quarta-feira, 27 de maio de 2015

Satanás, protetor de Porto Velho



Satanás, protetor de Porto Velho

Professor Nazareno*

            Outro dia ouvi dizer que a cidade de Porto Velho, capital de Rondônia, era do Senhor Jesus. De início não acreditei, porém torci para que fosse mesmo verdade, pois quando ouço falar no nome de Jesus Cristo, associo logo ‘essa marca’ a Deus, embora não entenda muito de religião nem nela acredite cegamente. O fato é que durante toda a minha vida fui ensinado que Esse nome deve ser associado a tudo que é bom, a tudo que é sagrado, a tudo que significa paraíso na terra, beleza, pureza, bem-aventurança, coisa boa e preferida, ser perfeito, desejado, amado e adorado por todos. Então, como morador há 35 anos desta cidade, percebi que há alguma coisa errada nesta citação demais otimista e talvez até mentirosa. Se a dicotomia Deus X Lúcifer estiver certa, como muitos afirmam convictamente, como pode esta cidade ser protegida pelos céus?
            Por que Deus, que é bom e perfeito, teria permitido que Mauro Nazif administrasse este município por quatro anos? E Roberto Sobrinho e o PT, tiveram mesmo a permissão divina para administrar esta capital durante longos oito anos? Observando-se o que era Porto Velho no passado e olhando tristemente o que é a cidade hoje, mais de um século depois, entende-se que a mão, ou a vontade divina, jamais passaram por aqui. Um lugar que só empobrece e fica cada vez pior. Não, não foi Deus o Todo Poderoso que permitiu que esta desgraça tivesse se abatido sobre nós. Isso é coisa do Capiroto, do “Coisa Ruim”. Ou então o Divino Pai não gosta de Porto Velho nem dos portovelhenses. Se gostasse, jamais teria permitido, com a sua bondade, que tal infelicidade tivesse nos acontecido. Isso sem falar nos antecessores destes prefeitos.
            É possível que desde o ano de 1914, o Capeta, ou os seus intermediários, tenham dado “as cartas” por aqui. Um lugar abençoado por Deus não passaria por tantas desgraças, provações, mazelas e infortúnios como temos observado “entra ano e sai ano” nesta cidade. Aqui, diferente de todos os outros lugares e capitais do país, não tem a festa do santo padroeiro. Fato compreensível: o Cão jamais permitiria a festa de um santo. Inverno ou verão e o inferno é sempre o mesmo: lama ou poeira. E todos parecem gostar do suplício. Até um dos poucos patrimônios históricos, já depredado e destruído com apenas cem anos de história, leva o sugestivo nome de “Ferrovia do Diabo”. Os políticos da Assembleia Legislativa e da Câmara de Vereadores de Porto Velho não são filhos do Raboso nem de seus emissários, mas sempre se comportaram como se fossem.
            Viver em Porto Velho é como se fazer um estágio para morar no inferno. O calor abominável e a alta umidade do ar são prenúncios de que já fomos, em algum tempo do passado, a casa do Tinhoso. Daí é normal se acreditar em demônios vivos perambulando pelas várias repartições públicas locais. Em Dubai, por exemplo, que tem qualidade de vida invejável, viver no calor do deserto é muito mais confortável e aconchegante do que por aqui. A mais importante cidade dos Emirados Árabes é como se fosse o céu enquanto somos uma das filiais do inferno, com todo o respeito, claro, à morada do Chifrudo. Respirar todo dia ar contaminado de fezes humanas, poeira sufocante e viver no meio do lixo, sem água tratada e esgotos é “fichinha” se formos, na vida eterna, morar lá no “mármore quente”. Peçamos a Deus que mande logo um seu protetor para a capital das “sentinelas avançadas”. Antes que o Belzebu astuto se aposse de vez dela.




*É Professor em Porto Velho.

137 comentários:

Beatriz Brasil disse...

Não tenho nem palavras para expressar o que eu senti ao ler esse texto. Professor Nazareno arrebentou! Texto simplesmente FODA!

David Rojas disse...

Saiba interpretar e julgar com os olhos críticos seja mente aberta!
Texto excelente Parabéns Professor pelo seu Trabalho.

Fernanda Oliveira disse...

Antes de julgar pelo título leia... leia três, quatro vezes ou mais... Saiba interpretar e julgar com os olhos da realidade, com olhos críticos, seja mente aberta, ela liberta... o que está em jogo não é sua religião, sua crença, e sim a realidade em que vivemos, o que passamos independente de ser crente em um Deus ou não, não seja hipócrita de seguir com olhos fechados o que tua crença impõe, todos nós temos o direito de reclamar quando insatisfeito... Então não me venha com "Segundo a bíblia isso não pode...", "protetor de Satanás", "como pode não defender o lugar onde vive"... sejamos realista e admitamos o fato de vivermos em total caos político, econômico, etc etc... veja o que nos ocorre, nossa realidade é está! Inúmeras obras inacabadas, falsas promessas, corrupção, falta de ética tanto da parte de nós habitantes/moradores desse local quanto de políticos, que deveriam ajudar a população e fazer com que houvesse alguma melhora, mas o que nos passa é que querem somente piorar... Tirem essas viseira que tampam seus olhares para outras idéias e percepções, olhem a capital, CAPITAL! Em que vivemos, isso aqui nem cara de cidade tem, pouca vergonha, quem tem orgulho de morar em porto velho com certeza não é por moradia... nem emprego... nem rua boa... segurança... Então se você acha porto velho um local bom de se viver nos dias de hoje, você não tem consciência do que é viver bem, ou então você está morando em uma porto velho desconhecida, pois se houver algum lugar digno de ter uma boa vida, e conseguir sentir orgulho deste local, me avise. Como é ter orgulho de uma cidade imunda dessas? Deus nos ajude porque o "capiroto" realmente tá tomando de conta!!!!

Professor Nazareno, parabéns pelo ótimo texto!

Giovanna Araújo disse...

Cada um ter livro arbitrio pra fazer oq quiser! A culpa da cidade está acabada não é só dos governantes até pq quem poe eles no poder é a população e muitas e muitas vezes o eleitor vende seu voto pra um cara que não vale o chão que pisa, é desse jeito que querem uma cidade melhor? E corrupção existe muitos antes da vinda de Jesus, a unica coisa que podemos fazer é ORAR, hoje em dia poucas pessoas se ajoelham diante do criador pra pedir pela cidade e pelo país, e ainda querem uma cidade melhor? Hahaha!! Porto Velho é do senhor JESUS eu creio pq ainda existem pessoas que se ajoelham e oram pra isso!!!!!!

Thiago Augustus Oliveira disse...

Tua afirmação é coerente porém contraditória no seu sentimento. Quanto a Porto Velho ser de Jesus, nisso você acertou. Pois todas as coisas são DEle, mas afirmar que tais coisas farão sua vontade? Nisso muitas pessoas eram, por que colocaram opiniões próprias antes das do seu próprio Salvador! Se Deus, o da Bíblia cristã eu digo, diz que neste mundo jaz o maligno e o próprio Jesus não rezou/orou por todos, mas somente pelos escolhidos e por fim diz que no fim as coisas piorariam e mesmo assim tem gente insistindo que Ele vai voltar atrás, parece incoerente. É óbvio que ninguém que esta em um barco e que esta afundando, sendo que tem um bote salva vidas na sua frente vai esperar que Deus faça o navio flutuar novamente, ou seja, nós somos dotados de uma certa inteligência, logo orar é válido sim mas ficar esperando tudo sentado ou ver que vai pisar na merda não mudar o rumo, isso é muita burrice...

Fernanda Oliveira disse...

Para que tudo isso melhore então, basta ter que nos ajoelhar diante do criador para pedir pela cidade e pelo país? Tão fácil assim? Porque não avisou antes, em vez do panelaço vamos todos fazer o joelhaço que tudo resolve!!

Natália Vale disse...

JESUS PARA PREFEITO!

Giovanna Araújo disse...

Antes melhore suas decisões tipo seu proximo voto antes de reclamar da cidade, pontos negativos toda cidade tem! Só reclamar não vai muda a cidade e muito menos mudar a vida de quem vc votou

Leiciane Lopes disse...

