quinta-feira, 9 de outubro de 2014

O PT caminha para a extinção?





O PT caminha para a extinção?

Professor Nazareno*

            Para a alegria de muitos brasileiros e felicidade geral da nação, o PT, Partido dos Trabalhadores, caminha inexoravelmente para a sua total extinção. Se a derrota de Dilma Rousseff for confirmada em 26 de outubro próximo para o PSDB de Aécio Neves, é bom a “companheirada” ir logo migrando para outras agremiações políticas, procurar novos empregos, voltar para os sindicatos de classe e abandonar para sempre as inúmeras fundações, autarquias e outras repartições oficiais de que participam desde que seu partido chegou ao poder. Se no restante do Brasil os petistas ainda alimentam uma tênue esperança de se manterem “por cima da carne seca”, em Rondônia a pá de cal definitiva para a extinção deste outrora partido de esquerda já foi jogada. Destroçado nas urnas, resta agora a árdua tarefa de juntar os cacos, isto se ainda restarem cacos.
            Todas estas afirmações podem parecer um discurso tucano, dirão alguns ainda otimistas seguidores da estrela vermelha, mas a realidade que a militância petista insiste em não ver é que este partido recebeu uma total desaprovação nas últimas eleições tanto no país quanto no Estado de Rondônia. Por aqui praticamente não elegeu ninguém, apenas dois deputados estaduais de pouca expressão e ainda teve que amargar um quarto lugar na disputa para o governo do Estado. Como se não bastasse tanta desgraça para os petistas, até a Presidente Dilma foi derrotada em nosso Estado. Rondônia deveria ser um reduto tradicional do PT por estar no Norte do país, mas o recado das urnas mostrou claramente que muitos eleitores locais ainda não perdoaram a última e desastrada administração dos petistas em Porto Velho, nossa abandonada e suja capital.
            Os eternos viadutos inacabados que enfeiam ainda mais a já feia cidade e infernizam a nossa vida são testemunhas dessa ineficiência petista. Além disso, no final da administração dos “companheiros” em Porto Velho, vários secretários foram presos. O próprio ex-prefeito também puxou uma cadeia, ainda que por muito pouco tempo. Claro que a corrupção e os desmandos existem em todos os partidos e estão entranhados no meio político há muito tempo, mas o PT foi o único dentre esses partidos que cresceu politicamente dizendo ser a vestal da moral e da decência. Por princípios éticos e de coerência era o único a não ter se metido em roubalheiras e corrupção. É Mensalão, é escândalo da Petrobrás, é a troca de votos por programas sociais. Enfim, o partido com que eu simpatizava, hoje não é nem a sombra do que foi lá na distante década de 1980.
            E por ser funcionário público já em fim de carreira, também não vou votar no Aécio Neves e no seu PSDB das privatizações, do PDV e do neoliberalismo oco, mas sinto que está na hora de afastar definitivamente, pela via democrática, os petistas do poder. Eles são muito bons só para fazer oposição mesmo. A grande verdade é que o PT começou a desmoronar quando se juntou a tudo o que não presta na política nacional como Sarney, Renan Calheiros, Paulo Maluf, Jáder Barbalho, Collor e inúmeras outras figuras políticas que os petistas sempre combateram. No entanto, é bom ficar de olho. Como em política tudo é possível, a “Fênix petista” pode renascer das cinzas com as possíveis vitórias da Dilma e do Confúcio. Afinal de contas, o fisiologista PMDB aceita tudo em seu meio. Roberto Sobrinho, Secretário de Estado? Sarney, futuro Ministro?




*É Professor em Porto Velho.

24 comentários:

Mineirinho, uai! disse...

Fessor, bênça! E um chute nessa bunda! Êh! Tá escrevendo que nem Sr Sérgio Pires?! Nerd é ele. Cadê as tiradinhas deliciosas de sarcasmo? Se quer ajudar a tirar o PT, esquece essa bobagem de ser contra privatizações e vota no Aécio. Sabe muito bem que votar em branco é falácia. Vai olhar a Vale e a Petrobrás... mas não é isso que discorre: a extinção do PT . ´Institucionalização da corrupção´ assenta muito bem ao estilo petista, mas Norte e Nordeste são o povo que o senhor retratou muito bem no seu último texto ( falava de rondonienses, mas vale ) e fazem vista grossa por esmola. Não que Aécio seja o salvador, que a escola dele também é das boas. Mas extirpar o PT e seus lacaios é questão de sobrevida, que precisamos urgentemente.

Eliot disse...

Votem nesse Aécio para ver o regaço do passado voltando hoje em dia. Reclamam do PT, mas nunca ficaram tanto tempo fichado em uma empresa, pois naquela época de o desemprego era grande. Reclamem do PT, acham que só porque hoje evidencia tanta corrupção os caras são os piores. Na época do PMDB não tinha tanta envidência, pois escondiam, mas que roubavam igual hoje roubavam muito mais. Exemplo é a Vale que não deram conta de conter tanto desvio e privatizaram. Se esse Aécio ganhar vai acontecer mesma coisa. Esse ai não me engana, partido de gente ganaciosa, empresarios e tal. Eu sou do povo, conquistei minhas coisas nesse periodo do PT. Na época deles meu pai dizia que a grana não rendia. Fiquem atentos pessoas. Se esse Aécio ganhar a coisa vai ficar pior.

Célio disse...

quando comecei ler a matéria logo pensei deve ser um ex petista que não conseguiu espaço em algum momento para participar de alguma administração. e não é que no final do texto ele me afirma isso. agora o senhor pode está revoltado, mas não admitir que o brasil melhorou muito principalmente para os menos favorecidos financeiramente aí já é ignorância. aliás estava conversando com alguns amigos outro dia, sabe qual foi o principal problema do PT, é que permitiu que as pessoas saíssem da linha da pobreza para uma vida de classe média e agora essas pessoas acham que são ricas o suficientes para se compararem a grandes e milionários empresários do brasil que querem a volta do PSDB. porque a própria fala do ex presidente FHC esta semana de que eleitores do PT são ignorantes é a mostra de que eles não estão nem aí para os pobres (mesmo os que se acham ricos) porque afinal a maioria dos eleitores do PT são os menos favorecidos que sabem o quanto a sua vida melhorou nos últimos 12 anos.

Luiz disse...

É ISSO AÍ. ESSE TAL DE PT, TEM MAIS É QUE SER EXTINTO, VEIO A PENAS PARA SUGAR OS CÓFRES DO PAÍS E NADA MAIS. ESSE PMDB, É OUTRO PARTIDO QUE MERECE SER ESQUECIDO PELO POVO BRASILEIRO, SÓ FAZ COISA ERRADA E AINDA CANTA DE GALO. PESSOAL, A HORA DA MUDANÇA É ESSA, MUDA RONDÔNIA, MUDA BRASIL.

José Irismar disse...

É, professor...! estamos mesmo " num mato sem cachorro...!"

Caio disse...

Célio, Ajudar aos pobres e a todos os cidadãos brasileiros é dever do estado brasileiro, previsto na Constituição Federal. Acontece que o governo que aí está, há 12 anos e quer se perpetuar no poder (absolutismo ditatorial), usa o povo carente para obter os votos necessários para se perpetuar no poder. O ex presidente Lula, em 2000, era totalmente contrário ao programa de entrega de cestas básicas, no entanto, quando assumiu o palácio do planalto, a primeira coisa que fez foi instituir o maior programa de compra de votos do mundo, o Bolsa Família, o Programa Fome Zero. Não é dando dinheiro para o povo e o mantendo em casa que se retira as pessoas da pobreza. O povo precisa ter emprego, dignidade, respeito e honra. Leia um pouquinho das escrituras sagradas e você verá que o criador, Deus, mandou o homem trabalhar e observar o que fazem as formigas.

Márcio disse...

É por isso que a educação vai mal, pois temos professores do tipo Nazareno.

Cláudio disse...

Meu Deus ainda tem gente defendendo esse partido de ladroeiros, olha nao sei mais esse partido "PT" é 100% movido pela corrupção, o povo trabalha e paga altos impostos e o PT investe em Cuba. in CUBA PT

Fulano disse...

Lendo alguns comentários "inteligentíssimos" nessa seção, mais uma vez vejo que tenho que dar razão ao FHC...

Sérgio P. da Hora disse...

O POVO CANSOU DE TANTA CORRUPÇÃO, MENTIRAS E PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS. FORA PT PARA SEMPRE, TEM QUE SER CREMADADO.

Geraldo disse...

O PMDB Juntou-se ao PT para roubar a nação,e duas pragas que tem que ser exterminado..enquanto e tempo...

Mario disse...

CAMINHANDO PARA A EXTINÇÃO NÃO, JÁ EXTINGUIU!!! NÃO TEM UM SENADOR DEPUTADO FEDERAL, DOIS DEPUTADOS INEXPRESSIVOS SENDO QUE UM DELES O RIBAMAR ODEIA O PARTIDO, PORTANTO MEU CARO PROFESSOR JÁ ACABOU E MORREU, SÓ FALTA O ENTERRO E ENTERRO SEM NENHUMA HONRA!

Carlos Alberto disse...

PT teve 43.267.668 milhões de voto no primeiro turno com Dilma, ai ele vai acabar? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Ele quis dizer DEM que já foi extinto faz tempo.

Elizeu Moreira disse...

Quem não enxerga relevância na ação petistados últimno 30 anos, e acha que o partido está em vias de extinção, de duas, uma: Ou está eivado de má-fé, ou é burro de nascença. Escolha, Nazareno! Pode até ficar com as duas.

Nei Miranda disse...

UMA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA...QUE E O PT E OS OUTROS PARTIDOS QUEM TEM QUE ESTINGUIR, OS PARTIDOS CORRUPTOS E A PROPRIA LEI, O MP TERIA QUE PROSSESAR MULTAR E ESTINGUIR OS PARTIDOS, E OS ELEITOS QUE ESTÃO A FRENTE DESTAS ORGANIZÇÕES CRIMINOSAS..A SULOÇÃO ESTA NA NOSSA COMUNIDADE "RASGÃO DE TITULOS"

Nei Miranda disse...

COMENTANDO.O COMENYTÁRIO, DO ELIOT: MEU AMIGO EU NÃO SOU PT, NEM PSDB, E ESTOU HOJE NO PSB, QUE TAMBÉM E UMAQORGANIZAÇÃO CRIMINOSA...NÃO TO AQUI PRA DEFENDER VAGABUNDOS E BANDIDOS...MAIS FALO PRA VC QUE O VAGABUNDO DO LULA PEGOU ESTE PAÍZ COM O MELHOR TRATAMENTO DA AIDS DO PLANETA, FEZ OS GENERICOS POIS SO OS RICOS PODERIAM COMPRAR REMEDIO, FEZ UMA MOEDA FORTE QUE NOSPALANQUES O PT FALAVA QUE IRIAM SE ESTINGUIR..E ERAM COMTRA A CORRUPÇÃO E HOJE SO ELES PODEM ROUBBAR ...ENTÃO TO QUER O SOLIÇÃO DESTE PAÍZ CORRUTO POR NATUREZA ENTRE PRA NOSSA COMUNIDADE "RASGÃO DE TITULOS"

Ruan - Buritis/RO disse...

Eu acho que vc's terão uma bela surpresa se Aécio Neves for eleito...... Mas vale a pena ver milhões de brasileiros reclamando igual quando Fernando Collor de Melo foi eleito ou Fernando Henrique Cardoso mas que saudade daquela época vocês devem ter , época em que o brasileiro comia o pão que o Diabo amassou...... Mas deixa as coisas acontecerem né " Dizem que buro nasceu para puxar caroça".... :)

Luiz Eduardo Silva disse...

Não confio em nenhum político ou partido, o importante é trocar as cartas, pois os políticos são iguais a fraldas, tem que trocar sempre, pois sempre tem merda no meio.

