terça-feira, 1 de outubro de 2013

99 anos na antessala do inferno



99 anos na antessala do inferno

Professor Nazareno*

            Porto Velho está completando 99 anos de fundação. E não é uma data para festas nem para alegrias, infelizmente. Também não é implicação minha falar mal mais uma vez deste lugar onde resido há mais de 30 anos, pagando impostos e criando meus filhos. A realidade fala por si só. Com quase 500 mil habitantes e uma área superior à Bélgica, esta cidade apresenta, segundo o Instituto Trata Brasil, uma das piores qualidades de vida dentre as capitais brasileiras. Entre os municípios do país acima de 300 mil habitantes, ficamos em último lugar quando o assunto é água tratada e saneamento básico. E o problema não é a pouca idade como muitos afirmam. Maringá, no interior do Paraná, tem pouco mais de 50 anos e desponta como uma das melhores cidades do Brasil. Caxias do Sul na Serra Gaúcha e Uberlândia em Minas Gerais, idem.
     Viver em Porto Velho sempre foi um desafio para quem aqui nasceu e também para quem decidiu aqui morar. No inverno (chuva), é lama em todas as ruas e recantos da cidade. No verão, a poeira, associada à fumaça das queimadas, é a nossa companheira inseparável. A situação é tão ruim que um dos atuais vereadores chegou a dizer que “em Porto Velho, que está abandonada pela atual administração, é um pé na lama e poeira no olho”.  Na verdade, esta capital sempre esteve abandonada pelo Poder Público desde a sua fundação. E já começou de forma errada: quando se perceberam as dificuldades para atracar as embarcações na cachoeira de Santo Antônio, onde está o marco zero da cidade, decidiu-se imediatamente mudar de local. Porto Velho ironicamente era para ter-se desenvolvido onde hoje é um cemitério, o “Tonhão”.
     Suja, fedida, sem saneamento básico, sem água tratada, sem planejamento urbano, sem arborização, sem praças, sem recantos de lazer, violenta e pontilhada de lixo nas ruas perde feio até para Porto Príncipe, capital do Haiti, que foi devastada por um terremoto. Ficamos atrás também de muitas cidades da África subsaariana quando o tema é IDH e qualidade de vida. E não é difícil perceber o que há por trás deste caos. Nós habitantes temos muito pouco zelo pela nossa cidade. Não reciclamos o nosso lixo nem colaboramos com nada. Isso associado a uma penca histórica de políticos ruins, ladrões e incompetentes que sempre estiveram à frente de tudo.  O atual Prefeito, está há nove meses no Poder e até agora praticamente não deu o ar da graça e não fala nada. “É como se não tivéssemos ninguém nos administrando”, é o que se ouve com frequência.
    Lamento que muitos moradores se enfureçam com estas declarações, mas se trata da mais pura verdade. A revista Época quando denunciou o fato foi infantilmente criticada. E geralmente quando alguém levanta a voz para denunciar as mazelas, o falatório é geral. Sentimento telúrico, bobo e infantil não resolve problemas. Parece até que muitas pessoas aceitam viver no lixo e na imundície característicos da cidade. A minha saída daqui, como muitos querem, não vai mudar em nada esta triste situação. É preciso identificar o problema na sua origem e cobrar providências dos responsáveis, mas parece que nos faltam coragem e visão política. A Câmara de Vereadores, por exemplo, poderia ser mais cobrada pelos eleitores. Concluir obras inacabadas como os viadutos, a ponte sobre o Madeira, a rodoviária nova ou a construção de um hospital de pronto-socorro decente, dentre outras benfeitorias, são mais urgentes do que sentimentos toscos que não levam a nada. Nosso comodismo não permite que se deem os parabéns a Porto Velho. Só os pêsames mesmo. Eu já não aguento mais as alagações, os buracos nas ruas, a poeira, a escuridão e o trânsito infernal. Será que nada disso vai mudar um dia? Como posso me orgulhar de morar numa das antessalas do inferno?




*É Professor em Porto Velho.

40 comentários:

Escola João Bento da Costa disse...

Espero que os alunos possam ler esse texto de uma pessoa muito admirada em nossa escola, e que possam repassar também este pensamento - em forma de artigo - para os vossos familiares se conscientizarem de como está a nossa cidade, nos seus 99 anos! Obrigado prof. Nazareno por suas palavras!

Luciano Ferreira disse...

Estou compartilhando esse artigo do prof. Nazareno porque suas palavras traduzem a realidade da nossa cidade de Porto Velho. Amanhã, 02/10/13, nossa cidade completa 99 anos, dentre as quais a maior parte desses 99 anos são de puro descaso dos nosso governantes com sua população. Será que temos mesmo o que comemorar? Ou seria melhor reivindicar para que no nosso centenário possamos enfim comemorar verdadeiramente!?

