terça-feira, 3 de setembro de 2024

Lula abandonou Rondônia

Lula abandonou Rondônia

 

Professor Nazareno*

 

            Rondônia e a sua capital Porto Velho vivem dias sufocantes neste verão de 2024. Uma nuvem de fumaça tóxica resultante das queimadas na floresta amazônica toma conta da pior cidade do Brasil desde o final de julho. Há mais de um mês, portanto, estamos aqui respirando monóxido de carbono e outras substâncias cancerígenas e altamente prejudiciais à saúde humana e nenhuma autoridade, nem local, nem estadual, nem federal, faz alguma coisa para diminuir o nosso sofrimento. Até hoje, início de setembro de 2024, não se ouviu qualquer pronunciamento de nenhuma dessas autoridades. O presidente Lula deveria exonerar sumariamente a sua ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a acreana Marina Silva. Somos hoje, pouco mais de 1 milhão e 700 mil brasileiros que estamos sofrendo sem governo de espécie alguma quando o assunto é qualidade de vida.

            Fomos abandonados à própria sorte por todos esses governantes. Por causa da densa fumaça, o nosso precário aeroporto está fechado há mais de 15 dias nos isolando ainda mais do restante do país. O rio Madeira sumiu no meio da fumaceira. Hospitais de Porto Velho e de outras cidades do Estado estão lotados de velhos e de crianças principalmente. Rondônia vive uma situação de terra arrasada. Quem precisa de um cessar-fogo não é somente Gaza lá no Oriente Médio. Rondônia precisa urgentemente que as autoridades políticas decretem também um cessar-fogo por aqui. É preciso parar o fogo na Amazônia e principalmente em Rondônia. Essa fumaça tóxica vai nos matar rapidamente, assim como o coronavírus matou durante a Covid-19. Lula, mande as Forças Armadas defender pelo menos o povo da Amazônia, já que toda a região foi abandonada.

            Quando os índios yanomamis estavam sofrendo, o senhor foi a Roraima visitá-los. Por que não vem a Rondônia junto com a sua ministra Marina Silva? Traga todo o seu governo para respirar o mesmo ar que nós estamos respirando em Porto Velho. As autoridades daqui já lavaram as mãos faz tempo. O prefeito de Porto Velho e o governador Marcos Rocha parece que estão cegos diante do caos e da catástrofe iminente. O Dr. Hildon está mais preocupado é em eleger a sua candidata nas próximas eleições. Não fala nada de providências para a cidade que ele jurou um dia cuidar. Os deputados estaduais, os deputados federais, os três senadores, todo o poder Judiciário, o Ministério Público estadual, o Ministério Público federal, as secretarias de meio ambiente estadual e municipais, o IBAMA, o ICMBio, Polícia Federal. Enfim, onde estão todos esses órgãos?

            Presidente Lula, ministra Marina Silva, eu até entendo que os senhores podem estar chateados com Rondônia por que aqui quase todo mundo é bolsonarista, da direita e da extrema-direita. Mas por favor, somos brasileiros e devíamos merecer respeito e atenção dos senhores”. Aqui nos causa nojo, asco e repugnação ver os sete candidatos a prefeito e mais de 400 candidatos a vereador pedindo voto na televisão como se nada de anormal estivesse acontecendo. De um modo geral, os políticos “não estão nem aí” para o sofrimento do eleitor. E isso antes das eleições. Lula parece estar mais preocupado com Nicolás Maduro e a Venezuela, enquanto o STF debate questões relacionas a Elon Musk. E Rondônia, não merece nada de atenção das autoridades federais? Vi a FIERO e a OAB local falarem “um pouquinho” sobre essa fumaça e só. Sei que muitos rondonienses estão asfixiados e sufocados, mas têm medo de abrir a boca. Por que abandonaram a Amazônia?

 

 

*Foi Professor em Porto Velho.

Nenhum comentário: