domingo, 7 de junho de 2015

“Nazif, Nazif, você está aí?”




“Nazif, Nazif, você está aí?”

Professor Nazareno*

            Mauro Nazif é o prefeito de Porto Velho. Não um simples prefeito, mas o melhor de todos, com absoluta certeza. Político de rara habilidade, ele conseguiu cumprir com uma de suas principais promessas de campanha: acabar com os constantes alagamentos na cidade que administra. Há mais de um mês que não se veem enxurradas incomodando os habitantes da capital. “Nos próximos dois meses pelo menos, não haverá uma única gota de água jorrando pelos bueiros e esgotos desta municipalidade, ninguém será atormentado com estes terríveis transtornos”, é o que se ouve com frequência. Realmente, Porto Velho mudou a cara com esta administração mais do que eficiente. Antes era comum se observar lixo, podridão e sujeira no meio das ruas. Hoje a realidade por aqui é muito diferente. Água tratada e saneamento básico viraram rotina.
A cidade pode ser comparada com as velhas e grandes metrópoles da Europa. Limpeza nas ruas e avenidas, boa mobilidade urbana, transporte coletivo invejável, segurança, parques floridos, praças, arborização. O agradável aroma no ar é tanto que pessoas alérgicas até se incomodam com a fragrância que exala. Assaltos e assassinatos são coisas muito raras por aqui. A violência está muito próxima de zero. Em tudo o que existe na capital dos rondonienses, percebe-se facilmente a marca inconfundível de seus competentes administradores. Viadutos grandes e seguros dão excelente fluência ao trânsito, a iluminação noturna é de fazer inveja a Paris, a cidade-luz da Europa. A claridade durante a noite por aqui é tanta que pode até cegar qualquer desavisado cristão que não usar óculos escuros. A entrada da urbe é um deslumbre só de tanta beleza.
Até a ponte que a cidade se orgulha de ter, e que não serve para absolutamente nada, é um exemplo de eficiência e economia: quando está sem uso, fica totalmente no escuro. É uma tecnologia de ponta desenvolvida pela Prefeitura Municipal e que será exportada para vários lugares do mundo. O povo em geral e o eleitorado de Porto Velho em particular ama Mauro Nazif de coração e certamente vai reelegê-lo para mais um mandato no próximo ano. A cabeça de Nazif é uma usina de ideias urbanísticas. As pessoas atingidas pela enchente histórica do rio Madeira em 2014 foram todas atendidas pelo poder público municipal, que não mediu esforços para satisfazer a todos. Casas confortáveis, condomínios de luxo, moradias de Primeiro Mundo, enfim, não faltou infraestrutura adequada para abrigar a todos. “Podem vir quantas enchentes quiserem”.
Mauro Nazif dinamizou a cidade com sua administração ímpar. Os assessores e colaboradores do nosso prefeito parece que foram escolhidos a dedo. Todos eles são homens públicos de ilibada e reconhecida competência na arte de administrar bem para a felicidade do povo. Os funcionários públicos do município riem à toa por causa do alto salário que recebem. Vejam, por exemplo, o destino que foi dado à centenária castanheira do bairro Triângulo. Impossível administrar tão bem como os colaboradores de Nazif. As inúmeras árvores que foram arrancadas para resolver o problema das alagações é um marco inédito na história recente de Porto Velho. “Muitas outras árvores serão extintas para o bem da população”, é o que se fala abertamente. Até uma rodoviária nova será construída, sem muita necessidade, claro. Se Nazif acabou com as alagações como prometeu, ainda fará chover em Porto Velho. Nem que seja bosta.




*É Professor em Porto Velho.

5 comentários:

Sidney London disse...

Esse tal de professor Nazareno é um babaca nos seus textos sarcásticos. Deixe de baboseira cara, fale o que quer falar direto sem essa frescura. Não quero defender o prefeito que não é dos melhores, mas você tem saudade da "imoralidade" que ficou oito anos de incompetência a frente da municipalidade. Pelo menos, devagar, mas alguma o Mauro está fazendo. Deixe de hipocrisia "professor Nazareno".

J. Paulo disse...

Realmente esse prefeito ainda acredita em mágica tanto que quer empurrar o projeto de ppp na camara achando que vai mudar a cara da cidade apenas com projetos fantasiosos e endividamento dos cofre municipais futuro prefeito, daqui uns 10, 30 anos assumir a lambança. Cidade cada dia mais inundada com a diarreia dessa administração incompetente, e os buracos da cidade, verdadeiras crateras é uma retrato, literal, da cara do prefeito.

Jadson Manuá disse...

EU ACREDITO NA ATUAL ADMINISTRAÇÃO POIS ELES RECEBERAM UM PRESENTE DE GREGO DA GESTÃO PASSADA , NO ENTANTO O ATUAL PREFEITO DE PORTO VELHO DR MAURO PODE ATE NAO TER FEITO O QUE PRETENDIA MAS NUNCA DEIXOU DE FAZER SEU TRABALHO EM PORTO VELHO ,LOGO EM SEGUIDA VEIO A MAIOR CHEIA DE TODOS OS TEMPOS . AGORA DR MAURO TA FAZENDO SIM VARIAS OBRAS NA CIDADE SABEMOS QUE OCORREU VARIOS PROBLEMAS MAS ESTAO FAZENDO EXEMPLO O BAIRRO LAGOINHA QUE VAI SER BAIRRO MODELO EM PORTO VELHO O ELDORADO EOS DEMAIS BAIRROS DA NOSSA CIDADE ,O SECRETARIO DE OBRAS DE PORTO VELHO DESTA FAZENDO A SUA PARTE TAMBEM , ESTA FAZENDO UMA GRANDE OBRA DE DRENAGEM COISA QUE NENHUM PREFEITO FEZ ,

Mineirinho, uai! disse...

Fessor, bença! Que tal estender o reconhecimento aos dd ilmo boníssimos santíssimos competentíssimos srs drs governador, vereadores, deputados... chuva de bosta , serão eles triturados e lançados das nuvens?! Paulão , Naza poderosa bateu forte!!!! Cadê você?

Rui Pinheiro disse...

INSENSIBILIDADE MESCLADA COM INCOMPETÊNCIA: A PREFEITURA DE PORTO VELHO, CAVOU UMA GRANDE VALA NOS ARREDORES DO ELEFANTE BRANCO, QUE FICA NO CRUZAMENTO DA AVENIDA CAMPOS SALES COM A BR 364, PARA IMPEDIR QUE OS VEÍCULOS PROCEDENTES DA ZONA SUL, CHEGUEM AO CENTRO DA CIDADE DE MANEIRA MENOS DEMORADA. É QUE, ALI, HAVIA UM RETORNO IMPROVISADO PELA PRÓPRIA POPULAÇÃO, COM VISTAS A COMPENSAR A INCOMPETÊNCIA DO PODER PÚBLICO RESPONSÁVEL PELA CONCLUSÃO DAQUELE VIADUTO. COM O ALUDIDO ATALHO, O TRÂNSITO FLUÍA NORMALMENTE PARA O CENTRO DA CIDADE. ESTRANHAMENTE, NA MANHÃ DESTA SEGUNDA FEIRA DEPARA-SE COM TAMANHA ABERRAÇÃO E FALTA DE CONSIDERAÇÃO COM O CONTRIBUINTE, QUE PAGA SEUS IMPOSTOS E EXIGE SERVIÇOS PÚBLICOS DE QUALIDADE.