sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Candidatos deviam se unir por Porto Velho



Candidatos deviam se unir por Porto Velho



Professor Nazareno*


Durante o primeiro turno das eleições municipais de Porto Velho, o candidato derrotado Mário Português afirmou em um debate o óbvio sobre a nossa cidade: “Isto aqui se parece com uma favela”, constatou diante das câmeras. Vários outros candidatos se enfureceram e quase partiam para as vias de fato. A verdade, em qualquer circunstância, dói e muito. Porém, só um cego ou idiota não perceberia que o português estava falando a mais pura verdade. E a culpa é de todos nós que moramos nesta capital. Culpa dos moradores e também das autoridades que sempre elegemos ou fomos obrigados a aceitar na nossa administração. Desde 1914 que a cidade só recebe “tranqueiras” para lhe administrar. Parece até uma maldição. O Prefeito que entra sempre é pior do que o que sai. Porto Velho tem talvez o pior IDH dentre as capitais do país. A qualidade de vida aqui é muito inferior a Porto Príncipe, capital do Haiti, pós-terremoto ou então pode ser comparada a muitas cidades miseráveis da África subsaariana.
Porto Velho é uma cidade tão deplorável, imunda, sem infraestrutura e bagunçada que um Prefeito só não vai conseguir administrá-la corretamente nos próximos 04 anos. Por isto, quem deveria ganhar era “LINDOMAR NAZIF” ou então “MAURO GARÇON”. Já que eles dizem que amam Porto Velho, deviam se unir para melhor administrar a cidade e colocar como secretários todos os outros candidatos a Prefeito que não foram para o segundo turno, uma vez que todos eles receberam muitos votos e tinham excelentes propostas para tirar a capital dos rondonienses do eterno buraco em que ela sempre viveu. Até a Fátima Cleide dos viadutos inacabados devia ser convidada. Só não podia ser chamado o Roberto Sobrinho nem o PT e muito menos os outros Prefeitos anteriores que transformaram tudo isto aqui em um caos, em uma das piores capitais do país, sem saneamento básico, sem arborização, sem água tratada.
Assim, não teriam que pagar dívidas de campanha nem precisariam rifar a administração municipal com quem lhes deu apoio, já que não estariam de “rabo preso” com ninguém. Como muitos dos vereadores eleitos já disseram que vão legislar para as suas bases apenas e virar as costas para a cidade, fica a pergunta: se Garçon e Nazif vivem jurando amor a Porto Velho, por que não aceitam este desafio? Os interesses dessa cidade deveriam estar acima das intrigas partidárias e das picuinhas interesseiras de grupelhos que veem a política apenas como um simples jogo de interesses. Infelizmente este segundo turno só vai dividir ainda mais a sofrida população deste lugar e daqui a 04 anos “vai estar tudo do mesmo jeito”, só que com algumas poucas pessoas mais ricas e influentes do que deveriam. O que será que os filhos e eleitores daqui acham disto? Por que não se cria esta corrente em benefício da cidade?
Como muita gente sabe, talvez eu não tenha razões suficientes para gostar desta terra, já que “não sou daqui e nem vim para ficar”. Mas me impressiona muito o marasmo e o comodismo dos filhos de Porto Velho, dessas minhocas que ainda se comovem com promessas políticas e jamais exigiram dos candidatos o compromisso de se administrar bem a cidade onde nasceram e em contrapartida todo o Estado onde vivem, já que, com raríssima exceção, um filho da terra jamais administrou a capital e o Estado. Viver bem em Porto Velho e com qualidade de vida é algo que todos nós que aqui moramos, pagamos impostos e estamos criando os nossos filhos devíamos ganhar de presente das autoridades que elegemos a cada dois anos. Ao contrário disto, o que vemos cotidianamente é a roubalheira se instalar nos órgãos públicos e o nosso suado dinheiro ir para o ralo da corrupção, da incompetência e da bandalheira. Até o nosso meio ambiente foi estuprado sem dó nem piedade. E o que ganhamos em troca? Os falsos viadutos?
Lindomar Garçon devia chamar o Dr. Mauro Nazif, ou o Dr. Mauro devia chamar o Garçon para acertar os detalhes dessa fusão política para o bem da cidade onde moram e querem administrar pelos próximos quatro anos. O poder de escolha do povo continuaria sendo respeitado: o mais votado representava a Prefeitura ou metade dela e o menos, cuidava da administração da cidade e da outra metade, numa espécie de Parlamentarismo tupiniquim. Porto Velho teria dois Prefeitos ao mesmo tempo. Com quase 30 mil votos, a petista Fátima Cleide assumiria qualquer secretaria do município, assim como o Pastor Aluízio Vidal com mais de 12 mil sufrágios, a tucana Mariana Carvalho com 41 mil, o Mário Português com os seus quase 38 mil, o Dr. José Augusto com mais de seis mil votos e até o Mário Sérgio e o Waltério Rocha com os seus poucos votos seriam os futuros secretários da capital de Rondônia, já que todos só queriam o progresso, o desenvolvimento e a felicidade do povo desta cidade.
Isto por que as propostas do Dr. Mauro Nazif não são melhores do que as do Lindomar Garçon nem as do Garçon são melhores do que as do Dr. Mauro. Ambos têm propostas boas, fictícias e mirabolantes que certamente transformariam a provinciana, suja e fedida Porto Velho na Paris, Londres ou Milão dos trópicos. Porém, já se sabe que cidade vamos ter daqui a quatro anos. Suas promessas de campanhas políticas não passam de engodo, de enganação para se ganhar os votos dos simplórios e indolentes eleitores. E o pior é que todos eles sabem disso: que é impossível cumprir todas as apostas feitas. E certamente para a desgraça desta capital, ganhará aquele que souber enganar melhor a população, aquele que mentir de forma mais profissional e convincente. No entanto, sem o compromisso dos dois candidatos com a sofrida Porto Velho e com a sua gente, sem a união séria em seu nome, todos nós daqui vamos perder. De novo.






*É Professor em Porto Velho.

7 comentários:

Anônimo disse...



VANESSA COSTA SILVA -
NAZARENO OTIMA REPORTAGEM, JA COMENTEI AQUI E ACHO QUE HÁ UMA MALDIÇAO NESTA CIDADE QUE DEVEMOS EXPURGA-LA PRA SEMPRE DAQUI. SOMOS UMA CIDADE RICA POREM SEMPRE MAL ADMINISTRADA PELOS QUE SE ELEGEM SEJA PREFEITO OU VEREADORES E O POVO SIMPLES SEMPRE CAEM NAS PROMESSAS DESTES CANDIDATOS QUE SE ELEGEM SO PARA ENRIQUCIMENTO DELE E DE SUA FAMILIA DIGO ISTO PÓIS VIM PRA CÁ AINDA ADOLESCENTE COM MEUS PAIS DE MINAS E HOJE APOS 30 ANOS A CIDADE SE ENCONTRA PIOR DO QUE ANTES. POIS NADA FOI FEITO PARA SERMOS UMA CIDADE DO FUTUTO CONTIUAMOS SEM AGUA SEM ESGOTO SEM SAUDE SEM RUAS SINALIZADAS E LIMPAS ASFALTADAS SEM ESCOLAS BOAS PARA NOSSOS FILHOS E OUTRA PAGAMOS CARO PARA TERMOS OS SERVIÇOS QUANDO TEMOS. NAO HUOVE NENHUM COMPROMISSO DOS PREFEITOS QUE AJUDEI A ELEGER E NAO VEJO UMA LUZ NO FIM DO TUNEL COM ESTES DOIS ANTIGOS CONHECIDOS DE PORTO VELHO COMO VOCE MESMO DISSE DAQUI A 4 ANOS VAMOS CONTINUAR VENDO NOSSA CIDADE DO MESMO JEITO OU TALVEZ PIOR, COMO DISSE MARIO NENHUM DOIS VALEM NADA. POR ISSO ANULAREI MEU VOTO.

ermesson alves

SAMUEL SEU IGNORANTE...será que você não consegue perceber o sarcasmo como forma de protesto nas palavras do nobre prof. Nazareno? Vai aprender a interpretar texto. Parabéns Prof. Nazareno pelo belíssimo texto!

samuel
como o Sr.bem disse em seu comentário que não veio pra ficar em pvh espero que no fim do mandato do próximo prefeito vc já tenha ido escrever seus comentários jocosos lá na sua terra natal......

Comentários

Anônimo disse...

WAGNO BATISTA DOS SANTOS
faço minha,as palavras do professor NAZARENO.e confesso q o pior cego é aquele q não que ver o q estar em sua frente ou não quer admitir.
Postado por MARIA LUIZA
Esse senhor é professor em Porto Velho? Ele diz não ser daqui e não ficará aki? Nos acusa de não fazermos nada? O que ele tem feito? Ainda bem que sei onde ele leciona, pois quero meus filho bem longe desse senhor... Como uma criatura quem vem matar a fome aki faz uma analise conjuntural tão absurda como essa? Ele é professor de que matéria mesmo? Gente, as coisas não tão a mil maravilhas, não. Isso é verdade, mas a forma rancorosa como esse senhor fala de Porto Velho e das pessoas daqui. Eu nasci e me criei aki meu senhor a 39 anos, e sou consciente do que tem de bom e de ruim aki. Infelizmente, o ruim são pessoas: políticos, cidadãos comumuns e professores que como o Senhor, Nazareno, não conseguem visualizar o lado bom das coisas. Vejo que é melhor o senhor arrumar suas malas e tratar de sair logo daqui, como um rato, que é o primeiro a abandonar o navio quando as coisas ficam ruim. Com certeza não tem feito nada, inclusive procurar conhecer, como professor, a história política dos pretensos legisladores e executivos desta cidade. Pra falar tanta m...Ou então se enforca. O senhor parece está muito infeliz!!!!
Postado por PAULO DA SILVA FERREIRA
Realmente só existe SANEAMENTO BÁSICO NO CENTRO DE PORTO VELHO, porém a m.... vai direto para o Rio Madeira.

Postado por CARLOS
Porto Velho está parecendo um lixão. Esse prefeito conseguiu deixar a cidade na lama, na merda e tudo de ruim.Ta a cara do PT, Inácio Azevedo, Roberto Sobrinho,Fátima Cleide, bando de incompetentes.

Postado por FLORPRUBRA@HOTMAIL.COM
Concordo com que esta escrito nesta materia,excluindo o mario da Indu que prometia as latas de leite e os cincoenta reais,avaliando o que diz os candidatos na midia,eles deveriam procurar conhecer a cidade que querem administrar, desculpe-me Dr Mauro mais so testemunho de que a ultimna vez que houve saneamento básico em Porto Velho foi na gestão de Francisco Paiva trazido pelo saudoso governador Jorge Teixeira de Oliveira nos meados de 77 e não 1910 outro fator é que alguem que chega em um Estado com uma mão na frente e outr ha 28 anos em minha análise é muito pouco tempo para já possuir 24 anos de vida pública,pois como sabemos para que este fenomeno ocorra a pessoa tem que ter co9nhecimento e dinheiro para obter e4spaço legislativo ou executivo.Se não queria um portugues de 40 anos de rondônia, porque um turco de 28 pensem e vote.

CASTRO disse...

