segunda-feira, 8 de julho de 2013

A gata Alvinha nasceu em Rondônia



A gata Alvinha nasceu em Rondônia

Professor Nazareno*



            Na minha casa, temos três gatos lindos e maravilhosos. Na verdade, um gato e duas gatas. O nome deles é Zé Negão, Neguinha e Alvinha. Eles agem como se fossem gente. Toda noite, o Zé Negão sai de casa à procura não sei de quê. Passa as noites em claro e quando está amanhecendo, mia feito um jovem pedindo para que eu abra a porta. Quando entra em casa, ainda pela madrugada, o Zé Negão come um pouco de ração Wiskas, bebe um pouco de água e vai direto para o seu puf dormir. Dorme o dia inteiro. E quando o chamamos para lhe dar água, o mesmo só boceja e depois vai dormir de novo. Enquanto isso, as duas gatas ficam dormindo durante o dia pelas camas e em cima do sofá da sala. Corrijo as provas com eles me olhando e me ensinando não sei o quê.
Às vezes, não é toda vez, elas gostam de assistir aos programas de televisão. Quando vamos almoçar, pedimos para as mesmas sair de cima das cadeiras. Outro dia, presenciei uma briga medonha entre os meus gatos. Zé Negão chamava a Alvinha de “Branquela de uma figa” enquanto a Neguinha, chorando (na verdade, miando de forma diferente da usual), reclamava ter sido vítima de racismo por parte da Alvinha. Foi um trabalho muito danado acalmar os ânimos entre os bichos. Fiz a minha parte e acalmei a briga entre os felinos que pararam de miar, mas ainda hoje eles ainda se olham com desconfiança. Criar gatos é uma coisa fantástica. Todos deviam criar gatos em casa.
Todas as pessoas de bom senso deviam criar gatos em sua casa, sim. Claro que tem o problema da sujeira, mas isso é uma tarefa fácil. Todos nós devíamos estar acostumados com sujeira. Os gatos são como pessoas, coforme disse anteriormente e por isso tudo vale a pena. Meus gatos quase nunca adoecem, pois são muito bem tratados. Raramente é preciso levá-los ao veterinário. Eles têm uma saúde de ferro e isto pode ser comprovado quando estão soltos brincando no jardim ou correndo atrás de calangos. Raramente eles tomam banhos, mas quando isto acontece é uma festa aqui em casa. Chamamos todos os vizinhos para ajudar nesta árdua tarefa. O primeiro a entrar na bacia com água morna é o Zé Negão. Depois a Alvinha e por fim a Neguinha. As crianças se divertem vendo os felinos reclamarem da água batendo em seus pelos.
Dar banho em gatos não é uma profissão muito boa, os felinos não gostam de água e por isso miam e se debatem muito. Os meus gatos, não sei o porquê, adoram tomar banhos. Após o asseio, eles vão pegar sol e se lamber na janela. É muito bom ter gatos em casa: os ratos diminuem muito e ficam com muito medo de morar numa casa com felinos. Acho que é por causas do pelo dos gatos que se soltam e assustam os pobres ratinhos. Os ratos vão logo embora para a casa dos vizinhos ou mesmo para a rua. A gata Alvinha nasceu em Rondônia e por isso não gosta de ratos. Não é uma grande incoerência? Eu nunca entendi isto. Os outros gatos que tenho também nasceram por aqui, mas gostam de ratos e até brincam com os roedores. Quando ouço música, eles parecem querer também colocar os fones nos ouvidos e quando o Brasil faz um gol eles pulam de alegria e satisfação. Não há coisa melhor do que ter gatos em casa. Miau!


*É Professor em Porto Velho.

Nenhum comentário: