sábado, 28 de março de 2020

Covid-19: a culpa é do Brasil


Covid-19: a culpa é do Brasil


Professor Nazareno*
                           
       O mundo está em prantos por causa da pandemia do Coronavírus. Até agora, dia 30 de março de 2020, mais de 720 mil pessoas foram infectadas no mundo inteiro e o número de mortos não para de crescer. E o Apocalipse só começou, pois estes números são “fichinha” diante do que se anuncia: dias sombrios e uma realidade sinistra nos espera. Importantes cidades do mundo estão isoladas e o planeta inteiro está em quarentena à espera do pior. E no Brasil não podia ser diferente. Mas, infelizmente é. Os números desta “Peste Negra moderna” não param de crescer. O líder maior da nação tem se mostrado um verdadeiro idiota: sem nenhum conhecimento sobre o tema, incentiva a população incauta a seguir o senso comum em relação à pandemia. Suas declarações absurdas são risíveis nos quatro cantos do mundo. Somos galhofa de novo.
             Por causa do presidente ignorante, insolente e bronco, grande parte dos brasileiros seguidores dele dão opiniões espantosas e anacrônicas. Dizem, por exemplo, que a culpa é dos chineses, que se intoxicaram ao comer animais exóticos e por isso disseminaram a praga no mundo inteiro. Porém, na Índia se afirma que a culpa por esta catástrofe, é do Brasil e dos brasileiros. Sim, pois aqui se come a “Santa Vaca”, um animal sagrado para aquele povo. “As pessoas do Brasil são incultas, incivilizadas, atrasadas e brutas, pois criam um animal sagrado somente para matar e comer, por isso todos nós estamos sendo castigados”, dizem os hindus. Mas eles só dizem isso por que nunca viram a matança e a quase extinção de tartarugas, tracajás, tatus, cotias, gongos, antas, pacas, capivaras, tanajuras, tamanduás, dentre outras “iguarias” daqui.
            Esse vírus é bruto: praticamente até agora só atacou os países ricos, civilizados, organizados, limpos e com excelentes sistemas de saúde. Não se sabe de sua eficácia e poder de destruição quando chegar a nossa vez e a de países atrasados, pobres e miseráveis. Os “biroliros” da vida, sem nenhum conhecimento sobre o assunto, afirmam que os brasileiros não serão infectados tão facilmente por que “o nosso povo está acostumado a pular dentro do esgoto e nada lhe acontece”. Quero ver essa ladainha ser repetida daqui a um mês ou dois quando estivermos no epicentro da agonia. “A dengue, a malária, o sarampo e a gripe comum matam mais do que este vírus” dizem com certa euforia os incautos eleitores do “Mito”.  E é verdade, mas nenhuma dessas doenças mata tão rápido nem têm a velocidade de transmissão desse novo vírus.
           De qualquer maneira, a recessão e o tombo na economia do país serão fatos irreversíveis. Depois dessa cruel pandemia, o caos será inevitável. Fome, violência, desemprego e outras doenças serão rotina por um bom tempo. Como se já não estivéssemos acostumados com a desgraça num país que só vive falando em crise. Mas sempre foi assim no mundo inteiro. E por aqui não será diferente. Dessa forma, é melhor contar desempregados amanhã do que mortos hoje.      Só que o presidente do país não pensa desse jeito, pois em vez de liderar seu povo, de agregar valores e de buscar melhores soluções e saídas para o caos, fica falando tolices “sem pé nem cabeça” e dividindo ainda mais seus governados. Porém, o “Mito” é uma praga pior do que o Coronavírus: nega a ciência, a OMS, os conhecedores do assunto, os líderes mundiais e o óbvio. Só ele está certo. Só ele é o dono da verdade. Será que o vírus existe para ele?



*Foi Professor em Porto Velho.



Nenhum comentário: