sábado, 10 de setembro de 2011

Onze de Setembro: os Estados Unidos são inocentes?




Onze de Setembro: Uma Década sem Arrogância


Professor Nazareno*
           

Pode até parecer ironia, mas o mundo ficou infinitamente melhor depois dos ataques às torres gêmeas nos Estados Unidos há exatos dez anos. Única superpotência do planeta após o fim da Guerra Fria, os norte-americanos mereceram todo o sofrimento imposto pelo fundamentalismo islâmico naquele fatídico dia: “quem semeia ventos, colhe tempestades”. As autoridades, a sociedade e os Governos daquele país, durante toda a História, nunca colocaram em prática uma política externa que não fosse apenas para defender os seus próprios interesses. Ficaram ricos, muito ricos mesmo impondo sofrimento aos quatro cantos do mundo. Praticamente não há um único país ou região do planeta que não tenha sido vítima do tacão desse maldito povo a exemplo das duas Guerras Mundiais, a Guerra Fria, a Guerra da Coréia, a Guerra do Vietnã dentre outras.
Nestes dez anos, no mundo inteiro há muito que se comemorar. A arrogância e a prepotência, tão comuns entre os nossos “primos do norte”, praticamente caíram por terra. Além do mais, a reação aos acontecimentos serviu para dar um empurrãozinho a mais na derrocada do país. Hoje os Estados Unidos não são nem a sombra daquela poderosa nação do final do século passado. Falaram que gastariam “apenas” 50 bilhões de dólares para vencer o terror. A conta já chega a quase quatro trilhões de dólares, ou seja, 80 vezes mais ou duas vezes e meia todo o PIB do Brasil. Invadiram o Afeganistão e o Iraque, mataram até agora cerca de 900 mil pessoas, mais de 300 vezes os mortos dos ataques de 2001, estão metidos em dois atoleiros sem fim na Ásia, envolveram outros países e podem ser responsabilizados também pelos ataques a Madri e Londres.
A cantilena dos muitos idiotas que defendem com unhas e dentes que os Estados Unidos foram as grandes vítimas do Onze de Setembro, uma vez que morreram quase três mil inocentes, cai totalmente por terra quando se observam as atrocidades cometidas pelas Forças Armadas norte-americanas em países pobres que foram injustamente invadidos e tiveram parte de suas populações morta e dilacerada pelos bombardeios da mais poderosa máquina de guerra do planeta. O massacre sistemático de pessoas inocentes em vilarejos perdidos, a arrogância na prisão de Abu Ghraib no Iraque e o desrespeito a toda e qualquer forma de direitos humanos aos presos de Guantánamo dão a exata dimensão da maldade e da crueldade que o Governo e os militares norte-americanos impuseram a pessoas que apenas julgavam serem culpadas.
Mas a opinião pública ocidental, controlada pelos interesses capitalistas dos Estados Unidos, assegura de forma convicta e tenta inclusive incutir a idéia de que o World Trade Center foi uma grande covardia, uma espécie de Pearl Habor moderno e que o mundo inteiro deveria prestar condolências aos norte-americanos. Tolice, eles apenas colheram o que plantaram durante muitos anos no mundo inteiro. Essa sua colheita maldita é resultado de suas próprias ações e eles deviam saber disto quando se envolveram, treinaram, armaram e foram os responsáveis diretos pela criação de gente da espécie de um Saddam Hussein ou de um Osama Bin Laden. Quando foi interessante, usaram essas pessoas a seu bel prazer para apenas satisfazer suas vontades. Por isso, não podem reclamar: “quem dorme com cachorros, amanhece com pulgas”.
As emissoras de televisão, assim como grande parte da mídia, criam noticiários tendenciosos, inventam mini-séries, fazem programas sensacionalistas, entrevistam pessoas e autoridades, divulgam depoimentos, deslocam seus correspondentes, festejam a data e espalham a idéia equivocada de que o povo norte-americano é de índole boa e que foi a grande vítima do fundamentalismo terrorista. Claro que a verdade não é esta. Nunca foi. Durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, eles pressionaram o Japão até a exaustão e não deram outra opção aos japoneses senão atacar as ilhas havaianas e depois venderam ao mundo a falsa idéia de que eram as vítimas. Mataram covardemente mais de duzentas mil pessoas com os ataques nucleares a Hiroxima e Nagasaki e declararam cinicamente que fizeram isso para evitar a morte de pessoas. Como precisavam do petróleo do Mundo Árabe e não mantinham boas relações com alguns países da região, criaram as guerras contra o terror apenas para justificar a odiosa permanência no Oriente Médio e movimentar a sua poderosa indústria bélica. Por tudo isso, o Onze de Setembro veio numa boa hora e pode ser um marco positivo na nossa História: o começo do fim de mais um império. A serpente do mal teve uma de suas cabeças arrancadas e o ódio antiamericano no mundo pode criar outras datas como esta.




