domingo, 1 de maio de 2016

Nova onda conservadora



Nova onda conservadora


Professor Nazareno*



            A Guerra Fria já não existe mais. A briga ideológica entre Capitalistas e Comunistas praticamente virou fumaça no início dos anos 1990 com o fim da URSS e o “triunfo” do regime capitaneado pela livre iniciativa dominado pelos Estados Unidos e pelas potências ocidentais. No Brasil, que já vivia ares de plena democracia desde o fim da Ditadura Militar em 1985, os novos governos, depois do impeachment de Fernando Collor, buscaram com relativo sucesso implantar a política neoliberal: menos Estado e mais iniciativa privada. Fato este interrompido temporariamente com a eleição e reeleição do petista e “esquerdista” Luís Inácio Lula da Silva a partir de 2002 e também a eleição e reeleição de Dilma Rousseff do PT para sucedê-lo. Em 502 anos de história nunca este país tinha sido governado tanto tempo por setores mais progressistas.
            Porém, com a roubalheira do PT e a sua notória incompetência para governar o país, a Direita conservadora, após perder quatro eleições seguidas perdeu também a  paciência e resolveu aplicar “um golpe” usando desta vez o Congresso Nacional e os políticos direitistas. Antes, em 1964, usara os militares, que puseram os tanques nas ruas e iniciaram uma truculenta fase de 21 anos, que ficaram marcados na História com prisões, exílios, torturas, censura à mídia, perseguições e assassinatos de opositores. Sem perspectivas de chegar de maneira mais rápida ao poder pela via democrática do voto e de eleições livres, os reacionários repetem a História como farsa. Talvez inconformados com a partilha da pilhagem petista aos cofres públicos e com o ostracismo a que estavam sendo submetidos ultimamente, resolveram apressar as coisas.
            O Brasil vive hoje, infelizmente, uma nova onda conservadora. O Congresso Nacional, que está na iminência de derrubar em definitivo uma presidente eleita com mais de 54 milhões de votos, é quem dá as cartas no novo cenário político nacional. A Câmara dos Deputados, onde a maioria dos “nossos representantes” está enrolada até a alma em denúncias de corrupção e toda sorte de desmandos, ainda é presidida por Eduardo Cunha, que dispensa quaisquer comentários e que na prática será o vice-presidente da República com a saída da nossa presidente. Ali, criou-se um terreno fértil para as investidas dos setores mais reacionários do país como a bancada BBB (Boi, Bala e Bíblia). E motivos não faltam para “temer” estes parlamentares. A adoção da pena de morte e a redução da maioridade penal, por exemplo, estão entre os seus vários projetos.
            Pior: a adoração pura e simples a deputados como Jair Bolsonaro, um dos muitos que votaram pelo impeachment da presidente Dilma, chega a meter medo nos setores mais liberais da nossa sociedade. Defensor de torturadores como Brilhante Ustra, ele tem demonstrado em suas falas posições que defendem a misoginia, o racismo, a homofobia, a xenofobia, o ódio e a intolerância pura e simples às minorias. E por tudo isso é aplaudido publicamente. Tem, segundo pesquisas recentes, cerca de dez por cento das intenções de voto dos eleitores brasileiros. Se o Senado não tirar a presidente nos próximos dias, setores da Direita o farão de qualquer jeito. E quase toda a mídia, com seu “jornalismo lambe-botas”, que sempre a caracterizou, dá o empurrão final. O Brasil, sétima economia do planeta, está numa encruzilhada terrível: ou deixa uma presidente leniente com ladrões e corruptos ou entrega o poder a reacionários também corruptos.



*É Professor em Porto Velho.

6 comentários:

Claudinei Recco disse...

É Professor, este assunto é tão sério que é até dificil trata-lo com Irônia, não é mesmo! gostaria que escrevesse sobre a onde crescente que prega a neutralidade no ensino escolar, ou seja, nada de falar mal do sistema, todo mundo robotizado!

Paulo Rogério José disse...

Professor Nazareno, homem culto, concordo plenamente contigo e o que mais vemos nos tempos atuais da democracia é que tanto os radicais de direita como os da direita são desiquilibrados e causam até medo nos cidadãos de paz.
Desde a presidente que foi guerrilheira ou terrorista como denominam alguns passando pela professora de crianças que se dispõe a guspir, urinar e defecar publicamente sobre fotos de seus adversários até os intolerantes Jean Wyllys e os Bolsonaro da vida, entendo que o caminho do meio pregado por Gautama Siddhartha é ainda o mais sensato porque busca o equilíbrio.

Edilson disse...

Como de praxe, os textos do Ilmo. Professor é digno de deferências, assim como suas observações e críticas sempre pontuais. Se fosse eu um magistrado e o texto supra uma petição, certamente receberia — por mim — um deferimento parcial, por conta da parte em que o Discente assevera no texto que "com a roubalheira do PT e a sua notória incompetência para governar o país, a Direita conservadora, após perder quatro eleições seguidas perdeu também a paciência e resolveu aplicar “um golpe” usando desta vez o Congresso Nacional e os políticos direitistas". Primeiro que não há golpe em curso. Segundo que os congressistas (de direitas e de esquerdas) estão ali para defenderem os interesses do povo. Terceiro, o rito adotado no processo (pelo menos até agora) não se desviou uma vírgula da CF/88. E mais, alardear um golpe onde uma presidente se ausenta do Planalto e do País com comitiva Diplomática aos EUA, e deixa o Vice no seu lugar, não me parece característica de que um golpe procede. Se assim fosse, no mínimo a viagem seria uma fuga para se exilar e deixar o decreto assinado e as forças constitucionais avisadas, pois não?

Keliton Tavares disse...

Nós, que somos mais antigos e acompanhamos de perto as criminosas ações dos Militares que golpearam a Democracia em 1964, estamos apreensivos. Sabemos o que se pode esperar de crápulas como o senador médico/pecuarista de Goiás, com os pastores/saqueadores de crentes, bem assim com os bolsonaros da vida, que não possuem qualquer resquício de humanidade. Só enxergam sei próprio umbigo. Pior, boa parte desses políticos que compõem o bloco BBB são, na verdade, teleguiados por grandes empresários e outros grupos de interesses excusos da nação, que não gostam, nem um pouco, de ver o povo mais humilde sendo contemplado com alguma melhoria. Lembro bem da fala de Aécio, logo após sua derrota no pleito passado: - Vamos fazer a Dilma e o PT sangrar até a última gota... A Direita brasileira entrou firme, aproveitou o arroubo do tucano mineiro perdedor, e deu no que deu: Faz mais de ano que o Congresso nada produz de bom, engessando o país. E a Dilma (com seu PT lalau) não teve forças (nem moral) para impedir o golpe que está por ser concretizado. E o Supremo? Vomito, toda vez que vejo o coronel das Alagoas dando as cartas naquela casa de maioria adestrada.

Moacir Figueiredo disse...

Não concordo com as baboseiras que Bolsonaro fala, entretanto, defendo seu direito de se expressar, senão vejamos: THCE GUEVARA e STALIN estão relacionados na lista dos maiores sanguinários do planeta, juntamente com outro carniceiro chamado Mao Tse tugn Poo Poti, hitler Gengis Khan etc, e diariamente se vê idiotas com a camisa do primeiro e outros mais idiotas ainda pregando e fazendo apologia aos regimes que os demais comandaram a ferro e sangue. Por outro giro, acham lindo pais e mães saírem às ruas, acompanhado de filhos menores, pregando a liberação da maconha e outras coisitas mais. Onde reside então a perfídia do deputado bocorrento ??? A democracia e a liberdade de expressão são dádivas somente para os integrantes da "esquerda caviar" ?? Por que não se proíbe o uso da Foice e do Martelo, que representam uma trsite história de carnificina na antiga União soviética. Por que se permite o uso de cruzes como síbolo religiosa se ela também foi usada na Inquisição para torturar e matar milhares ??

Telma Rodrigues disse...

Gostei do comentário do Sr. Figueiredo! Colocou o crápula BOLSONARO na mesma lista de Adolf Hitler e outros bandidos que a história eternizou como párias. Bolsonaro não é apenas um grande idiota. Está na contramão do atual curso da maturidade social. Que seja contra gays, a gente entende. É enrustido...e deplora a si mesmo e a seus iguais(embora isso já caracteriza crime). Mas daí a achar que mulheres são inferiores aos homens, aí já é demais. Revela sua pequenez de caráter e cultura. Deve ter sido parido por uma porta. O incrível é que ele possui um enorme rol de seguidores (eleitores e admiradores), notadamente o pessoal que usa farda. Mas, enfim, como sabiamente diz o Sr. Figueiredo, há que se respeitar opiniões adversas. Porém, não podemos aceitar que um congressista externe ideias criminosas, achando que tudo está bem...