quarta-feira, 11 de março de 2015

De Schindler a Janot: todos inocentes



De Schindler a Janot: todos inocentes

Professor Nazareno*

        Com a recente divulgação da lista de Rodrigo Janot, procurador geral da República, enumerando uma penca de políticos brasileiros envolvidos em maracutaias e roubalheiras na Petrobras e que estão sendo investigados na Operação Lava-Jato da Polícia Federal, vem-nos à mente, numa grosseira comparação atemporal, outra famosa relação em tempos de Nazismo: a lista de Schindler, um empresário alemão que salvou do Holocausto centenas de judeus poloneses ao empregá-los em sua fábrica. Em sua famosa lista, todos eram inocentes e por “colaborarem” com o esforço de guerra nazista, foram salvos da morte certa. Já a lista do Brasil além de ser menos cívica, demonstra a bandalheira e “a casa da mãe Joana” em que está se transformando o nosso país sob a desastrada e já desgastada administração dos companheiros petistas.
  Mas todos os envolvidos na relação brasileira juram de “pés juntos e mãos postas” que são inocentes e que não fizeram absolutamente nada para justificar os seus nomes nela. Ironia das ironias ou sinal dos tempos? Enquanto muitos queriam participar da primeira lista, ninguém daria um único vintém furado para constar da segunda. O fato é que a Petrobras, outrora uma das maiores empresas petrolíferas do mundo, é hoje uma tênue sombra do que fora no passado recente. Vários partidos políticos como o PT, o PP e o PMDB além de outros têm integrantes citados por Rodrigo Janot. De ex-presidentes da República, passando por governadores de Estado, senadores, deputados federais e até cidadãos comuns, são muitos os que se associaram criminosamente para dilapidar o patrimônio de uma das mais conhecidas e rentáveis empresas brasileiras. 
  A situação política do Brasil é hoje insustentável e também vergonhosa sob todos os pontos de vista. Corrupção sempre houve em nosso país e não vai parar tão cedo por mais que se tente combatê-la, mas se a Justiça prevalecer, e tomara que prevaleça mesmo, talvez haja mudanças em Brasília. Porém, os antecedentes nesta área são desanimadores. Anões do orçamento, privataria tucana, Mensalão e tantos outros escândalos políticos e econômicos não deram em nada e por isso praticamente já não nos assustamos mais com outra vergonha nacional, o Petrolão. Dizem que a ordem vem depois do caos, mas parece que estamos vivendo a ordem, o caos virá depois. Percebe-se que nuvens negras estão pairando no horizonte da nossa frágil democracia. E como não poderia deixar de ser, “Roubônia” também está na lista de Janot: dois nomes.
  O nosso Estado, por exemplo, está sem governador há quase uma semana. O titular do cargo foi cassado pelo TRE. Mas o nosso caos não é por estar sem comando uma vez que muitas pessoas afirmam categoricamente que “o Estado até ficou melhor agora, já que ninguém está mandando em nada”. E as perspectivas também não são nada animadoras no meio político local: se Confúcio Moura não voltar a nos governar, Expedito Júnior assume o comando do Estado. Caso contrário, quem está na ordem da sucessão estadual é Jaqueline Cassol, seguida pelo Padre Ton e finalmente Pimenta de Rondônia. “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. Oskar Schindler devia recriar uma nova lista para Rondônia. E já que todos são inocentes mesmo não teria problema algum. Ou será melhor fazer como o vice-governador da Bahia, João Leão, citado na lista de Janot, que disse que “estava cagando e andando para os cornos”?





*É Professor em Porto Velho.

3 comentários:

Mineirinho, uai! disse...

Fessor, bênça. ´Tô cagando e andando´ é o que professa o PT pela boca de sua representante mor que, por castigo merecido e legítimo, é também nossa representante mor: a ela conferimos o poder de decidir cagar e andar indiferente ao que nos cerca. O roubo de um Porsche Cayenne por adolescentes que queriam simplesmente dar um ´rolê´ num carrão que ´nunca nóis vai tê dinheiro prá comprá´( sic!) é , em esferas diferentes, a banalização do crime por quem tem certeza da impunidade. Idem ibdem para os que governam Rondônia.

João Paulo Ferreira disse...