*É Professor em Porto Velho.

44 comentários:

Edelvan Menezes disse...

Bem, meus pêsames aos 3000 mortos de 10 anos atrás do terrível atentado as torres gêmeas (World Trade Center) . Agora respondam-me, será que alguém deu os devidos pêsames o que aconteceu em 6 de agosto de 1945, exatamente as 8:15 da manhã? e será que alguém lembra do dia 9 do mesmo mês e ano? será que alguém lembra das 140.000 pessoas mortas, com mais de 66 mil pessoas contaminadas? E sera que alguém se lembra que, ironicamente, a mesma nação que está recebendo esses "pêsames" hoje, foram os que causaram essa atrocidade em Hiroshima e Nagasaki? Se se lembram minhas queridas pessoas, eu fico pensando e deixo cada um com sua consciência, para mim fica em duvida se realmente essa nação, merece os meus devidos "Pêsames". Bom domingo e tenham um ótimo 11 de setembro.

Comentário retirado do blog da Soniamar

Mário Luiz Silva Menezes disse...

Talvez se o professor Nazareno tivesse um pai uma mãe ou um filho entre os mortos não achasse que o mundo ficou infinitamente melhor, nenhuma mudança jamais deve existir através, pela ou por causa de guerras ou atos de terrorismo...

Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

Paulão da Silva disse...

PARABÉNS PROFESSOR NAZARENO....SEU PENSAMENTO ESTÁ PERFEITO.O IMPÉRIALISMO AMERICANO JÁ FEZ MUITA GENTE SOFRER. APESAR DE ACREDITAR QUE TUDO AQUILO FOI ENCENAÇÃO DO LOUCO DO W.BUSH PARA DECLARAR GUERRA AO ORIENTE MÉDIO.

Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

Felipe Serra disse...

Parabéns pelo texto professor!Quando tudo aconteceu ficamos pasmos diante do que vimos e,confesso, nunca tinha parado para pensar no outro lado da questão e, de repente seu texto fez-me perceber o quão ignorantes somos, pois realmente os EUA já mataram e cometeram atrocidades muito maiores que o onze de setembro.Se por um lado nada justifica por outro devemos perceber o quão atingidos foram àqueles que cometeram tal atrocidade em 11 de setembro.Mais uma vez parabéns pela percepção que traz em seus artigos,pois se em muitas vezes o criticamos é porque não queremos enxergar o que há por trás das ações e você tem o poder de mexer nas nossas entranhas e nos mostrar àquilo que não queremos ver.

Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

Osvaldo Anacleto disse...

Parabéns pela coesão, positiva e corajosa matéria, que de forma direta realística e com conhecimento de causa externa o pensamento de muitos mundo afora. Que haja uma reflexão de todos principalmente os americanos; os cegos que não querem enxergar...

Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

Álef Moraes disse...

Como é que um Professor pode falar isso? O Mundo Ficou infinitamente melhor? Que isso? ficar feliz com a morte que milhares de pessoas que perderam suas vidas de uma forma tão horrível! Senhor é um Babaca falando isso! Preste mais atenção no que o senhor escreve! E ensina aos seus alunos!

Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

Sérgio Kintschner disse...

PARABÉNS PELO TEXTO. FAÇO MINHA AS PLAVRAS DO LIO E DO KAINÃ, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE AOS ATENTADOS EM HIROSHIMA E NAGASAKI, O JAPÃO JÁ ESTAVA DE JOELHOS, FOI APENAS UM TEXTO DA EXTENSÃO DA PONTÊNCIA DESTRUTIVA DA NOVA ARMA QUE HAVIAM CRADOS.


Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

Wilson Bonfim disse...

Pra quem já chamou o sobrinho de JK da amazonia! isto é pouco.

Comentário retirado do facebook

Igor Caúla disse...

Que falta de respeito, só faz vergonha a classe dos professores...

Comentário retirado do facebook

Igor Caúla disse...

Sinceramente, como vc tem inveja de americano, vai pra Cuba mano, talvez lá vc se encontre....


Comentário retirado do facebook

Raimundo Holanda disse...

Caro amigo, essa matéria é o cumulo da ignorancia, como pode alguem consentir que essa porcaria fosse publicada.

Comentário retirado do facebook

Thiago Afonso disse...

Quanta ignorancia por parte de uma pessoa só... pior de tudo é que eu ainda faço midia para esse idiota Nazareno.

Comentário retirado do facebook

Thiago Ferreira - Lavras, Brazil disse...

E colheram pouco, guerras e mais guerras visando o interesse deles (americanos). Tetaram impor em diversas nações o capitalismo, dai a guerra fria. Quem são eles pra decidirem pelos interesses de cada nação? A guerra, a maldade, são como um imenso boomerang. Feliz 11 de Setembro América.

Comentário retirado do facebook

Willian Cardoso disse...

Concordo com a Valéria, o texto foi direcionado aos governantes Americanos. É bem verdade que este suposto 'atentado' é só mais uma farsa americana pra poder cobrir os seus podres como nação capitalista, existem documentários que comprovam isto. Infeliz foi quem perdeu seus familiares nas torres, feliz foi os EUA que conseguiram implacar uma mentira bem contada.


Comentário retirado do facebook

Thiago Afonso disse...

A tah então, se for por "vingança" ta valendo matar 3.000 pessoas... presta atenção guria, o cara fala que o mundo se tornou um lugar melhor depois do 11 de setembro, se você botara sua cabecinha de estudante de esquerda oca para funcionar vai sacar que ta concordando com uma besteira.

Comentário retirado do facebook

Valéria Pereira disse...

O professor Nazareno apenas defende que os Estados Unidos colheu o que plantou, mataram os seus da mesma forma que eles mataram terceiros. A ignorância é de quem não tem capacidade suficiente para entender sem levar para o lado pessoal.

Comentário retirado do facebook

Márcio Nogueira disse...

Parabéns ao professor Nazareno, e com toda certeza, aqueles que o criticam são os mesmos que tem a cabeça acoplada a televisão, deixando seus pensamentos fluírem do senso comum, do senso emotivo publicado pelas mídias. Com toda certeza é o tipo de assunto que não está no cotidiano deles. Parabéns mesmo, só tomemos cuidado para não sermos confundidos como terroristas.


Comentário retirado do facebook

Aline Kendrick disse...

Aline Kendrick · Logan, Utah
Professor imbecil e mais imbecil ainda eh quem concorda com ele!

Comentário retirado do Facebook

Ricardo Araújo disse...

HIROSHIMA É O CORRETO...

Thiago Afonso disse...

eu ainda nao consegui engolir aquele texto dele sobre rondonia.

Igor Caúla disse...

Thiago Afonso eu não li,mais se seque a mesma linha,creio que não perdi nada...

Valéria Pereira disse...

A " cabecinha de estudante de esquerda oca " aqui, sabe ler e entender muito mais do que muitas pessoas que precisam agredir verbalmente terceiros, para mostrar que tem razão. Analise bem, os Estados Unidos apenas sofreu as consequências de seus próprios atos e com isso inicia a sua decadência por se acharem os "DONOS DO MUNDO", que podem fazer o que quiserem!!! Infelizmente isso custou a vida de tantos americanos e que ainda não se compara ao numero de vidas que os EUA tiraram, pensando apenas dos seus próprios interesses.
O professor Nazareno tem toda a razão o mundo ficou melhor e ficará mais ainda!
e também, condordo plenamente com o que foi dito aqui pelo Thiago Ferreira " A guerra, a maldade, são como um imenso boomerang ", tudo isso esta voltando para os EUA e isso causará a sua queda!

