quarta-feira, 24 de julho de 2013

O frio não combina com Rondônia



O frio não combina com Rondônia

Professor Nazareno*



            A forte massa de ar polar que alcançou o sul da Amazônia no final deste mês de julho dando origem ao fenômeno conhecido regionalmente como Friagem fez despencar as altas temperaturas da região e trouxe consigo algo inédito: a sensação de que em Rondônia vivemos na Europa ou em outro lugar desenvolvido e civilizado como a Serra Gaúcha, Curitiba ou mesmo o interior de quase toda a região sul do país. Esse fenômeno é uma verdadeira aberração da natureza: frio é no inverno e em todo o sul amazônico estamos no período da estiagem, ou seja, no verão. Então, nas terras de Rondon o frio aparece estranhamente na estação mais quente. Frio, se é que se pode chamar 14ºC de temperatura baixa. Aqui se pode, pois há três dias, estávamos “assando” com números diários acima dos 36 graus centígrados. Embora não seja surpresa para ninguém, o frio e a Friagem daqui nos incomodam. E muito: “não é que faz frio no fim do mundo?”.
        O meu maior incômodo, no entanto, é ter que andar nas ruas sentindo um cheiro de mofo, barata e naftalina que emana das bisonhas roupas grossas que as pessoas usam para mostrar o que não têm: guarda-roupa de inverno. Geralmente são roupas doadas por parentes que moram no Paraná ou em outro lugar onde realmente faz frio. Já rotas, molambentas, sujas e furadas, as mantas e os velhos agasalhos fazem ironicamente os transeuntes se parecerem com o que realmente aparentam ser: palhaços de um circo em decadência. Rondônia e sua capital Porto Velho são lugares atrasados, feios, sujos, sem a menor infraestrutura e que estão acostumadas com o calor, o mormaço e as altíssimas temperaturas características do lugar. Estão muito mais parecidos com os rincões da África subsaariana, o sertão do Nordeste e mesmo o inferno do que com a paradisíaca Serra Gaúcha ou o norte desenvolvido e civilizado da Europa.
        Além do mais, passar frio em Munique na Alemanha, em Gramado, Canela, Curitiba ou mesmo nos cantões da Suíça significa conviver com flores, belos jardins, canto de pássaros e também degustar a culinária característica da estação. Não há como deixar de apreciar o Fondue de queijo, o Cassoulet de feijão branco, Pirog polonês, vinhos finos e sopas deliciosas. Nestes lugares, o frio faz o romantismo aflorar nas pessoas que se apaixonam mais facilmente. Já em Porto Velho, o frio faz muitos beberem cachaça 61, vinho Sangue de Boi ou Chalise e comer Mandi frito além de esfregar as mãos e reclamar do tempo. Isso num ambiente cheio de poeira, fumaça das queimadas, lixo, podridão, ratos, esgotos a céu aberto, monturo e pessoas mal encaradas, geralmente bêbadas, fedidas e cuspindo para tudo que é canto. O frio daqui só traz desgosto, gripes, rinite alérgica, diarreias, curubas e outras doenças de pobre.
        Decididamente, o frio não combina com Rondônia nem com Porto Velho, pois não se pode conviver ao mesmo tempo com temperaturas baixas e políticos ladrões. Na fria Europa, por exemplo, quase não há corruptos. Então deve ser o calor rondoniano que faz a classe política daqui roubar tanto os cofres públicos. Faz também as autoridades locais se envolverem em briguinhas particulares em vez de trabalharem em benefício da população que os elegeu. Acredita-se que se o clima de Porto Velho fosse frio como está o dia hoje, haveria menos ataques ao Erário e o lugar seria bem mais desenvolvido. O frio faz as pessoas ficarem bem mais dispostas, além de dar mais predisposição para a boa leitura. Mas como essa “estranha” temperatura não é daqui, é bom que vá embora logo, pois precisamos voltar à nossa rotina diária de conviver com o calor, violência, corrupção, sujeiras e atraso. E banhos. Precisamos tomar mais banhos.







*É Professor em Porto Velho.

262 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 262 de 262
Ligiane disse...

Lastimável ler um "educador" escrever assim. Concordo plenamente quando diz "frio não combina com Rondônia". Mas, abomino cada palavra comparando Europa, como sendo um país desenvolvido, e Rondônia, como o oposto. Não há um só estado brasileiro comparável aos europeus, como também lá não é um mar de rosas. Prós e contras em qualquer lugar! Já o senhor, estando tão insatisfeito com o lugar onde vive, pegue suas coisinhas e vá morar na Europa, na região Sul, ou onde lhe faça feliz. Contanto que pare de falar mal deste lugar, que apesar de "decadente" [forma que deixou entrelinhas] está depositando algum dinheiro em sua conta bancária ;)

Indiele de Moura disse...

Pelo visto o calor também faz com que um educador vomite grosseirias e besteiras preconceituosas. Texto triste e lamentável.

Lumara Santos disse...

E verdade a opinião e realmente a realidade. Que pobreza mesmo você anda pelas ruas só poeira e cheiro de fumaça muita sujeira. Eu achei até graça.

Francisco Chagas disse...

Prezado "professor", Não discordo de seu dicernimento quanto a beleza da cidade de porto velho, mas discordo quanto a descrição a beleza do nosso estado ou região. Provavelmente nunca se deu ao luxo de buscar conhecer sobre as belezas dessa terra Amazônica. Nossas florestas, além de fontes de riquezas minerais, nosso relevo esconde vales, rios e florestas que não se vê em lugar nenhum do mundo. Sugiro que antes de ir curtir um friozinho ou o seu foudi na Europa, o Sr. conheça o vale dos apertados, na região de Pimenta Bueno ou, pelo menos, e mais próximo,dê um passeio de barco no Lago do Cujubim. A propósito, aquele lado sul civilizado, não generalizando, é claro, nos tratam com discriminação quando nos identificamos como sendo amazônicos. Classifico a sua opinião como esculacho a um um povo que apesar de atrasado, ao seu ponto de vista, ainda tem a capacidade de manter as caracteristicas da nossa região. Saiba que toda minha famía é de Rondônia e ainda comemos não só mandi frito com farinha d'agua, também jaraqui, sardinha pacú, tacacá, açaí porque é nossa cultura e nos orgulhamos disso.

Cristina disse...

Droga, perdi meu tempo lendo esse lixo. 10000000000000x droga!

Leandro Siqueira de Araújo disse...

O mal cheiro que eu sinto, Professor Nazareno, vem de suas palavras fúteis disfarçadas de sabedoria. Vai lá, dar aula na Suiça, o salário de professor lá é de 130 mil euros por ano. O senhor que fala com tanta intimidade do clima europeu, tem suado no calor daqui.
Humildade.

Santinho Neto disse...

Se Rondônia e Porto velho estão tão aquém das grandes cidades ou grandes centros citados , o que é que o ilustre alcaide está fazendo aqui? quando o poeta afirmou :"...nem tudo o que é bom vem de fora..." expressou bem a situação dos iludidos com as "informações" vindas da mídia nacional. Meu caro "Professor Nazareno" se és daqui sinto muito por você, se és de fora do Estado, volte para a sua terra e veja se lá está tão bom assim. Rondônia não precisa de pessoas como você

Michelle disse...

Nossa fiquei estarrecida de ler uma matéria dessas denegrindo a imagem de Rondônia, olha professor Nazareno morei 10 anos no Paraná, mas acho assim que o senhor foi muito infeliz com os comentários que fez sobre a nossa cidade, se não está feliz com a cidade em que vive vá morar lá em cidades onde vc ache que é melhor eu acho assim se não está feliz, vai embora e pare de ganhar o dinheiro dos rondonienses.

Rafaele Carvalho de Moraes disse...

Professor, concordo com o Sr. quando afirma que esse clima não combina com nossa cidade ou região, mas foges ao assunto quando argumenta sobre as vestimentas ou sobre a corrupção, falta de educação do povo ou precariedade da nossa cidade, isso nada haver com o tema em questão, no Sul do pais tem tudo isso que foi listado pelo senhor, salvo a questão da vestimenta, que la é rotina usar para conter o frio. Mas falar de culinária ou de como ao meu entender o Sr. demonstra que o povo da região é " brega " quando se trata de se portar ao clima frio, bebendo cachaça ao invés de um vinho chileno de uma safra antiga, isso não professor. Eu sei que o frio esta, digamos, no lugar errado, e o Sr. está no lugar certo ?

