sábado, 5 de novembro de 2011

O Brasil potência? Verdade?




Brasil: a primeira potência sem futuro


Professor Nazareno*
           
           
Segundo projeções do FMI, Fundo Monetário Internacional, e de várias agências financeiras internacionais, a partir de 2011 a economia do Brasil superará o Reino Unido e colocará o nosso país como a sexta potência econômica do planeta. Devido à prolongada crise financeira na Europa, no final de 2010 já superávamos em números absolutos o PIB da Itália e segundo ainda estes organismos, em menos de três anos superaremos a toda poderosa França. Em 2020, portanto muito próximo já, nenhuma economia da Europa será maior do que a do Brasil e certamente de acordo ainda com as mesmas projeções, estaremos entre as três potências econômicas do mundo ao lado de emergentes como China, Índia, Rússia e México. Claro que é um excelente desempenho para uma nação que sempre viveu dependendo da comunidade financeira mundial.
Só que esses números garbosos de prosperidade param por aí. A ONU divulgou recentemente que em IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, o Brasil ocupa uma posição bastante incômoda: estamos em 84º lugar dentre 180 nações pesquisadas. Uma vergonha para um país que se orgulha de ser uma das maiores potências mundiais. Como nenhum de nós, mortais comuns, consegue enxergar toda esta riqueza significa dizer que a monstruosa desigualdade social responde por quase todas as mazelas nacionais. De que adianta sermos em breve a maior potência econômica do mundo se não conseguimos resolver os nossos mais cruciais problemas internos? Viver no Brasil sempre foi muito ruim, mas para os muitos pobres daqui é pior ainda. Quando se olha para um hospital ou uma escola pública, percebe-se por que a desgraça está à espreita.
O Brasil não investe nem nunca investiu o que devia na educação e na saúde de sua população, itens necessários para se avaliar o índice de IDH. A maioria das nossas escolas públicas está podre, caindo literalmente aos pedaços. A educação que se pratica neste país é ridícula e ultrapassada. O “açougue” João Paulo Segundo de Porto Velho, que muitos insistem em chamar de hospital, é o retrato da saúde pública deste país. Praticamente não há uma única cidade brasileira onde a saúde e mesmo a educação funcionem de forma humana. Em quase todas as áreas culturais somos um fracasso. Nunca ganhamos nenhum prêmio Nobel enquanto países vizinhos nossos já foram agraciados várias vezes. Na área de Cinema nunca ganhamos um Oscar e a nossa melhor universidade, a USP, foi apontada recentemente entre as piores do mundo.
Se a situação cultural do Brasil é ruim, a de Rondônia, periferia da periferia da periferia, é pior ainda. Aqui não há produção intelectual nenhuma. Aliás, neste lugar não existem intelectuais. O rondoniense mais sabido que conheço deixa todo dia pela manhã a sua produção intelectual dentro do vaso sanitário. Após a descarga, acaba-se o pensamento do indivíduo. Muitas vezes o cretino nem se limpa. Feito galo, levanta-se e vai comer de novo para “pensar” na manhã seguinte. Quase todos os comentários dos sites eletrônicos locais estão repletos de erros gramaticais. Parece que a Língua Portuguesa é usada em Rondônia como se fosse um simples dialeto. Aqui a pena de morte e os maus tratos contra presos são defendidos de forma aberta até por alguns políticos. Incrível, mas só humoristas neste pedaço de Brasil é que são levados a sério.
O fracasso de Rondônia e do Brasil não combina com o status de potência mundial. Até no futebol deixamos de ser fortes. Nos últimos jogos Pan-americanos de Guadalajara no México, por exemplo, ficamos com um pífio terceiro lugar no quadro geral de medalhas bem atrás de Cuba. A ilha caribenha tem apenas seis por cento da nossa população e nos ultrapassou. Para nos consolar, colocaram um jogador do Santos, Neymar, para concorrer ao lado dos grandes atletas europeus ao prêmio de melhor do mundo. Vamos perder feio. O Santos vai perder para o Barcelona de Messi. O futebol jogado por Pelé sempre foi muito inferior ao de Maradona e praticamente só os brasileiros mais otimistas vêem o contrário. A maioria das nossas cidades não tem saneamento básico e a violência campeia em todas elas. A corrupção tornou-se endêmica no país inteiro. Na maioria dos casos, a nossa Justiça só funciona para os pobres. Vários Ministros de Estado já caíram em menos de dez meses. O ENEM foi fraudado mais uma vez. Só crescemos por causa do fracasso dos outros. Se tivéssemos vulcões, terremotos, nevascas ou outras catástrofes climáticas seríamos muito pior do que Sudão, Haiti ou Somália. Status de potência só por enquanto. Sem educação de qualidade e sem planejamento como segurar por muito tempo essa passageira euforia?