Estamos acostumados a lidar com merda, vivemos em um país de merda, a cidade em que habitamos é uma merda! Aqui não se tem política, e sim politicagem! Não se tem políticos aqui, tem pessoas que visam seus interesses particulares e que em vésperas de eleição passam uma maquiagem muito das suas baratas. Que políticos são esses que não investem em educação? Como falar bem de uma cidade que fica famosa por ter 0% de saneamento? Como saber em quem votar, porque aqui é assim, é trocar seis por meia dúzia! Apoio e dou total credibilidade ao autor do texto, e ainda acho que satanás está sendo muito é bom em proteger isso aqui!

Efraim Johnson disse...

Nao foi o capeta que aclamou o caos em PVH não, foi a ignorancia dos proprios moradores em relaçao a decisão dos nossos governadores Emoticon wink e aqui essas merdinhas de capetinhas não abitam ñ, o local deles é de baixo do chão, justamente pq são todos inferiores a tudo e a todos.

Beatriz Brasil disse...

O pior é ver pessoas que se sentem ofendidas com isso, idolatram uma cidade que está jogada às traças e fingem que está tudo maravilhoso, e quando aparece um para abrir os olhos deles, é julgado como se fosse um monstro. Nessas horas me vem na cabeça a frase que o próprio Naza sempre diz "Se todos estão pensando a mesma coisa, ninguém está pensando." e a ficha cai. É sempre bom ter alguém com a mente aberta pra causar no meio desse cardume.

Fernanda Oliveira disse...

Tem é que rir desse povo, bando de coitados, não conseguem interpretar um texto, não conseguem ter ampla visão e ficam preso no mundo em que a sociedade diz ser o certo e lá vai o cardume

Larissa Santos disse...

Quem nos protege é Deus siim, mas a culpa ñ é dele se td aqui gira em volta da corrupção, e em relação ao título foi usado pela irônia, pois td que é mal vem das trevas, assim como a corrupção, a falta de vergonha na cara de todos esses políticos. É dessa forma q está, e se continuar assim o termo usado realmente faz sentido, no texto ñ se trata da população e siim dos "governantes".

Denner Afonso disse...

Só li verdades. Sem dúvidas de que é um belo texto!!!

Barbosa Thiago disse...

"(...) com todo o respeito, claro, à morada do Chifrudo. Respirar todo dia ar contaminado de fezes humanas, poeira sufocante e viver no meio do lixo, sem água tratada e esgotos é “fichinha” se formos, na vida eterna, morar lá no “mármore quente”.

pegou pesado, mas adorei aehuahe

Elisângela Assunção disse...

Meu Deus estou perplexa as pessoas so abrem a boca para amaldiçoar a Cidade de porto Velho.
Pois eu creio q a Cidade de Porto velho pertence ao Senhor Jesus.

Vivian Romano disse...

Belíssimas palavras do professor.
Pessoas sem senso crítico são impossíveis de compreender essa dissertação, estão acostumados a viver apenas das palavras ditas por pessoas que tem o poder em sua mãos, não entendendo que se hoje eles tem o poder, foi porque um dia eu e você escolhemos eles... Pessoas hipócritas!
Dizia Albert Einstein: O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade.
Permitem tudo que tem acontecido, pessoas de "Mente Fechada", não conseguirá fazer a diferença apenas criticando os professores, a realidade bate em nossas portas todos os dias, mas ninguém se interessa o suficiente para fazer alguma coisa, sempre deixando na mão do Governo. Abra sua mente e veja a realidade de nossa cidade.
Trata-se de política, não de religião.

Elione Matos disse...

"Não julgues para não ser julgado", ou melhor "Leia direito para não ser mau interpretado".
Não feche os olhos por conta de sua religião. E não! Não foi Deus quem permitiu que isso acontecesse com nossa cidade. Esse texto é uma crítica à política da nossa cidade, onde mostra a tristeza de um morador, como muitos outros estão tristes, usando como melodia deste enredo os "eventos diabólicos escolares".

Carina Alho disse...

Ridículos os comentários ofensivos desta matéria brilhante. Se Porto Velho fosse constituído por pessoas que não sabem interpretar um texto DISSERTATIVO, estaria pior do que a situação atual. Além de as comparações feitas pelo professor serem bem impostas, esse texto é de caráter CRÍTICO, onde o mesmo tem toda a liberdade de expor o seu pensamento da forma que quiser, cabem aos leitores que concordam ou não respeitarem. Apesar que, tudo o que aí está escrito é o momento da nossa capital, ABRAM OS OLHOS PARA A REALIDADE.
Tenham todos uma ótima tarde!

PARABÉNS PROFESSOR NAZARENO, O SENHOR É DEMAIS.

Elisângela Pessoa disse...

Texto perfeito, digno de compartilhamento e só discorda quem nunca saiu do Estado e não tem noção de qualidade de vida ou, é favorecido direta ou indiretamente com desvios de dinheiro público.

Ítalo Ramon disse...

A capacidade de interpretaçao do povo e realmente muito fraca .. E so uma metafora polemica .. Ideal para chamar atençao e gerar debates. Sobre como a nossa cidade vem sofrendo com a currpção ..

Luiz Carlos disse...

Protetor da cidade ta sendo e Jesus mana...Ele não permitiu acontecer guerras,chassina contra cristãos,catástrofes da natureza....e como na vida de Pedro ,o inimigo deseja cirandar,mais como é Deus que nos protege, ,o inimigo não tem vez

Vinícius Marcelino disse...

Pegar o terceirão e vms ver quem e quem uewhueheuheuh Professor Nazareno, já que esta é sua mais profunda opinião, faça o seguinte: Compre uma passagem só de ida para qualquer lugar fora de Porto Velho.

Bianca Paes disse...

Ele apenas crítica para que podemos refletir sobre a nossa conduta.

Marcos Nogueira disse...

"esse texto é de caráter CRÍTICO, onde o mesmo tem toda a liberdade de expor o seu pensamento da forma que quiser, cabem aos leitores que concordam ou não respeitarem. Apesar que, tudo o que aí está escrito é o momento da nossa capital, ABREM OS OLHOS PARA A REALIDADE."

Jones disse...

Em nome de jesus esta repreendido todas as suas palavras "Pseudo professor". não gosta daqui? vai te embora, vai para Dubai ou para o raio que o parta.

Rosa Vidal disse...

o protetor da cidade de porto velho e o sagrado coração de jesus, porque se fosse o capete ninguém viria de outros lugares para matar a fome e a sede em porto velho,esse desleixo da cidade de porto velho e culpa toda da população que mora aqui, porque acredita nesses políticos corruptos que so trabalha pra seus interesses próprios, porto velho tem que da um basta nesta politicas não votando em ninguém, temos que ter uma revolução nessa politicagem de rondônia, pois nosso estado e rico em tudo mineral, animal, florestal, então não precisamos de então não precisamos desses policos corruptos ppense nisso e comesse mudar hoje!!!!!

José Mineiro disse...

O Problema Professor não esta em Deus amar ou deixar de amar, não esta em Deus Proteger ou deixar de proteger, esta sim o direito de escolha de cada um. Muitos desejam servir a um Deus formado pelo homem, darei exemplos: Para muitos o Deus dele é a Corrupção, é um poder a qualquer custo,para outros o Deus dele é uma barganha em troca de votos ou de oportunidades de interesses próprios, e quando tudo vai mal, sabe que o homem cita como culpado "Deus". Minha observação é a seguinte, se o homem buscasse servir o Deus que Criou o homem, e buscasse viver os mandamentos de Deus que é "AMOR", não existiria de forma alguma esta pouca vergonha que é os desmando em diversas esferas nas administração, publica, em alguns lares (traições e muitos outros atos), e por ai vai. Deus ama o Pecador e esta pronto para abençoa-lo, mas Deus não ama e não agrada do pecado que o homem tanto cultua. Deus sim ama o povo que habita em Porto Velho, e em todas as nações, porém que escolher o representante não é Deus é o Povo, é o povo que vota. Porem, se escolhemos certo, somos sem soma de duvida abençoados, mas se escolhemos errados, pagamos pela nossa má escolha. Deus abençoe a todos os leitores, nosso Estado e Capital, e a nossa nação.

Aristides disse...

É isso aí prof. Nazareno. Como sempre, preciso em suas análises, mesmo quando flerta com a metafísica. Aristides

Iracema disse...

Questionar pq Deus faz isso ou aquilo é pura ignorância,simplesmente Ele permite q o homem viva seu livre arbitrio,cada um faz o q quiser de sua vida, se os governantes não são bons a culpa é nossa q colocamos eles no poder.Me perdoe se estou sendo grosseira. 😕

Paulo da Silva Ferreira disse...

Sou nascido aqui em Porto Velho, tenho 57 anos, 35 anos de serviço público e sou ficha limpa. Ei cara, não merece ser chamado de P...... Você tem uma arma na mão chamada IMPRENSA. E fala tanta besteira. É quem esta no governo que não sabe der Administrador. 95 % dos que estão no governo não são funcionários pertencentes aos quadros efetivos. Nós não sabemos quantos são os Cargos comissionados CDs. É por isto que os Gov. Municipal e Estadual se encontram nestes caus. Desde que eu me entendo e votei pela 1ª vez, já se falavam: vou defender a Saúde, Segurança e a Educação. E hoje é a mesma ladainha. Agora como que vens falas esta baboseiras. 8131-2002.

José Venâncio da Silva disse...

Enquanto os eleitores se venderem por um saco de cimento, um jogo de camisas para o time do bairro ou um cargo comissionado para uma parente, vai ser sempre assim, quando o Mario Português nas eleições passadas disse que Porto Velho parece uma favela, passaram um mês criticando o candidato, inclusive essa berração do Mauro Nazaf, e a gora?, as próximas eleições estão chegando, votem nele novamente.

Mário Aparecido Pereira disse...

Parabéns Prof. Nazareno, suas indagações são, como sempre, perfeitas.

Maria das Graças Campos disse...

Concordo professor, o povo teve a oportunidade de afastar o chefe do inferno, mas o que aconteceu? O elegeram para mais 04 anos, e ainda trouxe junto o próprio capiroto. Os chefes do executivo! Alguém duvida?

Wilson Lopes disse...

Meu nobre companheiro, Prof. Nazareno, saiba que DEUS ama a Cidade de PVH, mas homem tem seu livre árbitrio, e plena consciência de suas responsabilidade, porém, a Bíblia diz que aonde o pecado tem aumentado, a graça superabundou. Deus ama Rondônia, incondicionalmente, e sua vontade permissiva prevalece para com os homens, mas não a vontade diretiva, essa é para poucos...Abraço.

Rilmacy Leandro disse...

Amigo a Palavra do Senhor é viva e eficaz. Concordo com todos artigos que escreves, porém isente o nosso atual Prefeito. Acredito que, legalmente todos nossos problemas foram resolvidos, não há mais verbas. Como bem dissestes, Deus é o BEM domina o CÉU e a TERRA. Temos livre arbítrio nas nossas escolhas. Diante de tantas demandas na sociedade, em especial Educação. É proibido falar em DEUS, porém invocar outras entidades é permitido. O povo é destruído por falta de CONHECIMENTO. Oséias 4.6

Silo Roman disse...

Palavras precisas meu nobre colega! Está na hora de mandar o CAPIROTO e todos seus afiliados bem longe daqui!

Samara Jane disse...

Eu sinceramente ainda não sei como os administradores desse site publicam todas as bobagens que o senhor escreve. Se não gosta de Porto Velho, porque não muda-se para um estado de clima agradável, onde o calor não seja infernal como aqui e não sinta ao respirar o odor de fezes pelas ruas. Já ouviu falar em livre arbítrio? Deus dá as pessoas o direito de fazerem suas próprias escolhas!! O fato é que a minoria sofre, por erro da maioria, por votarem em representantes que só sabem "roubar" dinheiro público.

Edno Pereira disse...

Simplesmente sem comentários. Belíssimas palavras professor.

Alexander Fleming Pedro Costa disse...

Professor Nazareno, já que esta é sua mais profunda opinião, faça o seguinte: Compre uma passagem só de ida para qualquer lugar fora de Porto Velho.

Alexander Fleming Pedro Costa disse...

Tenho profunda pena dos alunos de ser com este, porque certamente é amargurado com a vida, creio que com alguma grave doença e em estado terminal para destilar tanto ódio. Tomare que o tempo passe logo e sua dor termine.

Arnaldo de Oliveira Pordeus disse...

SIMPLESMENTE..TÁ REPREENDIDO SATANÁS EM O NOME DE JESUS..PORTO É DO SENHOR JESUS.

Lázaro Kardec disse...

Professor concordo com o Sehor quando fala em relacao de as autoridades dessa cidade, infelizmente votamos nessas pessoas esperando que fosse feito algo pela nossa querida cidade, então isso não é culpa de Deus e sim nossa,nós escolhemos essas pessoas para administrar a nossa querida cidade.Temos que avaliar melhor, saber cobrar e como cobrar os nossos direitos como cidadãos, acredito em Deus e sei que Ele sempre quer o MELHOR PRA NÓS.

Júnior disse...

Deus é o culpado pelo nosso sofrimento?
A resposta da Bíblia
A Bíblia deixa bem claro que não. O sofrimento não fazia parte do propósito de Jeová Deus para a humanidade. Mas o primeiro casal humano se rebelou contra a autoridade de Deus, preferindo decidir por si mesmos o que é certo e o que é errado. Eles viraram as costas para Deus e sofreram as consequências.

Hoje estamos sentindo os efeitos dessa péssima escolha. Mas de forma alguma foi Deus quem deu origem ao sofrimento humano.

A Bíblia diz: “Quando posto à prova, ninguém diga: ‘Estou sendo provado por Deus.’ Pois, por coisas más, Deus não pode ser provado, nem prova ele a alguém.” (Tiago 1:13) O sofrimento pode sobrevir a qualquer um, mesmo aos que têm o favor de Deus.
http://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/perguntas/nosso-sofrimento/
É o Diabo que causa todo o sofrimento?
A resposta da Bíblia
A Bíblia revela que Satanás, o Diabo, é uma pessoa real que, assim como um poderoso chefe do crime, realiza o que deseja por meio de ‘sinais mentirosos’ e “engano”. De fato, ele “persiste em transformar-se em anjo de luz”, diz a Bíblia. (2 Tessalonicenses 2:9, 10; 2 Coríntios 11:14) A existência do Diabo pode ser percebida pelos danos que ele causa.

No entanto, o Diabo não é responsável por todo o sofrimento. Como não? Deus criou os humanos com a capacidade de escolher fazer o bem ou o mal. (Josué 24:15) Quando tomamos más decisões, sofremos as consequências. — Gálatas 6:7, 8.
http://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/perguntas/causa-do-sofrimento/
Como haverá paz na Terra?
A resposta da Bíblia
A paz mundial virá, não por meio de esforços humanos, mas por meio do Reino de Deus, um governo celestial liderado por Cristo Jesus. Veja o que a Bíblia ensina sobre essa maravilhosa esperança.

Deus fará “cessar as guerras até a extremidade da terra”, cumprindo sua promessa de trazer “paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”. — Salmo 46:9; Lucas 2:14, Nova Versão Internacional.
O Reino de Deus, que fica no céu, governará a Terra inteira. (Daniel 7:14) Por ser um governo mundial, ele eliminará o nacionalismo, que é a raiz de muitos conflitos.
Jesus, o Governante do Reino de Deus, é chamado de “Príncipe da Paz”, e ele fará com que ‘não haja fim da paz’. — Isaías 9:6, 7.
Pessoas decididas a continuar violentas não poderão viver sob o Reino, visto que “[Deus] certamente odeia a quem ama a violência”. — Salmo 11:5; Provérbios 2:22.
Deus ensina seus súditos a viver em paz. Descrevendo os resultados dessa instrução, a Bíblia diz: “Terão de forjar das suas espadas relhas de arado, e das suas lanças, podadeiras. Não levantará espada nação contra nação, nem aprenderão mais a guerra.” — Isaías 2:3, 4.

