sábado, 1 de outubro de 2011

Parabéns, querida Porto Velho pelos 97 anos!




Porto Velho, 97 anos: o Paraíso Existe


Professor Nazareno*
           

      Dos 192 milhões de brasileiros, uma pequena parte de aproximadamente 400 mil habitantes tem a extrema e suprema sorte de morar no melhor lugar do país: a cidade de Porto Velho, capital do Estado de Rondônia. Com 97 anos muito bem completados neste dia dois de outubro, o lugar acaba de ganhar o seu melhor presente de aniversário. O Instituto Trata Brasil informa a todo o país as razões por que os porto-velhenses devem se orgulhar de morar nesta magnífica cidade. Dona de um excelente padrão de vida, a capital de Rondônia é um verdadeiro jardim a céu aberto. Uma espécie de paraíso inatingível. Onde quer que se vá, a inconfundível fragrância de perfume francês delicia as pessoas. Praças, muitas árvores, lugares de lazer, tudo isto é comum por aqui. Até o clima de Alpes suíços que a cidade possui, contribui para o aumento do já alto IDH. Apesar de ser ainda muito jovem, as experiências urbanas copiadas por várias outras capitais do Brasil, têm entusiasmado e é o orgulho de todos os moradores locais.
Não há um único item que não seja destaque em Porto Velho. O sistema de transporte coletivo, por exemplo, é perfeito. Ônibus sempre limpos, climatizados e com um dos menores preços tarifários do país, circulam pelas largas e arborizadas ruas. As paradas, também com alto padrão de eficiência, têm até cronômetros para marcar o horário dos coletivos que jamais atrasaram. Como nunca houve assaltos dentro dos veículos, as câmaras ali existentes foram retiradas para dar mais conforto aos usuários. No cais do Porto, a limpeza é o destaque principal. O luxo visto por lá é de “colocar no chinelo” a infra-estrutura de qualquer cidade da Escandinávia ou mesmo outro lugar da Europa e do mundo. Barcos sempre limpos, cheirosos e pontuais cortam o imponente rio Madeira fazendo o tradicional banzeiro para delírio dos muitos turistas. Em qualquer horário do dia ou da noite, para o passageiro é possível desembarcar nas imediações sem ser importunado por ninguém. Tudo é muito bem iluminado e a segurança é total.
Na área da política, a felicidade reina na capital dos rondonienses. Recentemente o número de vereadores da cidade foi aumentado em cinco cadeiras. Claro que o povo, extremamente satisfeito por mais este ato cívico vindo dos políticos, aplaudiu o aumento de quase 30 por cento verificados na Câmara de Vereadores. E o raciocínio é simples: aumentará também, na mesma proporção ou mais, o trabalho dos legisladores municipais em benefício de todos nós. A cidade é um verdadeiro canteiro de obras. O prefeito petista, Roberto Sobrinho, imprimiu uma rotina de trabalho jamais vista por estas bandas. Até o Major Fernando Guapindaia, primeiro mandatário da cidade, ficaria espantando e feliz com tanto zelo da atual administração municipal. “Desde 1914, nunca houve ninguém que se preocupasse tanto com a imagem desta capital como a administração petista”, comentam “à boca larga” os moradores que não conseguem esconder o sorriso de tão satisfeitos e felizes. E completam: “Sobrinho é o nosso herói”.
Morar em Porto Velho é como morar no céu. Talvez por isso o número de pretensos candidatos a prefeito no próximo ano não para de crescer. De político aposentado a vendedor de carros, passando por comunista enrustido e todo tipo de gente querendo “uma boquinha”, a lista é muito grande. Violência, a cidade quase não tem. O trânsito é de encantar qualquer um de tanta organização. O cidadão típico da cidade é intelectual, muito educado e boa gente. Alguns jornalistas locais (muitos formados em beira de barranco) adoram a liberdade de expressão, sempre rejeitaram a censura e falam sobre os mais variados temas. O símbolo da cidade são as Três Caixas D’água, ou Três Marias, um monumento de rara beleza que devia estar sendo exposto em algum museu da Europa e que muitos porto-velhenses juram, por causa da época, ter sido Rodin, escultor francês, o seu criador. A rodoviária é um esmero de limpeza e comodidade e seus limpos e asseados banheiros são referência nacional. Parece um Shopping Center de Milão ou Geneve de tão limpa. É cortada por um igarapé de águas cristalinas onde é comum se observar crianças acompanhadas de seus pais matando a sede em seu límpido líquido que mais se parece néctar. Flores abundam por todos os cantos da cidade. A felicidade mora na capital dos rondonienses. Parabéns, querida Porto Velho, pelos seus 97 anos tão bem vividos. Viva bem mais. Somos muito felizes.