John Maiton disse...

99 anos e uma capital que tem de tudo (menos os politicos) pra ser uma capital de respeito e é um lixo, uma porcaria de beleza dessa.

Arnold Vinícius disse...

Pelo Niver DA Cidade Boa Administração, tanto a atual O PELA que já Levarão parte do nosso Qualidade de vida com boas Obras Para Ajudar a Evoluir a Nossa Cidade. Parabéns Porto velho Fico com pela Por Ser tão BEM TRATADA PELO GOVERNOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS,

Henrique Cardoso disse...

E o capeta se chama Roberto Sobrinho, e o aprendiz dele se chama Mauro Nazif

Bruno Queiroz disse...

Professor Nazareno sempre fazendo boas críticas!! Bem sou filho desta terra e como bom filho tenho respeito e admiração, pois vivemos no meio da selva amazônica, não é para qualquer um rsrs Concordo com todas as críticas do Professor, mas eu tenho esperança e fé que iremos sair desse caos que Porto Velho está, para isso precisamos cobrar os nossos direitos e dar uma resposta nas urnas. Alô Dr. Mauro TartarugaNazif continuando assim o senhor acha que vai ganhar de novo???

Zenaide Fátima disse...

ISSO é a realidade de PHV

Gernman Dannim Rossendy disse...

minha querida cidade PVH, sempre foi deixada as traças, por políticos sem compromisso com a cidade!!! isto é uma vergonha!! por isso passo longe de políticos brasileiros 99,9% deles não merecem meu voto, que nojoooooooooooooooooo!! isto é recado para político safado viu? você se encaixa? então bom proveito...

Caciano Ferraz disse...

É complicado por aqui, sujeira total, o din din que seria utilizado para arrumar essa cidade, estão todos nos bolsos dos corruptos... ESSA É A UNICA EXPLICAÇÃO...
Curtir · Responder · há 3 horas

Márcia Helena disse...

falo tudo oq a população dai gostaria de dizer, uma vergonha mesmo dizer que, ai é uma capital, na rodoviária ñ da nem pra lanchar só falta baixar urubu. de tanta carniça... eita povinho relaxados também, o lixo quase entra dentro das quitandas.. vi quando tive ai, ainda tem gente q moram ai se acham, tem há coragem de falar mal das cidades do interior, pelo menos onde moro é bém mais ansiada do que a Capital....parabéns há vc Professor NAZARENO em ter feito esse comentário mais puro e verdadeiro, 99 anos de sujeira..

Jefferson Araújo Sodré disse...

Aos fatos. A melhoria dos equipamentos urbanos (asfaltamento, saneamento básico, sinalização adequada) depende de uma fiscalização constante sobre o gestor público. Os marcos regulatórios que possibilitam o controle social são recentes (basta olharmos que todos tem por fulcro a jovem Carta Constitucional de 1988). Outra questão é o próprio cuidado dispensado pelo público na manutenção e higidez de seu espaço (não quero entrar no mérito da vontade coletiva na mantença). Outra interessante questão são os próprios meios de comparação. Comparar Maringá a Porto Velho? Como um articulista quer, por meio de um texto, convencer-me a um mero juízo valorativo-comparativo entre duas cidades com realidades bastante distintas (geográficas, históricas, culturais)? Questiono-o, na tão propalada qualidade de professor de Redação, se este dispensa os mesmos cuidados ao vernáculo para com a fiscalização. Se participa de audiências públicas, briga pela defesa do interesse público e utiliza as ferramentas existentes. Uma crítica quando não antecedida pela ação não passa de palavra vazia e pior, sem sentido. Como sois um ser pensante e cidadão pergunto: Que soluções são possíveis? Como podemos melhorar o espaço em que estamos, de forma organizada e racional? Como sanar os problemas apontados no seu próprio texto? Creio que estas são as ponderações necessárias.

Licitacenter disse...

Tristes retratos, trágicas narrativas.

Renata Santos disse...

Concordo plenamente com esse comentário muito bem colocado na verdade já que moro e trabalho aqui acredito que se cada um fizesse sua parte ao invés de achar ruim que alguém falasse o que está realmente acontecendo seria muito bom.Verdade seja dita nossa cidade está se acabando e não temos ninguém disposto a fazer nada a olhos visto que nem Prefeitura e nem Governo tem feito nada e tudo que foi recebido de compensação social nada pode ser construído pelas usinas e sim repassada as verbas para que fosse construído pelas empresas contratadas por nosso governo. Fica realmente difícil acreditar na melhora de nossa cidade pois a cada chuva se esvai um pouquinho dela.É realmente uma pena mesmo.