Ellen disse...

Para todo mundo ver que ter uma faculdade e uma formação chamada de "educador" não faz uma pessoa ter a mínima noção de educação. Minhas condolências Professor Nazareno se você não tem condições para ir para a Europa ou outro país chamado pelo senhor como "desenvolvido e civilizado" e se ver livre de Rondônia.

Samila disse...

Queria entender quem ainda dá liberdade a uma pessoa tão sem noção e sem educação para escrever em um site de "notícias". Mais sem noção é quem deixa ele lecionar.

Junior disse...

Cuspindo no prato que come Nazareno. Seja mais realista com sua condição e pare de tentar passar uma imagem do que não é. Tente acreditar mais no que você realmente é, tente ser feliz com o que vocÊ tem, e para de ficar fantasiando status que você sabe que n possue. Toma vergonha nessa tua cara lavada antes de falar merda!!!

Rafael disse...

Quanta besteira num só texto . . .

Antonio Carlos disse...

Definitivamente Rondônia não é um lugar para se morar,estudar e, principalmente, ser Professor! Poderia ser um na California Institute of Technology, Harvard University,Stanford University, University of Oxford ou até mesmo na USP. Ou quem sabe, dar aula nas melhores escolas particulares das grandes cidades do Brasil.Porém, a realidade é outra, João Bento Da Costa !!! Aproveite os resquícios das férias pois semana que vem será mais um em busca do "ouro para tolos".

Pâmela Cristina disse...

REVOLTADA com o que Li aqui. Já que você é um ótimo Prof. porque não Vai pra Europa, Volta pro Sul... Mas não, está aqui falando mal da Nossa Cidade. Não Fale Isso por que ninguém Sabe o dia de Amanhã, Talvez amanhã Seja Você nessa Situação que Descreveu no Texto. "Não Cospe no prato que Come" Uma hora a Vida Esfrega tudo o que você disse na Cara! Sem Mais!

Cláudia Ferreira disse...

Muito bom Professor!!

Selma Feitosa disse...

No que depender de mim, não compartilharei e nem divulgarei esse texto desprezível!!!Pois acredito que a intenção é essa APARECER DE ALGUMA FORMA!!!!Então de mim terá indiferença!!!!

Marlúcia Correa disse...

so queria saber o que ele esta fazendo na nossa cidade...algma coisa deveria esta ruim na dele...e ele veio ter uma vida melhor aki

Aucinete Freitas disse...

babaca,idiota,vai embora palhaço,vai para o inferno ou prá puta que te pariu e não te educou.

Fernanda Dias disse...

Nossa q texto idiota! Vai trabalhar no sol o dia todo pra ver se não combina!

Daliane Abati disse...

É um idiota mesmo.....vai pro nordeste se acha q aqui ta ruim....oreia seca que come do que ganha em rondonia.....e ainda quer dar um de doido....

Simone Paixão disse...

Esse Professor é um Ridículo,Fustrado,Mal Amado,Rancoroso e Infeliz. Mas o seu Pior Defeito é SER POBRE DE ESPIRITO!!!! Porque a PIOR pobreza nao é a de EDUCAÇÃO e nem de Bens MATERIAL, E Ter a ALMA fazia de BONS SENTIMENTOS!!! Principalmente a GRATIDAO!!!! E NÃO ADIANTA SE RETRATAR POIS FALAMOS DO QUE NOSSO CORAÇÃO TA CHEIO!!!! Professor Nazareno,que de Nazareno tem nada.Se nao estar satisfeito com o Lugar onde mora e de onde tira seu SAGRADO ALIMENTO,faça um GRANDE FAVOR! Para a cidade e para si mesmo,RETIRE-SE!!!!!. Porto Velho nao precisa de uma pessoa Preconceituosa,Ingrata,Fustrada,encinando nossos Filhos!!!!!!

Eulisson Nogueira disse...

Professor ? Onde ? Quando ? Como ? É um desrespeitosos, isso sim. Ridículo. Que guarde para si, estes comentários. Não deverias sair por aí escrevendo baboseiras, ridicularizando a cidade, desrespeitando o povo. Hoje é dia do escritor, mas você nem de longe merece parabéns ou algo assim. Use a língua, e a escrita para o bem. Se quiser ser um bom crítico social, seja, mas o seja para o bem.

Rosielen Diniz disse...

Estou estarrecida com esse infeliz comentário, vindo de um professor que se diz tão culto. Apesar das condições sociais o povo rondoniense também são seres humanos e devem ser tratados como tal, até onde sei em todos os lugares existe deficiência social. Agora querer Humilhar, Isso não professor. Muito triste este comentário ridículo feito pelo senhor. Vou perguntar pra minha mãe sobre seu passado, se nao me engano ela tem um parente bem distante que faz parte da sua família. Acho que será super interessante.... Kkkkkk mil vezes pra vc!!!!!!!!

Luiz Albuquerque disse...

Meu amigo Maurício, não perca tempo nem ocupe espaço publicando matéria desse nível. Afinal, quem não gosta de Porto Velho que vá embora. Por que este camarada não mora nos lugares que ele considera belos? Foi expulso de lá? É incompetente para sair do lugar que não gosta? Ou simplesmente é um desses que, quando têm oportunidade, escrevem baboseiras e acha que alguém vá gostar. Ridículo!

Gilberto Veloso disse...

Isso mesmo, Luiz. Como havíamos comentado, o texto é deprimente, ele mistura alhos com bugalhos, é preconceituoso e acima de tudo mostrou um profundo desrespeito com a população de Porto Velho.

Mirian Bernardes disse...

Realmente o frio não fez bem ao professor que ao colocar seus casacos com cheiro se naftalina e ao tomar sua 61 acabou ficando bisonho e escrevendo esse texto ridículo!

Gilson Queiroz disse...

Realmente o frio não combina com Rondônia, nosso estado localiza-se em uma região de baixa latitude e altitude, aqui a incidência dos raios solares é bem maior devido a inclinação do eixo terrestre, portanto está sujeito as altas temperaturas que é tipica de regiões intertropicais onde impera uma massa de ar quente, podendo ocasionalmente ocorrer um decréscimo de temperatura devido a massa de ar frio advinda do Pólo Sul ou então da Cordilheira dos Andes que é o caso da nossa região. Quanto ao ar fétido, esse deve ser aumentado na época de calor devido a transpiração fétida que emana das entranhas do seu corpo.

Igor Rodrigues disse...

Acho um absurdo maior um site de notícias que deveria prezar pela informação de qualidade e acontecimentos da nossa cidade se presta a publicar uma matéria desse tipo. Lamentável ...

Lilian Allig disse...

Nao acredito que parei pra ler isso, qta ignorancia,que cara babaca, chamou os porto velhenses de fedorentos,cachaceiros,que e' isso??? Quem permitiu q este cara q se intitula professor,escrevesse isto??? Mais respeito com nosso povo!!! Oq vc esta fazendo aqui,nesta cidade q vc hostiliza??? Convivendo com pessoas q a seu ver,sao uma escoria desprezivel??? Ta matando sua fome e de sua familia nao e'??? Entao, tenha mais respeito com nossos moradores. Perdeu a chance de ficar calado!!!

Lu Guimarães disse...

Eu nasci em Goiás, msm vendo tantas coisas erradas que acontece aqui não dá o direita desse professor irônico dizer tantas asneiras, não sou Rondoniense mas mim deu náuseas de ver esse prof, falar mal das pessoas dessa cidade chamando as pessoas de fedidos bêbados como se não pudesse comprar roupas de frio e bebidas caras vc não é digno de morar aqui, se tivesse o poder de te expulsar daqui já estava fora vai procurar seu lugar professor Nazareno, Nilton Salina ,leva esse professor no seu programa,rsrsrs

Maurício Robson disse...

Ridículo! Ridículo isso que esse cidadão escreveu! Quer comparar Rondônia com a Europa! Acho que realmente o frio não faz bem pra você, que parece ter ficado meio "bisonho"! É cada uma.....

Cris Lima disse...

O frio não combina com Rondônia mas combina com a beira do cú desse professorzinho mal amado! Cospe no prato que come seu corno! Odeioo quem fala mal daqui, só eu posso! Rummm!

Site do facebook, HUMOR RONDONIENSE disse...

Essa pessoa veio matar a fome em Rondônia, chegou em porto Velho com uma mão na frente e outra atrás."Só um lugar atrasado,feio, sujo e sem a menor infraestrutura para dar um emprego para ele. Pois lá em Munique, Gramado, Canela ou Curitiba ele estaria no máximo limpando o chão da redação de algum jornal de 5ª.

Site do Facebook, HUMOR RONDONIENSE disse...

Não sei o que essa Pessoa ainda faz Morando em Porto Velho, respirando o mesmo ar que nos. Procure outro lugar pra morar...

Joyce Melo disse...

Queira Deus que ele pegue uma "DOENÇA DE POBRE" e vá para o JOÃO PAULO

Caio Silva disse...

Quem é esse filho do kpeta pra vim falar isso de Rondônia em ?!
esse pedaço de lixo não reciclaveu #Rondônia é o melhor lugar do mundo...Fica quetinho ai tio pra não abrir a boca, pq a unica coisa q fede aq é seu mau Halito pedaço de cocozinho :@
#Nojo de uma pessoa dessa ;@@@@
- Falar mau de Rondônia é falar mau de mim :@

Cíntia Rodrigues disse...

Que absurdo!!! Sou gaúcha, morro atualmente em Porto Alegre...Morrei por 23 anos em Rondônia-Porto Velho...é muito natural ter este tipo de friagem todos os anos por lá. ..agora esta criatura NAZARENO surtou no seu comentário infeliz! As pessoas são cordiais, educadas, limpas...muito o contrário que esta criatura diz ...a cidade ja foi uma terra de bravadores mas hoje esta em desenvolvimento e muito rica de pessoas de bem! Só a política que não presta só corrupção. ..este homem deve ser parte desta parte!

Adriele Araújo disse...

Achei muito inteligente, afinal se lermos com atenção o texto irônico dele, poderemos perceber que ele achou um meio criativo de criticar a política e as falcatruas que acontecem nesta cidade!!

Suelen Souza disse...

A PORTA DA RUA É A SERVENTIA DA CASA, TÁ CERTO QUE A CIDADE ESTÁ ABANDONADA POR SEUS POLITICOS, MAS DAÍ SER PREPOTENTE A PONTO DE DESFAZER DAS PESSOAS E DA CIDADE ... VOLTA PRA TUA TERRA ANIMAL....

Murilo Jaquini disse...

Acho que esqueceram de avisá-lo que a cidade não pode escolher ter ou não ter o Frio em seis domínios. Isso é a Natureza quem escolhe

Cristiane Simões disse...

É simplesmente lamentável ler um artigo como este, vindo de uma pessoa que deveria ser um modelo. Eu sou do Sul, já vivi na Europa, estou em Rondônia tem 06 anos e me entristece ouvir esse tipo de comentário hipócrita, racista, ignorante. O melhor lugar é Aquele aonde estamos trabalhando, tirando o nosso sustento. Rondônia é uma terra de oportunidades, para quem quer trabalhar! Se você acha tido isto da terra que provém teu sustento, lhe aconselho a pegar o primeiro avião para o Sul! Com passagem só de ida! Mude-se, afinal você não é árvore. Eu fico com vergonha e peço desculpas a todos rondonienses por esta matéria infeliz.

Lidy Ilário disse...

ENGRAÇADO FALA MAL DE PORTO VELHO E CONTINUA AQUI.
MUITO INFELIZ ESSE COMENTÁRIO! É DECEPCIONANTE UMA CRIATURA DESSA AINDA USAR O TITULO DE DE PROFESSOR.
AFF CADA COISA QUE ME REVOLTA !

Washington Denise disse...

Ter opiniao, ser critico eh uma questao, agora desrespeitar as pessoas eh outra coisa, e eh pq eh professor, imagina se nao fosse... o senhor foi infeliz nesse "texto", o senhor eh que nao combina com Rondonia... tsc tsc

Adrya Ravena disse...

Não discordo da críticas que o profº nazareno fez a cidade Porto Velho, pois infelizmente é a realidade.

Ana Cícera disse...

tá louco! acabou com RO! esse professor quer parecer tão "chique" mas quem é chique de verdade não desfaz do próximo...

Isis Queiroz disse...

Babaca. Minhas roupas são novíssimas e cheirosas, última moda, que uso nos lugares frios que visito e usarei quantas vezes fizer friozinho aqui iu que bem desejar, porque paguei com meu dinheiro de rondoniense batalhadora e super atualizada. O mau cheiro deve estar emprenhado em suas vestes ou no seu ignorante nariz. Sinto pena desses pé rapados que vieram pra Rondônia que recebe a todos, mas depois de conseguir dignidade não conseguiram voltar pras suas terras porque lá não teriam vez, e permanecem aqui comendo, vivendo, mas reclamando como se pudessem ter algo melhor!

Caroline Lisiane disse...

VAMOS EXPULSAR ESSE DITO PROFESSOR DE NOSSO ESTADO!!!!!

Lie Passos disse...

Um infeliz desse que não sabe oque fala deveria arrumar suas tralhas e ir pra bem longe de Rondônia. E mais uma das pessoas que chegaram e Porto Velho sem nada e hoje matam sua fome aqui.
Paulo Andreoli deveria escolher melhor seus colunista

Vagner Aragão disse...

Senhoras e senhores, quem é esse "Professor Nazareno" ??? Um personagem do Chico Anísio ?? Dá aula de que ??? Os pobres coitados internados no Setor Psiquiátrico do Hospital de Base tem professor ??? O que ele tá fazendo aqui ?? , bom, sabemos que veio atrás de emprego pois em sua terra natal com certeza não tinha e aproveitou para matar sua fome por aqui. Se aqui é ruim (e o mesmo continua matando sua fome) e ele não consegue ir embora provavelmente é só mais um imbecil que não tem capacidade de arrumar coisa melhor em um lugar digamos de "Primeiro Mundo" ou que realmente faça frio de verdade. Sou Rondoniense, já viajei muito pelo Brasil e até fora, e se tiver que ficar no Brasil e tiver que trabalhar, Rondônia é o lugar. A mudança deste lugar só pode ser feita quando idiotas aproveitadores como você e também políticos ladrões forem embora daqui e isso nós sabemos que é muito difícil, pois vocês sabem que aqui é o lugar que conseguem ganhar dinheiro. "Professor ??? Nazareno" o caminho da rua é a serventia da casa. Volte para a sua chocadeira e deixe Rondônia para os Rondonienses e para os que gostam dessa terra.

Mike Nascimento disse...

Cada vê aquilo que quer ver. Há verdades no texto? Há. Mas o professor assumiu uma postura prepotente e ridícula e porque não dizer até mesmo preconceituosa. Amo essa cidade que me acolheu, ela tem problemas? Claro que tem, como qualquer outra. Nós somos culpados por isso? Somos, porque somos nós quem elegemos maus políticos que ao invés de trazer melhorias não fazem nada. Tudo isso é resultado dos nossos votos inconscientes e pior ainda, da nossa passividade diante desses crápulas. O Nosso atual prefeito não faz porra nenhuma! Só promete e protela melhorias. E diante disso o que fazemos? O máximo é reclamar aqui e ali, disso e aquilo, mas ninguém tem coragem pra fazer NADA. Nem sequer levantar a voz contra um traste desse.

Victor Vilar disse...

"Não cuspa no prato em que já comeu."
Concordo que tem muito a mudar em nossa cidade, porém humilhar os cidadãos rondonienses, se alto enobrecendo como se fosse melhor que alguém aqui, ah! Faça um favor para nós: SE ENXERGA!
Ninguém está pedindo pra você ficar aqui. Se não vai ajudar a melhorar, não adianta reclamar. Vai embora.

