domingo, 26 de outubro de 2014

Perdão, Brasil: votei na Dilma!



Perdão, Brasil: votei na Dilma!

Professor Nazareno*

            Eu disse o tempo inteiro que ia anular o meu voto no segundo turno das eleições, pois não tinha opção coerente. E de fato não tinha mesmo. Era votar no diabo ou na mãe dele. Como eu, também muita gente estava contra a parede, entre a cruz e a espada. “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come” era o ditado popular que me espinhava a consciência a todo instante. Indeciso, fui à urna e lá, como um cidadão imbecilizado, votei no PT e na Dilma. Quando digitei o número 13, senti vontade de vomitar. E quando apareceu o rosto da Dilma, comecei a engulhar e votei, depois me afastei daquele sinistro lugar com a sensação de ter feito a pior coisa de toda a minha vida. Em casa, diante do espelho, me xinguei feito um louco: “-Seu filho da puta, como pode ter feito isto”? Depois, me dei um soco no estômago e gritei: “-verme maldito, canalha”!
            Votar no PT é aceitar indiretamente o que estão fazendo com a Petrobras. É sacanear com o trabalho fenomenal de um Joaquim Barbosa no STF, é aceitar como algo perfeitamente normal o Mensalão. É dar um cheque em branco para os corruptos e ladrões. É achar cívico trocar votos por programas sociais como os “petralhas” estão fazendo, é enfim, fazer vistas grossas à amizade entre os petistas e Collor, Sarney, Maluf, Renan Calheiros e tantos outros. Em Porto Velho foi o PT e sua camarilha, por exemplo, que acabaram de destruir o pouco que restava da cidade. E eu não concordo jamais com nada disto, mas que opção me deram os eleitores no primeiro turno? Na hora de sufragar o voto, imaginei que votando no Aécio Neves eu não só estaria sendo injusto comigo mesmo, mas também estava punindo, de novo, uma nação inteira.
            O Aécio Neves pode até ter tido boas intenções, mas foi o seu PSDB, durante os oito anos do Governo de Fernando Henrique, que perseguiu funcionários públicos com demissões em massa e promoveu o maior festival de transferência dos bens públicos para a iniciativa privada, a conhecida “Privataria Tucana”. Neste período, ensandecidos pelo Neoliberalismo, os caciques deste partido fecharam inúmeros bancos estatais, demitiram funcionários, extinguiram instituições públicas, entregaram a Vale do Rio Doce à iniciativa privada, privatizaram portos, aeroportos e grandes rodovias. Quase todo o patrimônio do povo brasileiro foi “doado” a amigos e colaboradores do então Governo. Que lucros estas privatizações trouxeram para o nosso sofrido povo? Quem ganhou com isso? Fala-se abertamente em prejuízos de mais de cem bilhões de dólares.
            Além do mais, vi o PSDB muito “à direita”. Seu conservadorismo torpe e ultrapassado contrasta totalmente com o PT, que apesar dos inúmeros defeitos, sempre esteve mais próximo do povão e governou mais “à esquerda”. A conservadora revista Veja, por exemplo, foi a maior vergonha destas eleições: perseguiu seus oponentes e tentou a todo custo interferir na vontade soberana do povo. Hoje a existência dessa revista só se justifica para que o Brasil saiba como pensam os fascistas. A Rede Globo, como sempre, também não poupou ataques traiçoeiros. Foi ridículo o papel que a mídia, controlada pela elite, exerceu nestas eleições. Por tudo isso, fiquei muito alegre com a derrota dos tucanos, mas triste com a vitória da Dilma. Mesmo tendo recebido "apenas" 54 milhões de votos, ela governará 204 milhões de brasileiros e é, mais uma vez, a nossa Presidente. Roguemos ao diabo para que ela faça um bom governo para todos.



*É Professor em Porto Velho.

81 comentários:

Gustavo Oliveira disse...

Discordo. Eu votei Dilma e não concordo com desvio de recursos.Voce está entrando na seara que a midia tanto tentou fazer: pregar no partido a aura de corrupção, como se apenas ele tivesse membros corruptos. Há de se ter uma reforma politica, mas não acredito porque quem faz as leis, são os proprios.

Anônimo disse...

Ontem acordei com sangue nos olhos. Escovei os dentes como se estivesse esfregando uma esponja de aço na cara desses (políticos) que só enriquecem as custas da omissão desse povo utópico que infesta as ruas do Brasil. As 18:03 de ontem senti uma frustração tão grande, que o desejo de morte me persegue até agora. Que justiça foi aquela que fiz ontem ao digitar BRANCO+CONFIRMA? Onde estão aqueles que destruíram as cidades e me motivaram a acabar de vez com esses políticos corruptos que só criam leis que beneficiam eles próprios? Sabe, as vezes me pergunto se realmente vale a pena ser honesto nesse país. Fico me perguntando se realmente vale a pena acordar cedo e ir ganhar uma miséria de salário enquanto os políticos desse país tripudiam de mim e todos aqueles que um dia sonharam com mudança. Percebo que a cada dia que passa, meus sonhos são apenas sonhos. Vou acordar um dia e me deparar com um velho me olhando no espelho perguntando "onde está a justiça?". Eu não sei amigo. Só sei que irei trabalhar + 4 meses em 2015 para custear essa bandidagem que chamam de DEMOCRACIA.

Márcio disse...

Falar mais o que?- Já disse tudo!!!

Sérgio Kintchsner disse...

Só me resta sitar Orson Scott card:se os porcos pudessem votar,o homem com o balde de comida seria sempre eleito, não importa quantos porcos ele tenha abatido no recinto ao lado

Osvaldo Anacleto disse...

Professor; vivemos no paraíso. E o senhor está diabólicamente lúcido.

Vania Souza disse...

tem gente que só fala besteira mesmo.. claro que vale apena se acordar cedo e ir trabalhar... cada um tem sua consciencia e a minha vai está limpa se eu fizer a coisa certa. então quer dizer que se alguém comer merda eu vou lá comer merda tmb só pq uma grande parte das pessoas acham isso conveniente... fala sério meu povo. kd um com seu careter.
até por que se eu não acordar cedo e ir trabalhar pra ganhar meu salario de acordo com que me preparei pra o mercado eu vou ter que ir roubar e isso não vai ser bom . pq dá cadeia.
Meu povo se o tal santo milagroso tão adorado não foi eleito é pq não era tão bom assim. se o povo deu seu veredito não adinata se bater, nem esperneia nem bater a cabeça na parede... já foi... não adinata chorar sobre o leite derramado...
ah só uma opnião...
tudo que o professor falou sobre a tucanada é a mais pura verdade. se o aécio tivesse sido eleito daki uns dias ele privatizava o BRASIl em si. Ah e sobre a Dilma não adianta ficar se fazendo de imbecil pq votou na nela não pq não cola. vc PROF Nazareno inteligente como é não fez isso em total displicência não..
bjs...

Mineirinho, uai! disse...

Fessor, bênça. Antônio Lassance tem um comentário interessante sobre o livro de Amaury Ribeiro, que o senhor cita ( Privataria Tucana ). O senhor Sérgio, em seu comentário acima, faz uma citação metafórica na mosca: o PT está com o balde de comida. Quantos figurões do PSDB estão na cadeia? Quantos figurões do PT estão lá? Se há provas de erros contra os tucanos, por quê o PT não levou isso a justiça? Os petistas foram julgados e condenados A mudança para o PT foi benéfica para o Brasil, quando elegemos o Lula. Não mudar agora significa que estamos assinando, veja bem, estamos todos nós ( queiramos ou não ) assinando um salvo conduto ao continuísmo – o que é cruel em se tratando de politica e cargo eletivo. A reeleição é uma face abominável. Enquanto nos comportarmos assim covardemente ante a possibilidade de realinhar os caminhos – e melhorar ( sempre buscamos melhorar quando recomeçamos ) , azar dos nossos filhos. E não se puna – o marketing petista é hipnótico.

Dricka disse...

Engraçado! Todos falam que somente o PT rouba, não é bem assim, em todos os partidos há pessoas honestas e desonestas, o problema e que os meios de comunicação estão induzindo as pessoas do contrário, somente quem é cego para não enxergar a sujeira que está por trás de toda !!!!. O engraçado que ontem saiu uma reportagem que um Integrantes da CPI criada para fiscalizar a emissão de alvarás para comerciantes são exatamente os acusados de extorquir dinheiro de comerciantes, como mostrou reportagem. O MP vai investigar a suspeita que envolve um assistente parlamentar vereador do(PSDB).

Douglas disse...

Imparcial e coerente!

Cristina Couto disse...

Entendi prof Nazareno, mas não compreendi... :( tinha a terceira opção era igual á Pilatos, lavar as mãos, e , votar seguro - votar SR. NULO.

Michel Soares disse...

Mauricio,nao generalize,todos os professores,voce sabe ler e escrever porque passou nas maos de um professor.voce tem as mesmas ideias do cassol...

Sandro Souza disse...

Caro, votar no PT e na Dilma é garantir que o Brasil, os estados e os municípios possam continuar desenvolvendo. até o momento não existe denuncias reais, como sempre invenções criadas pela maldita mídia tendenciosa e pela direita politica que dominar o Brasil a qualquer custo, não deram conta de iniciar o que foi construído nos últimos anos de mandato popular e participativo. Vamos pra frente BRASIL, elegendo a Dilma e fortalecendo as causas sociais. PT neles.

Márcio disse...

É professor em Porto velho e tambem um revoltado sem causa.

Maurício disse...

vc como outros professores imbecis que fazem deste país seme analfabeto confesso,parabéns professor vc fez a coisa correta agora não reclame nunca mais seu verme como vc me smo se classificou

Amauri Guedes disse...

A democracia é isto mesmo, apesar de tudo vence quem tem a maior aprovação. Votei Dilma para continuar governando para todos os brasileiros e brasileiros.

Raul Mendes Filho disse...

Comentarista (semi-analfabeto) Maurício: Sua manifestação tosca e acéfala retrata a situação daqueles que nunca estudaram na vida, e culpam aos professores pela sua burrice crônica. Vá estudar e aceite a vontade popular como sendo legítima. Ou, então, mude para o Irã, que lá, rapidinho, eles penduram você na forca, por absoluta falta de cérebro...

Tamitam disse...

Vc caiu imensamente no meu conceito, isso é só desculpa, iria votar nela independente de quem estivesse concorrendo, se fosse a Marina, iria argumentar que ela é fraca e que não traria desenvolvimento para a Região Norte. Isso que vc fez foi covardia, assuma que vc é Petista e tá cagando pra o que o Joaquim Barbosa tentou fazer, se brincar vc vai lá pra frente da Papuda recepcionar o Dirceu na sua saída vergonhosa... Aí vem com esse discurso barato que PSDB vendeu isso ou aquilo, perseguiram, etc... O que eles fizeram foi necessário naquele momento para melhorar essa merda de país, e melhorou muito. E se eles fizessem a coisa errada, iríamos nas ruas, como vcs fizeram com o Collor, que agora é amiguinho do PT, não seja covarde e não venha com desculpas esfarrapadas, é por sua culpa e dos outros milhões que votaram nesse partido de merda que vamos todos ter que engolir tudo isso, vc SIM, assinou o cheque em branco, agora não adianta correr atras para susta-lo...

Maurício Alves disse...

não adianta chorar e nem vir reclamar agora, você merece ser xingado esse período todo. Perdeu a chance de mudar, agora vai ter que aguentar.

Márcio Santos disse...

é pra essas horas que existem os botões, branco e nulo, ocorre que vc deve ser mais um dos que pega uma beirinha, sem dizer que de economia e política, aí é que vc não entende nada mesmo, criticar quanto as privatizações, se não fosse o fh privatizar, telefonicas, siderurgicas, e tantas outras, se com as poucas que ficaram estão conseguindo quebrar como a petrobrás, imagine as restantes...o governo tem que ser o mais enxuto possível, se não fica igual estas sucuris, que quando engole uma capivara não consegue nem mesmo sair do lugar. Lamentável a sua posição.E que o capeta não tenha nenhuma piedade com o que restar de vc, se é que restará.

Alberto Santos disse...

AO LER OS COMENTÁRIOS ABAIXO DA PARA SE TER UMA IDEIA DOS ELEITORES QUE GOSTARAM DO MENSALÃO, DO PETROLÃO E PARA ONDE ELES CAMINHARÃO. QUEM SABE UMA NOVA VENEZUELA.

Roberto disse...

parabens professor realente foi dificil exerçer o voto no segundo turno, porem quando lembramos do PSDB nao podemos os milhares de demitidos, os suicidios ocorridos, as destruiçoes de lares, fora o alinhamento ao EUA e subserviência ao capital especulativo de forma desregrada, foi voto que derrotou o golpismo da midia brasileira.

Francisco Campos disse...

Seu texto só confirma aquilo que eu já desconfiava: você é um idiota. Apenas e tão somente um idiota.

Gilson Soares disse...

Pelo que sei, democracia é a maioria. Querido professor, quem teve a maioria dos votos? O tucano ou a Dilma? RESPEITE A VONTADE DA MAIORIA, o resultado poderia ter sido diferente e também deveria ser amplamente respeitado.

Fulano disse...

Seu texto só demonstra que você é mais um entre milhões de outros cidadãos desinformados a respeito das privatizações e do neoliberalismo, não der "pitaco" daquilo que você não estudou a respeito... vá estudar "professor"!!!!

Gervano Vincent disse...

Seu texto só confirma aquilo que eu já desconfiava: você é um idiota. Apenas e tão somente um idiota.

Nilson disse...

O Pt conseguiu fazer mais 51 milhões de vagabundos....ouse seja,....bolsa familia, bolsa escola, bolsa leite, bolsa gás, etc...e vem aí a bolsa puta, bolsa gls, bolsa noiado,...quem precisa trabalhar!!!...Eita Paíszinho pobre.....

Geraldo César Coutinho disse...

Só vejo, abaixo, penas multicoloridas de tucanos voando. Mais uma vez levaram uma surra que saíram todos sem penas, exibindo o couro avermelhado e todo arranhado. Nilson, se a Dilm instituir o Bolsa Idiota/sem-noção, você receberá umas três delas... O Gervano e o Francisco Campos (que devem ser o mesmo trouxa amarrotado) também serão contemplados com esta bolsa. Achei que os tucanos, depois de tamtas pisas homéricas, já estivessem acostumados a perder de novo. Mas a soberba de gente pobre e metida (achando que é poderosa) não tem limites. Vão cuidar de recompor as penas, tucanos rotos e desmiolados!!! E reconheçam a derrota. Democracia é para quem tem tutano.

Luiz Pontes disse...

Pra ser coerente com este texto vc deveria rasgar o diploma de professor e ir catar lixo na rua. Mas, como é somente um texto imbecilizado ...

Ana Carolina disse...

O que adiante o professor Nazareno ficar falando a besteira que ele fez. Simplesmente só demonstrou que ele apoia toda roubalheira que se encontra no Brasil.

João Oliveira disse...

Lamentavel seu testemunho. Você não tem categoria para ser colunista e muito menos formador de opinião. Não acessarei mais esse site ou qquer outro para quem vc escreva. Me deu nojo.

Jairo disse...

o PT é o partidos dos ladrões, onde estão os companheiros: josé dirceu, berzoine,pallocci. o povo brasileiro tem memória curta. nunca votei nesse PARTIDO DE VAGABUNDO

José disse...

você e um otario lamentar agora e tarde seu trocha

Pedro Berticelli disse...

nunca fui pt mais de pois o pt assumiu a presidencia empregada domestica vai trabalhar comsua moto zero

Silvano disse...

Só uma perguntinha: de que valeram, para que foram, qual o intuito, ou melhor: porque fizeram todas aquelas manifestações em junho/2013 ??? De que valeram toda aquela baderna ??? Vejam: não estou referindo às manifestações contra a copa do mundo

Moacir Figueiredo disse...

MEU ÚNICO ALENTO É QUE SE O PT E A MEGERA MELHORAREM A EDUCAÇÃO OS QUE VIEREM A SAIR DAS TREVAS ANFALBETISMO, ENFIM, PODERÃO LER UM JORNAL OU REVISTA E TOMAR CONHECIMENTO DI QUE REALMENTE OCORREU NO PAÍS, E, DA PROXIMA VEZES MANDAR ESTE PARTIDO PRA PQP.

Francisco Campos disse...

Geraldo Cesar Coutinho, não sou tucano. Sou antipetista. E descobri que há muitos por aí e, tenha certeza, a luta não acabou aqui. A vitória de Dilma foi aquilo que os antigos chamavam de "vitória de Pirro". A Dilma vai ter de gerir o desastre que ela e os cumpanheros criaram. E, se o seu primo, o Rousseff, digo, Yousseff, tiver falando a verdade, ela vai ter muito, mas muito o que esclarecer adiante. Comemore. Brinque. Quando a crise bater à porta, e os mais pobres serem os primeiros a penar, eu quero sinceramente ler o que você irá dizer. Nada como um dia após o outro, meu caro. A propósito, Gervano Vicent é outra pessoa...

Maria Zan Lanza disse...

Precisa apanhar na cara mesmo.

Inez Batista disse...

Dilma pode não ter sido uma boa escolha, mas era a única opção...

Cirlene Alcassa disse...

EU NÃO TENHO ESTE PESO .... FIZ MINHA PARTE

Sérgio Ortiz disse...

Se esse babaca do Aécio fosse tão bom não teria perdido no seu próprio estado

Valclicia Souza disse...

ridículo e e prof. uma palhaçada dessa, estava com uma arma na sua cabeça? da vontade de vomitar com essa conversa idiota. assuma q e PT nao e vergonha.

Ademir Arenhardt disse...

Analisando o resultado das eleições, acredito que venceu a DEMOCRACIA e aqueles candidatos que atenderam melhor as demandas da maioria do povo, principalmente no nordeste brasileiro, mas analisando em um cenário mais critico, e considerando a nossa alta taxa de impostos, acredito que a maioria dos brasileiros não acreditou no projetos de mudança do PSDB,(nem eu) e o povo se contenta com migalhas, que em outros governos antes de 2002, nem as migalhas tinha.

Simis Brito disse...

Mais 4 anos de roubalheira. .agora a Petrobras some de vez do mapa do Brasil

Mira Brito disse...

Porque não colocou uma arma na cabeça e atirou.

Ilza Bastos disse...

quanta inteligencia! pra que se manifestar? que bom que o país é pura democracia, parabéns pela escolha.

Talicia da Silva disse...

eu votei e voto qualquer campanha na dilma e nao sinto nausea alguma ,qm senti vontade de vomitar toma dramim antes de ir votar ;dilma sempre

Suziane Ferreira disse...

Uma pessoa dizer que o Nordeste tem que ser dividido, porque elegeu o PT, quanta burrice. Não votei em Dilma, mais também não seria preconceituosa em falar isso. Morra miserentoo!!

Everton de Freitas disse...

Se o povo lessem os jornais ou assistissem os noticiários...não teriam feito essa escolha! Bem vindo ao país da desgraça o povo merece...

Eryk Pinheiro disse...

Como e que um cara se presta a idiotice de escrever isto, demonstrando ser um burro nao por ter votado na Dilma mas por fazer este papel de besta. E se diz professor!

Delvio Alves disse...

Ingracado ne ? Por quê num voto no outro candidato então digito logo o numero 13 ta de brincadeira ne? Kkkkkkkkk mane...

Fernando Multnivel disse...

O resto do pais não merece isso , o presidente ser eleito por analfabetos do nordesde , e por um projeto que da 100 reais por mês pra cada pessoa ou filho , tem que dividir o pais no meio , tira o nordesde e de sua independência junto com o Pt pra fora do Brasil

Maria Brito disse...

Não esquecer de citar que o Rio de Janeiro e Minas Gerais também ajudaram nessa reeleição.

Siqueira Sq disse...

o cara reclamar da privatizaçao da vale do rio doce. uma empresa que estava falida e hoje é a maior empresa do brasil A MAIÓR DO PAÍS ultrapassou e mt a estatal petrobras que ao serve pra ser saqueada na mao de governantes e o cara ainda reclamar pq foi privatizada fala sério irmão. hje é a empresa que mais da lucro ao brasil

Jaison Luiz disse...

Mais um cretino que acha que privatizar é ruim... Bom mesmo é estatal como a Petrobras que pode ser usada para fins políticos. Bom mesmo é que o Estado seja empresário, investidor, maior empregador... Tudo dentro do Estado, nada fora do Estado. Tem também o não me toque dos funcionários públicos.. O país pode ir mal desde que não toque no meu salário. .!. No Brasil esse tipo de pensamento é maioria e com professores idiotas como esse, podem esquecer... Qualidade na educação só com aumento de salário é burrice. É preciso mudar a mentalidade do brasileiro.

Reinaldo Firmino disse...

ESTAO DE PARABÉNS O POVO DE RONDÔNIA QUE NAO ACEITOU TROCAR O VOTO POR ESMOLA DE BOLSA FAMILIA!!! VOTOU CERTO!

Evandro Bento disse...

Eu como brasileiro, sonho com um dia em que esse ladra ,junto com a corja dela ,teja na cadeia e um babaca petista como esse "prof nazareno" tenha caráter e assuma o comunista petista que é

Elio Rocha disse...

Votou seu rabu!
Se enxerga! Onde eu vou votar em quem não quero?!
Eu votei e não me arrependo.

Natalie Belarmino disse...

Texto muito bom, me reflete no momento. Vi uma frase que me fez pensar bastante ontem e hoje pela manhã na decisão do meu voto que até o último minuto seria nulo: "jamais irei perdoar Aécio por me fazer votar na Dilma". E assim selei meu destino. Parabéns pelo excelente texto, compartilho do mesmo sentimento.

José Antonio da Silva disse...

Não entendo de politica, mais concordo com tudo meu irmão, que o diabo tenha, e tem seus adeptos.

Thiago Dantas disse...

Estive muito próximo do NULO, mas acabei escolhendo meu candidato. O texto a seguir,retrata bem o sentimento do meu voto.

Roberto disse...

Hoje os jovens intelectuais ontem o conhecimento através mídia televisiva ou escrita, mas principalmente facebok whatsap,Professores para eles deveriam ser objeto de extinção,os experts dominam os conteúdos como ninguém,porém não conseguem discernir nem fazer um análise de conjuntura deixem que destile o ódio não compreendei-vos professor.

Nilson disse...

è sr. Geraldo cesar, se vc não for um dos comissionados, ou beneficiário das bolsas da vida....ou vc é mais um negro ou indio com sua porcentagem certa no emprego e nas faculdades....pobreza mesmo neste País é saber que existem pessoas incapaz feito vc....

Raimundo N. B. Silva disse...

nao precisava tudo isso. voce e nordestino, saiu de la porque o governo federal nunca deu ao nordeste a importancia que ele tem para o brasil. so basta voce lebrar como era o nordeste antes e depois do governo lula. falam apenas do bolsa familia. volta la e descobrira o prque os nordestinos votam em massa no pt. aqui em rondonia, por outro lado, o psdb vence. eu me pergunto o que o psdb deu a rondonia, alem da divida esdruxula do beron. enquanto o pt mandou recursos e recursos para o estado, mas as pessoas preferem votar em quem nao lhe deu nada. cada um escolhe o que quer.

Nivaldo disse...

Patético! Só prova o quanto és idiota. Nem tu te aguenta!

Diogo Cabral disse...

infelizmente o povo brasileiro merece apenas uma coisa : "Se fu...", pois preferia ver uma pessoa nova e não a endiabrada que está ai, dizer que o governo seria a mesma coisa por causa de partido é o mesmo que dizer que toda pessoa filho(a) de um vagabundo também será um vagabundo, infelizmente o povo brasileiro é um burro ignorante pois acredita que quem paga essa merda de bolsa família é o PT e se o mesmo sair do poder irá acabar... mas também a partir do dia 1 º de janeiro espero não ouvir ou ver nada a respeito de corrupções, pois o povo quis assim: uma quadrilha secando os cofres públicos e rindo da cara dos trouxas...

José Cícero Silva disse...

Só tem gente dando uma de intelectual e de analista político, mas esquecem que quem criou a bolsa miséria foi o Sr. FHC do PSDB, naquela época sim, era essas bolsas que muitos falam e também esquecem que o LULA e a DILMA ampliaram e deram mais dignidade aos programas sociais do Governo Federal, dando oportunidade para aquelas famílias que não tinham o que comer e poder se alimentar o minimo necessário, falam também, que os Nordestino são isso ou aquilo, como pode um candidato arrogante dizendo que seu governo teve 92% de aprovação e agora perdeu duas vezes em seu terreiro. Gente acordem, vcs não aceitam um governo Popular e Eficiente como o LULA e DILMA, façam o seguinte vcs chorões, peguem uma mamadeira e se consolem, porque daquí a quatro anos vem o Barbudo aí é + 500.

