domingo, 30 de agosto de 2015

A “ameaça” da amiga Bolívia




A “ameaça” da amiga Bolívia

Professor Nazareno*

           O indígena Evo Morales, presidente constitucional da Bolívia, disse recentemente em uma base militar de seu país que se derem um golpe e expulsarem a Dilma Rousseff da presidência Brasil, assim como o PT, o quase falido Partido dos Trabalhadores, os bolivianos poderiam invadir o nosso país para, dentre outras coisas, salvaguardar a democracia no continente. Muitos brasileiros ficaram furiosos com as declarações mal-educadas e utópicas do mandatário cocaleiro. Dentre as muitas tolices que os nossos compatriotas falaram foi que a Bolívia é fraca, quase não tem Forças Armadas, a sua população mal chega a 10 milhões de pessoas e que numa guerra de verdade nós, os “valentes e destemidos guerreiros verde-amarelos”, faríamos picadinho deles em poucas horas. Ouvi até uns pseudopatriotas e idiotas gritarem “SELVA”.
            Claro que jamais entraríamos em guerra contra os nossos irmãos bolivianos, assim como fizemos contra os paraguaios no século dezenove. Motivos suficientes não há, pois a democracia brasileira não corre nenhum risco iminente. E depois, o Brasil só entra em guerra para agradar a outro país e nunca a si mesmo: contra o fraco Paraguai, covardemente nos juntamos à Argentina e ao Uruguai para defender os interesses da Inglaterra. Isso sem falar que os brasileiros de um modo geral amam de coração o povo que habita além do rio Guaporé. Se não é verdade, por que vamos todo mês comprar produtos “made in China” dos nossos “hermanos”? Por que muitos de nossos alunos, Rondônia e Acre inclusive, invadem as várias universidades de lá para cursar Medicina? Por que fazemos vistas grossas quando os bolivianos aos montes vêm trabalhar aqui?
            A população boliviana é pequena, mas desconheço um povo que tenha tanto nacionalismo quanto eles. No campo de batalha creio que até venceríamos, só que teríamos alguma dificuldade. Com que patriotismo e amor enfrentaríamos uma guerra para defender o nosso país? Bravura mesmo dos brasileiros só para roubo e corrupção. O caso da Petrobras é emblemático. Destruímos sem mais nem menos uma das maiores empresas petrolíferas do mundo. Mas e se os bolivianos nos vencessem? Seria muito bom para o Brasil, pois devolveríamos o Acre o pediríamos de volta o cavalo que demos em troca daquele charmoso Estado. Sairíamos no lucro. E por causa da EFMM, já destruída e abandonada, eles poderiam querer Rondônia também.  Seria uma dádiva.
            Sem Rondônia e sem o Acre o nosso país ficaria bem melhor, claro. Se a terra Karipuna fosse entregue, sem nada em troca, o abacaxi ficaria só com os bolivianos e o lucro seria total para o Brasil. Sem fumaça, sem viadutos inacabados, sem ponte escura, sem Rua da Beira, sem Hospital João Paulo Segundo e sem Espaço Alternativo seria o máximo para qualquer país. Quem sabe se os bolivianos não gostariam também de ficar com Mauro Nazif e com o resto dos nossos políticos? Podem levar a ALE inteira e também a Câmara de Vereadores de Porto Velho que poucos brasileiros sentirão falta. Se isso acontecesse, juro que até torceria pelos inimigos. Mas não haverá guerra. Nem contra o povo amigo da Bolívia nem contra nenhum outro povo ou país. Problemas internos de nações soberanas devem ser resolvidos pela própria nação e pela sua gente sem precisar de declarações desastradas de aventureiros irresponsáveis. Que fase, hein?


*Es Maestro en Puerto Viejo.

8 comentários:

Tulipas disse...

evo morales nao e tao besta assim ele ta vendo a fragilidade do brasil ele ja espussol brasileiros de la ja tomou a petrobras q tinha la ele ja aumentou o preco do gas entao ele nao e babaca babaca mil veses e esse governo do pt corrupto apoiadores de bandido tipo lula e dilma [jorgao

Ricardo disse...

"Destruímos sem mais nem menos uma das maiores empresas petrolíferas do mundo." Alto lá cara pálida. Eu não era gerente da Petrobrás e você muito menos era o presidente daquela empresa (se bem que talvez tivesse vontade de ser), logo não generalize todos os brasileiros de bem com aqueles marginais que saquearam a Petrobrás. Vá estudar "professor"!!!

Edilson disse...

Em que pese a, digamos assim, paródia bem humorada do nobre "maestro", a ameaça partiu de um chefe de estado em uma cerimônia oficial cujo local era uma base militar boliviana. Portanto, não há que se menosprezar a gravidade da afronta. Se Dilma fosse mais séria, certamente agiria como uma verdadeira chefe de estado e daria um "feedback" a altura que o índio merece; jamais aceitaria bravatas deste arremedo de ditador. Aliás, não só Dilma se posicionaria, mas as instituições que arrotam ser defensoras da democracia: OAB, CNBB, UNE, STF, CONGRESSO NACIONAL e muitas outras, que se calam quando lhe são imposta a pecha de omissos aos atos do governo mais corruPTo da história; do cosmos. No caso da OAB, basta um de seus membros ser insultado ou violado suas prerrogativas para que seu presidente venha a público através dos meios eletrônicos repudiar, mas é incapaz de se insurgir contra o ato do imbecil COLHA EVO MORALES. Quem cala não só consente, mas é favorável.

Wanderley Silva Trentin disse...

"Sem Rondônia e sem o Acre o nosso país ficaria bem melhor, claro". O que vc está fazendo aqui se pensa assim?! Mude-se para Bolívia!

Wanir Cavalheiro disse...

UM BOM DIA AMIGOS, UM BOM DIA RONDÔNIA. O QUE POSSO DIZER DA REPORTAGEM DO PROFESSOR?... SIMPLESMENTE SEM NEXO E ANTIPATRIOTA E SEM NENHUMA CONSIDERAÇÃO PELO BRASIL E PELO NOSSO ESTADO DE RONDÔNIA.. EU ME ATREVERIA ATÉ DAR UMA SUGESTÃO: SE NÃO AMA RONDÔNIA,DEIXE-A.. E VÁ MARAR EM OUTRA FREGUESIA. UM GRANDE ABRAÇO PROFESSOR, SE É QUE PODEMOS CHAMÁ-LO ASSIM.

José Luiz disse...

Nazareno, cara sempre vou gostar de ler tuas postagens, mas cometer um erro ao trocar a historia, pô, o cavalo quem deu foi o Paraguai e pra Bolivia, foi a Bolivia quem deu mais da metade do Paraguai, vamos corrigir isto ok.

João Paulo disse...

Professor Nazareno, Achei muito bom seu texto. Só restou acrescentar que também seria muito bom para a população desses Estados se a Bolívia tomasse Rondônia e Acre o seguinte fator: Ao menos teríamos um combustível mais barato para aliviar nossos bolsos!!! KKKKKK....

Josimar de Figueiredo disse...

EVO MORALES NÃO PASSA DE UM IDIOTA SEM NOÇÃO..................... INFELIZMENTE A GENTE TEM QUE SUPORTAR BABACAS DESTA ESPÉCIE, PRINCIPALMENTE SABENDO DESSAS INFELIZES PALAVRAS SUAS DE OFENSAS.