Passalon Francisco Alves disse...

E para não perder de vista situação que também incomodam os servidores de Educação o atual presidente e companhia do SINTERO, vai junto com o PT, sem retorno. O sindicato pertence ao servidores e não do PT e outros como vem sendo. Xô petralhas

Cleiton Dion disse...

Interessante ressaltar que o PT ainda possui a segunda maior mancada dentro do Congresso Nacional, e é o partido com o segundo maior número de Depuatados Estaduais, eu discuto com dados e comparo com quem quiser, o governo do PT foi o melhor para o País, pode comparar 12 anos do governo Lula e Dilma, com os 8 anos do Governo FHC,não voto em um governo elitizado e centralizador, e outra o Senhor como Professor deve ter medo se o Aécio vencer ele vai fazer igual fez em Minas Gerais, vai acabar com os benificios dos Servidore Públicos. Abre o olho Brasil.

Caio disse...

O partido está em extinção sim Elizeu e só você não enxerga isso: O PT não representa mais nada no Estado de Rondônia e dia 26/10 será banido do cenário nacional. Ele teve sua oportunidade, ficou 12 anos no poder e o que fez? reclama do fator previdenciário que o FHC criou, porém, em 12 anos, por que não o aboliu? reclama da reforma política que FHC não fez,porém em 12 anos, por que não a fez? reclama da reforma tributária que FHC não fez, porém, em 12 anos, porque não a fez? Ou seja, reclamar do antecessor é fácil, agora fazer quando se está no poder é o que eu quero ver......

Rafael disse...

Fui aluno do Nazareno, trata-se de pessoa com intelecto singular. Revelava-nos que outrora não só simpatizava, mas também contribuía financeiramente com o partido. Porém com as inversões de valores e corrupção praticada havia se desfiliado. Esse fato o gabarita ainda mais para tecer comentários sobre o PT. Eu poderia até contribuir com alguma crítica ao partido (pois escândalos de corrupção não faltam), mas o aluno nunca será melhor que seu mestre, além do mais, partido que acolhe condenados pelo STF como heróis nacionais não merece muita atenção.

Valdemir disse...

Seo PT teve 43 milhões de voto não deu nem o número de bolsistas que Dilma diz ser 56 milhões, 14 mil e quinhentas famílias.É possível concluir que nem os votos pagos por ele foram chegaram pra ela nas urnas

Sidney Santos disse...

Caro Professor Nazareno, saudações de um neófito nas letras, me chamou a atenção o Titulo de seu artigo, O PT CAMINHA PARA A EXTINÇÃO? Isso como pergunta logo e por essa razão me dei o atrevimento de fazer algumas considerações que acho de alguma valia: 1. O PT que segundo o nobre Docente irá se extinguir por conta da corrupção, me aprece uma afirmação pouco conclusiva; 2. Se a corrupção fosse motiva para extinção de qualquer partido, já não teríamos nenhum no nosso querido torrão; 3. Esquece o nobre Docente de que o PT e o PMDB agora aliados, mesmo sabedores que são das traquinagens um dos outros, que se por uma questão se sobrevivência politica ou morte atracados, abraçados, continuam fortes, pois os mesmo têm a maior bancada no congresso nacional; 4. Que apesar de toda essa corrupção escancarada dos companheiros, desde o descobrimento, sofremos com essa prática; 5. A corrupção nesse caso teria também que acabar com o eleitor, pois se corrompem com muita facilidade, e o pau que da em chico dá em Francisco, logo a extinguir partidos por isso, teria também que extinguir eleitores, e ai seria muito pior, pois a desgraça seria iminente com uma ditadura. Sem me atrever a ser analista, comentarista, escritor, ou mesmo intelectual, atrevo-me a dizer que a derrota num regime democrático necessariamente não é o que parece, basta olhar que a cada eleição podemos e devemos mudar o que não esta de acordo com os anseios da população e execrar os traquinos que insistem em continuar na vida publica. E VIVA A DEMOCRACIA.