quarta-feira, 10 de abril de 2013

Marco Feliciano: acima do bem e do mal



Marco Feliciano: acima do bem e do mal 

Professor Nazareno*

            O pastor evangélico e Deputado Federal pelo Estado de São Paulo, Marco Feliciano, é um homem santo. Eleito recentemente para presidir a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, ele, sem querer e nem ter a menor vontade, deu início a uma intensa e inflamada polêmica nacional em defesa da família, da tradição e dos bons costumes. Injustiçado por grupos minoritários que inutilmente protestavam contra a sua liderança à frente dessa comissão, esse inconteste líder soube de forma pacífica e muito inteligente, contornar os possíveis obstáculos e enfrentar todas as situações adversas. Feliciano não pode e nem deve sair da Presidência da CDHM da Câmara, pois recebeu por aclamação o voto da maioria dos colegas deputados além de ter sido escolhido em eleições livres, limpas e democráticas para representar os paulistas obtendo o voto de mais de mais 212 mil cidadãos nas eleições de 2010.
       A saída de Feliciano pode indicar um retrocesso na frágil e jovem democracia que o nosso país vive. E isto não seria bom para ninguém. O deputado se submeteu a todos os trâmites legais e respeitou todas as regras do jogo, por isso é merecedor indiscutível do cargo que ora ocupa. Da mesma forma que o senador Renan Calheiros, não pode simplesmente sair porque uma minoria assim o deseja. Ao pastor são atribuídas declarações que teria dado em redes sociais e que são usadas pelos seus críticos como pretexto para apeá-lo do cargo. Dizer que os afrodescendentes são uma raça amaldiçoada por Noé é até possível para quem segue à risca a Bíblia. Óbvio que isto não é nem nunca foi a verdade, mas quantos brasileiros sabem disto? Desconhecer ou omitir propositadamente o colonialismo a que o continente africano foi submetido ou a importância do negro na nossa formação antropológica soa normal para muitos.
            As pessoas precisam entender que nem todos os humanos estão preparados para aceitar o diferente. Talvez por isso suas declarações sobre a união estável e os direitos dos homossexuais tenham incomodado a tanta gente. O papa Francisco também já se posicionou contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Negros, homossexuais e participantes de qualquer outra minoria merecem respeito, assim como também aqueles que seguem determinadas religiões. Além do mais, as contribuições que a Igreja deu ao conhecimento e à ciência não podem ser simplesmente jogadas no lixo. Com a Igreja, aprendemos muitas coisas. Basta ir a um culto ou a uma missa para sair de lá como se a uma biblioteca tivesse ido. São muitas as contribuições dos religiosos e da religião para a compreensão do universo. Sem a Igreja e os seus bons ensinamentos, certamente hoje a humanidade ainda estaria na Idade Média.
            Por isso, entendo que o pastor Feliciano é o nome certo para suceder Dilma Rousseff. Ele ou qualquer outro religioso. Na Presidência, certamente o Estado brasileiro não seria mais laico. Silas Malafaia, Odilo Scherer, Edir Macedo, Valdemiro Santiago e R.R. Soares poderiam ser Ministros de Estado. Teríamos um Estado cristão evangélico que poderia até se revezar com os cristãos católicos. Todos nós ganharíamos. Para deleite de muitos jornalistas de Rondônia, poderíamos até ter um Estado onde não haveria mais política de direitos humanos e minorias. Em vez de Constituição e códigos, todos já ultrapassados, seguiríamos somente a Bíblia e com ela ensinaríamos às futuras gerações como entender de forma clara o passado para viver bem o presente e traçar corretamente o futuro. Música Gospel em vez de samba e retiros espirituais em vez de Carnaval e futebol. Cientistas, poetas, intelectuais, professores, ateus e agnósticos seriam convertidos para melhor servir ao novo Governo. O Brasil seria outro. Então, Fica, Feliciano.


*É Professor em Porto Velho.

40 comentários:

Marinei Macedo disse...

Pastor marcos feliciano tem que ficar na presidência, e Deus ainda colocar o pastor silas malafaia etc.. Pastores que tem autoridades de Deus para Ministrar o nosso Estado. Por que você quer ouvir a voz de Deus? Isso pode soar como uma pergunta boba, mas o motivo por trás de tudo que fazemos é algo muito importante. A Bíblia diz o seguinte sobre a Palavra de Deus: "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração" (Hebreus 4:12).

Vanessa Costa Silva disse...

VEJAM NOSSO PAÍS POR SE GUIAR POR UMA CONSTITUIÇAO É QUE VIVEMOS NESTAS SITUAÇOES NAO TEMOS SAUDE EDUCAÇAO NADA NESTE PAÍS FUNCIONA TEMOS É QUE NOS GUIAR RELAMENTE PELA PALAVRA DE DEUS E SOU TESTEMHNHA DE QUE TODOS QUE SE GUIAM E FORAM GUIADOS POR ELA ENCONTRARAM GOZO E PRAZER DE VIVER MESMO PASSANDO POR NECESSIDADES BASICAS POIS O DEUS QUE ALI NOS FALA NOS DÁ DO MELHOR DESTA TERRA MESMO NAO SENDO O MUITO QUE MUITOS VIVEM E SE DECLARAM INFELIZES POIS EM DEUS ENCONTRAMOS A VERDADEIRA FELICIDADE. DEIXEM O HOMEM TRABALHAR ELE É UM HOMEM DE DEUS. ESTA NAÇAO PRECISA PASSAR POR UMA MUDANÇA MAS O CAPETA NA QUER DEIXAR. MAS QUEIRA OU NAO QUEIRA ELE JÁ ESTÁ DERROTADO E DEUS REINARÁ NESTE PAÍS, TODOS HAO DE VER! É O INICIO DAS MUDANÇAS.

Molino SF disse...

Pastor Feliciano é um homem abençoado, santo, honesto, sincero e merecedor do nosso respeito. A perseguição faz parte da vida do povo evangélico. Ele não será o último a passar por provações e perseguições do povo mundano. :-|

Raquel Lira disse...

Concordo Feliciano e voz de Deus

Fariston Onis disse...

kkkk... É ótimo ver uma piada dessas o professo nazareno vai dormi vai... procura se aposentar pq esse seu texto esta pobre demais ideias sem nexo converte a força as pessoas ao cristianismo jogar fora nossa constituição que foi elaborada por pessoas desde mundo e não imaginário e seguir um livro de ficção então creio que devemos seguir as publicações de Agatha Christie, já que você por tantas vezes nos chamam de menoria em seu texto, prefiro ser da menoria que pensa e tem opinião própria do que ficar com a maioria que se deixa levar por esses textos pobres, são ovelhas mesmo no sentido literário.

Sandra Santos disse...

Cara, tu nao entendeu a ironia nao?

Junior Cavalcante Queiroz disse...

pessoas religiosa são as piores para governa....vc e pobre de pensamento , pobre de cultura e sem noção de pensamento. melhor vc voltar para escola e tenta aprende de novo .....vc e um ditador sem noção.....não tenho mas palavras para descrever vc!!!!!!!!

Johnatan Nunes disse...

O nazareno foi totalmente irônico neste texto amigo, é o jeito dele.

Guilherme Fernandes disse...

Professor Nazareno me surpreendeu com esta crônica... Já li melhores e sem apologia à ditadura!!!

Clóvis Valadares Júnior disse...

Ironia é legal. Mas esse texto é uma confusão de ideias, um balaio de gatos. Nota 4.

Edivaldo Souza disse...

FELICIANO DISSE MAS, DEUS MATOU JHON LENON, E OS MAMONAS.

Carlos Moreira disse...

nem machado nem lima nem sterne. meu paradigma de ironia é esse paraíba miserável. a ironia do fulano já começa no nome. nazareno.

Oliver Brasil disse...

Se o Sr. prefere ser da "menoria" então parabéns! Mas, o problema de vocês, é que: NÃO CONSEGUEM RESPEITAR A OPINIÃO DA PESSOAS... E me chame de heterossexual e cristão por favor... Detalhe: tenho amigos homo, mas, todos pensam e respeitam as outras pessoas.

Oliver Brasil disse...

O problema de vocês, é que: NÃO CONSEGUEM RESPEITAR A OPINIÃO DA PESSOAS... E me chame de heterossexual e cristão por favor... Detalhe: tenho amigos homo, mas, todos pensam e respeitam as outras pessoas.

Francisco Ithamar disse...

