MP? A polícia ambiental? Os cidadãos, principalmente os moradores daquela região? Faltam "black blocks" por aqui? Cadê a imprensa? Em frente da derrubada tem o Estadão do Norte, que devia mostrar se é um jornal que tem compromisso com o bem estar do povo e com a verdade.

José Carlos disse...

SR JOSEMAR, BURRO É O TEXTO E QUEM DEFENDE O MESMO, SENÃO VEJAMOS, TAMBEM ESTOU AQUI A MAIS DE 30 ANOS, E SÓ QUEM NÃO PASSA PELA AVENIDA CITADA, PODERIA DAR RAZÃO A ESSE COMENTÁRIO, NÃO COSTUME COMENTAR ESSAS IDIOTICE E RESPONDER, PORÉM, O PROFESSOR QUE MORA NA CIDADE ERRADA, ESTÁ PASSANDO DOS LIOMITES EM SUAS CRITICAS, NENHUMA CONSTRUITVA ATÉ O MOMENTO.
SR OU SRA JOSEMAR, VÁ SE INFORMAR SOBRE ARVORES, E OS PROBLEMAS POR ELA CAUSADO, ANTES DE CHAMAR QUEM VÇ NÃO CONHECE DE BURRO!!!!

Alexandre Passos disse...

Prezados, sou Engenheiro Agrônomo, doutor em Agronomia e morador desse bairro. Essas árvores no Pedacinho do Chão conferem ao bairro não só beleza, como benefícios ecológicos. Estranho ver essa iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, na pessoa do Mauro Nazif e do seu secretário Edjales Benício de Brito. Lamentável e incompreensível. Retirar as árvores por conta de hipotéticos danos à rede de esgoto ou drenagem pluvial é engodo, pois há tecnologias para sanar esse empecilho, menos danosas que retirar as árvores.

Diego Lima disse...

Sr. José Carlos, com toda licença, mas a vossa senhoria extrapolou ao chamar de idiotice esse texto do Sr. Prof. Nazareno. Mas seus comentários não são tão válidos, pelas suas ignorâncias (ortográficas, de saúde ambiental, de qualidade de vida, etc) neste pequeno pedaço de texto que escreveste. Infelizmente Porto Velho está cheio de pessoas como você que comungam com as mesmas idéias ignorantes de querer derrubar árvores. Só não entendi o porque que escreveu esta frase "VÁ SE INFORMAR SOBRE ARVORES, E OS PROBLEMAS POR ELA CAUSADO" [SIC]. Ah, se eu tivesse uma jaula, seus monstros!