Luiz Albuquerque disse...

"professor" Nazareno:
A crítica, quando feita no sentido de desqualificar algo ou alguém, é danosa, e só. Não oferece soluções, só mostra defeitos. Não engrandece quem a faz, só machuca a quem atinge - e, no caso das suas "críticas" - que mais parecem recalques - o atingido é o povo de Porto Velho. Você age como certas pessoas que, ao fazer greve, prejudica o usuário, e não a quem querem atingir. Ao invés de falar cobras e lagartos desta terra, mostre soluções, cobre diretamente de quem de direito. Tirar foto de lama é fácil em qualquer cidade do Brasil. Ou você acha que em Maringá, Caxias do Sul ou Uberlândia não as há? Se é tão revoltado com a a situação gerada pelo descaso administrativo de nossos governantes, candidate-se, apresente um projeto-modelo, encare o povo, as urnas, o voto, torne-se político e, no cargo, promova mudanças. Ou então, vá pra Uberlândia, Caxias do Sul ou Maringá e veja se lá é o paraíso que sonha. E se não for o céu sonhado, duvido que algum site de lá lhe dê espaço para você escrachar com o lugar que lhe abriga. E seja feliz.
Luiz Albuquerque

Marcos disse...

Faltou os viadutos, rua da beira.....

Faltou os viadutos, rua da beira...

Paulão da Silva disse...

PROFESSOR, SERÁ MESMO PROFESSOR ????
CRITICAR È MUITO FÁCIL. QUALQUER ANALFABETO FAZ CRITICAS COM A DESENVOLTURA DE UM PHD. AGORA, APRESENTAR SOLUÇÕES PAUTADAS EM PROPOSTAS VIÁVEIS, RÁPIDAS E EFICIENTES, AÍ SIM É PARA POUCOS. LOGO, "professor" , SE VC NAO ESTA SATISFEITO E NAO TEM UMA ÚNICA IDÉIA PARA AJUDAR, PEGA TUAS MALAS E VOLTA PRO LUGAR DE ONDE VC PARTIU PORQUE VC NAO ESTA COLABORANDO EM ABSOLUTAMENTE EM NADA. LAVA.

Lima disse...

Mas cheia de políticos: corruptos, ordinários, vadios...,

Gláucio Giordanni disse...

Nazareno, pode falar meu velho! Você é a voz que clama na sujeira, clama por não querer viver assim, clama por uma cidade bela, agradável, uma cidade menos escrota. Ai vem uns bostas que gostam de na bosta viver, te mandar ir pra casa do c..., mal sabe o desinformado q vc já está aqui, na casa do C..., onde um monte de FDP esculhamba a administração pública, rouba, desvia e manda matar. Meu caro Naza, vc educou milhares de jovens de Calama a Porto Velho, seus filhos crescem, você não precisa do aval dessas antas. te cala não parceiro!

Pedro disse...

Infelizmente tenho que concordar com a opinião do nobre professor. A situação é caótica mesmo e ainda há pessoas que se deixam dobrar pelas falácias dos políticos e dos doutores da lei que deveriam zelar e fazer cumprir as leis neste Estado abandonado. Temos hoje um médico como prefeito e um médico como governador e não se vê melhora em nada. Pelo contrário, as coisas só estão piorando e daqui a mais alguns dias começará as chuvas e mais um ano se foi. E será o mesmo lenga lenga "vamos esperar para fazer as obras e as atividades após as chuvas". Vê se aprende população e começa a escolher pessoas certas, chega de mentiras e de roubos.

José Carlos disse...

A questão de Porto Velho é mais de cidadania. Escrever não resolve, tem que agir. Professor, faça como o beija-flor, faça a sua parte tbm. Não jogue lixo na rua, faça a sua coleta seletiva. Cobrar dos políticos? Ora, eles nos representam, são colocados por nós, portanto somos culpados. Mas se mesmo assim vc continuar se sentindo indignado, volta pra tua terra, onde com certeza vc não tinha condições de estar. Porto é assim, ame-a ou deixe-a.

Gilson Soares disse...

Não sou morador de Porto Velho, mas moro em Rondônia e não concordo com o posicionamento teu professor. A nossa capital possui inúmeros problemas, porém a comparação é um tanto quanto exagerada.

Juniel Silva Lima disse...