José Cícero Silva disse...

Parabéns Sandro, mande os chorões procurar chifre na cabeça de cavalos que o tempo passa rápido porque É 13, LULA E DILMA NELES.

Wanderson disse...

Acho que você é petista natu,quero ver quando esses petistas acabarem com a economia, que vai acontecer logo, essa bomba vai estourar, quero ver o que você acha de continuar no mesmo!

Francisco Barroso disse...

Essa era a grande chance da sociedade brasileira mudar o Brasil. Em 2018, Lula será imbatível, entretanto, espera-se que, com o escândalo da PETROBRÁS, LULA esteja preso ou pelo menos, inelegível. Caso contrário, o PT continuará a governar o país por décadas.

Mauro Luiz Von Rondom disse...

Eu aprecio este jornal porque ele fala baseado em documentos e luta para que a justiça seja realizada. Nós brasileiros votamos mal, nos informamos mal e quando alguém fala coerentemente nós queremos denegrir a imagem. Nos jornais do mundo todo fala que o Brasil colocou no poder a corrupção e que perderá muitos investidores por causa da avalancha de denúncias que apareceram nesta campanha e que a eleição de muitos partidos que não são aliados do governo vai tornar a governabilidade insustentável. Mesmo assim vendo a imensidão de roubos do governo federal e também estadual nós os elegemos. o Expedito já pagou pelo seu crime enquanto os que aí estão mais uma vez diante deste jornal e dos órgãos competentes são desmascarados. Teremos truculência na governabilidade, devemos orar para que Deus tenha misericórdia do nosso estado e de nossa nação por amor do seu povo.

João Batista Pereira disse...

Tudo que o Sr Fescrveu é verdade, mas porque o Senhor não escreveu antes das eleções?

Ronaldo Roigues Ferreira disse...

Tem gente que adora usar as palavras "imbecil" e "idiota". Professor, adorei seu artigo, muito bom mesmo, os ataques são de pessoas que não tem argumentos e na falta de argumentos partem para o ataque.

Anônimo disse...

Embora o autor do texto tenha falado uma série de verdades, é muito triste ele não ter percebido o principal: os tucanos aprontaram demais e foram punidos com 12 anos fora do poder. Nenhuma punição pode ser perpétua, pois o objetivo não é só saciar a sede de vingança dos atingidos, mas educar para que a sem vergonhice nunca mais se repita. Agora, era hora de deixar o PT 12 anos fora do poder para eles aprenderem e depois voltarem expurgados do mal em seu interior. Mas ao eleger o PT, a mensagem que o país dá é: tucanos, o problema não foi vocês roubarem, pois pode roubar a vontade, desde que se negue até a morte e distraia o povo com pão e circo!

Rubens disse...

Embora discorde de algumas partes, parabéns pelo texto professor Nazareno, o senhor foi corajoso e perspicaz em sua escrita como sempre.

Rubens disse...

Votei no PT desde meus 18 anos, e via nele a esperança de mudança para esse País. No entanto, deu no que deu! Infelizmente, nas últimas eleições decidi anular votos ou, simplesmente, não comparecer à votação, uma vez que, para mim, pagar R$ 3,50 (três reais e cinquenta centavos) de multa por turno é bem melhor do que compartilhar dessa bagunça e porcaria que são as eleições políticas no Brasil. Prova disso é o que aconteceu com o nobre deputado federal (minúsculo mesmo) Tiririca, dado que, mesmo com aquele papel idiota de palhaço fazendo polichinelo na TV - indicando um deputado em exercício - levou milhares de votos para si. É um panaca e palhaço mesmo, porém mais palhaços e panacas são as pessoas que nele ainda depositaram seus votos, sua confiança. Engraçado é que na hora de dar entrevistas, o Tiririca exige não ser chamado de humorista, uma vez que com orgulho diz estar em Brasília vestido de seu papel de DEPUTADO, não humorista. Contudo, de forma incoerente, ao "lutar" por seus votos, veste-se ridiculamente de palhaço, vai à televisão e pula, feito um macaco, diante do vídeo mendigando ajuda ao povo que o elegeu para continuar fazendo o que sempre fez no Congresso Nacional: nada, a não ser contar piadas para seus pares quando apossa-se do microfone para fazer "discursos" idiotas. Mas, o fato de nada fazer não é novidade em Brasília, e Tiririca é só mais um entre os tantos outros PARASITAS E SANGUESSUGAS que estão ali simplesmente para engordar seus cofres particulares que, de tanto dinheiro público desviado, já devem estar transbordando tal qual uma privada entupida. Temos que criar vergonha na cara, que me desculpem os verdadeiros palhaços (profissionais) por ter utilizado esse termo em relação ao Tiririca.

