segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Nosso povo merece um Nobel



Nosso povo merece um Nobel

Professor Nazareno*

            Eu sempre fui acusado de, na maioria dos meus textos, atacar gratuitamente o povo de Rondônia. Um dos raríssimos leitores que tenho me advertiu quando escrevi  “O frio não combina com Rondônia que eu estava atacando os soldados e me esquecendo dos generais. “A culpa, professor, é dos políticos e não desse pobre e inocente povo”, disse outro leitor.  “Atacar o bravo povo de Rondônia e de Porto Velho, que não tem culpa de nada, e se esquecer dos verdadeiros culpados é uma grande injustiça de sua parte, nobre articulista, isso demonstra total miopia e falta de visão sociológica”, ponderou outro. Envergonhado e na obrigação de pedir desculpas públicas aos meus poucos leitores, venho humildemente à presença de todos admitir que eu estava errado. O povo daqui é nacionalista, culto, politizado e de extrema inteligência.
            E a grande e inequívoca demonstração de civismo, perspicácia, visão política, arrojo e desprendimento social, tudo isto ficou evidenciado, provando assim o meu injusto e indesculpável erro, com o atual resultado das eleições de 2014 para a formação da nova Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia bem como na escolha dos nossos queridos representantes para a Câmara Federal, o Senado e por que não dizer “o insubstituível povo de Rondônia foi grande também na escolha para Presidente da República e Governador do Estado, ainda que tenhamos um segundo turno para a decisão final”. Eu, que ainda estava pusilânime em relação às qualidades deste bravo povo, agora não tenho mais dúvidas. Uma pena ter só uma existência, pois “se dez existências tivesse, dez existências daria” para viver entre estes conscientes eleitores.
Esse povo merece um Prêmio Nobel. A composição para a Câmara dos Deputados é um primor. Cada um dos eleitos melhor que o outro. Uma demonstração de civismo e seleção coerentes. Como não se orgulhar de participar de um povo como este? A escolha da nova Assembleia Legislativa do Estado também é uma dádiva dos céus que dispensa comentários. Está mais para a formação do Conselho de Segurança da ONU do que para a votação de uma simples casa legislativa de um Estado pobre em um país emergente. Só grandes homens e mulheres. Verdadeiros estadistas e amigos de todos. De agora em diante só decência, dignidade, trabalho, respeito e esperança para o nosso povo. Roubos? Desvios de verbas públicas? Corrupção? Nunca mais ouviremos tais palavras. O Ministério Público e a Polícia Federal agora não terão mais o que fazer.
            Do ponto de vista político, Rondônia viverá uma confortável e feliz rotina. As apostas sobre quando estouraria, na próxima legislatura, o primeiro escândalo na ALE, quanto seria surrupiado de dinheiro público ou qual o nome que a Polícia Federal daria à primeira operação dentro daquela nobre “casa de leis” são coisas do passado. E como daqui para frente a alegria reinará na “Terra do Tudo”, a “cidade das hidrelétricas” e da “ponte necessária” dará para o mundo excelentes exemplos de civilidade e respeito ao dinheiro do contribuinte. Um povo de ancestralidade comprovada e de escasso apego à honestidade e respeito à coisa pública só podia ter feito as escolhas que fez. Depois de eleitos, os nossos novos heróis não medirão esforços para trabalhar em benefício de todos. Mel e leite jorrarão de nossas limpas e perfumadas ruas. Alegria justificada, pois o povo daqui é igual ao do resto do país. “Roubônia” e Brasil, as potências esquecidas.           



*É Professor em Porto Velho.

22 comentários:

Carlos Caldeira disse...

Fui um dos muitos que criticaram o nobre articulista e professor Nazareno pelo texto "o frio não combina com Rondônia", mas tenho que lhe dar os parabéns por essa brilhante reflexão em relação ao nosso novo quadro da ALE e os representantes em Brasilia...Estamos literalmente no P....do saci.

Thony Souza disse...

Meus parabéns ao nobre colunista, meus parabéns ao nosso povo que de uma só vez varreu mais uma vez para rua esses políticos bandidos que se elegem para se dá bem e esquece a obrigação do cargo ao qual foi empossado, resta agora a PF e MP/RO coloca-los na cadeia o quanto antes janeiro esta bem ai e o povo de Rondônia, diferente da assembléia legislativa do nosso estado acabou de autorizar a justiça a coloca esses bandidos que em janeiro vão desocupa os cargos de deputados na cadeia. Parabéns Rondonia hoje o ar esta mais leve em todo o estado.