*É Professor em Porto Velho.

23 comentários:

Maria Leucina Oliveira disse...

gostei da piada!

Ylemê Teles disse...

esqueceu de citar nossa famosa Ferrovia [MAD MARIA] e seu museu que vemos dentro daqueles galpoes fechados a 7 chaves, irônias a parte, mas ja chega de sonhar.

Yan Ânderson disse...

Ai tu acordou foi?

Manunapoli disse...

O que seria de Porto Velho, se não fosse o profeta Nazareno - Por Manunapoli. Quando a mórte sufocar o Professor/Quando a voz se perder no universo/Quando o fogo incendiar este meu verso/Nazareno será o meu eleitor./quando o Estado deixar de ser opressor/Quando o rio deixar de beber veneno/Quando o povo for consciente e sereno/Quando o ateu converter-se ao evangelho/Quando o político adotar minha Porto Velho/Eu "mataria" o Professor Nazareno.

Kleber Junior disse...

Muito bom, esta cidade que tanta riqueza deu e dá ao resto do país, já teve gente de todas as nacionalidades aqui em porto velho, onde no início da década de XX, existia jornal escrito até em língua inglesa. Veio Estrada de Ferro, mais de 5000 mil mortos em sua construção e o que ficou para a Cidade? viúvas grávidas e outras com muitos filhos para criar. Veio o Ciclo da Borracha e a imigração nordestina e o q restou? Os arigós abandonados à própria sorte pelo Governo que prometeu um Paraíso para esses coitados. Em seguida Veio o Ciclo do Ouro, o Rio Madeira foi Estuprado e levaram todo o Ouro e o q restou? Demanda social, favelas, marginalização, pobreza e outros absurdos. E Agora vem as Usinas do Madeira e q vai restar?

Guilherme S disse...

yes! Parabéns Coopeduc por me deixar ser ensinado pelo mestre dos mestres Nazareno! rsrrs

Fudêncio disse...

hauhuahuhauheuaueue...muito bom..o sobrinho é o JK da amazônia....ahuahuahuahuahua..

Iuri disse...

Era para ser engraçado?

João Batista disse...

PARABÉNS PORTO VELHO.PARABÉNS AO NOBRE PROFESSOR PELO MAGNÍFICO TEXTO.ATÉ ME FAZ INSPIRAR UM POEMA: "PORTO VELHO CIDADE QUE NOS CONDUZ, DE DIA FALTA ÁGUA, DE NOITE FALTA LUZ, A CASA QUE NÃO TEM UM ELEITOR É MILAGRE DE JESUS". O povo tem o governo que merece, mas não tem a cidade que deveria ter

Igor Trivério disse...

Concordo com o artigo dos professor em partes, pois Porto Velho ainda é uma cidade muito jovem, 97 anos de criação, mas uns 60 anos de abandono por parte do governo federal, a imigração forçada nas décadas de 70 e 80, além da construção da usina de Samuel, praticamente estruparam a cidade, sem que os governantes atentarem para o alto crescimento populacional em pouco tempo, aliás hoje em dia também não se pensam em Porto Velho daqui a 50 anos. Pois bem, existem muitas cidades do nordeste, sudeste e sul com mais de 300 anos que são piorem que Porto Velho, essas razões que exponho não é para justificar, mas também Porto Velho não pode a GENI da vez (música de chico buarque). A população deve votar melhor, a população deve votar pela ideologia, pela idéia, não por saco de cimento ou tijolos, sem essa grande mudança, sempre seremos uma capital de 3º mundo.

Anônimo disse...

É Nazareno, obrigado por nos fazer viajar junto com vc nesta fantasia, e pena que tudo não passa de um sonho, mas como diz o ditado "A esperança é a última que morre".

Ivanilson Frazão disse...

Caro Professor Nazareno

Adorei o texto e, mais uma vez, o senhor conseguiu mostrar aquilo que todos sabem que existe mas, infelizmente, não querem ver ou mudar. É muito triste ver as pessoas que moram em Porto Velho ficarem zangadas quando falamos dos problemas da cidade. O pior é você ouvir aqueles bordões tradicionais, como por exemplo: "se não está gostando, vai embora", "chegou aqui puxando a cachorrinha e, agora, está cuspindo no prato que comeu" ou "está metido". Esses são apenas alguns dos comentários. Aliás, sugiro ao senhor que escreva algo sobre essa mania do portovelhense de estar mergulhado em uma cidade cheia de problemas e aceitar isso como se fosse normal.
Sem mais um abraço e tudo de bom!

