sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Vamos pesquisar estes temas, garotada!





Sugestões de temas para a Redação do ENEM: (pesquisar e desenvolver)
  
            O tema da redação do ENEM em geral procura abordar um assunto relacionado a acontecimentos atuais no país. Geralmente é um problema nacional. Como exemplo o tema de 2008 que foi sobre a preservação da Floresta Amazônica, um fator que tem relação direta com as causas do aquecimento global (assunto muito discutido atualmente). Em 2009 foi um tema filosófico e versava sobre a questão da ética (O indivíduo frente à ética nacional). No ano passado, o tema foi "meio sociológico": (O trabalho na construção da dignidade humana). Procure estar ‘antenado’ aos temas atuais de grande polêmica e impacto no país e/ou no mundo. Fatos ligados ao aquecimento global tendem a ser cada vez mais abordados em provas de vestibulares e temas de redações. Você pode procurar saber a opinião do seu professor de português ou redação sobre o assunto, ou também pesquisar os temas das redações de provas anteriores tanto do ENEM como também de outros vestibulares para ter uma base dos assuntos mais abordados neste ano de 2011. É claro que estes temas sugeridos podem não ser o tema da Redação, mas a pesquisa deles ajudará e muito na realização do tema que de fato aparecerá na prova. Quando o indivíduo lê um determinado tema, quando faz uma boa pesquisa, alguma informação fica retida em sua mente e ele consequentemente aumenta a sua leitura de mundo e consegue fazer o "link" com o tema solicitado. Então, vamos lá. Sejamos uma “mãe Diná” e boa sorte para todos nós. Sucesso, galera Classe A e galera JBC.


01.   Violência doméstica: Lei Maria da Penha.

02.   Situação da Reforma Agrária no Brasil: O MST e a luta pela posse de terra. Os mártires do campo: Chico Mendes, Dorothy Stang, Ezequiel Ramin e tantos outros mártires.

03.   Turismo sexual e prostituição infantil: um grave problema nosso.

04.   A situação dos índios no Brasil: a Funai e a política indigenista.

05.    O Petróleo e a extração na camada Pré-sal: como se beneficiar desta riqueza?

06.   MSN, Orkut, twitter, blogs, downloads, e-mail, Hotmail: novas formas de comunicações no mundo tecnológico.  As conseqüências para o jovem que usa a internet. Escravidão tecnológica: por que não conseguimos mais viver sem a internet e o telefone celular?

07.   A nova regra do acordo ortográfico: valeu a pena uma vez que o próprio Portugal protestou? Quem leva vantagem?

08.   Como salvar vítimas de uma epidemia como a gripe Suína em meio ao caos na saúde pública brasileira?

09.  O sistema de cotas nas universidades brasileiras: justiça ou humilhação?

10.  Consumo consciente: uma solução para o combate à grande produção de lixo.

11.   Etiqueta urbana: como conviver bem na sociedade.

12.   Diante de tantos problemas sociais, de tanta corrupção e desmandos, como anda a auto-estima do brasileiro? Será que já estamos precisando de uma nova Constituição para encarar estes problemas?

13.   A corrupção na política brasileira: um mau exemplo para a sociedade.

14.   Redução da maioridade penal: uma solução para o combate à violência? A adolescência na linha de frente do crime: de quem é a responsabilidade?

15.   Voluntariado: será essa a receita para mudar o Brasil?

16.   Casamento entre pessoas do mesmo sexo: fim do preconceito por parte do STF?

17. O Novo Código Florestal: quem leva vantagem? Como produzir sem devastar ainda mais?

Nenhum comentário: