segunda-feira, 12 de agosto de 2013

A importância do Dia dos Pais



A importância do Dia dos Pais


Professor Nazareno*



Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães e em ambas as datas, a ideia inicial foi praticamente a mesma: criar dias consagrados para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida. Claro que nesse lindo dia o comércio se enche de orgulho para faturar mais e contribuir para a alegria das pessoas já que todos ficam felizes e emocionados. Essa atitude tão sublime é uma invenção cristã, ainda bem, e foi comemorada pela primeira vez nos Estados Unidos. Praticamente o mundo inteiro hoje se rende a esta comemoração mais do que justa àqueles que nos sustentam com o suor de seus lindos rostos. Ser pai é acima de tudo compactuar com a singeleza e a abnegação de ser um grande líder do lar. Só pode ter sido Deus, o Todo-Poderoso, o incentivador desta data.
A emoção de se viver um dia tão importante como este faz qualquer um chorar de tanta alegria e satisfação. Na minha casa, por exemplo, o dia de ontem me fez chorar várias vezes tomado pelas emoções e grandes sentimentos. Ganhei muitos presentes de meus amados filhos e tive o prazer de ouvir lindas poesias e declamações belíssimas. Sempre procurei ser um pai exemplar e ensinei meus lindos pupilos a pedir desculpas toda vez que arrotassem, a evitar flatulências na frente dos outros e principalmente a pedir a bênção aos mais velhos. Ontem, fui acordado com o cântico “Parabéns para você” e não há dinheiro que pague ver meus lindos meninos fazendo coraçõezinhos com as mãos. Todos alegres e cantando. Difícil observar tudo aquilo e não ficar com lágrimas nos olhos. A alegria nesse dia contagiou todos aqui em casa. Até os gatos.
Muitas vezes nós não sabemos, mas temos muitos pais. Além do meu pai biológico, tenho os meus padrinhos que são como verdadeiros pais. Eu amo de coração os meus padrinhos. Temos também os nossos amigos que quando mais velhos nos dão excelentes conselhos e por isso funcionam como pais também. Nesta data tão singela devíamos cantar parabéns para todos os pais do mundo. Seria muito emocionante e também faríamos justiça para com todos eles. Além desses pais, tenho também Deus, o meu maior Pai. Por isso que meus filhos fazem festa aqui em casa todo Dia dos Pais. Oramos muito a Deus e pedimos sempre mais graças e somos sempre atendidos. O meu pai e todos os pais do mundo são os homens mais importantes na vida de todas as pessoas. Devemos agradecer a Deus por termos um pai. Como somos felizes.
Meu pai me ensinou a fazer lindas poesias: “papai me veste e me faz carinho/ e me ensina um modo de eu ser bonzinho”. Ou então: “papai me ama e reza comigo/ e ouve as historinhas que eu sempre digo”. O amor de pai é como o de mãe: é e será sempre infinito. Ao som de Luan Santana, Ludmila Ferber, Padre Zezinho, Gustavo Lima além de outros heróis e grandes compositores da MPB e da música Gospel, fizemos uma linda festinha aqui no domingo, Dia dos Pais. Antes de começar a festa, oramos a Deus e pedimos felicidades para todos. Cantamos também o lindo e maravilhoso hino Céus de Rondônia. Fiquei surpreso, pois não sabia de nada. O ponto alto das brincadeiras foi a abertura dos presentes. Ganhei um lindo jogo de cuecas samba-canção. Foi tão emocionante como numa festa de amigo oculto. Todo mundo devia comemorar o Dia dos Pais. É, talvez, a data mais importante para nós homens.




*É Professor em Porto Velho.

5 comentários:

Tatiane Domiciano disse...

Chique. Muitas pessoas nem leram. Muito importante esse texto .

Luiz Carlos Madeira disse...

Nazareno! Mais uma peça como esta que acabo de ler, e eu mesmo, com o rebenque na mão, te expulso de RO. E não adianta chorar, dizer que você não vive sem jaraqui frito com farinha, ou que você gerou aqui filhos, amigos (e inimigos) e outras falácias. Caso você se juntar aos bajuladores e lunáticos que concordam com tudo que rola por estas bandas do Brasil, (e não querem enxergar as coisas erradas, nelas dormindo em berço explêndido) então você já era em RO. Compre logo um sítio em Guarabira, que é prá lá que comprarei tua passagem só de ida. Arrume logo um professor substituto para tuas turmas, a fim de não prejudicar a gurizada nesta fase de preparação ao vestibular. E não deixe de informar ao pessoal que está (na surdina) preparando sua tua defenestração de RO, para que não percam seu tempo. Farei isso à minha maneira, e sem aiaiais. É coisa de algumas horas (caso você publique outra sebosidade destas), e estarás (sob intensa peia) sendo carregado no bagageiro de um busão que ruma ao NE.

Hugo Gomes disse...

Camarada, com base nos textos anteriores que você escreveu e deu um "quiprocó" danado, se seu intuito era criticar políticos, o povo ou sei lá quem, acho que você exagerou na dose, depois veio com outro texto querendo dá uma de engraçado "sem graça nenhuma" que estava com medo, que iria se enforcar num pé de tomate e tal´s só te digo uma coisa, hoje tenho ojeriza a seus textos, lhe conheço desde o tempo do Coopeduc quando voce trabalhou lá com meu Pai e não conhecia nem sabia desse seu lado gozador e o pior de tudo desrespeitador .... Só que não entendi onde você quis chegar com aqueles exageros, acho que criticar faz parte e é até fácil, difícil é chegar lá e fazer !!! Me desculpe, mas, como disse hoje infelizmente não consigo mais ler esses seus textos que você tenta passar uma "Pseudo Inteligência Diferenciada", ou como li em uma outro comentário que você gostaria de ser o Arnaldo Jabor de Rondônia !!!

Mário Quevedo disse...

Professor Nazareno, eventualmente também sou alvo desses "comentaristas" que dizem que odeiam o que escrevo, que nunca mais vão ler nada e que minha opinião é desprezível, porém jamais perdem a oportunidade de manifestar sua opinião a meu respeito. É uma espécie de termômetro que eu utilizo para avaliar se tenho ou não influência, constatando que se eu faço o caboclo ter o trabalho de se manifestar, é porque o que escrevo mexe com ele, e esta é um dos objetivos. Siga em frente, e continue provocando. Nem sempre concordo com o que o Senhor escreve, mas aprecio muito sua atitude. Um abraço.

FB disse...

Ei, prófi, quando o Senhor vai publicar um livro, ein? The best of Tio Nazareno's blog! No lançamento, estarei na fila para ter o meu exemplar autografado! Coraçãozinho éssi dôiz! s2