Pra Dilma tá tudo dominado, um deslize aqui outro ali mas pode ser contornado "conversado" junto as demais instituições. Como se não bastasse, o "ex" advogado do PT que serviu a reeleição da pilantra, agora se propôs a mudar de turma pra também participar do "julgamento" do petrolão, ou seja, o Brasil oficializou a defensoria publica da corrupção. E alguns dos autorizados a serem investigados vão se safar tão ai só pra dizer que a investigação é séria, vai ficar só quem já confessou fazendo acordo de delação e olhe lá se o premio não será maior que o acordo. Mas tem os revoltados com seus pares, prometeram que não ia acontecer nada, o cara ficou furioso pq só livraram os chefões da investigação e resolveu contar a verdade na CPI. Todos sabem da velha tática do morango podre, uns bons por cima e a podridão fica por baixo, é assim que funciona na corrupção, faz um contrato Fanta de consultoria, se um dia for questionado de recebimento de grana de determinada empresa ai sai com a pérola da consultoria, engraçado que consultor bonzão só presta serviço pra empresa com contrato publico, ainda tem aquela assumir que o partido recebeu dinheiro da empresa mas está tudo registrado na justiça eleitoral, ou seja, registra uma migalha e o grosso da corrupção vai pelo caixa 2 ou 3, ou ainda, manda dólar da corrupção pro exterior e registra um pouquinho na receita, se alguém ventilar sobre a remessa, o cara assume que mandou grana pro exterior e que a operação é legal e foi registrada na RF, e agora a pérola do ministro que para não ser flagrado em escuta ou encontro secreto, agenda de ultima hora, no calor das investigações, uma visita oficial com a Dilma no próprio planalto como se fosse um conversa institucional, ou seja, tudo meticulosamente estudado pra não deixar rastro, melhor assumir que a visita foi oficial que ser pego na casa de um dos chefões da quadrilha. Somente uma revolução do povo pra acabar com essa bandalheira, sistema falido de representação e de poderes, hoje uma ditadura travestida de democracia, tudo pelo poder, propagandismo estilo nazista, e quem paga a conta dos privilégios, negociatas e da corrupção em geral é o povo, até os atendidos pela política populista eleitoreira do assistencialismo sem propósito foram traídos pela corja petista, cortou sem avisar 70% dos recursos do fies, pois as faculdades descobriram que quando chega próximo dos 30% das inscrições o sistema bloqueia, mas não assumem a redução drástica com o financiamento para estudante, governo sem compromisso com a educação, ao eleitor que foi traído pela propaganda eleitoral, não sabem que a crise econômica foi criada pela má gestão petista, mas no desespero da administração desastrosa, querem reduzir também o seguro desemprego, (SEGUE)

João Paulo Ferreira disse...

(CONTINUAÇÃO)
e até o bolsa família disfarçadamente reduzida tanto pela inflação como pelo aumento dos impostos, pois o tributo embutido nos alimentos é o mesmo para milionário e para inscritos no bolsa família, quer mais injustiça social que isso, o governo dá com uma mão e tira com a outra e esses trouxas desinformados ficam vendendo o voto pra essa quadrilha de terrorista que tomou o poder. Ficaram fazendo comparação com 5 milhos de bolsa lá do inicio do beneficio no governo FHC, com as 50 milhões do governo petistas sem preocupação com o crescimento do pais e da consolidação da economia, primeiro que lá o mundo e o pais estavam numa crise brava, até a globalização era uma incógnita, momento em que foi ministrado o remédio chamado plano real, e naquele momento era justificava mesmo a concessão do beneficio, era um paliativo para aquela confusão mundial nos mercados, como se fosse um estado de guerra, mas quando o real começou a gerar frutos, os vândalos que tomaram o poder não com propostas mas lembrando o remédio amargo que a sociedade teve que tomar e deu resultado, partiram pro populismo barato, ao invés de investir no crescimento do pais como fez a China e outros emergentes, ou seja, distribuir emprego e não bolsa, e se o pais melhorou de verdade como propagaram durante essa ultima década, o melhor termômetro seria justamente a redução do beneficio e não seu aumento, mas hoje tão tirando sorrateiramente o beneficio, justamente quando o povo mais precisa, com desculpa de seca, crise mundial da qual sempre se gabaram que pais era imune. O pois só não foi a caos do apagão devido a tecnologia de televisores, ar condicionado, celular e equipamentos da indústria, era do LED principalmente, imagina o numero de celular atual com aquela bateria que parecia uma balsa. A indignação é tanta que dava pra escrever uma bíblia sobre essa quadrilha que temos que tirar do poder urgentemente.