terça-feira, 13 de abril de 2010

...E a COE fez uma coisa boa...dá para acreditar?


As lições da C.O.E.


Professor Nazareno*


A COE é a Companhia de Operações Especiais, um dos ferozes tentáculos da Polícia Militar do Estado de Rondônia. Como uma espécie de polícia de elite, ela é especializada em ações que exigem um maior preparo de seus integrantes. Temida por grande parte da população porto-velhense, esta companhia tem um retrospecto nada abonador em termos de respeito aos direitos humanos. Conhecida por sua truculência e brutalidade foi responsável entre outros absurdos pelo massacre de Corumbiara, fato que enlameou ainda mais o nome de Rondônia no Brasil e no mundo inteiro quando há 25 anos, numa questão fundiária resolvida de forma amadora, irresponsável e inconseqüente, 12 pessoas foram sumariamente mortas entre elas crianças e também alguns integrantes da própria corporação.

Neste ano eleitoral de 2010, a COE volta aos noticiários, só que agora de uma maneira bizarra e totalmente inusitada: por três vezes consecutivas ela entra em ação usando a sua mais poderosa arma: spray de pimenta. Primeiro foi num pacato jogo do campeonato rondoniense de futebol quando usou o produto nos jogadores do Genus. Não deu outra, manchetes nos principais sites de notícias da Europa e na mídia do mundo inteiro. Depois, na tentativa de invasão do palácio Presidente Vargas em Porto Velho quando professores em greve tentavam entrar na sede do Executivo estadual. E mais recente, pela terceira vez a COE usa a “arma apimentada” para conter a fúria de parlamentares locais numa tentativa de reintegração de posse de um terreno na periferia da capital.

Por ser acostumada a dissolver motins à base da porrada e do cacete muitas vezes sem levar em consideração a questão dos direitos humanos, acredita-se que no quartel da companhia todos os integrantes são deficientes físicos: faltam-lhes cérebro e coração e sobram músculos e que por isso o “Teleton”, programa conhecido da televisão brasileira, devia atuar fortemente lá pelas bandas do Jardim Eldorado. Porém não há como negar que a atuação da soldadesca desta corporação no terceiro episódio principalmente, não tenha servido para alguma coisa. Além de ser um belo espetáculo ver políticos apanhando da polícia, o fato desencadeou uma espécie de fúria nos integrantes dos Poderes Legislativos Municipal e Estadual. E por isso, resolveram mostrar serviços à população.

Enquanto os vereadores se reuniam para debater sobre a delicadíssima questão fundiária do município e também a atuação da própria COE no episódio, o Poder Legislativo estadual, na pessoa do Deputado Alexandre Brito, solicita do Comando Geral da Polícia Militar, que proceda com urgência novas instruções aos responsáveis pelo uso deste equipamento, visando não se criar mais tumultos, revolta e até mesmo comprometer a saúde das vítimas do referido produto. Ou seja, “quando a pimenta arde nos nossos olhos”, providências são tomadas com a maior brevidade possível. Gostaria que os filhos destes deputados fossem estudar nas escolas públicas do Estado ou então eles tivessem que se submeter, como a maioria da população o faz, ao precário sistema de saúde bancado pelo Estado.

Dessa forma, providências seriam tomadas para resolver os problemas gravíssimos nestas áreas. A educação seria mais valorizada e as filas para receber atendimento médico talvez nem existissem. Já pensou um deputado ou outra autoridade qualquer deste Estado numa enorme fila de um Posto de Saúde para receber uma senha e ser atendido três ou quatro dias depois? Ou então mendigando uma vaga numa escola pública da periferia onde o lixo, a sujeira e a falta de segurança são fatos comuns? Por tudo isto devemos compreender que a ação da COE veio em boa hora e que Deus faça com que os “sprays de pimenta” não se acabem tão cedo. Mesmo sem saber, por absoluta falta de cérebro para isso, a PM e a sua truculência podem ter trazido benefícios para toda a população.



*O Professor Nazareno leciona em Porto Velho.


6 comentários:

Natanael disse...

milll claps claps ...ótima redação *-*

Prof Valdeci Ribeiro disse...

Professor Nazareno, precisamos urgente de um compêndio de suas obras!!!!

Valdemar Neto disse...

Eita...dessa a vez a violência até funcionou para alguma coisa. kkkkkkk

Anônimo disse...

espero que o senhor aida possa dar aula para min segunda professor.otima redaçao.

Anônimo disse...

E VAI CONTINUAR ASSIM MESMO A EUCAÇÃO EA SAUDE. POIS ESSES VAGABUNDOS CORRUPTOS SO PENSAM NO BEM DELES NOS O ´´POVÃO´´ SO TEMOS QUE TER ESPERANÇA QUE UM DIA IRA MUDAR ESSA HISTORIA. OS PROFESSORES MEREÇEM MUITO MAIS QUE ESSA GRATIFICAÇAO DE 200 REAIS E POR QUE ELES SO GANHAM ISSO E FAZEM TANTO PELA EDUCAÇÃO. ENQUANTO OS POLITICOS QUE SO ROUBAM E GANHAM TANTO AINDA QUEREM MAIS AUMENTO.

Anônimo disse...

E VAI CONTINUAR ASSIM MESMO A EUCAÇÃO EA SAUDE. POIS ESSES VAGABUNDOS CORRUPTOS SO PENSAM NO BEM DELES NOS O ´´POVÃO´´ SO TEMOS QUE TER ESPERANÇA QUE UM DIA IRA MUDAR ESSA HISTORIA. OS PROFESSORES MEREÇEM MUITO MAIS QUE ESSA GRATIFICAÇAO DE 200 REAIS E POR QUE ELES SO GANHAM ISSO E FAZEM TANTO PELA EDUCAÇÃO. ENQUANTO OS POLITICOS QUE SO ROUBAM E GANHAM TANTO AINDA QUEREM MAIS AUMENTO.