segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Professor: mais um dia de hipocrisia


Professor: mais um dia de hipocrisia

Professor Nazareno*

            O dia 15 de outubro por aqui é dedicado aos professores. Um dia miserável e até amaldiçoado para quem escolheu uma das profissões mais ingratas do Brasil: como ensinar alguma coisa num país onde as pessoas não querem aprender? Penúltimo lugar numa pesquisa feita em Londres sobre a valorização dos docentes, o Brasil amarga a triste rotina de conviver a cada dia que passa com um déficit cada vez maior de profissionais nesta área em que todos são hipocritamente unânimes em afirmar: “é a profissão mais importante na vida de qualquer ser humano”. Talvez a carreira profissional mais desvalorizada da atualidade, ser professor no nosso país é um desafio que persegue a rotina dos “poucos heróis” que tiveram a coragem suficiente de enfrentar a família para se aventurarem numa vida sem futuro e pouco rentável.
            Suportar calado esta horrorosa data é uma desgraça, uma espécie de Armagedon para qualquer professor. Quando não é obrigado a trabalhar em seu próprio dia, os docentes muitas vezes têm que aturar festinhas estúpidas de seus alunos que, cheios de boas intenções, presenteiam seus homenageados com balinhas, doces, refrigerantes e outras guloseimas açucaradas, parece até que de propósito, já que fingem não perceber que a maioria de seus mestres está com as taxas de diabetes, colesterol e triglicerídeos lá pelas alturas. Mas o raciocínio é simples e até macabro: se não matar os condenados, faz muitos deles adoecerem e por isso, “ganham de presente” vários dias sem aulas. Há muito tempo que professor não ganha presentes de seus alunos a não ser murro na cara,  deboche, desdém, ameaça dos pais, diretores e toda a sorte de violência e intimidações.
            Mas quem perde com isso não são somente os docentes, é a própria sociedade e o país inteiro. O Brasil tem um dos piores sistemas de educação em todo o mundo. Nunca valorizamos o saber e só somos a sétima economia graças à produção de commodities e não de conhecimentos. Esse negócio de que o professor é o único profissional que forma todos os outros profissionais é pura balela, papo furado, hipocrisia da sociedade. Se assim fosse, seríamos bem mais valorizados e teríamos um salário de médico, de jogador de futebol ou de político. Porém a culpa não é só do Governo ou do Poder Público. A sociedade até incentiva esta desvalorização: ninguém cobra nem exige nada em beneficio da educação nem dos educadores. Nas greves, apanhamos da polícia e às vezes, na sala de aula, dos alunos. Somos a escória nacional.
            Neste triste dia, políticos e autoridades vão à mídia para se confraternizar com os educadores. Só hipocrisia e enganação. Na telinha, tecem loas e mentiras falando sobre a “importância do educador” e outras lorotas apenas para enganar os eleitores otários, pois muitas vezes não querem que seus próprios filhos sigam a “honrosa profissão”. De fato, no Brasil menos de dois por cento dos alunos querem ser professor enquanto que na Coréia do Sul, China, Finlândia ou Japão esse número ultrapassa os 90%. Aqui, quando um aluno diz que quer seguir esta carreira é logo taxado de louco, idiota ou imbecil. Sem salários dignos, sem motivação, sem esperanças, humilhados, estressados e já depressivos, muitos educadores são perseguidos até pelos próprios sindicatos da categoria. Uma sociedade que não valoriza a educação e nem o professor deveria ser sincera e ter pelo menos vergonha de comemorar esse maldito dia dedicado a ele.



*É Professor em Porto Velho.

15 comentários:

Maria Guarani disse...

Verdadeiro e lúcido!!!Pura hipocrisia esse tal de dia do professor!!

Andrea Paulino de Araújo disse...

Que pena que é dessa forma. Cada dia o desrespeito ao professor só aumenta e apoiado pelos pais e a sociedade em geral. Que país de ignorantes, em vários sentidos, somos. Que essa realidade perdure é o sonho da maioria de nossos queridos políticos. Tudo que desejam é a facilidade de manipulação do coletivo, cheio de "analfabetos intelectuais" como diria o Prof Carrilho. Força para esses guerreiros, os professores, que são corajosos em escolherem essa profissão.

Jamile Mariano disse...

Sei que sindicato é um mal necessário. Mas infelizmente, acho que mais queimam a imagem da profissão docente que ajudam. Afinal, qual é a ideia que a sociedade têm dos professores: a de um sujeito maltrapilho que lota as praças em dias de greve. A meu ver, não basta ter apenas um mísero aumento depois de uma greve. Sindicato tem que pedir capacitação, melhores condições estruturais. Não essas capacitações fajutas que têm por aí. Agora enchem a pauta de reinvidicações com um monte de "causas justas" e no primeiro aumento, já abandonam tudo. Pura hipocrisia. Em época de eleições, estão todos lá, pleiteando um cargo político.