Acho legÍtima a revolta do nobre professor quanto a cobrança por direito básicos como falta infraestrutura que em Porto Velho de fato deixa muuuuito a desejar. É público e notório que as administrações não tem tido competência e vontade política de resolverem problemas recorrentes que tem prejudicado sobre maneira a imagem de Porto Velho. Acredito que está na hora de Porto Velho pensar grande e para isso todos nós moradores seja nascido aqui ou que vieram aqui morar e até mesmo os não vieram aqui para ficar, cobrar de uma forma mais contundente as autoridades constituídas que administrEm a Cidade com mais responsabilidade e respeito. Um exemplo de falta de vontade da população foi quando a Cidade toda teve seu asfalto que já não era bom quebrado por uma Empresa e foi recuperado de forma inadequada e hoje está afundando tornando a aparência da via horrível e ninguém faz nada e fica por isso mesmo. O que é pior, ninguém sabe pôr que quebraram, prá quê que vai servir, como beneficiará a população, ou seja, ninguém informa, o MP se cala e os Governos se fazem de mortos e a vida continua. O dinheiro para prover toda a Cidade de Porto Velho com infraestrutura (água e esgoto), são proveniente da compensação das usinas. A obra gigantesca está quase acabando e os administradores de Porto Velho estão sendo incapazes de realizar tão importante obra para a população. De fato professor, chaga a ser revoltante. Neste quesito concordo plenamente com a sua opinião. Devemos admitir que não há cobrança, ação, revolta, briga por parte da população em exigir os seus diretos. Logicamente que a proposta de colocar todos os candidatos no mesmo saco para administrar, na minha opinião geraria o caos. Imagina a fogueira de vaidades que seria. Mas concordo que temos que ter um choque de gestão para sairmos deste marasmo. Porto Velho está perdendo uma oportunidade ímpar de se tornar uma Cidade melhor. Infelizmente parece que o tempo vai passar e a impressão que tenho é que ficaremos na mesma. Que tal fazemos um movimento tipo “PORTO VELHO INFRAESTRUTURA JÁ”.

Daniel Barbosa de Souza disse...

INFELIZMENTE O COMENTÁRIO DO PROF NAZARENO EXPRESSA A MAIS PURA VERDADE, EMBORA INSISTIMOS EM NÃO ADMITIR. CHEGUEI EM PORTO VELHO EM 1973, PORTANTO ME CONSIDERO FILHO DESTA ABENÇOADA TERRA. MAS POUCA COISA MELHOROU DE LÁ PARA CÁ, E MUITA COISA PIOROU. QUANTO AOS DOIS CANDIDATOS NOS RESTARÁ A DIFICIL ESCOLHA DO MENOS PIOR DOS DOIS. AMBOS SÃO POLÍTICOS ANTIGOS E NUNCA FIZERAM NADA POR ESTE RINCÃO.INFELIZMENTE.

Marcia Regina · Letras -UNIR disse...

Excelente reflexão!!!Moro na Zona Leste. Conheço parte da zona Leste. posso falar com propriedade...qdo o candidato Mário Português disse" isso aqui parece com uma favela" concordei com ele, Porto Velho está abanonada!!!! Só não vê quem não quer: falta tudo para que a população tenha qualidade de vida!!!!falta TUDO..TUDO..TUDO.

Luiz Filho disse...

É prof. Suas palavras até parecem bonitas, que pena que é mais um falastrão, mais uma vez falando mau de nossa cidade. Faça criticas construtivas, sem denegrir o povo que são daqui, como vc afirmou, não é daqui, é mais um forasteiro que veio ganhar a vida aqui e depois vai embora, com o nosso dinheiro, falastrão de má figa.....

Ana Paula Albuquerque disse...

rimeroÉ a maldição de porto Velho!
todos os Portovelhences morrem sem ver a imunda cidade se transformar em um lugar digno para a moradia de seres humanos . pois já caminha para os cem anos, e o que acontece é o mesmo de sempre, os Ladrões políticos roubam todo o dinheiro que seria investido na melhoria da cidade.