Comentário retirado do Facebook

Nick disse...

Ao Sr. Wilson - PGE SEDUC que fez o comentário aí no facebook à respeito de JK,me parece que apesar de trabalhar na SEDUC não entendeu o texto do prof Nazareno sobre o "JK da Amazônia",na verdade àquele texto era pura ironia,ao contrário,ele só criticava o prefeito.Texto que muitos leram e entenderam como "elogios".Parece que os comentaristas ainda não aprenderam a ler os textos do prof Naza,aconselho uma leitura mais atenta.Quanto ao texto de HOJE é uma boa reflexão,afinal ficamos chocados somente com ações imediatas e nunca olhamos e/ou percebemos o que veio antes disso.Parabéns Professor!

Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

Josemar Freire Botelho disse...

O senhor Thiago Afonso chamou o articulista de ignorante e idiota. Claro que o professor Nazareno pode até ser tudo isto e mais um pouco, mas a questão que estava se discutindo era a opinião contida no texto e não o autor. Precisamos discutir a obra e não o autor. Da mesma maneira, outros internautas dsicutem o autor e não o conteúdo dos textos apresentados. Acho que ignorante, idiota e outros adjetivos publicados caracterizam mais quem não entende o que ler e parte para ataques pessoais baixando ainda mais o nível do debate. A própósito, não concordo com o que escreveu desta vez o professor embora tenha já apreciado muitos outros textos deles. A sua escrita provoca ira e revolta em muitos leitores. por que será? Igor Caúla e Raimundo Holanda, idem: chamam o autor de ignorante sem ao menos conhecê-lo. Ir para Cuba ver o que? o texto não revela absoluitamente nada sobre a questão. Precisamos aprender a ler melhor para evitar escrever asneiras. Parabéns professor por mais este texto, embora, repito, não concordo integralmente com ele.

Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

Eliane Zanferrari disse...

Parabéns professor por este ótimo texto, a verdade dita com propriedade de quem pesquisa a verdade, verdade também que em nome do "terrorismo armas químicas", para cada vítima dos ataques do 11/09, morreram 300 pessoas no oriente médio, sendo que boa parte deles eram crianças e civis inocentes cerca de 60%, isso mesmo........será isso justiça?

Comentário extraído do Facebook

Lio Macedo disse...

Ricardo Araújo, parece que você é americano e fala Inglês. Na Língua Portuguesa não existe o dígrafo SH, portanto a forma em Português é mesmo Hiroxima com X. A forma com SH também é correta, mas não para nós. Um abraço.

Comentário retirado do Facebook

Thiago Afonso disse...

"O professor Nazareno tem toda a razão o mundo ficou melhor e ficará mais ainda!" - cara, nao da para conversar com gente assim, xiita. O 11 de setembro foi só a ponta da lamina para uma serie de mortes e ataques em nome de Deus e em nome de "honra", hoje em dia nao se entra na europa livremente, nao se entra nos E.U.A livremente, todo metro tem o receio de um ataque, todo momento tem uma nova ameaça... e vc ainda concorda que o mundo se tornou um lugar melhor... é para rir mesmo. Você não precisa ter pena do Estados Unidos, você não precisa apoiar o terrorismo, você pode tomar uma posição mais humanitária e ver que os dois lados estão errados e que a porrada do mais forte sempre vai doer mais.

Comentário retirado do Facebook

Joadi Lacerda disse...

Ahh entendi, então vamos todos virar terroristas e fazer justiça. Temos que matar muitos norte americanos para compensar os civis que eles mataram.
Até o seu Madruga já dizia, "a vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena".

Comentário retirado do Facebook

Joadi Lacerda disse...

Código de Hamurabi?

Paulo Andreolli disse...

Muito Bom Prof Nazareno. Mandou bem...

Comentário retirado do Facebook

Airton Linhares disse...

Não sei se é porque tive a honra de ser aluno do Seu Naza, mas compartilho a mesma opinião que este grande professor. E assino embaixo quando ele se refere ao ataque de ao Japão, na 2ª Guerra Mundial. Algo totalmente desnecessário e que vitimou mais de 200mil inocentes. Cadê que é lembrado?

Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

João Paulo Prudêncio, jornalista disse...

Professor Nazareno este texto fiou ótimo, pena que a mídia que serve ao capitalismo e a guerra dramatizou o atentado como uma tragédia novelesca, sendo que não passou de guerra, ataques e contra-ataques de guerra, sem vítimas e sem heróis, apenas Guerra!

Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

Kruger Darwich Zacarias disse...

Como sempre o professor Nazareno é de uma lucidez ímpar. Excelente matéria.

Comentário retirado do site www.rondoniadinamica.com.br

Igor Caúla disse...

Depois de ler tanto comentário contra os EUA vamos fazer o seguinte, boicotem todos os produtos americanos gente, e torce pra eles quebrarem e ai que vai ser o nosso líder, que sempre tem um, em quem vocês votam.No alemão, no japonês, no italiano, no Fidel, e aí quem vcs vão escolher?

Comentário retirado do facebook

Sérgio Kintschner disse...

CARO RONALD TERÁN, SOU CATÓLICO E AFIRMO QUE OS ISLAMISMO É UMA RELIGIÃO EXTREMAMENTE CORRETA E TOLERANTE, NO QUE TANGE A RELIGIÃO. DEVERIA CONHECER, ALIÁS, TODOS NÓS DEVEMOS COMENTAR SOMENTE O QUE CONHECEMOS, MELHOR O ASSUNTO PARA DEPOIS FAZER UMA OBSERVAÇÃO DESTAS.AS MAÇÃS PODERES ESTÃO EM TODAS

Sérgio Kintschner disse...

REPITO QUE GURDADA ALGUMAS POSIÇÕES EXPRESSADAS PELO PROFESSOR, CONCORDO PLENAMENTE COM O TEXTO.INFELIZMENTE AS PESSOAS SÃO CONDICIONADAS A VER SOMENTE O QUE LHES É MOSTRADO, DEMONSTRA FALTA DE DICERNIMENTO SOBRE O MUNDO LÁ FORA. DEVEMOS SAIR DE NOSSO MUNDINHO E BUSCAR CONHECER A HISTÓRIA REAL DO MUNDO ANTES, PRINCIPALMENTE, DE CRITICAR AS PESSOAS. CAROS MARIO LUIZ E ALEF, COMO DIIA MAURO BETTIN: "PARA PENSAR NA CAMA ANTES DE DORMIR" SE VOCÊ ACHA QUE COM GUERRAS NÃO SE RESOLVE NADA, GOSTARIA DE SABER SUA OPINIÃO SOBRE OS 900 MIL MORTOS NO AFEGANISTÃO E NO IRAQUE, VOCÊ SABIA DISSO? SOBRE AS MORTES, AINDA NÃO COMPUTADAS NA LÍBIA, SOBRE AS MORTES, NAS GUERRAS DA CORÉIA E DO VIETNÃ, NÃO SEI O NÚMERO EXATO, SOBRE OS FATOS REAIS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, POR EXEMPLO O TEXTE FEITO COM A BOMBA ATÔMICA SOBRE A CABEÇA DOS JAPONESES, QUE JÁ ESTAVAM DE JOELHO E COM A RENDIÇÃO PRONTA, ASSIM OUTRAS GUERRAS QUE OS ESTADOS UNIDOS SE "METEREAM" SEM NADA TER A VER COM O CASO. VERDADEIROS GENOCÍDIOS, NÃO QUE EU ACHE QUE O POVO NORTE-AMERICANO MEREÇA SOFRER PELOS ATOS DE SEUS GOVERNANTES, MAS ALGUÉM TEM QUE PARA ISSO UM DIA.SE NÃO FOR POR AMOR, QUE SEJA PELA DOR.

Joaquim Trindade disse...

Já vi vários articulistas discorrer sobre esse tema, mas o nobre Prof. Nazareno foi longe demais em culpar o povo civil, mulheres e crianças dos Estados Unidos por serem culpados de serem agredidos. eu não sou fã de muitas politicas externas do GOVERNO americano, mas dai achar que a solução é fazer o que foi feito é demais, todas as gerras produzidas pelos estados unidos devem ser avaliadas, separada e nunca por pacotes, pois cada guerra aconteceu em épocas diferentes, e é preciso muito tempo e espaço para discorrer sobre esse complexo tema; Mas os atentados de 11 de setembro nunca deveria ser motivo nenhum de orgulho para ninguém, porque se os E.E.U.U. são vilões, não sera agredindo-o que se resolvera o problema, no máximo que se consegue fazer é trazer a opinião publica a apoiar uma guerra, como aconteceu, agora se aguerra foi justa ou não ai é outra discussão.
Esse é o típico assunto que deve se debater sem ideologia, pois envolve vidas de seres humanos, mulheres, crianças e homens civis.

Tammy Moraes disse...

Todos se abraçam, dão as mãos em volta do local onde já estiveram as torres gêmeas, vestem camisetas e a mídia cai em cima, querendo enfiar goela a baixo dos telespectadores que quem vemos na tv são apenas uns coitadinhos que perderam entes queridos. Morreram pessoas inocentes? Sim, assim como em outros atentados que os EUA fizeram em inúmeros outros locais. Sinto muito por essas pessoas que se foram nesse atentado, assim como também sinto por todos os civis que já estiveram ou estão no meio desse "fogo cruzado". Não suporto nem o herói Capitão América, quanto mais defender os EUA numa situação dessa, onde claramente era de se esperar que algum dia algum louco acordasse e resolvesse fazer algo contra "os donos do mundo".

Vagner disse...

concordo com vc Tammy Moraes

Mário Sérgio disse...

É verdade
Vitimizam os EUA, sendo que isso é um fruto da politica militarísta externa que ele implantou p com os outros países
Também concordo com a Tammy Moraes

Matheus Leoncio disse...

É bem verdade que se compadeça pelas vidas ceifadas no 11 de Setembro, mas não há quem se compadeça das vidas ceifadas pela nação vitimada que é o EUA. No entanto é incompreensível que mesmo após ler esse texto, muitas pessoas continuem com a visão de um cavalo, mostrando-se presas fáceis do golpe americano. Contudo "cabeça oca", "idiota", "imbecil" todos somos, mas alguns são simplesmente ignorantes.

Emanuelle Carvalho Pontes disse...

As vezes não queremos acreditar o que está "debaixo do pano", mas essa é a pura verdade. Os norte-americanas estão mais preocupados com sua própria satisfação moral do estado.A ocorrência desse fator teve origens históricas, mas os Norte-americanos não enxerga isso e acha plenamente que são os verdadeiros "inocentes" por conta desse atentado. É claro, que foi uma perda e tanto para os 2.996 mortos naquele atentando, mas me responda, não foi uma perca da quantidade de mortos no bombardeamento de Hiroshima e Nagasaki? Então,foram a cerca de 140 mil em Hiroshima e 80 mil em Nagasaki e fora sendo algumas estimativas consideravelmente mais elevadas quando são contabilizadas as mortes posteriores devido à exposição à radiação. Pois é, o que está sendo discutido nesse momento e que os nortes-americanos são realmente os verdadeiros culpados, eles apenas "Colheram o que plantaram" por todos esse anos.
E esses textos Professor nos ajuda muito a pensarmos melhor,para não sermos tão hipócrita para não enxergar isso.

Anônimo disse...

pra quem discorda da verdade q o prof. escreveu aqui um video ( p/ abrir um pouco a mente dos atrasados):
http://www.youtube.com/watch?v=DAZc6EYEutM
Fahrenheit 11 de Setembro
Documentário produzido por Michael Moore, que ganhou um prêmio no Festival de Cannes em 2004.

Rafael Júlio disse...

Poucos tem a capacidade mental de ler o texto e levar em conta que o imperialismo americano matou muitas pessoas inocentes e ainda duvidar do que o mesmo e capaz de fazer isso e muito mais,como na Segunda Guerra Mundial onde os EUA mataram mais de 200 mil pessoas "inocentes" sendo que o Japão já estava preparando a carta de rendição.Então abram suas medíocres "cabeças" que o 11 de setembro não foi nada comparado ao 9 de agosto de 1945.