Magnaldo Silva disse...

Romanos 8.18 – “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada”.
Há tempos venho acompanhando as asneiras escritas pelo "professor" Nazareno e infelizmente divulgadas neste canal de notícias, com teorias bestiais, as quais não trazem qualquer contribuição científica, cultural, histórica, política ou social para o povo desta cidade, já tão sofrido. Agora, o limite da insensatez já passou dos limites, quando atribui à nossa capital a qualidade de "RESIDÊNCIA DE SATANÁS".
Pode até ser que seja verdade, porém, é necessário que entendamos uma coisa, a residência só é de alguém, enquanto este for morador dela, ou seja, precisamos buscar o Provimento jurisdicional de Deus com uma Ação de Reintegração de Posse e LIMINARMENTE despejar satanás da nossa casa e com ele seus correligionários, sendo verdadeiros parasitas de nosso suor.
O que não pode ocorrer é alguém que há 35 anos mora em Porto Velho e tem seu ganha pão garantido pelo povo Rondoniense, mas que nunca fez nada para mudar a realidade desse lugar.
Porto Velho está precisando apenas fazer valer o velho ditado sobre usar o limão que a vida os oferece e fazer uma limonada, precisamos nos perguntar o que podemos aprender com nossas experiências e com a situação pelo qual passa nossa cidade. Se não aprendemos com elas, elas foram desperdiçadas. Se não crescemos, jogamos fora uma oportunidade. Nenhuma provação é desperdiçada se a usarmos para construir algo de valor.
Digo ao povo de Porto Velho, sofrimento se dissipa, como fumaça, quando você respira o ar puro da compreensão, toma como decidido que está recebendo rajadas de paz, de esperança e, em hipótese alguma, acalenta idéias desanimadoras como do artigo acima.

Carmen disse...

Lamentavel! Com certeza veio para Porto Velho, com uma mão na Frente e outras atras, fez sua vida aqui, ganhou dinheiro aqui, nesta terra infernal com o mesmo diz, agora vem falar mal do prato que comeu. Se não Gosta daqui vaza fora, desocupa...
Deus não tem nada haver com nossas escolhas, nós é que somos culpados por escolher este tipo de politico. Deus nos deu o livre arbitrio, você é responsavel por aquilo que faz.

Otávio Fernandes disse...

Triste opinião professor! Você tem que ler a bíblia, um comentário infeliz, Deus é bom, saiba que em meio a tudo isso Deus esta agindo na vida de muitas pessoas nesta cidade, ele é o alfa e o omega, tudo pode passar mais a palavra dele não, basta crer e Você ira ver o impossivel acontecer na sua vida

Mineirinho, uai! disse...

Professor, ´knock out ´ no Paulão fortão. Bem vindo , retornando categoricamente ao nível : bença, de novo bença. Se Paulão tá nocauteado, pena, e vem um tal de Júnior desfiar aquele texto... seu imbecil, faça um comentário de três linhas ( e começar julgando Charles Darwin um blasfemo é muita ignorância ! ). E quem duvida da sua veracidade no que relata, leia na matéria de capa dessa edição desse jornal sobre as visitas do capiroto às Escolas públicas em Porto Velho, e como ele foi bem acolhido ( parece que os alunos sabem como usar canetas, enfim ). Ainda veremos in loco Porto Velho estatisticamente comprovado terra do pai das trevas?

Gilson Geraldo disse...

eu entendo o comentario,porem o titulo nao ficou adequado,até pq satanas não protege lugar nenhum,mas a culpa não é de deus.existe o livre arbitrio e nós escolhenos errados os nossos representantes.

Valéria disse...

ô povo ignorante! não conseguem nem ao menos entender um texto desse, rico em metáforas..e por sinal bem escrito! Porto Velho vem sofrendo a anos, com todas essas situações..o que ele falou de absurdo aí? ACORDA POVO...

Maria Lúcia disse...

Excluindo o calor, típico da região norte, vejo como mais grave e significante os descasos dos governantes que, em época de campanha eleitoral se transvestem de anjos, prometem o paraíso, mas que ao assumirem seus postos comportam-se como capetas, capiroto, diabo etc e maltratam nossa Porto Velho. O povo, em parte, parece ter alguma coligação com o capeta, pois se omite diante dos abusos dos coisas ruins. O texto provocativo do prof. Nazareno não cabe um debate bíblico, está aquém da religião, é questão política, e não política partidária, mas do povo de Porto Velho tomar parte dos problemas da cidade, ser cidadão.

Eduardo Heitor disse...

Lamentável...LAMENTÁVEL...LAMENTÁVEL.. Que esta criatura seja da Classe dos Professores. Que está página permita publicações deste nível. Uma mente doentia. Espero que seus alunos não sejam influenciados pela sua mente doentia.

Juarez Tenório disse...

Só pra desencargo de consciência Professor, se o Sr: foce adepto a ler a bíblia , iria saber que o livro relata , que o mundo jás no maligno , más nos filhos do Deus todo poderoso que cremos em sua infinita bondade , sabemos que mesmo o mundo estando no maligno , ele Deus nos e protetor por intermedio de seu filho Jesus Cristo , que nos livra do mau , e Porto Velho e toda Rondônia e de Jesus o filho do Deus vivo , e os pormenores Políticos e no País todo.Amem ... Professor procure uma Igreja , e converta-se , ainda e tempo. Abraços

Foca Man disse...

Efeito ‪#‎colateral‬ de ‪#‎Charllie‬
O maior tiro no pé que o diabo deu – PORTO VELHO É DO SENHOR JESUS
http://umadvel.com/destaques/o-maior-tiro-no-pe-que-o-diabo-deu-porto-velho-e-do-senhor-jesus/
‪#‎compartilh

Lene Nunes disse...

A verdade é que a a bíblia diz que o mundo jaz do maligno. Então sabemos que tudo tem se curvado perante ele. Mas as pessoas precisam se render ao Deus verdadeiro. E somente assim diremos que essa terra pode pertencer a ele, mas nossa alma não. Essa que é mais preciosa que a terra, essa sim pertence a Deus. Mas gostei do artigo, mostra a preocupação ou medo, mediante a distância que você tem do seu Deus.

Iara Fernanda disse...

há muitas pessoas abrindo a boca para falar da nossa cidade,devemos reclamar menos e orar mais ! Porto Velho é sim do Senhor Jesus ..e eu creio em uma cidade abençoada,não me interessa o que os ''críticos vão dizer ''!... #amoPortoVelho.

Rafael Pacheco disse...

Professor Nazareno, realmente a situação é deprimente, pois como já dizia o ditado mente vazia é oficina do capiroto, eu não sei nem o que falar,pois essa meninada esta na escola para estudar,logo, não deviam estar com a mente vazia. Eu entendo que essa situação é o efeito colateral, ou negativo da internet. Na minha opinião, o seu artigo ficaria mais consistente se fosse descrito com o enredo acima, mas afirma que Porto velho é do capeta, poooo, guarde essa opinião infeliz para você, ou se não, leve o cão para ser protetor apenas de sua residência, não venha alastrar a culpa ao resto da cidade!!!

Leal Rodrigues disse...

Professor Nazareno sempre arrebentando em seus textos! O "Kapeta" o " Kapiroto" o "Koisa Ruim" etc, são estes que tem feito desta city um verdadeiro "inferno"!

Ítalo Ramon disse...

A capacidade de interpretaçao do povo e realmente muito fraca .. E so uma metafora polemica .. Ideal para chamar atençao e gerar debates. Sobre como a nossa cidade vem sofrendo com a currpção ..

Dany Sant anna disse...

Gosto tanto do meu querido prof. Nazareno, mas desta vez ele foi longe demais...

Lúcia Cristina disse...

Que texto infeliz! Deus nos livre das coisas ali escritas! Fé em Deus, que não abandona os que o buscam.

Ana Beatriz Souza disse...

Texto ridiculo, se nossos lideres e governates fossem servos de Cristo, a situaçao de nossa cidade nao seria essa.. E nem textos como esses iriam ser feitos.

Luiz Carlos disse...