Wilson Lopes disse...

Qual é o político ou o SINDCATO, que tem a coragem de levantar a bandeira de luta, para encampar em prol de um projeto de Lei, para criar as normativas, para tornar-se de fato um professor apto a sala de aula?! Advogado, Médico, Contador, Bioquímico, Farmacéutico, e outros pode ser "Professor", e o Professor, pode ser um destes profissionais, sem antes ter formação nestas áreas? Eis aí o X da questão, da desvalorização, e da esculhambação na área da Educação......

Wilson Lopes disse...

Parabenizo, ao professor Nazareno, pelo seu comentário, e pela sua indignação, tem todos motivos como profissional está indignado, pois é uma verdade Verdadeira. Porém, não vamos a maldiçoar este dia pela fato, se dizem comemorar o dia do professor, este dia, é igual a qualquer outro dia!! De 24 horas, com os milhões de analfabetos no mundo todo, além dos analfabetos com Diplomas ou Certificados em Mãos, até mesmo aqueles que se dizem serem professores, Diplomados, mas sem nenhuma visão crítica de mundo. Portanto, o sistema educacional no Brasil, podemos assim considerar o mundo dos ignorantes do saber, pensando que sabe, o que não sabe, mas deveria saber.. Mas parabens, professor!!!!!!!!!

Adauto Amorim disse...

FALOU TUDO. ENQUANTO ISSO, MANDAM APROVAR ALUNOS NOS 4 CANTOS DO BRASIL!

Josete Melo disse...

Hoje os "politiqueiros" vão soltar na mídia mensagens HIPÓCRITAS!!!Em Ouro Preto do Oeste ,professor pra receber um mísero aumento de 10%, fez greve e aguentou muita pressão!!!

Glau Maciel disse...

MAS EM UM PAÍS ONDE QUALQUER UM PODE SER CHAMADO DE DOUTOR PELO SIMPLES FATO DE TER UM DIPLOMA DE ADVOGADO, PORQUE QUALQUER UM NAO PODE SER SER CHAMADO DE PROFESSOR??? EIS A QUESTAO

Sergio Venancio disse...

COMO VALORIZAR O PROFESSOR, NUM PAIS ONDE QUALQUER PESSOA , MESMO SEMI ANALFABETO, SENDO TREINADOR DE FUTEBOL E CHAMADO DE PROFESSOR, COM SALARIO DE ATE R$ 700.000,00, E ONDE PROFESSOR COM FACULDADE E MUITOS ANOS DE TRABALHO E CHAMADO DE ¨TIO ¨E O SALARIO BASE E DE R$ 1.200,00 . ATE QUANDO SERA QUE VAI ISSO, NESTE PAIS ???????

Jamile Mariano disse...

Wilson, o pior de tudo é que não basta ter diploma: graduandos e muitos alunos só com o nível médio que tenham aptidão em alguma disciplina já são tratados como tal. Basta mandar confeccionar uma camiseta com o nome professor.

Wilson Lopes disse...

Devemos nos conscientizarmos, que a profissão "professor" é a única clandestina no Brasil, pois não existe uma Lei, regulamentando os trâmites legais para o indivíduo ser professor, basta ter um Diploma, em qualquer área, vai para sala de aula. Se não existe a Lei, também não existe critérios Éticos e morais, dentro dos princípios da moralidade profissional, no exercício da profissão. Portanto, se exigirá quantidade e não qualidade, e ouví um secretario de Estado dizer que o motivo dos professores não ganharem bem, porque somos muitos... isso mesmo, porque somos muitos!!! penso que não são os fins que justificam os meios; mais os meios que justificam os fins...

João Batista Correa disse...

A diferença entre professor e agente penitenciário é que o segundo ganha mais...
186.218.108.15

Francisco Barroso disse...

Mais uma vez o Prof. Nazareno, com muita propriedade, põe o dedo na ferida. A educação no nosso país é algo que se situa entre o dantesco e o kafkaniano, com doses de janismo, onde a ação de "forças ocultas" não deixam a realidade mudar.

Frank disse...

Prof. Nazareno, já li vários textos seus criticando Rondônia, que concordo, sendo assim, sugiro que faça o próximo comentado sobre a candidatura de Herminio que é a cara desse estado. Já pensou, uma pessoa como Herminio sendo governador, onde ele for vão falar: "tá explicado, é o governador de Roubonia" kkkkkk. cada estado tem o governador que merece.realmente, um país onde o povo valoriza o analfabetismo, premiando pessoas que nem sabem falar para administrar o país ou o estado.

Edna disse...

Sobre as condições de ser professor nesse país concordo com o Senhor, mas o dia é apenas mais uma data e dádiva de Deus, ele não é maldito. Malditos sãos os nossos representantes políticos que tem o poder de mudar a situação vergonhosa dos professores e não o fazem.