Ivanilson

João Bosco Holanda disse...

Eu acho que vc deve estar louco ou está falando de outra cidade...É impossível acreditar nestas linhas..."luxo de Porto Velho comparado a uma cidade escandinava"??? Só pode ser sacanagem não é! Sinceramente, se você tinha alguma credibilidade com seus alunos, com a sociedade, comigo, seus textos claramente petistas só te descredenciam..."Roberto Sobrinho imprimiu uma rotina de trabalho jamais vista" hahahah...Essa foi boa, é pra rir mesmo...

Fladso Psykko disse...

Ah, professor! Quanta ironia! Admiro o seu estilo! Postagens críticas, conteúdo ácido aos desavisados de plantão...

Lucileide Ugalde da Silva disse...

so gostaria de uma infromação prof.vc,é natural de PVH, esqueceu varia coisas (caravana da FORD) falar sobre a estrada de ferro sera ke vale apenas escrever sem saber a historia

Alice Maria disse...

O bom é que temos os Sangue-sugas, como o professor Nazareno, que não conseguindo se estabelecer em nenhum outro lugar do mundo, porque será, que escolheu a melhor cidade do mundo pra viver? Incógnita,? Não! Ele apenas gosta de cuspir no prato em que come. O pior de defeito de um ser humano é usar sua inteligência para menosprezar ou ridicularizar seus semelhantes e isso o professor em pauta aprendeu a fazer muito bem. Ainda bem que ele não se formou em Porto Velho. Sugestão: faz sua trouxinha e volta pro seu rincão e vai falar mal da tua terra, e não da nossa, pois apesar de sabermos das dificuldades e problemas daqui, vivemos felizes e respeitamos os que optaram por viver aqui.

Leandro de Weigmarhs disse...

Alice Silva: eu sou porto-velhense nato; ou seja, nasci aqui mesmo. Concordo plenamente com o Nazareno,mesmo que a crítica venha de um forasteiro. E digo mais: tenho ÓDIO e NOJO da MINHA cidade, sabe porquê? Porque NÓS somos culpados por deixar a cidade do jeito que está. Em outros lugares por aí, a população é xenófoba, ou seja, não deixa que os forasteiros cheguem e dominem tudo, desde os pequenos empregos até os cargos políticos. Você já pensou se nós rondonienses natos fizéssemos isso também? Com certeza Porto Velho seria bem melhor. Não, ao ivés disso, a gente se encanta com os belos cabelos louros dos sulistas, com a beleza dos paulistas e o sotaque dos cariocas e... abrimos as pernas para eles. resultado: sempre nos fu... Vamos mudar essa situação, vamos começar a perseguir (no sentido político e nas discussões sociais) esses malditos sanguessugas de Rondônia,e principalmente, vamos tomar vergonhas em nossas caras e lutarmos por uma Porto Velho melhor, não esperar que políticos façam isso.

Josemar Freire Botelho disse...

Leandro e Alice, acho que voces estão redondamente enganados. Não vi nenuma crítica no texto escrito pelo professor Nazareno. Só há elogios a nossa cidade. Sou fiho daqui também e gosto quando ele escreve textos nos elogiando como fez agora. Vamos pegar este texto e entrar na justiça contra ele? Vamos abordar o que se só tem elogios? Se só tem coisa boas da nossa cidade? Acho que voces deviam rever os conceitos e ler melhor o que ele escreveu. Precisamos de pessoas como ele que consegue ver as coisas boas daqui.

gabriel disse...

Nossa tem uns comentarios completamente idotas como o do João Bosco, que ñ entendeu que o texto é irônico e o da alice Maria. Esses mediocres são foda.

Gabriel Milhomen disse...

kkkkkkkk sempre irônico. Nossa cidade é limpa mesmo tanto que foi eleita a mais porca do país em pesquisa recente kkkk

Rafael Júlio disse...

kkkkkkkkkkkkk rumo aos "cem an0s!! orgulho de seu aluno.Parabéns!

karine disse...

Josemar Freire Botelho, coitado de vc, eu morro de rir quando vejo comentários como o seu, de pessoas que não sabem interpretar o texto do Nazareno. Filho acorda é um texto irônico, tudo que ele disse é totalmente ao contrário.
se liga da proxima vez para não pagar outro mico.

Anônimo disse...

professor, só esqueceu de comentar a nossa Universidade Federal, futuro do país :p