*É Professor em Porto Velho.

16 comentários:

Ivanete Souza Queiroz disse...

CONCORDO COM O PROFESSOR NAZARENO. QUERO DIZÊ-LO QUE NEM JESUS AGRADOU A TODOS, IMAGINE VC UM SIMPLES MORTAL. EU TIVE A OPORTUNIDADE DE ASSISTIR UMA AULA SUA, COM DURAÇÃO DE APENAS 45 MINUTOS "EXCELENTE AULA, EXCELENTE PROFESSOR", OCORRIDA EM UM AULÃO PRÉ-VESTIBULAR. ENTÃO, COMO MUDAR O BRASIL SE A EDUCAÇÃO DO NOSSO PAÍS CRESCE A PASSOS TÃO LENTOS. POIS CONFORME 1º "PNE" A META DE Nº 2 FOI AMPLIAR O ENSINO FUNDAMENTAL PARA 9 ANOS. AGORA A META Nº 5 DO NOVO "PNE" É ALFABETIZAR AS CRIANÇAS ATÉ 8 ANOS DE IDADE. QUER SABER A VERDADE? ALGUNS PROFESSORES SABEM DISSO. E MAIS AS ESCOLAS MUNICIPAIS QUE SÃO RESPONSABILIDADE PRINCIPAL DO MUNICÍPIO, NEM TODAS ESTÃO COM A MOBÍLIA ADEQUADA PARA A INCLUSÃO DAS CRIANÇAS DE SEIS ANOS DE IDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL. ESTAMOS NO SÉCULO XXI, É HORA DE MUDAR A CARA DESTE PAÍS, COLOCAR NO CURRÍCULO NOÇÕES DE DIREITO DESDE O 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. CRESCEMOS SABENDO NOSSOS DEVERES, MAS OS DIREITOS QUE SÃO PARALELOS AOS DEVERES FICAMOS ALHEIOS, O QUE FAZ COM QUE SEJA O CIDADÃO HUMILHADO E DESRESPEITADO NA SEGURANÇA, NA EDUCAÇÃO E NA SAÚDE (QUEREMOS SABER ONDE ESTÁ O SANEAMENTO E ÁGUA TRATADA). ONDE FOI PARAR A VERBA DO PAC? NA POEIRA DO VERÃO E NA LAMA DO INVERNO? E OU NOS TAPA BURACOS DOS ASFALTOS?

George Alexsander disse...

Concordo plenamente com o professor Nazareno, o que adianta fazer o que sempre fizemos tampar os olhos para a realidade! devemos acabar com essa estupidez e acordar pra realidade. A situação do BRASIL é precária e esse "status" de potência não durará muito, por que sem educação continuaremos a crescer com o fracasso dos outros países.

Valdemar Katayama Kjaer disse...

Prezado Professor, na verdade, a USP está atualmente entre as melhores - por volta do 80° lugar, se não me engano. É a melhor da América Latina e, talvez, a melhor do Hemisfério sul.

Dayana Valadares disse...

65 no mundo, da última vez que olhei. Não é das piores. Esse Nazareno erra que só.

Clóvis Valadares disse...