Letícia Rodrigues disse...

Grande Professor... Só quem realmente conhece suas ironias por trás do texto, sabe o quão bom és...!

Célia disse...

excelente artigo, mas muito triste mesmo.

Oldimar Saraiva disse...

ESSE CARA É O MAIOR IMBECIL, É GENTE COMO ESSA QUE NAO FALA NADA COM NADA QUE O NOSSO BRASIL ESTA CHEIO, O PSDB É UM PARTIDO DE CENTRO ESQUERDA SE REALMENTE É POLITIZADO DEVERIA SABER DISSO, NUNCA LI TANTA BESTEIRA SAIDA DE UM A MENTE CONFUSA. VAI PEDIR TEU BOLÇA ALIENADOS PARA ELA !!!

Carlos disse...

Caro oldimar, o psdb se diz centro esquerda como o pmdb também diz e outros partidecos. Na pratica, nunca foi bem isso desde sua fundação. Muitos psdebistas são oriundos do pmdb, do finado pfl e outros. O que o psdb faz e manter medidas populistas para controle social ( se orgulha de ser pai do bolsa esmola) mas castiga covardemente o trabalhador com desvalorização do salário, perda do poder de compra com aumento dos juros, aumento de tarifas, criação de novos impostos e programas e ações sociais somente para os brasileiros de miséria extrema. A chamada classe media baixa só vota nele por ter a memória curta e raiva do Pt.

Diego Borges disse...

Excelente texto porém a parte que retrata o governo antes de Lula é péssimo. Vou explicar porque e peço para quem ler fazer o mesmo. Desde os anos 60 e 70 o Brasil lutou para combater a ineficiência estatal que a cada ano endividava o país cada vez mais. Umas das soluções pensadas e feifoi no governo de FHC foi a privatização das empresas públicas para pagar a dívida externa ( esta adquirida para pagar as dividas das estatais) e transferir a responsabilidade para iniciativa privada que possui, dentro do sistema capitalista, autonomia e gestão melhor que o estado. Com essas duas ações o governo antecessor de Lula conseguiu colocar a economia no eixo (voltamos a ter superavit primário e o pagamento da dívida). Quando Lula assumiu a economia estava no eixo, tanto é que o Lula apenas deu continuidade nas mesmas políticas econômicas. Veja bem leitor e professor, essas informações estão escritas em livros de economia, não são da minha cabeça. Se a privatização foi paga do jeito correto eu não sei, mas foi graças a ela que o Brasil pode equilibrar as contas públicas interna. Agora dizer que foi absurdo demitir milhares de pessoas dos cargos público para se conseguir o equilíbrio da economia é ser um tanto "olhar apenas para o próprio umbigo". Já pensou se o futuro do país fosse decidido pelo o umbigo dos mais pobres ou apenas dos mais ricos? Não dá e por isso que estamos em uma democracia. Algumas ações democráticas podem prejudicar certos grupos e outros não. O importante e sempre agir para o bem da coletividade. Obrigado pela leitura e para quem desejar mais conhecer o país, pegue um livro se economia na biblioteca, é excelente para se ter uma ideia do que cada governo fez e tirar a sua própria conclusão, basta de jargões criados sem fundamento.

Onofre Mariano disse...

Silvânio pergunta de que valeram todas as manifestações feitas recentemente, imagino que manifestaram e como não sabiam, foram para as urnas protestarem votando em branco ou nulo, ou não compareceram às urnas, muita gente não sabe mas votar em branco ou nulo, ajuda o candidato que está melhor colocado nas pesquisas e provavelmente foi isso que aconteceu, quando 21% d os eleitores preferiram votar assim. é uma opção do eleitor, mas não é politicamente correta essa atitude