Professor, só quem tem uma percepção das entrelinhas escritas neste texto pode compreender o verdadeiro sentido de suas palavras, fui seu aluno e posso afirmar que o que está escrito em seu texto gera uma reflexão profunda sobre como o nosso estado LAICO que está cada vez mais sendo pressionado a não sê-lo. Infelizmente defender nossa opinião gera a insatifação do controverso!!!

Matheus Duarte disse...

É impressionante como a religião ta se tornando o primeiro esporte no Brasil, antigamente se perguntava: Qual time você torce? e hoje perguntam: De qual religião você é ? Eu sou evangélico e não me conformo com as coisas desse mundo. Algum dia irei estudar com o professor Nazareno, espero muito por esses dias...pois sei o quanto terei que estudar.

Osvaldo Anacleto disse...

Se hipoteticamente falando o contexto desse texto progredisse para um nível realístico em todos seus aspectos, certamente as coisas esquentariam tanto, mas tanto que saberíamos o que é inferno. Ao invés disso, se as coisas tomassem rumo inverso e se esfriassem, certamente não saberíamos o que é antártida. Quer saber!!...deixa morno do jeito que está, que a gente vai se ajeitando.

Pedro Dias de Oliveira disse...

nawm esqce ok foi dito as antigo., viram muito em meu nome., dizendo eis aqi jesus.... e para q vcs naw seja enganado consute as escrituras.

Mateus Duarte disse...

Qual time vocês torcem ? ou melhor Qual religião você segui?

Arilane Brandão disse...

PERFEITO PROFESSOR SÁBIA AS PALAVRAS...:D

Rosângela Saldanha disse...

Que o povo deixe o Marcos Feliciano trabalhar,ele ainda nem consegui mostrar sua capacidade independente de religiao todos merecem uma chance, nao sou homofobica mais um homem pode ate se vestir de mulher,parecer mulher mais jamais gerar um filhoe nem mesmo fazer o papel de mae ,acho que uma pessoa nao nasce homosexual mais sim por alguma forma aprende ou passa a gostar da pratica por muitos motivos,pois ja vi muitos que depois de uma certa idade comeca a ter praticas homosrxuais ofalecido glodovil ao ser questionado por nao participar de passeata do orgulho gay ele disse tenho orgulho do que sou e nao do que faco entre 4 paredes,gente vamos deixar o homem trabalhar

Dell Junior disse...

Mas chamar o Marco Feliciano de Santo? homem de Deus... sei não... não acredito nesses homens que prometem milagres, gosto do bom senso e da razão, das politicas sem interesses, da verdade. Marco Feliciano e seus seguidores estão deslumbrados com o poder da terra. essa é minha opinião.

Doni Gelsi disse...

eu sou cristão, lavado e remido no sangue de JESUS.....no meio dessa lama que envolve a pessoa do PR Marcos, a quem eu amo (em CRISTO) antes que interpretem mau!!...ainda não vi os cristão se manifestarem!!!pois de todos os lados só vejo palavras de acusação e maldição uns para com o outro....rsrrs a onde fica o "amai-vos uns aos outros "lembre-se muitos são influenciados pelo aquilo que se vê...o que as pessoas tem visto em você....a palavra diz: "todas as coisas nos são licitas, mais nem todas nos com vem" todas essas coisas que estamos vendo acontecer no mundo em si o homem pode fazer, é direito de escolha dele! agora o resultado disso é ele com DEUS...cabe a nós que nos dizemos CRISTÃO mostrar o caminho através da palavra de DEUS e testemunho de vida, coisa que muitos infelizmente não o faz....principalmente quando se mete a comentar algo na internet...que o SR possa nos dar graça para mudar esse quadro tão terrível que tanto os não evangélicos, quanto os supostos evangélicos tem pintado a respeito do bem mais precioso do mundo, O EVANGÉLIO DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO....lembre-se SENHOR, ele tem sido senhor de sua vida?, somos imitadores de CRISTO?, todas as vezes que vou fazer algo que tenho duvidas, me pergunto, CRISTO faria isso?......você cristão e não cristão, comece a se fazer essa pergunta e você vera mudanças em sua vida....que DEUS vos ABÊNÇÕE....AMEM.

Débora Oliveira da Silva disse...

Gostei!