Melhorou um pouco, desde aquele ajuntamento de bobagens que escreveu da última vez. Ainda falha pela incapacidade de trazer soluções para o debate.
Nota 4,139.

Gabriel Milhomem disse...

pro policial arriscar sua vida e correr atrás de bandidos 1.600 reais , para o professor tentar dar aula e salvar o país 600 reais para o Neymar chutar uma bola 1 milhão e 500 mil reais .

Marinho Neocrumb disse...

Foram utilizados dados de 2006 (defasados, portanto) para elaboração do citado IDH

CORRETO disse...

Voçê está certo em praticamente tudo.
O Brasil raramente investe algo em educação, saúde, saneamneto básico.
Moro em São Paulo, e observo que apesar dos muitos arranhas céus de minha cidade, há também muitas favelas.
Porém, a nossa cultura e atividade intelectual são na verdade muito fortes.
Não são todos os brasileiros que ligam para futebol, e sinto dizer, mas Pelé é sim melhor que MARADONA.
Bom artigo, mas tem alguns erros.

Ieda Raro disse...

Já se sabe que o Pnud usou os dados de 2003!

Sales Conceição de Melo Nogueira disse...

Caro professor, como sempre seus textos muito bem escritos, porém, falhos em algumas idéias. Não generalize, faça melhor, relativize. Como dizia Comte, pai da Sociologia, na vida tudo é relativo a única coisa absoluta é que tudo é relativo. "Só crescemos por causa do fracasso dos outros." Essa frase é perfeita, só crescemos mesmo por causa da desgraça alheia. A educação é imunda, a saúde nem é possível tecer comentários sobre. Se a região desenvolvida do país é o lixo que é, imaginemos Rondônia que é a periferia da periferia. Viver em Rondônia é muito cruel. Se o cidadão precisa de saúde infelizmente ele não encontra. O máximo que um paciente encontra em Rondônia são esses açougues disfarçados de policlínicas e o açougue mor JP II, eu diria a porta para o Além. A educação é muito fraca em todos os aspectos. O que temos de melhor são escolas que se resumem a preparar alunos para o vestibular ao invés de prepará-los para a vida! Enfim, crescer pelo fracasso alheio é cruel.

Sérgio Kintschner disse...

CARO PROFESSOR NAZARENO, SEU ARTIGO REALMENTE EXPRESSA A SITUAÇÃO VIVIDA PELO BRASIL. FAREI UMA RESSALVA NO QUE TANGE AO FUTEBOL, ESPORTE QUE VEJO QUE O SENHOR NÃO GOSTA OU NÃO ENTENDE. O FUTEBOL BRASILEIRO CONTINUA SENDO O MELHOR, APENAS É MAL ADMINISTRADO. QUANTO A COMPARAR PELÉ COM MARADONA É SIMPLESMENTE RIDÍCULO. VEJAMOS: 1-CONDIÇÕES DO MATERIAL ESPORTIVO USADO POR PELÉ E POR MARADONA. 2- QUANDO MOSTRAM MARADONA, LIMITAM-SE AO GOL CONTRRA A INGLATERRA. PODERIA CITAR DEZ BRASILEIROS QUE FIZERAM GOL MAIS BONITO E NO MESMO ESTILO. JÁ PELÉ TEM MUITOS. 3-MARADONA FEZ, ACREDITO QUE UNS 400 GOLS.PELÉ FEZ QUASE 1300. 4-MARADONA JOGAVA CHAPADO. PELÉ NÃO. SE JOGASSE CHAPDO TERIA FEITO 5000 GOLS. 5-MARADONA É PÉSSIMO EXEMPLO PARA TODOS. PELÉ É UM ORGULHO NACIONAL, REVERENCIADO NO MUNDO INTEIRO. DIAS ATRÁS ESTAVA NO JAPÃO RECEBENDO HOMENAGENS. 6-PELÉ, SEMPRE, FOI CONVIDADO NOS EVENTOS DA FIFA. MARADONA É PERSONA NON GRATA. 7- PARA RESUMIR, ALÉM DE TUDO O QUE O SENHOR CITOU NO SEU COMENTÁRIO, COLOCO MAIS UM DEFEITO DO BRASILEIRO, QUE INFELIZMENTE O SENHOR ESTA ENCAIXADO ENTRE ESTES: FALTA DE AUTOESTIMA, ORGULHO POR TER NASCIDO BRASILEIRO, CULTO AOS NOSSOS HERÓIS. PARA MELHORAR ESTE PAÍS, COMECEMOS POR NÓS.