Wilson disse...

Pior é que nunca compreendem seu sarcasmo, professor!! Esperava que fosse citar nomes mas quem acompanha a política, sabe muito bem quem são.
Dee envolvidos em corrupção, parentes de corruptos, legisladores que nada fizeram na câmara municipal de PVH e já querem abocanhar cargos na ALE...nosso estado é mesmo "sui generis".

El Pancho disse...

A qui não existir voto de cabresto prof. Isso é que nós diferencia do teu povo, professor!!!!!

Joeser Alvarez disse...

cumé o nome daquele servidor que inaugurou a abertura do mar vermelho, digo, a nova ponte do madeira...moiséis?

Niceia Almeida disse...

boa professor....mas vou alem.... como nao senti ``repudio`´ vergonha de ser rondonience....diante dessa caca toda que foi feita.

Douglas disse...

Preciso concordar com tudo.... tristemente....

A tão sonhada renovação que, utopicamente, seria em cima, só será possível se ocorrer primeiro aqui em baixo, no POVO. Tarefa difícil.... Ou impossível??? Sei lá, ainda quero crer, nem que seja pra eu conseguir caminhar melhor, como um cego que adquire uma bengala e acha que ganhou as vistas.....

Douglass Suckow

Amaral disse...

Bom,pra começar gostei da colocação do prof. Mas fico pensando... como é fácil jogar a culpa de nossos erros nos outros, o político fala, fala, promete diz que vai fazer e nós Deuses que somos conseguimos identificar qual deles não vai ser ludibriado pelo poder e pelo dinheiro que corre em suas mãos... quer dizer correm não, ficam em suas mãos. Então colocar a culpa no povo é muito fácil nesse país de corruptos e ladões, onde a população vota porque é obrigada, população essa que não tem mais esperança, quando acredita em algum desses que aparentemente vão fazer alguma coisa, não demora muito pra ver o nome do indivíduo nas primeiras páginas do jornal envolvido com alguma roubalheira. Sem dizer que depois de algumas semanas ninguém fala mais no caso e na próxima eleição ele está lá pousando de santo novamente.

Jota Passarinho disse...

Fazer o que né...!? Pior professor, é que, se tem alguém culpado pelo nosso país ser o que é, somos nós mesmos, o povo. Um povo que fala pelos cúbitos, que reclama disso e daquilo, mas, tanto compactua, como participa de falcatruas, da política do 'jeitinho', que joga lixo na rua, que maltrata os idosos, os animais, que ateia fogo em lixo nos fundos de casa, na floresta, que não respeita as leis e legislação de trânsito e assim por diante. Um povo assim , não tem moral pra reclamar desse ou daquele gestor público. O senhor está certo, tem toda razão.

Natiele Soardi disse...

Concordo plenamente, em Oseias já dizia "O povo perece por falta de conhecimento. " e vai continuar perecendo enquanto não exercitar o cérebro, abrir os olhos e não se conformar com o país medíocre que vive.
E agora ? Votaremos pensando: Qual o menos pior para governar esse Estado. Qual o menos pior para representar o Brasil ?
Minha consciência está limpa, não votei em nenhum desses, mas fico indignada que o povo protestou, protestou e votou como sempre.
Não quero desistir do meu país, mas ta difícil

Doralice Mendonça disse...

Mel dels! sempre penso se você ainda pode se superar. E chego à conclusão que SIM! Vida longa ao Tio Naza e seus textos esclarecedores, instigantes e que tiram as viseiras !

Manu Pontes disse...

O povo tem o representante que merece. Me deparei com situações absurdas. Um eleitor veio me dizer que votar em um "desconhecido" é a mesma coisa que votar nulo pela impossibilidade da vitória. Ou seja, o que importa é escolher um candidato que ganhe e não aquele merecedor do voto. É triste!

Suammy Vivecananda disse...

Meu grande amigo, não me prive de pitadas do seu veneno ortográfico, porque tem que existir alguém com vocação à crítica para soltar o vírus no ar. Que bom que VC existe

mineirinho, uai disse...

Fessor, bênça! E um beijo na testa. Aposto que o senhor se dá muito bem com Tutty Vasques e com Diogo Mainard e com os comentários falados ( não gosto do que ele escreve ) de Arnaldo Jabor. Troquemos ´rondonienses´ por ´mineiros´, ou por ´paulistas´ ou, síntese, ´brasileiros´ e o conteúdo continua valendo. Ah! E quem patrocinará a festa do Oscar é a Odebrecht e a Camargo Correa. Parabéns, de novo, pelo texto.

Amaral disse...

Nós Brasileiros e Rondonienses somos engodados a todo tempo, fala-se muito em aprender a votar e escolher um bom representante, mas me respondam por favor...existe um bom representante em um bom político? tenho 34 anos e desde que comecei a entender alguma "coisa" vejo todos falando das administrações que se passam, ou seja ta pra nascer esse tal que faça a diferença. Se existe ele ainda não se manifestou ou tem medo de não resistir ao encantos do poder. Pra se arrumar uma casa é preciso tirar tudo do lugar, ou seja bagunça-se e depois colocamos tudo em seu devido lugar, pra haver mudança no país e no nosso estado é preciso tirar tudo do lugar e colocar nos lugares certos, é preciso revolucionar, e agora que quer pagar o preço?

João disse...

Prof. Nazareno, de nobre o senhor não tem nada. Seus textos são genéricos, sem foco. Essa crítica que você fez poderia ser feita a qualquer estado brasileiro. Resumidamente, o senhor não acrescentou qualquer dado ou visão nova sobre a política rondoniense. Você, antes de fazer seus textos, que sempre utiliza o mesmo estilo irônico, deveria expor sua posição política para, assim, ser mais transparente com seus leitores. Quanto ao quadro político, uma renovação de 55 por cento da assembléia demonstra que o povo Rondoniense quer mudança. Uma vitória do Aécio demonstra que o povo quer mudança! Engraçado, o senhor mete o pau no Brasil, mas critica o povo rondoniense por uerer mudança!

Silvana Lima disse...

eu ainda acho que ficou uma ladrao la dentro ainda que foi reeleito jean oliveira,,mas eu ainda confio que a justiça prevalecera....assim espero

Jesus Costa disse...

Li este pela manhã, concordo com o texto. O povo de Rondônia merece estar na merda!

Hercules Guirion disse...

O que mais temos agora são pessoas falando de como o povo é burro!
E quão cego o povo é...
De nada adianta falar tais palavras! Somos um povo e cuspir a verdade na cara dos outros não nos fará melhor que eles, tão pouco irá fazer com que mudem sua forma de pensar ou de agir.
Como parte de uma sociedade, devemos incentivar todos a PENSAR e não apenas dizer que população não pensa.
Gosto de refletir aquela frase de Platão: "o preço que o homem bom paga por não se envolver em politica é ser governado por homens mal-intencionados", então, como ser integrante da sociedade, a qual julga errada, sem ao menos tentar realizar o "Certo", acredito que tais críticas são meras HIPOCRISIAS!

Mario Sérgio M. Lima disse...

Mais uma vez o idiota vem escrever merda ainda dão espaço pra essa coisa.

Anônimo disse...

o que você realmente pelo povo e por sua cidade?? alem de ficar com a bunda ai atras do pc escrevendo??? quais projetos nas escolas que leciona você executa ou executou pra melhor instruir a juventude que manifestação vc já foi...fala tanto ai mais o que vc realmente faz pra obter melhorias pra sociedade em geral... e em suas aulas professor vc se dedica a passar conteúdo aos alunos ou fica falando sobre seus textos e teorias politicas.....se questione professor antes de gargantear "oque eu faço para ter um pais melhor??", "o que a certo pra vc?? tambem convêm a os outros?? e os fara bem ??"

Soniamar Salin disse...

Se tem uma pessoa que faz o povo pensar Hercules Guirion, essa pessoa se chama Antonia Inocencia Da Silva Inocencia Silva. Pensar...coisa que acontece com muitos dos alunos que como você chegam ao terceirão sem saber fazer...Nazareno acorda as pessoas para a vida e certamente fará isso com você no próximo ano...