Protetor da cidade ta sendo e Jesus mana...Ele não permitiu acontecer guerras,chassina contra cristãos,catástrofes da natureza....e como na vida de Pedro ,o inimigo deseja cirandar,mais como é Deus que nos protege, ,o inimigo não tem vez

Eliane Ribeiro disse...

Amigos do fece esse homem esta precisando muito de oraçao vejaõ oque ele fala,,,,

Andressa Soares disse...

Nossa coitado esse aí vôo longe hem. Não é só aqui o tormento que ele diz, isso já está em todo o mundo. As coisas tem que acontecer como diz Deus.

Naum Filgueiras disse...

Olha essa conterrânea Amanda Galvão kkkkk acho que esse professor Nazareno vai ser linchado logo em Porto Velho onde a maior população e protestante.
Rir litros foi dos comentários kkkkkkk

Amanda Galvão disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk morri velho!!! isso vai dar uma repercussão daquelas! do penultimo paragrafo p baixo concordei c tudo hahaha

Sheilla Kellie disse...

Tá certo que Porto Velho é quente pra caramba,mas a matéria dele me assustou bastante Hahahahaha

Marcos Nogueira disse...

"esse texto é de caráter CRÍTICO, onde o mesmo tem toda a liberdade de expor o seu pensamento da forma que quiser, cabem aos leitores que concordam ou não respeitarem. Apesar que, tudo o que aí está escrito é o momento da nossa capital, ABREM OS OLHOS PARA A REALIDADE."

Raynna Cardoso disse...

Como um PROFESSOR, alguém que tem a missão de educar, escreve uma coisa tão "nojenta" assim ??? Deplorável ! Fazia tempo que não lia algo tão RUIM, PÉSSIMO assim, parabéns pelo pior texto do ano "professor" !

Tomás Douglas Pereira disse...

Ele somente fez uma verdadeira crítica a administração pública de nossa cidade, expondo seu ponto de vista, coisa que acho eu que todo ser humano tem direito. Bom, ele é um ótimo professor e uma grande pessoa.

Raynna Cardoso disse...

Direito ele tem sim, como todo Brasileiro tem o direito de falar o que quiser desde que não seja no anonimato. Mas este professor usa as analogias erradas desde sempre.

Raynna Cardoso disse...

Tudo bem, cada um tem sua opinião e respeito a sua, mas a minha é que ele produz ótimos textos, com clara coerência, e de fácil entendimento. Além de ser um dos melhores professores que o estado de RO possui.

Bruno Carvalho disse...

Pode até ser um ótimo professor, mas em se tratando de atribuir a verdadeira culpa aos problemas reais de nossa capital, falhou, e feio!! Atribuir a repetida má administração, a questões divinas, chega a ser hilário! Atribuir a culpa a outrem ,"divino ou demoníaco ", lhe faz acomodado. Votemos melhor 'da próxima' . Amen🏻 #oraçãododia

Letícia Vitória disse...

Gente, a maior característica do professor Nazareno, quem teve aula com ele vai saber, é a sua ironia. Ao ler um texto dele, leia tentando entender isso. É impossível ele atribuir essas coisas ao divino, já que ele é ateu. A propósito, ele sempre foi muito irônico quando se trata de Mauro Nazif, onde tudo o que ele escreve sobre o prefeito tem ironia, lembro do episódio de ele rindo na sala porque o próprio Mauro não entendeu a ironia e citou o professor como alguém que o apoiava, realmente chega a ser hilário!

Bianca Figueiredo disse...

É preocupante a forma como ele descreve a cidade dele! Sabemos da realidade, mas meter a religião alheia e não respeitar é pura falta de profissionalismo!

Raynna Cardoso disse...

Quem teve aula com ele vai saber" Já li muitos textos do blog dele, como também já li MUITOS E MUITOS artigos criticando a administração pública de cidades do Brasil inteiro . Não é só Porto Velho que se encontra nesse caos não !!! E quase nenhum precisou apelar dessa forma, muda algo ? Não. Aliás, que saudade de Porto Velho, que as pessoas destacam apenas os pontos negativos e esquecem que vivem nela. Eu entendi o texto sim, e nem disse que você defendeu ele. E se defende ? Qual o problema ? É um direito seu. Como cito em quase todos os comentários acima... A ironia que ele usa é apelativa demais, as analogias são ofensivas ao povo de Porto Velho ! É só isso.Já em Porto Velho, o frio faz muitos beberem cachaça 61, vinho Sangue de Boi ou Chalise e comer Mandi frito além de esfregar as mãos e reclamar do tempo. Isso num ambiente cheio de poeira, fumaça das queimadas, lixo, podridão, ratos, esgotos a céu aberto, monturo e pessoas mal encaradas, geralmente bêbadas, fedidas e cuspindo para tudo que é canto. O frio daqui só traz desgosto, gripes, rinite alérgica, diarreias, curubas e outras doenças de pobre. "
Um trecho de outro texto criticando políticos, que é o que ele diz que faz com as ironias... Se isso não é ofensivo, eu não sei o que é.

Rogério Ramalho disse...

Ele apenas fez uma analogia sobre a frase,"PORTO VELHO É DE JESUS" .E apenas fez comparações entre o tinhoso e jesus,a diferença de céu e inferno,e se compararmos mesmo,acabamos dando razão ao que ele diz,se fosse de jesus tava tudo certo,não haveria violencia,a saude nao seria a pior do país,nao averia esgoto a céu aberto,dentre tantas coisas,então ele quis dizer que porto velho na condição que se encontra,está de fato na mao do cabiroto,e não na mão de jesus como diz a frase.Mas é apenas minha opinião,eu respeito a sua!

Andrey Lima disse...

Só li verdades, ele é o único que tem coragem de criticar como merecem os inúteis que governam esta cidade, se a crítica eufemista funcionasse mesmo, nosso sistema já teria melhorado... Ressaltando a linguagem irônica dele, que é a melhor.

Tomás Douglas Pereira disse...

Ele realmente não tem medo de expor seu ponto de vista, mesmo que isso direcione diversas críticas aos seus textos. Textos estes que expõem seu ponto de vista usando de ironias e analogias que são geralmente muito bem colocadas.

Mayter L. Costa disse...

.concordo contigo PROFESSOR NAZARENO.... E quem discorda...eu pergunto..OQUE fazem pra mudar Porto velho... OQUE "OS CRENTES"... Tem feito no mundo espiritual E NO MUNDO FÍSICO ..PRA MELHORAR NOSSA CIDADE??? CONS EXCEÇÃO DE UMA GRANNNNNDEEEE MINORIA QUE ESTÃO ENVOLVIDO COM *REINO DE DEUS*, E ASSIM COM PROJETOS SOCIAIS... SE OS "crentes" TRABALHASSEM PARA O REINO O TANTO QUE FALAM... SE FICASSEM MENOS NAS PIZZARIA DA VIDA FALANDO MAU DO OUTROS...SE PARASSEM DE fica repreendendo as "trevas" E REALMENTE FOSSEM LUZ, SE PARASSEM DE EXPULSAR O mau externo E EXPULSASSE O MAU INTERNO...ESSA CIDADE SERIA UMA MARAVILHA... TEMOS EXEMPLOS DISSO EM ALGUMAS CIDADES DO PARANÁ... LEMBRANDO QUE TUDO QUE DEUS FAZ É BOM... COMO PODE ESSA CIDADE ESTAR ASSIM??? ..MAS PELA MISERICÓRDIA DE DEUS..ALGUMAS SITUAÇÕES ..E MUITAS SITUAÇÕES ISOLADAS...REFLETEM A GLORIA DE DEUS... E MOSTRAM REALMENTE A PRESENÇA DA BENÇÃO DE DEUS...MUITAS FAMÍLIA..ASSIM COMO EU..PODEM DIZER QUE AKI É MARAVILHOSO...PELO QUE DEUS TEM FEITO EM NÓS... EM TODAS AS ÁREAS... MAS NAO PODEMOS SER HIPÓCRITAS... AO PONTO DE IGNORAR A presença das trevas "no comando" dessa capital...desde a fundação...QUANTOS PACTOS FORAM FEITOS NAO SÓ AQUI..MAS NA PRÓPRIA CRIAÇÃO DO BRASIL... "POR ISSO JESUS VEIO, PARA DESFAZER AS obras do diabo..O PODER?? TA COM QUEM TEM FÉ EM DEUS...QUE DEVERIA SER A IGREJA DO SENHOR E REI JESUS CRISTO... MAS ELA ESTA OCUPADA DEMAIS ATRAS DE FICAR rica, atras de realizar seus sonhos, casa,carro,fama,faculdade,,,etc...POR ISSO A TERRA ESTA ASSIM..
. "NAO ME PREOCUPO COM O BARULHO DOS MAUS", MAS ME PREOCUPO COM O SILENCIO DOS "bons"...