Lucivânia Ramos disse...

esse sim é uma pessoa desprezível (professor Nazareno seu merda) lixo humano, vem matar a fome em nossa cidade e se acha no direito de falar mal de Porto Velho e das pessoas que aqui moram e amam esse lugar, morre diabo

Heverton Viana disse...

Todos nos sabemos os nossos problemas sociais, políticos e de infraestrutura, mas uma coisa todos tem que concordar o nosso povo não aceita nem de longe que alguém que fale mal da nossa casa, do nosso lar. Me faz lembra do Rafinha Bastos e do seu "show" A arte do Insulto, que falou muito mal do povo de Rondônia e que todos fizeram uma campanha nas redes sociais contra o comediante. Isso não significa que o povo não enxergue seus problemas e sim que ele nunca deixará de ser um Destemido pioneiro pronto pra lutar e defender enquanto nos palpita o coração......

Carmem Marcela disse...

Olha as palavras de alguém que se diz PROFESSOR...sem tr a menor gratidão pela terra que lhe acolhe, só tenho uma coisa á lhe falar:

Se aqui é tão ruim assim, vai embora pois nos não queremos e não precisamos de pessoas como você na nossa capital....

Mirian Spreafico disse...

Que horror!!!..sou sulista,mais é daqui de Porto Velho que sai meu arroz com feijão!!!..e sou grata ao Estado de Rondônia!!!

Benedito Spreafico disse...

mais tambem nao podemos dizem que isso aqui é lindo, limpo e cheiroso né

Gian Luca Zardo disse...

mais um ingrato que deve ter vindo do sul, que vem pra Rondônia pra ganhar dinheiro e querer voltar de volta pra sua terra, sendo que ele continuasse lá ia ser mais um zé ruela, como sempre tem ingratos nessa terra que não contribuem com desenvolvimento de nosso estado e ficam com pagando pau pra outros lugares, Rondônia é um estado novo, de pessoas que vieram de outros lugares, que querem uma oportunidade nova de vida, mas infelizmente sempre tem uns que querem transformar aqui numa "colônia" ou "quintal" do resto do Brasil, saiba que aqui é bem melhor em muita coisa que em muitos estados, e o mais legal que em Rondônia tem pessoas de todos os lugares do Brasil, tem gaúchos, tem paranaenses ( por exemplo eu), tem paulistas, cariocas, amazonenses, mineiros, nordestinos, que vieram pra cá em busca de oportunidades, não tivemos a melhor forma de colonização, mas queremos um lugar melhor pra viver, não temos a estrutura do Sul e nem a beleza e o romantismo da Europa, mas temos coisas boas também, esse cara é mais um ingrato que cospe no prato que comeu.

Alicério Lopes disse...

É NESSA TERRA COM TODOS ESSES ADJETIVOS QUE VC VIVE , É NO MEIO DESSA GENTE , QUE VOVÊ CONVIVE , NA MINHA TERRA UM CARA DESSE É CHAMADO DE UM GRANDE"" FILHO DA PUTA "" CRATO QUE COME !!!USPINDO NO P

Sandra Rociele disse...

Revolta sempre com esses texto "críticos" desse homem. Vá procurar os estados que vc diz ser melhor então. Porque não sai desse lixo, que vc cita, amo Rondonia e foi aqui que conquistei tudo que tenho até hoje. Será que tá morrendo de fome e só RONDONIA que mata tal? #ForaNazareno

Daihane Gomes disse...

DAÍ EU PERGUNTO, ELE TÁ ERRADO? AQUI POR ACASO É ADIANTADO, LINDO, SUJO E COM MUITA INFRAESTRUTURA ??? SE FOR BLZ

Alisson disse...

O PROFESSOR TENTOU SER ENGRAÇADO OU ALGO DO TIPO MAIS ISSO E NORMAL COMENTARIOS INFELIZES NOS CERCA A TODO TEMPO PRA QUE SE FERIR POR UM COMENTARIO INFELIZ DESSE!!!

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 262 de 262   Recentes› Mais recentes»