COmconrdo com o Luiz Albuquerque. Contudo, não achoq ue seja papel de um colunista, enquanto colunista, cobrar nada de ninguém. Cabe sim ao professor nazareno tecer críticas como essa, centrada e criticando o que tem que criticar. O fato é que nem sempre ele acerta seu alvo e acaba criticando o povo que, embora tenha sua parcela de culpa, não é o ator principal dessa novela. Falar mal dos rondonienses ou rondonianos não melhora sua crítica, muito pelo contrário faz com que ela seja rebaixada a conversinhas de esquinas quando uma pessoa fala mal da outra. Nesse texo em paricular, concordo com o que foi explicitado e acho que é assim mesmo. A culpa, todavia tem que ser atribuída a quem realmente a tem. Caso reciclássemos nosso lixo as ruas continuariam esburacadas, quando chovesse elas continuariam alagando, a água tratada continuaria não chegando, o transporte continuaria uma droga, então não me venha falar que a culpa é da população que não faz a sua parte... Em alguns casos, alguns são mesmo porcos, sem cuidado e sem consciência ambiental, mas não é isso que faz nossa cidade o que ela é... Por outro lado, se os governantes fizessem a parte que lhes cabe a cidade somente teria lixo nas ruas que seria muito fácil de resolver, pois quando há esses eventos espalhados pela cidade no outro dia, no máximo a prefeitura está limpando. E se pudéssemos ver o poder público atuando quem sabe as pessoas não se inspirariam a fazer algo melhor...

Adauto Amorim disse...

ESQUECEU DE CITAR A RODOVIÁRIA, QUE É UM VERDADEIRO LIXO.

José Carlos Chaddad disse...

Professor Nazareno, não tenho concordado com alguns de seus depoimentos sobre à nossa cidade, porém este último sobre os 99 anos de Porto Velho, concordo plenamente contigo. E falo mais, poderíamos viver melhor aqui, mas "eles" e alguns moradores irresponsáveis não deixam.

Wilson Alves disse...

É, professor, já que sua capacidade intelectual é tão magnífica, por que não regressa para sua terra de origem, onde certamente será reconhecido pelo grande profissional que é?
Ora, alguém de notável conhecimento e simpatia como o senhor, não precisa permanecer na terra que o acolheu e dá sustento a você e sua família, cujas deficiências sua pessoa não cansa de ressaltar, simplesmente procure alguém que dê valor a sua trabalho fora daqui, em qualquer lugar do mundo existem pessoas que estimariam tamanha mediocridade, ou não...

Luciano Alves disse...

Como teve a coragem de postar um comentário como este? Tamanha hipocrisia! Todos os dias ouso de sua boca difamações até bem mais preconceituosas em relação a Porto Velho em si, sua população e condições de vida, até mesmo de seu clima que é um fator natural. Seja na mídia o que você é em casa jovem, e tenha coragem o suficiente para admitir o que pensa sobre nossa cidade, que infelizmente, é precária.

Luis Eduardo da Silva disse...

CONCORDO PLENAMENTE COM O DR. JUNIEL, MAS CONCORDO TAMBÉM QUE PORTO VELHO PROVAVELMENTE NUNCA TEVE UM ADMINSTRADOR COM VONTADE DE DESENVOLVER A CIDADE, ESTAMOS NOS PIORES LUGARES EM TUDO QUE É RUIM, SAÍ O ROUBERTO SOLTINHO E ENTRA ESSE QUE ESTÁ FAZENDO A MESMA COISA, OU SEJA, NADA. ALIÁS, TALVEZ ESTEJA FAZENDO A MESMA COISA ERRADA QUE O ANTERIOR.

Neroni Maiolino disse...

Porto Velho é um cadáver que nos sorri.

José Pereira disse...

Um dos motivos que, Porto Velho se encontra nessa situação, é que o povo ainda não sabem a força que tem quando todos juntos falam a mesma voz. Se Eu cobro, tu cobras, ele/ela cobra, nós cobramos, eles /elas cobram as coias tomariam outros rumos. Mas, infelizmente existem pessoas que deveria aplaudir uma voz que clama no “deserto”, porem, agem com uma pobreza de conhecimento que não tem tamanha. Como se dissesse, quanto pior melhor. Porque queremos ou não o Estado representa a sociedade

Aguinaldo Firmino disse...

Eu já não aguento mais as alagações, os buracos nas ruas, a poeira, a escuridão e o trânsito infernal. Será que nada disso vai mudar um dia? Como posso me orgulhar de morar numa das antessalas do inferno?... E faz trinta anos? "come, drome e consome" criou a familia e nada fez? só suga? paciência né seu Zé!!!!!!!!!!!!

João Batista disse...

Prof. Nazareno, dessa vez não é possível ser contra o seu comentário sobre os 99 anos de P. Velho. Infelizmente, essa é a dura realidade dessa nossa cidade, que só cresce igual rabo de cavalo. Sempre para baixo!

TITO disse...

Triste como alguns pobres coitados ainda tem a coragem e a ingenuidade de atacar agressivamente quem usa seu diteito de se manifestar para contribuir com a sociedade.O professor nazareno está usando do seu direito de opinar democraticamente e, para nosso azar está descrevendo uma situação verdadeira. Moramos no caos por causa de políticos miseráreis colocados no poder por pessoas de mente pequena. Pobres alienados que vivem como figurantes numa realidade imposta pelos desgraçados corruptos que infestam o poder nesse nosso país. Ainda não sei de onde algumas pessoas tiraram a ideia medíocre de que não se pode falar apontar tudo que está errado acontecendo a nossa volta e que atinge a toda a sociedade. A sociedade que não discute seus problemas está fadada a ruina total.

Paulo Sérgio Moraes disse...

É dificil conviver com essa coisas que somente nos os Portovelhense aturamos. Mas tudo isso é o reflexo dos 120 anos da extração "roubo" das nossas riquesas. Acharam pouco e agora nos fizeram ingulir goela abaixo as duas Hidroelétricas e ainda querem chafurdar lá em cima, para acabar com nossas comunidades de base que produzem. Vamos dar um basta nisso. Existem energia limpa, de melhor qualidade e que não torna as cidades perigosas e esteticamente feias. Chega de tantos cabos. Chega de tantos postes. O planeta terra agradece. Mas Porto Velho necessita de um gerente presente, não desses picaretas de plantão, fruto dos acordos políticos e covardes feitos em Brasília. Em gabinetes fechados. Aonde dois Deputados Federais entram na disputa e o racha é feito. Vergonhosamente feito. Basta! Vamos pensar Porto Velho sem um gabinete de Prefeito Fantoche. Lunático e hipócrita.

Sandra Barcelos disse...

Infelizmente tenho que concordar. Nossa amada Porto Velho, que tem tudo para ser de fato uma grande metropole, jaz no lixo, na sujeira, no esgoto a céu aberto. Fruto da falta de gestão politica a administrativa. Fruto também de um povo compassivo e silencioso que tem aceitado viver dessa forma a tantos anos que ja se acostumou com tanta sujeira. Amo Porto Velho e Rondônia, mas com tristeza admito: ainda não aprendemos a escolher melhor nossos governantes. Ainda não aprendemos a ser educados o suficiente para cuidar da frente das nossas casas, de não jogar lixo na rua, etc...etc.

Américo Castro disse...

A opinião do professor deve ser entendida na sua sutileza. Não é hora de nos armarmos para defender Porto Velho com “unhas e dentes” de uma crítica (é comum aqui, quando se fala da cidade, as pessoas se armarem para defendê-la). Mas fica a pergunta: defender Porto Velho, nessa situação, não seria chancelar (concordar) com tudo de ruim que os maus gestores vem fazendo? Defender Porto Velho, nessa situação, não seria defender algum prefeito que, por algum acaso, tenha se locupletado com dinheiro público? Acho que ganharemos mais amor a Porto Velho, quando começarmos a escrever como o professor Nazareno. Porque isso arde dentro da gente. Quem sabe não é um incentivo para mudar? Parabéns!

Aldo Oliveira disse...

A análise é realista. Para resolvermos qualquer problema, é preciso reconhecer a realidade nua e crua. Sendo esta a situação, então vamos mudar, principalmente nas urnas.Parabéns pela coragem de desnudar Porto Velho e mostrar suas entranhas.

Sérgio José dos Santos disse...

com este Governador e este Prefeito nossa cidade vai virar um isto que voces estão vendo ou coisas piores pois ja estar se acabando o mandato e eles nada fizeram .

Carlos Moreira disse...

perfeito.amigo, se sou teu augusto dos anjos (nada angelical), você é meu lima barreto. bom demais.

Hélder José Rodrigues dos Santos disse...

Acho pertinente a crítica. Infelizmente tem gente que não sabe ou não quer ser criticado. Confunde discordância com discórdia. Esse é o grande mal do brasileiro. Enquanto isso, a cidade continua na mesma. A massa dos políticos continuam a sugar o sistema e o pacato cidadão continua atolado na lama. Ninguém quer ouvir a verdade porque mexe com as fragilidades de um povo inerte.

Bruno Gomes disse...

Ao querido professor, deixo esta frase:
"Os loucos que acham que podem mudar o mundo, são os que efetivamente o fazem.”
Onde estão os loucos desta cidade?