Rian Alisson disse...

Oque Deus tem a ver com o teu voto errado e o do povo. Se vc não acha Porto Velho uma terra abençoada por não vai embora ? Oque Porto Velho não tem que não vale nada e pessoas que nem você então por que não pega o caminho e some da nossa terra abençoada sim. Gosto da minha cidade e Porto Velho é uma terra que com todos os problemas não tem coisa grave como vemos aí por Santa Catarina , São Paulo , Rio de Janeiro as coisas desmoronando etc. Vc tinha era que pedir desculpas ao povo Porto Velho e sumi da nossa cidade seu imprestavel.

Lúcia Amaral disse...

Excluindo o calor, típico da região norte, vejo como mais grave e significante os descasos dos governantes que, em época de campanha eleitoral se transvestem de anjos, prometem o paraíso, mas que ao assumirem seus postos comportam-se como capetas, capiroto, diabo etc e maltratam nossa Porto Velho. O povo parece ter também alguma coligação com o capeta, pois se omite diante dos abusos do coisa ruim. O texto provocativo do prof. Nazareno não cabe um debate bíblico, está aquém da religião, é questão política, e não política partidária, mas do povo de Porto Velho tomar parte dos problemas da cidade, ser cidadão.

Luan Saissem disse...

Deus ama a gente, mas não é nossa babá não, não foi ele que elegeu prefeito, não foi ele que foi morar na beira do rio, não é ele que suja a rua, agradeça por não faltar água, por ter energia elétrica em 90% do mês porque tem gente em pior situação

Antônio Tunai disse...

Nunca podemos aceitar palavras negativos. Deus é nosso Protetor. O problemas está nos homens que governam sem Deus.

Socorro Brito disse...

tà repriendido em nome de jesus!!!!

Thalles Gomes disse...

Faço algumas colocações:
1. Aposto que a maioria das pessoas que comentaram o texto nem chegaram a ler ele todo, leram o titulo viram a figura e já foram para os comentários assim como qualquer texto do facebook que tenha mais de 6 linhas, e baseado nisso se guiaram pelo senso comum, ou seja levados pelas vãs opiniões.

2. Grande parte não entende o que que é figura de linguagem, ironia, metáfora ou parábola.

3. Expressões como Porto Velho é do Senhor Jesus só me mostra mais que estamos como os judeus do judaísmo esperando o Yeshua Hamashia se manifestar a 6 mil anos, sendo que ele já se manifestou, deu autoridade para seus filhos para m mas eles preferem ficar inertes em seus jargões envangelisques do que saber que a cidade está esperando a manifestação não de Jesus, Deus, Yeshua, ou qualquer outro Nome, mas sim a manifestação dos Filhos de Deus. I CO 8:19. I JO 5:19

4. Frases como: Se não gosta porque não vai embora?? Não aceito falar assim, me leva a interpretação ( talvez errônea) de que somos mesmo bairristas, egoístas e o cisco nos olhos do outro é maior que a trave no nosso.
Não se pode criticar, mesmo que com uma analogia que sabe infeliz, mas não se pode criticar a cidade que moramos?

5. Voltamos a ditadura militar onde perseguimos, caluniados e mandamos embora pra um exílio ( fora de Rondônia ) todo aquele que se manifesta de uma forma diferenciada á aquilo que pensamos?? A democracia vem com a máxima da filosofia de que "Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo"

Conheço o tal Professor, trabalho com ele a 10 anos, e vejo que cada vez mais ele consegue o que quer: gerar uma crise em mentes ignóbeis e sem qualquer base da hermenêutica, que estão se guiando pelo senso comum, se frases de internet, de frases de efeito e tutores sem qualquer inspiração na sabedoria de Deus.

Finalizo dcitando "Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo" Ou Podemos falar: Aquele que nunca errou em como expressar sua opinião que atire a primeira pedra.

Kimberlly França disse...

Ta aí, era só o que restava para finalizar e selar a boca desses medíocres! Que defecam pelos dedos.

Danieli Menandro disse...

Sábia as palavras professor, mas eles não vão ler isso até o fim porque para eles xingar é mais fácil .

Géssica Medeiros disse...

Ótimo texto. Ao contrário de muitas pessoas que não souberam interpretar o texto por possuírem a mente fechada, compreendi claramente a crítica ao grande descaso do poder público em Porto Velho e a ingenuidade de seu povo. O modo como os comentários ruins circulam acerca desse texto argumentativo revela a falta de conhecimento da população de Porto Velho pela incapacidade de observar a analogia feita pelo professor. Não se trata de um texto religioso, mas sim de críticas feitas ao governo que, no entanto, a população se mostra despreocupada e submissa ao grande desrespeito do poder público com os cidadãos de Porto Velho.

Miguel Sant Anna Filho disse...

Géssica esse não é um texto para se analisar e interpretar quanto a ser metafórico ou não. Ele mexe com forças que apaziguam uma sociedade, mexe com princípios de controle social. Nazareno carrega uma grande responsabilidade ele é um professor, o que é muito diferente de um docente ou daquele que vende a sua força de trabalho.

Mateus Souchi disse...

A típica massa ignorante de Porto Velho comentando "mimimi veio pra cá ficou rico e agora ta cuspindo no prato que comeu"

MEU C*, esse povo realmente não entende que qualquer macaco com QI de 2 dígitos enriquece aqui pq a maioria da população é preguiçosa, se contenta com bosta e vive de esperança em usina, ah me poupe.

Porto Velho estágio pro inferno sim não só Porto Velho como várias outras cidades do Brasil.

Valdemir Katayama Kjaer disse...

Os pais fundadores dos EUA, sabendo que o homem é corrupto e imperfeito, foram sábios e criaram uma forma de impedir que tiranos dominassem o povo e o escravizassem, com impostos, em nome do Estado: liberalismo clássico, governo mínimo. Parem de acreditar no governo. Esse é o verdadeiro capeta.

Junior Kajueiro disse...

Lendo esses comentários pude perceber quão grande é a falta de conhecimento das pessoas, que se não sabem interpretar um texto dissertativo o que dirá conhecer filósofos como Nietzsche, Maquiavel, Platão, entre outros. O povo padece por falta de conhecimento e se hoje PORTO VELHO está assim é porque pessoas como vocês se satisfazem com meros salários mínimos e não sabem ler.

Kimberlly de França disse...

Pro pessoal que está perguntando ai quem é ele e o julgando-o, ele é um excelente professor e o mesmo da aula de Redação, um dos melhores professores aqui de Porto Velho, sim, sou aluna e com muito orgulho, não é a toa que o cujo teve vários alunos com nota máxima em redação do Enem. Deu aula em uma das melhores escolas que a em Porto Velho cujo não citarei o nome e já é professor há muitos anos. Ele tem o direito de se expressar como com qualquer outra pessoa! Digo mais, ele serve de exemplo para vários outros professores que queira subir na vida. Agora só porque ele não acredita em Deus ou nomeou a cidade Porto Velho de "Satanás" não significa que é por causa dele que a cidade esta um caos ou que é por isso que educação está uma bosta ou que as crianças estão demoniadas. Façam-me um favor? Se joguem em um Rio. Não culpe o governo ou as escolas e/ou um professor por apenas expressar sua opinião, culpem a si mesmo por pensarem iguais a todos! Como diz meu bom e odiado professor Nazareno - Fulja do senso comum, ou Quando todos estão pensando a mesma coisa é sinal que a alguma coisa errada! Seja critico!

Quétilen Olivyer disse...

