quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Macaquinhos no teatro dos CUpins



Macaquinhos no teatro dos CUpins

Professor Nazareno*

            Depois do falso terremoto que teria sacudido a cidade de Porto Velho e causado “sérios danos” aos seus belos viadutos e ao Espaço Alternativo, a notícia de maior repercussão ultimamente, no entanto, veio de fora. Foi a apresentação da peça teatral “Macaquinhos” no Teatro do SESC em Juazeiro do Norte lá no longínquo Ceará. Baseada no livro “O povo brasileiro” de Darcy Ribeiro, a polêmica peça envolve nove atores, que dentre outras coisas, ficam em cima do palco cutucando e cheirando a BUNDA um do outro. A plateia delira e fica em êxtase. Porém, os fiscais de CU alheio espalhados pelo Brasil não gostaram da performance artística e desabafaram sua ira nas redes sociais. Sem entender absolutamente nada de arte, muitos internautas de Rondônia disseram que mexer no TOBA do outro não pode ser considerado nada artístico.
            A peça Macaquinhos deveria ser apresentada em Porto Velho. Primeiro por que a cidade é um verdadeiro ÂNUS, então combinaria. Se o Brasil fosse um corpo humano já se sabe qual o órgão que Rondônia representaria. Porto Velho seria pior ainda: ficaria localizado no FIM DA TRIPA GAITEIRA, o ESFÍNCTER ANAL. Uma capital repleta de obras inacabadas, sem água potável e sem rede de esgotos só pode ser comparada mesmo a um FIOFÓ. Lixo, podridão, fedentina e carniça espalhada no meio das ruas, a “capital das sentinelas avançadas” fede muito mais do que qualquer FURICO. Isso sem falar nas últimas decorações natalinas a que a cidade foi covardemente submetida. Além do mais, a referida criação é a síntese do povo brasileiro: levando no RABO e cantando alegre e feliz. Aqui é todo mundo botando no FRESADO do outro sem acanhamento.
A peça não é imoral como muitos pensam. Imoral e indecente é a nossa política partidária. Existe algo mais ridículo do que a bancada BBB do Congresso Nacional? E o PMDB, o PT e outras indecências? Alguém vai jurar que Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados é um cidadão íntegro e probo. O Mensalão e o Petrolão são bem piores do que qualquer BUFANTE e quase ninguém reclama de nada. A Câmara de Vereadores de Porto Velho e a Assembleia Legislativa do Estado, por exemplo, não são instituições que possam ensinar moral e ética a ninguém. Imoral, fedorento e abominável é o aumento, de novo, nas contas de energia elétrica e também a novela dos transportes coletivos de Porto Velho e a corrupção e roubalheira escandalizada do dinheiro público que parecem até coisas legais, decentes e moralmente aceitáveis.
Num país com hábitos culturais exóticos como o Brasil onde 92,5% não costumam ir a exposições de arte, 91,2% não vão a espetáculos de dança, 88,6% não frequentam teatro, 80,6% não vão a shows e mais de 70% não leem livros é absurdo e totalmente descabido e inconsequente se fazer crítica a qualquer peça teatral. Alguém pode até dizer que há dinheiro público patrocinando estes artistas. E de onde sai o dinheiro que banca os nossos políticos? Rompimento de hidrelétricas em Porto Velho, terremoto fictício, e agora uma peça teatral bolinando o ORIFÍCIO DA MALDADE dos outros. Ninguém devia se preocupar com o RETO alheio nem com mentiras e invenções tolas quando se têm tantas coisas mais importantes para se discutir em todo o país. Não assisti à peça, mas acho que ela vai ficar “ANOS” em cartaz. O BUTICO do próximo sempre foi algo artesANAL. Quem não se lembra da famosa EXPO-CU de Paris?




*É Professor em Porto Velho.
 

Nenhum comentário: