terça-feira, 24 de março de 2015

200 milhões de achacadores

 
200 milhões de achacadores

Professor Nazareno*

            Cid Gomes, ex-ministro da Educação da “Pátria Educadora”, foi demitido recentemente pela Presidente Dilma Rousseff, a mando do Presidente da Câmara dos Deputados, por que disse, dentre outras coisas, que no Poder Legislativo havia pelo menos uns duzentos ou trezentos deputados achacadores. Achacar é roubar dinheiro de alguém por meio da intimidação, do achaque, é extorquir, delinquir. Linguarudo, o ex-ministro reiterou enfaticamente o que havia dito e caiu em desgraça após um bate-boca acalorado com os deputados dentro daquela casa de leis. Muito anteriormente a ele, o ex-presidente Lula quando ainda era deputado federal afirmara que ali no Congresso Nacional havia pelo menos uns 300 picaretas. Eles não provaram nada do que disseram, mas fica a pergunta: será que erraram ao afirmar algo que a maioria de nós já sabe?
            Com cerca de 203 milhões de habitantes, não seria nenhuma mentira ou unanimidade afirmar categoricamente que no Brasil pelo menos 200 milhões de cidadãos são ladrões, corruptos ou achacadores. Aqui sempre foi a pátria da vantagem, do individualismo. A nossa ética, de um modo geral, é levar vantagem em tudo o que fazemos. É a famosa “Lei de Gérson” que impera entre as relações mais rotineiras dos brasileiros. Neste país infelizmente quase não se pensa no coletivo. Para muitos, levar vantagem é a regra maior mesmo que isto cause prejuízos para os outros. Das mais altas autoridades do país até o mais humilde cidadão, passando por grandes empresas e até mesmo por aquelas pequenas de fundo de quintal quase todos se esmeram em levar vantagem, em lucrar, ganhar dinheiro e se possível, passar todos os outros para trás.
            O pior é que esta mentalidade egoísta e atrasada dos muitos brasileiros os impede de observar que com isso todos saem perdendo. Até os que não compactuam com estas práticas medievais. E quando todos perdem, a sociedade fica pior, mais pobre, mais problemática, mais desumana, mais violenta. A mídia, por exemplo, quer sempre levar vantagem em tudo, ganhar rios de dinheiro e por isso faz, sem nenhum acanhamento, anúncios de políticos ladrões e desonestos só por causa da grana que vai faturar. Propagandas de governos e de políticos, corruptos ou não, são diariamente mostradas para os tolos. No Brasil, a ética da mídia é só ganhar dinheiro, não interessa de quem nem a quem vai prejudicar. De um modo geral, aqui só se entra na política para enriquecer ainda mais, para roubar o erário, para se beneficiar de saques e roubalheiras.
            Embora haja algumas pessoas honestas no país, veem-se cada vez mais profissionais em todas as áreas, educação inclusive, que só pensam em levar vantagem. Os miseráveis incrivelmente usam a miséria para ganhar dinheiro. O rio alagou sua humilde casa? Não tem problemas. Constrói-se outra no mesmo lugar que será indenizado pelo Poder Público. O estudante de uma forma geral só quer fazer Medicina por que médico no Brasil ganha muito bem. Por que para ser professor não há concorrência? As profissões no Brasil geralmente não seguem a lógica do mercado, mas a do “vil metal” apenas. Se na política o dinheiro não fosse tão fácil, poucos se aventurariam nesta área. Declarar imposto de renda sem ocultar ganhos é tarefa quase impossível. Aqui o que é público, não é de ninguém. Diferente de países da Europa, do Japão ou dos Estados Unidos. Mas até quando esta selvageria que achaca a todos nós?




*É Professor em Porto Velho.

2 comentários:

Paulão da Silva disse...

SOFRIDO PROFESSOR....ATE QUE ENFIM CONCORDO COM SUAS ASSERTIVAS...SOMOS QUASE 300 MILHÕES DE BANDIDOS. É POR ESTE SIMPLES MOTIVO QUE NO CONGRESSO NACIONAL SOMENTE EXISTEM ACHACADORES...SAO ELES OS LEGÍTIMOS REPRESENTANTES ELEITOS....REPRESENTANTE DE UMA POPULAÇÃO DE PILANTRAS SÓ PODEM SER PILANTRAS. É LÓGICO. ENQUANTO IMPERAR A MALANDRAGEM DE QUERER ESTACIONAR EM LUGAR PROIBIDO PQ NINGUÉM ESTA VENDO....FURAR SINAL VERMELHO....ESTACIONAR EM FILA DUPLA....VENDER MERCADORIA ESTRAGADA....SUPERFATURAR QUALQUER TIPO DE SERVIÇO ...ENFIM TENTAR A QUALQUER CUSTO TAPEAR AS NORMAS DA BOA EDUCAÇÃO E CONDUTA SOCIAL....SEREMOS TÃO BANDIDOS QUANTO NOSSOS REPRESENTANTES.

Mineirinho, uai! disse...

ÔÔÔÔPPPPAAAAA !!!! Pára aí, agora! Paulão fortão fazendo carinho no fessor?! Professor escrevendo com lamúrias?! Pára que eu quero descer!!!! Paulão seu baitola!!! Fessor, antidepressivos já! E já que tá tudo tresloucado, vou dizer que esse texto tá horrível! E nem vou falar bênça fessor! Aquele ex executivo da Petrobrás foi verdadeiro ao dizer que contribuição prá campanha eleitoral é balela: ninguém faz isso por acreditar nas intenções honestas do político pelo povo, mas como investimento a dar retorno, principalmente em benesses públicas. O ganho em si é normal e esperado: um bom médico ( que estudou horrores para sê-lo ) merece ganhar bem e frequentar um bom restaurante ( que requer competência para subsistir ) que usa matérias primas de qualidade ( aquele pescador que está dentro da lei e fornece um pescado fresco e permitido pelas leis que regem a pesca )... então se houvesse respeito e abdicássemos a nossa mentalidade egoísta e atrasada, seríamos ... bom, seriamos japoneses! Saionara!