Raimundo Soares de Lima Neto disse...

Caro Professor, todos os seus textos são críticas construtivas que nos levam a refletir a respeito de uma verdade que muitas vezes estão sendo maquiadas, porém a culpa não é apenas dos governantes. Apontar os defeitos sempre é mais fácil que resolvê-los, concordo em número, gênero e grau no que se refere a educação, contudo, de que adianta ter professores altamente qualificados com QI\'s elevados, como é seu caso,mas que é incompetente para repassar conhecimentos.De que adianta ter um governador médico e a saúde continuar doente? A certeza que tenho é que se as pessoas continuarem sendo manipuladas nunca o poder sairá das mãos dos 10. Dentre todas as classes que formam uma sociedade sábia, os professores foram incumbidos de formarem cidadãos conscientes, pessoas capazes de pensar. De quem é realmente a culpa? Apenas dos nossos governantes, NÃO! É de todos nós, seres medíocres e insensatos que se preocupa apenas com o seu próprio bem estar, quem de nós somos culpados?

Samuel disse...

não me preocupo com o Sr.falando mal da nação, mas gostaria de saber qual problema o Sr.tem com os rondonienses, que até em um comentário nacional tem que falar mal dos potovelhenses,ainda bem que são só os intelectuais que vc conhece que defecam todas as manhãs as suas itelectualidades,como pode um ser \'\'superior\'\'igual a vc falar mal até de quém projeta comentários contra as asneiras que vc tem coragem de publicar achando que é exércicio de intelectualidade,n~ interessa se escrevem certo ou errado, talvez a quantidade de erros de português represente o tamanho da indignação com todas asneiras que vem publicando contra nós rondonienses; só prá constar eu n~ me esqueci da sua comparação das tres caixas d´agua símbolo de nossa cidade ter sido comparadas com três pênis eretos de jumento.....

Rubens Oliveira da Silva disse...

Ótimo texto professor Nazareno. É uma pena que há muitas pessoas míopes, os quais o interpretam erroneamente. Aqueles que preferem viver à base da mentira.

Patrícia disse...

Só não gostei da parte do galo...ficou meio baixo...o resto eu concordo, a coisa nesse país tá feia mesmmo, só tá boa para os corruptos que nos surrupiam.

Anônimo disse...

Olá, professor Nazareno, to passando por aqui, para além de dar uma lida nos seus textos, convidá-lo para novamente participar do FESTCINE AMAZÔNIA, que ocorrerá de 15 a 19 de novembro, no TEATRO BANZEIRO. Haverá, no dia 16, pela manhã, um DEBATE importantíssimo que alerta sobre os riscos dos agrotóxicos na alimentaçao; o tema será O VENENO ESTÁ A SUA MESA, título do documentário de SÍLVIO TENDLER, cineasta que participará do referido debate. As produções de Tendler, são resgastes da memória brasileira e inspiram seus expectadores à reflexão, sobre os rumos do Brasil, da América Latina e do mundo em desenvolvimento.
Convidei a professora Soniamar, que levará seus alunos do turno da manhã. A ESCOLA JOÃO BENTO DA COSTA tem, nos ultimos anos, enriquecido o festival, participando ativamente deste confronto de pontos de vista. Professor, sua presença é importante para fortalecer esta troca de idéias com os jovens porto velhences. Contamos com o senhor.
Carmela Tacaná
carmela.tacana@hotmail.com
A escola vai ao cinema