domingo, 9 de agosto de 2009

Sarney governando "rondonha"? Santo Deus!


Fica, Sarney!


Professor Nazareno*


Há uma campanha nacional em quase toda a mídia pedindo o afastamento ou a saída definitiva do ex-presidente Sarney do Senado. Uma injustiça, um descalabro, uma falta de reconhecimento da nação a este grande brasileiro. José Sarney é o presidente que “nunca governou tão mal tão bem” segundo o humorista Millor Fernandes. De tudo ele já foi um pouco e ocupou quase todos os cargos públicos da nação. Foi aliado de primeira hora dos militares, presidiu a Nova República, esteve com Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e hoje é protegido do Lula e amigo (de novo) do agora senador Collor. Embora seja do Maranhão (a África brasileira), muito dizem que é o contrário: o Maranhão é que é dele. E desde algum tempo, o Amapá também.

Político muito hábil e de qualidade camaleônica insuperável, a biografia deste maranhense não pode ser jogada no limbo da História. Ele é muito igual à maioria dos seus pares. Não está inventando nada nem cometendo qualquer pecado que desabone a sua conduta irreparável, segundo os padrões deste “brasil”. Então por que puni-lo? Por que execrá-lo publicamente? Ele é o político certo, pois representa, e muito bem, o povo que o colocou lá. E não adianta reclamar, já que todos os brasileiros também são amapaenses e maranhenses. Quem irá substituí-lo? Um político honesto? Um político que ouse trabalhar em benefício do povo? Um absurdo já que seria o contrário dos brasileiros, pois somos quase todos, corruptos, ladrões e desonestos.

Sarney é a cara do Brasil e por isso deve ficar. Mas admitindo a bobagem de tirá-lo do poder, ele poderia ser muito bem aproveitado em outros afazeres por este Brasil afora: poderia ser governador de Rondônia, por exemplo. Aqui ele não compraria votos a cem reais, mas a mil, dois mil, três mil reais. Melhoraria a economia local. Poderia ser Prefeito de Porto Velho e quem sabe daria continuidade ao rol de obras inacabadas? Como reitor da Unir, a falida Universidade Federal de Rondônia, talvez ele divulgasse editais de vestibular mais confiáveis e em tempo hábil. Não faria a comunidade de idiota e talvez até nem censurasse livros uma vez que quando foi Presidente do país comandou o fim definitivo da censura imposta pelos militares.

Já como Superintendente da Polícia Rodoviária Federal por estas bandas, “Sir Ney” não veria tantos Bin Laden nem células terroristas em meio a brasileiros honestos. Usaria a filosofia da diplomacia nacional, pois tem experiência nisto. E para não gerar crise institucional, também não usaria liminares caducas para justificar massacres nem tentava recriar “Corumbiara”. José Sarney em Rondônia seria um estadista. Infinitamente melhor do que muitos políticos locais. Por isso devemos defender a sua permanência. Além do mais é um dos únicos políticos que tem cara de hiena comendo carniça e não nos faria tanta vergonha, pois dizem que até Shopping Center particular ele tem. Ilha, todos conhecem: é Curupu no Maranhão. Por tudo isso: FICA, SARNEY!


*É professor na Escola João Bento da Costa em Porto Velho.


4 comentários:

Aline Oliveira disse...

Reinaldo Azevedo
A ordem em Brasília é 'desmoralizar a mídia'
"O triste espetáculo a que se assiste no Senado tem um maestro: Luiz Inácio Lula da Silva."

Anônimo disse...

Gostei muito dos seus dois artigos , eles retratam realidades de um Brasil que necessita fazer uma reciclagem e como o presidente da OAB no Brasil fez, reivindicou a renúncia de TODOS os politicos do congresso nacional, (isso eu vi outro dia no site de noticias do yahoo, não sei se você soube...) agora eu gostaria de aproveitar e deixar uma pergunta pra um dos seus artigos e pro outro vou deixar um comentário,

primeiro; sobre Abunã, o que você acha se aquela região fosse municipalizada? estou com uma impressão que do jeito que está eles vão reinvindicar Girau igualmente Candeias fez com a hidrelétrica de Samuel, acho que isso é possível acontecer e se for o caso, o que você acha?

e o comentário é sobre o 'fico do Sarney', eu colocaria ainda na situação que encontra o seu artigo a idéia também que o senhor aristocrata também não pode sair do poder, ele sabe MUITA coisa que é de asqueroso e podre dentro da politica brasileira que se for o caso dele "rodar" ele tem força pra levar um monte da corja politica brasileira, acho que é por isso que o congresso não está tão convicto para assumir um moviento de retirada do senhor Sarney.

Bem, espero que tenha utilidade os meus comentários e que tenha entendido o qu

Anônimo disse...

Definitivamente..seria uma excelente idéia!!!!!!!!!! heheheheheheh...Sarney tem castelo e Casol tem diamentes dos indios!!! quem será mais honesto??? heheheh

Anônimo disse...

Oi professor. Como o senhor esta? Professor, achei muito boa a ideia de colocar Sarney como governador de Rondônia ou como prefeito de Pvh ou ate mesmo reitor da Universidade desse Antares. Parabéns pelo programa Leitura de Mundo. Um abraço.