Dell Júnior disse...

Johnata Johnnis Nunes, será? então esse texto é para intelectuais...

Mario Quevedo disse...

Demorei um pouco para compreender a ironia do texto, em sua parte inicial, e quase larguei pelo meio. Depois, a coisa engrenou. Sou um crítico severo de determinados posicionamentos do Professor Nazareno, apesar de sempre defender o direito dele e que qualquer um a expressar livremente seu pensamento. Até mesmo por questão de coerência: se eu os posso criticar, então é evidente que tenho que concordar com que eles se manifestem. Prosseguindo, depois que "peguei" o timing do texto, adorei. Professor, desta vez estou contigo.

Belzira Shockness Simôa disse...


O erro do ser humano é endeusar pessoas, o único homem santo éi Jesus Cristo, o único homem acima do bem e do mal é o Nosso Deus Todo-Poderoso, pois não há um justo se quer na face da terra, o ser humano, por mais que busque fazer a vontade de Deus, tem que estar sempre vigiando e orando para não cair em tentação, pois nós seres humanos, somos fracos, muitas vezes deixamos a arrogância, o poder, o autoritarismo tomar conta da gente e esquecemos que em tudo temos que procurar sermos humildes, mansos, pacientes, manter o nosso domínio próprio, e eu não vejo isso nesse pastor e nem nas pessoas que o defendem. Só vejo arrogância e religiosidade, que é o que os fariseus carregavam dentro de si, quando Jesus lhes chamou de hipócritas, que por fora eram como túmulos, bonitos e caiados, mas por dentro só podridão. O ser humano muitas vezes é assim, só as aparências, mas o interior é que conta para Deus e não as nossas aparências.

Tito disse...

Oh, Professor Nazareno, o senhor será interpretado como "doido" ou como debochador, pelas palavras que escrevestes! Porém, permita-me dizer que, o que dissestes,principalmente no final do texto, nada mais é o que a Bíblia fala sofre o futuro da humanidade! Ou seja, o "governo" sobre a humanidade será diretamente da parte de Deus, por meio do Seu filho Jesus Cristo e seus Santos, e a Bíblia terá que ser seguida em todos os seus termos durante esse (reinado). Mas esse futuro exclui totalmente o que vivemos hoje! Na atualidade a Bíblia diz que vivemos a merce de um "sistema" de governo influenciado diretamente pelo Diabo (opositor) de Deus. Deus o permite em razão do "livre arbítrio" dado ao homem, ou seja, ilusão é pensar que religiosos, sejam de qual religião for, irá dar um rumo ao governo dos homens do nosso tempo, pois esses governos pertencem a uma força malígna, por hora permitida por Deus para que se cumpram as escrituras sagradas. É óbvio que temos a opção de servir a Deus e sermos mais "felizes" sob sua proteção, mesmo nessa realidade perturbadora em que vivemos, fazendo desse mundo um lugar melhor para viver. Caso contrário podemos fazer como muitos que deixam Deus de lado e passam a perseguir seus anseios e ambições, praticando toda sorte de crimes, e chegando ao ponto de preterir até mesmo a vida de seu semelhante para alcançar seus objetivos. Em fim, a realidade é simples, ou se vive as regras de Deus e vive de consciência sossegada, ou se insere no sistema manipulado pelo inimigo de Deus e com isso traz sofrimento sobre si e os que estão a sua volta.É a penas uma questão de escolha.

Dedo Duro disse...

concordo com a SANDRA foi mesmo uma grande ironia.quanto ao FARINSTON nada contra vc ser homossexual e uma escolha sua e respeito por isso , mas dizer que a BIBLIA e um livro de ficcao vc foi infeliz ao comentar , se cobra respeito deve tambem respeitar ... vc tem sua opiniao eu tenho a minha .... mas acima de tudo respeito por sexualidade religiao crenca ou credo todos merecem respeito..

Denner Afonso disse...

alem de criticar a religião dos outros é um homem desprovido de sabedoria, leia entre as entrelinhas.

Gabriele Ramos disse...

Acho que é melhor VOCÊ voltar pra escola e tentar aprender de novo, porque pelo seu comentário, o que vejo é que você é pobre de pensamento e não conseguiu entender a ironia do texto. O professor Nazareno é um dos poucos que conheço que tem um ótimo pensamento critico e sabe usar perfeitamente da ironia para construir a maioria dos seus textos. È o que meus professores sempre falam '' leiam o texto várias vezes para melhor entendimento dele''. Quando não se entende um texto é natural procurar saber do que se trata !