Pois é, vc não é a única, meu marido é de Sta. Catarina e escolheu morar aqui por vontade própria. A regra número 1 para uma boa convivência é o Respeito. Não gosta e não aceita? Respeite, ou caia fora! Afinal ninguém obriga ninguém permanecer 35 anos num local contra sua vontade. Compreendi sua ironia no texto ao relatar sobre a falta de infraestrutura de nossa cidade, e todos sabemos q se trata de um problema real, me intriga apenas, saber oq Deus tem haver com isto tudo.

Beatriz Galvão disse...

Beatriz Galvão O Nazareno é professor de redação. Ele escreve coisas que façam o povo se revoltar e assim opinar contra ou a favor. Ele quer despertar com seus textos a ideia e a vontade de opinar nas pessoas. Ele quer que cada pessoa conteste. Não liguem para ele. Como ele mesmo diz na aula dele "a maioria do que eu falo nas minhas redações são coisas que eu não apoio, mas eu quero despertar a vontade de contestar nas pessoas que leem."

Bispão Bispo disse...

Com relação a fé de qualquer pessoa seja ela evangélica católica ou espirita tem que ser respeitar, pois vivemos em um regime democrático. Agora tive uma interpretação diferente de algumas pessoas aqui, entendi que o professor quis passar com seu texto, a realidade desta capital, não posso descordar dele nesse sentido. Realmente PVH sempre foi esquecido por todos os Prefeitos, inclusive esse atual. Qualidade de vida é péssima em todos os sentidos...temos que saber que os impostos que pagamos aqui é igual as demais localidade do Brasil, só aqui é esse descaso, e pior não tem saída pra melhoras, pois seu povo não sabe votar, se vende por pouco!

Mônica Chagas Cerqueira disse...

Mônica Chagas Cerqueira Li e não gostei do texto. A cidade pode ter muitos problemas mas não é só aqui, há lugares piores e parte da culpa de estar nessa situação não se deve a nenhuma entidade divina ou demoníaca mas às escolhas erradas que a maioria dos eleitores fizeram e à corrupção enraizada na cultura do país. Daqui tiramos o nosso sustento e, no mínimo, devemos lutar para melhorar as condições. Vale aquela velha frase: se não gosta por que mora aqui? Muda de cidade.

André Elliot disse...

André Elliot Fui aluno deste professor ano passado, posso lhe garantir que não guardei quase nada de importante que ele falou, a maioria das aulas ele tava falando mal de Porto Velho, mal de Rondônia. Porém nunca se quer vi ele fazer um movimento ou tomar alguma atitude que pudesse ajudar nossa cidade, há não ser criticar, acho que ele ainda não entendeu que apenas criticar não adianta. Ele é da Paraíba, não se por qual motivos saiu de lá, já morou em Curitiba e não sei por qual motivos saiu de lá, e concordo com você, se aqui é tão ruim por que ele simplesmente não vai embora? Não fará falta.

Agna Ricci disse...

Agna Ricci Esse sujeito só fala besteira e o pior é esse jornalzinho ficar compartilhando as ideias dele. Já reclamei uma vez com a redação do jornal sobre chancelar a postagem de colunas dessa qualidade que em nada acrescenta na informação social e disseram que ele é o responsável por suas palavras. Mas quem, além de proporcionar o espaço ainda compartilha a ideia, também tem responsabilidade sobre os danos de quem venha a se sentir ofendido com essa falácia toda.

Lucas Almada disse...

Lucas Almada Acredito que o professor usou um artifício interessante para chamar atenção ao texto. As críticas aos políticos e ao ambiente insalubre no qual estamos vivendo é pertinente. O professor fez uso de figuras de linguagem, não considerar isso ao analisar o texto é um atestado de ignorância. Muitos que estão criticando jamais levantaram um dedo para mudar a realidade.

Franklin Ribeiro disse...

vocês prestaram atenção no que foi escrito ?, tudo que ele fez foi analogia. Em primeiro lugar, se pessoas críticas como o professor nazareno fossem embora, ai sim, pvh estaria perdida. Por fim, a analogia feita durante esse texto teve apenas caráter comparativo e crítico.Visto que, nossa cidade encontra - se em total holocausto. Todavia, pessoas estúpidas e ignorantes não percebem essa situação, portanto, é de vcs que pvh não precisa ps: Parabéns pelo texto professor Nazareno .

Paulo Mello Alves disse...

Paulo Mello Alves Hoje em dia vale tudo pelo ibope, se tivesse carpido um lote seria mais útil do que o tempo que levou pra escrever esse texto. Porto Velho é de Jesus Cristo, dificuldades sempre vão aparecer, vai de você enfrentá-las ou simplesmente aceitar. Alimente um pouco de conhecimento bíblico e espiritual, vai te fazer refletir no texto que publicou.

Rafael Julio disse...

Eu discordo do que vc falo que Deus esqueceu de Porto Velho e que Porto Velho é de Satanás. A culpa não é de Deus por ter tantos corruptos no congresso, a culpa é nossa por ter votado nas pessoas erradas para administrar a nossa cidade. E eu gosto muito de Porto Velho apesar das coisas estarem ruim, quando a gente tem Deus na vida nada nos abala, Deus é o nosso refúgio e fortaleza.

Quétilen Olivyer disse...

Professor Nazareno esse seu texto é ridículo e sua comparações pior ainda! Se não crê em Deus fique calado. Deus não é o culpado pelas mazelas que acontecem aqui e ao redor do mundo. São pessoas como vc, descrentes, sem educação e pobre de espírito que contaminam o espaço em q vivemos, e cheiram mal... pior q a lama e os esgotos de Porto Velho. Vá embora e se mande oras! Está a tanto tempo aqui pra ofender o povo Porto Velhense que te acolheu. Procure o caminho do feio.... vá para Dubai, já que o Sr. achou justa a comparação com uma cidade projetada e financiada.
Eu hein...... tá esperando o quê .. o Maligno te levar? Sai fora!!!!

Franklin Ribeiro disse...

Quétilen Olivyer, você leu o que foi escrito?, Tudo que ele fez foi analogia. Em primeiro lugar, se pessoas críticas como o professor nazareno fossem embora, ai sim, pvh estaria perdida. Por fim, a analogia feita durante esse texto teve apenas caráter comparativo e crítico.Visto que, nossa cidade encontra - se em total holocausto. Todavia, pessoas estúpidas e ignorantes não percebem essa situação, portanto, é de vcs que pvh não precisa ps: Parabéns pelo texto professor Nazareno .

Carina Alho disse...

Se Porto Velho fosse constituído por pessoas como você que não sabem interpretar um texto DISSERTATIVO, estaria pior do que a situação atual. Além de as comparações feitas pelo professor serem bem impostas, esse texto é de caráter CRÍTICO, onde o mesmo tem toda a liberdade de expor o seu pensamento da forma que quiser, cabem aos leitores que concordam ou não respeitarem.

Kimberlly De França disse...

Ridículo é o seu comportamento, sabe o que mais? Sua falta de interpretação é de baixo nível. Agora todo mundo é obrigado a crê em algo? Todos temos o livre arbítrio, a pessoa acredita se quiser, a propósito aposto que nem leu o que foi escrito ou se leu não entendeu nada!! Aah, se não sabe o professor Nazareno é um dos melhores professores que existe aqui em Porto Velho de redação, sim, redação, não é a toa que o mesmo teve vários alunos com nota máxima em redação do Enem. Não admito que falem assim do professor Nazareno, pois é um excelente profissional quem o conhece sabe do que falo a maioria de vocês não tiveram e nunca terão um professor competente e sábio igual a ele.

Beatriz Galvão disse...

O Nazareno é professor de redação. Ele escreve coisas que façam o povo se revoltar e assim opinar contra ou a favor. Ele quer despertar com seus textos a ideia e a vontade de opinar nas pessoas. Ele quer que cada pessoa conteste. Não liguem para ele. Como ele mesmo diz na aula dele "a maioria do que eu falo nas minhas redações são coisas que eu não apoio, mas eu quero despertar a vontade de contestar nas pessoas que leem."

Marlo Henrique Nunes Coelho disse...

Falta de interpretação teve o professor que utilizou uma expressão muito utilizada pelos evangélicos cristãos sem saber o real significado. A grande maioria dos textos do nazareno fazem críticas e não apresentam solução. É o puro senso comum que já conhecemos, aliado ao querer ganhar popularidade a todo custo.

Bianca de Aquino disse...

Menos 3 min da minha vida, nunca li tanta besteira junta, por ser um professor tinha que pelo menos se informar estudar a Bíblia para ter embasamento teórico, já que ela nos ensina o livre arbítrio que temos, e se temos, podemos escolher nossos representantes, e se escolhemos errado sofremos a consequência! Lembro-me até de uma vez onde numa pregação ouvi o pastor dizer "tem horas que tenho dó do capeta, por que tudo é culpa dele" resumindo Ta na hora do ser humano começar a assumir as consequências de seus atos e escolhas! Só acho

Elizama De Souza Silva disse...

Foi ironia que poucos percebem , além do mais a cidade está um caos, eae ? Essa cidade é pelo menos até onde sei nossa, mas somos medíocres e não tomamos vergonha na cara para amenizar a situação, acorda povo jesus sim tem todo o poder, mas ele não vai descer para arrumar não, somos nós. E professor foi ótimo esse texto e tenho muito orgulho de ser sua aluna.

Geraldo Carlos disse...


pegou pesado agora em Nazareno. to achando que e ao contrario em kkk. Puta de uma sacanagem um cara desses escrever uma palhacada dessas e ainda sair no rondoniaovivo pow fala serio em... espera ai que vou mandar meu cachorro ai pra aprender com o Tal de Nazarenoooooo... kkk volta qando conseguir algo bom meu.
Edinei Moraes Quem é nazareno?

Eliane Ribeiro disse...

Meus deus isso é inacreditavél pois qnd deus tocar na quilo q vc mais ama ai vc vai saber que deus existe porq deus é deus ele tudo pode jesus deu a vida la na crus por nos ainda tem pessoas encrédulas meu amado vou orar muito por vc vc,,,,

Cida Martins disse...

Deus nos livre disso. Quem protege meus filhos que moram lá e Deus todo Poderoso e os anjos enviados por Ele.

Paulo Roberto disse...

Pessoas que visivelmente tem o senso critico pouco apurado... Alienados que não tem o dom da interpretação, simplesmente abrem suas mentes para julgar e mostrar que realmente muito pouco foi aproveitado das "míseras" aulas que tiveram. Leia, releia e leia novamente para buscar um entendimento além, e pare de buscar reflexo nos comentários acima,abra seu senso crítico e fuja da sociedade alienada. Emoticon like

Salete Costa disse...

Porto Velho e uma cidade maravilhosa de pessoas de bem abençoada por Deus de tamanha beleza natural.

Jéssica S. Santos disse...

Imaginando o Nazareno falando tudo isso e morrendo de saudades das aulas dele! Haushau

Junior Kajueiro disse...

Reclamar da rua, do bairro e da violência é muito fácil o difícil é deixar de ser medíocre e aprender a colocar governantes capacitados para nos representar, saiam do senso comum e aprendam a argumentar com capacidade. Parabéns Professor Nazareno o senhor é fera

Luciana Dias disse...

Falou tudo viu! Tb acho lamentável mtas coisas aki em Porto Velho, mas a culpa são das pessoas que nao sabem eleger seus representantes, estes que quando estão no poder só querem saber de roubar! Sou de MG, sei que PVH tem mtos defeitos, mas este texto é um desrespeito aos conterrâneos e tb a Deus. Se não ta satisfeito, vai embora professor!!!!

Evandro Bento disse...

Esse cara de professor, só o nome , outro dia criticou a ponte do madeira dizendo que só ia beneficiar uma dúzia de caipira, chamando o povo de pvh de caipira agora isso. esse cara se prevalece da liberdade de imprensa para sacaniar com o povo da cidade que o acolheu , e o tipo de pessoa que da descrédito aos repórteres de Rondônia

Rosiana Silva Lemos disse...

Deus nao esquece seus filhos, esses acontecimentos sao conseqüência de um voto errado. De pessoas que preferiram trocar o certo pelo duvido, só se colhe o que se planta. Profetizo dias melhores para a minha querida Porto Velho.

Juliano Jorge disse...

Comecei a ler e nem quis terminar meu amigo pegue o caminho dos fei que vc veio .... ninguém aqui precisa da sua opinião é Porto Velho pode ser sim uma cidade não estruturada falta esgoto saneamento educação mais isso não é culpa nossa e sim de quem nos representa vai aprender a lavar tua bunda acho que não consegue nem tirar a inhaca #bichopodre

Helena Zoraide disse...

Texto inteligente não é para qualquer um; a cognição de alguns leitores parece que tende a ser do maléfico também. Parabéns, meu grande professor corajoso por expressar a verdade.

Rosângela Rodrigues disse...

Amaldiçoado seja esse otario que escreveu isso. Por eu e todos que moram aqui errados ou não somos todos de Deus e ele habita com certeza em nossa cidade. AMÉM

Edjane Santos disse...

Uma pessoa inteligente aqui, poucos conseguiram ter esse seu raciocinio, na verdade, acho que quase ninguém consegue ler um texto e interpretar o que o autor quer passar.

Raíne Samila disse...

Kkkkkkkkkkk Parabéns professor, mais um ótimo texto, e como sempre cômico e trágico hahaha. E as pessoas como sempre sem senso de humor. Será que as mesmas não sabem se quer interpretar e compreender um texto desse?

Luan Ximenes disse...

Cegos e fanáticos, veem a palavra DIABO e logo já dizem "ta repreendido em nome de Jesus..."

Janah Ximenes disse...

Onde aperta pra curtir 1000 vzs o seu comentário flor ? Como pode uma pessoa cujo papel eh educar , prestar-se a um papel ridículo como esse , certamente momentos difíceis ele não passou , pois qndo passar lembrará a quem pedir ajuda

Agna Ricci disse...

Murilo, também li, entendi, e não vejo necessidade nenhuma de criticar dessa forma. Se você ler outras publicações dele vai notar a maneira imbecil de fazer críticas. Você também deveria aprender que só por quê alguém não concorda com você, não significa que esta não tem bom senso ou seja analfabeto.

Igor Cordeiro disse...

Parem de falar coisas que não sabem seus imbecis,vão procurar entender o contexto do texto , e parem de falar o que não sabem sem mesmo ler , esse texto fala sobre política e não religião bando de alienados .

Erllan Santos disse...

Como um site de tamanha repercussão no estado posta uma porcaria dessa, ainda mais com um título tão fútil e sem nexo, Porto Velho e todo o estado é do senhor Jesus, e para responder o professor de quinta aí leia a Bíblia lá você vai entender que o senhor nos deu o livre arbítrio e que tudo nos é lícito mas pouco nos convém. Tá repreendido Rondônia inteira é do senhor, eu creio!

Paulo Roberto disse...

Pessoas que visivelmente tem o senso critico pouco apurado... Alienados que não tem o dom da interpretação, simplesmente abrem suas mentes para julgar e mostrar que realmente muito pouco foi aproveitado das "míseras" aulas que tiveram. Leia, releia e leia novamente para buscar um entendimento além, e pare de buscar reflexo nos comentários acima,abra seu senso crítico e fuja da sociedade alienada.

Andréia Lassen disse...

Aline Oliveira, da uma lida! Kkkkkk...
Não sei se gosto mais das ironias dele ou da reação dos portovelhenses que saem em defesa da cidade (virtualmente é claro!) mas arremessam lixo pela janela do carro, despejam água servida na rua....

Rony Kenia disse...

Eu não acredito nisso. To chocada com esse texto.Deus está acima de todas essas insanidades. Ele habita onde é chamado para habitar. Somos todos responsaveis por eleger maus políticos, temos liberdade para isso, tiremos de Deus essa culpa.

Edcleia Peninga disse...

Eu achei tudo isso uma grande bobagem, se porto velho fosse tão ruim porque ele não mudou de cidade ou de Estado,e outra isso tudo acontece porque o cidadão vota na pessoa errada,e Deus não e culpado disso......culpados sim somos nós que não pensamos certo na hora de votar...... tenho dito.