Fernanda Cavalcante disse...

O engraçado que é uns dizem que o Professor Nazareno é pobre de pensamento e cultura , que ele deve se aposentar kkkkkkkkkk Me divirto

Flávia Carvalho disse...

Com certeza SE a Bíbilia regra para conduta e moral de todo cidadão a realidade seria outra.. bem diferente! Independente de opiniões e "figuras cristãs públicas" a Igreja cristã é ainda a protagonista e maior instituição no resgate de vidas e valores que só trazem benefícios ao ser humano/família e sociedade no geral.

Bruno Santos disse...

G e n i a l.

Marcos Prado disse...

Magnífico!

Uirá Froes disse...

Acordem, o Nazareno foi mais uma vez irônico. No fundo ele quer que o Marco Feliciano SUMA da existência!

AHSUHASHUASUHAUSHAHSUAHSUHASUASUHASHUAS

Melk Castro disse...

Quero pegar esse texto do professor para comentar, pois foi ai que começou a polemica. "Dizer que os afrodescendentes são uma raça amaldiçoada por Noé é até possível para quem segue à risca a Bíblia. Óbvio que isto não é nem nunca foi a verdade, mas quantos brasileiros sabem disto? Desconhecer ou omitir propositadamente o colonialismo a que o continente africano foi submetido ou a importância do negro na nossa formação antropológica soa normal para muitos".
- Acontece que muito pessoas até com um certo grau de formação é ridículo em falar africa, já associa a negro, a maldição de noé sobre Canaã seu neto filho de cão. A ele Canaã e seus descendente a escravidão. Leiam Gen. 9 "o professor devia ter lido..rsrs)
A região dos cananeus descendente de Canaã naquela época eram na região do Egito e Cisjordânia, que por sinal maior parte da população e de branco. Eu acho ridículo associa a africa a negro. Eu me considero negro, mas vejo a contribuição dos negro aqui no Brasil foi lamentável. Nossos antepassado foi trazido a força e escravizado e sofremos até hoje. "Lembrando que a maldição de Noé sobre canaã foi até a terceira e quarta geração". a Bíblia explicar isso. É só ler.
Brasil! aqui é democracia. O próximo presidente deve ser quem o povo eleger.

João Batista disse...

Não sou contra nenhuma religião. Sei que existe católicos e evangélicos honestos, trabalhadores, enfim, pessoas de bem. Sei também, que existe muitos picaretas. Infelizmente, são minoria. Quanto ao Pastor Feliciano, não vejo nele nenhum Deus. Está muito longe disso. Particularmente, não tenho nada contra gays e lésbicas. Se o homem gostar de outro homem, problema dele. Se uma mulher gostar de outra mulher, problema dela. Não concordo é com casamento. Casamento é sagrado. Deus quando fez o mundo colocou somente Adão. Viu que não estava legal, que o homem não estava feliz. Por isso, colocou também uma mulher, Eva. Acho que o nosso povo deveria se preocupar com coisas mais importantes. Se preocupar com a corrupção e a matança desenfreada dos "menores".

Arthur Aguiar disse...

Não sou uma pessoa que reconhece ironia rapidamente, mas ta difícil encontra-la no seu comentário. O meu reconhecimento de sarcasmo ta enferrujado ou vc realmente quis dizer isso? ^^ P.S.: Antes que me interpretem incorretamente, eu sou aluno do Nazareno e reconheci a ironia do seu texto...

Molino SF disse...

Arthur Aguiar; você pode descobrir se usei de ironia e sarcasmo em relação ao pastor Feliciano, vindo nos visitar aqui na Assembleia de Deus da sucupira c/ Três e meio. Posso renovar pessoalmente o que disse e lhe pedir provas contrárias ao que mencionei no texto da matéria. O fato de você ser aluno do Nazareno não o faz especialista em detectar sentimentos em textos como deveria. Você sim usou de muito sarcasmo ao me fazer a referida pergunta. PS. VENHA NOS VISITAR AOS DOMINGOS A PARTIR DAS 19:00hs.