terça-feira, 24 de maio de 2011

Corrupção dos remédios: Prefeito e Secretário são coroinhas de Igreja!





Corrupção: Sobrinho e Pimentel são inocentes


Professor Nazareno*


       Com a divulgação no programa Fantástico da rede Globo do escândalo sobre a compra superfaturada de medicamentos por várias prefeituras do país, recomeçaram com toda a força, principalmente na mídia eletrônica local, as insinuações e mentiras contra Roberto Sobrinho, prefeito de Porto Velho e seu secretário de Saúde, Williames Pimentel. Muito longe de figurarem na condição de pivôs de qualquer escândalo, duas das maiores autoridades da nossa cidade são vítimas de meras especulações e sem provas de que tenham qualquer tipo de envolvimento em coisas ilícitas. A empresa Sulmedi fica numa cidadezinha localizada no interior do Rio Grande do Sul de nome Barão de Cotegipe. Lugar onde, talvez nem o Prefeito nem o seu Secretário jamais estiveram presentes ou sabiam de sua existência. Sobrinho é um dos únicos Prefeitos do Brasil que tem remédio para a corrupção. Quase nenhum outro tem esta qualidade.
Uma verdadeira infâmia falar mal de Roberto Sobrinho e de sua administração à frente da Prefeitura de Porto Velho. Líder inconteste, ele tem se esmerado em fazer a vontade de todos os eleitores porto-velhenses que lhe confiaram o voto. Não há dentro dos limites deste município qualquer voz destoante que possa enfraquecer o seu árduo trabalho e a sua ilibada competência. De Calama a Extrema de Rondônia, passando pelos distritos e bairros mais afastados da periferia, não se ouve outra coisa senão a voz inconfundível dos menos assistidos e da população em geral a gritar em uníssono que Sobrinho é uma espécie de “pai dos pobres” só comparado a um Winston Churchill quando liderou os ingleses durante os dias difíceis na Segunda Guerra Mundial. A mídia local deve ser orientada a não repetir, sem provas, estas sandices, essas injustiças. Estão até plantando pessoas de outros municípios para prejudicar Porto Velho.
Uma pequena observada na cidade de Porto Velho e se percebe facilmente o porquê destas afirmações. Nunca a nossa cidade teve um ritmo tão intenso de obras como está tendo agora. O dinheiro do PAC e das compensações pela construção das hidrelétricas está sendo empregado de forma organizada e dentro das prioridades. A participação popular, marca registrada do PT, sempre foi nesta administração de Porto Velho um item seguido à risca pelas cartilhas petistas, por Sobrinho e seus colaboradores. Na capital de Rondônia é o povo quem decide tudo e traça o seu próprio destino. A Secretaria Municipal de Saúde, com Pimentel à frente, é uma experiência única que devia ser copiada por todos os municípios do país. Não seria um empecilho deste que mudaria o rumo dos trabalhos. Pimentel esnoba competência e arrojo.
Além do mais, a Operação Hygeia deflagrada pela Polícia Federal em abril do ano passado pode ter sido um grande equívoco e uma injustiça maior ainda contra Williames Pimentel. Se culpado fosse, como explicar o fato de que das grades ele seguiu direito para despachar em seu gabinete? Se houve desvio na Funasa ou prejuízos na ordem de milhões de reais aos cofres públicos, o fato é que ninguém provou nada contra ele. Pimentel ensina ética ao povo além de ser um fiel defensor do dinheiro público. Um mestre. A PF errou ao prender um “homem do povo”, um líder que continua exercendo o poder.  Amigo de primeira hora do Senador Valdir Raupp e de sua esposa, a Deputada Federal Marinha Raupp, ele quase assumira a Secretaria de Saúde do Estado na atual administração. Os problemas do João Paulo Segundo e outras mazelas desta delicada área já tinham sido resolvidos em suas competentes mãos. Culpá-lo agora de qualquer coisa seria um crime contra o próprio Estado de Rondônia. Uma traição. Raupp não apoiaria um embuste e faz Rondônia dar lição de lisura.
Falar mal de Roberto Sobrinho é uma covardia sem tamanho. Se alegarem sobre os tais buracos nas ruas da cidade, pergunto: alguém já viu o Prefeito ou algum assessor dele com picareta na mão cavando-os? Embora defendamos a liberdade de expressão, é bom que articulistas como João Paulo Prudêncio e Valdemir Caldas repensem seus bons textos: o nosso Prefeito não merece tanta pressão. Tenho medo de que esta moda pegue e daqui a pouco vão querer falar mal também do nosso Governador Confúcio. Desvio de dinheiro e superfaturamento na compra de medicamentos são fatos a que ninguém dá credibilidade. Quem de bom senso acreditaria em tais boatos? A culpa só pode ser do povo que insiste em adoecer para dar mais trabalho às nossas autoridades. O povo é o pivô de tudo. O povo deveria ser extinto para não atrapalhar nossos líderes. Por isso, um internauta resumiu tudo num singelo comentário sobre o fato: “Estou chocado. Isso é mentira, Porto Velho é uma cidade modelo com ruas perfeitas e belos viadutos, saúde exemplar, transporte coletivo barato, confortável e pontual, segurança impecável e uma administração parabenizada até pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas. O quê é isso? Moramos num paraíso administrado por um santo!”. Alguém discorda?





*É Professor em Porto Velho

23 comentários:

Cláudio disse...

Bom professor, isso sim é ironia de primeira linha!Quem quer que fosse o leitor, do Oiapoque ao Chuí, perceberia uma critica muito bem feita em seu texto.
No último “bate palmas”, que sua pessoa promoveu ao excelentíssimo prefeito desta capital das três Marias, com o texto “Roberto Sobrinho, o JK da Amazônia” os traços irônicos eram facilmente identificados pelo leitor autóctone, razoavelmente letrado. Agora, fosse o leitor desconhecido dessas paragens do poente, não conhecedor das personagens ali retratadas e nem tão letrado assim... Pensaria que se tratava de uma “puxação de saco” do c@#$%. O texto Corrupção: Sobrinho e Pimentel são inocentes, põe uma pedra no assunto e, esclarece tudo: Naza pra prefeito!

Anônimo disse...

Rondonia e superfaturamento é pleonasmo.

Rebeca M. disse...

eu ri pra caramba.

Paulo disse...

Professor: " Parabéns Prof. Nazareno, é verdade, as instituições sérias que deveriam fiscalizar o executivo estãod e braços cruzados, até a câmara municipal, que mais parece uma extensão da prefeitura, lá é tudo sim, sim, pro prefeito, porque será?"

Carlos Marques disse...

Salve Salve Nazareno!!!! Muita Clama seu jornalista!!! Tu tem responsalibilidade pelo que publica!!! Olha só a asneira que publicou: "A culpa só pode ser do povo que insiste em adoecer para dar mais trabalho às nossas autoridades. O povo é o pivô de tudo. O povo deveria ser extinto para não atrapalhar nossos líderes" Pensa antes de falar merda. So pra ti ter noção, tu pensa que nos (o povo)estamos cegos e somos reclamoes e que a tua coluna de opiniao nos ajuda a saber a verdade. Pois saiba que a tua coluna nos ajuda em muito aqui. Nos ajuda a nos indignar, nos ajuda a ter força, vai nos ajudar a criarmos a primeira federação que fara frente a corja que domina tanto prefeitura, como palacio getulio vargas e a imprensa pelego e irresponsavel em de RO. A TODOS INDIGNADOS PEÇO QUE COMENTE ENTRE SEUS AMIGOS; FAMILIARES E COLEGAS DE TRABALHO SOBRE A ASNEIRA DO PROF NAZARENO. lembrem do chico anisio: lazareno...... callaaaaada!

Antônio disse...

Estou sinceramente indignado com esta reportagem. Como puderam falar mal de nosso tão estimado prefeito Roberto Sobrinho. Só porque ele nomeou o secretário de saúde, que possivelmente, não está por dentro destes esquemas de irregularidades na compra de remédios. Afinal...ele é "apenas" o secretário de saúde do município. Como podem afirmar em outras ocasiões que nosso prefeito não entrega obras na cidade. Passamos pelo "viaduto" todos os dias...graças ao prefeito! E as obras que ele entrega que muitos afirmão serem superfaturadas? É porque muitos não conhecem sobre obras e não sabem que o preço de uma parafuso em Porto Velho pode chegar a 50 reais!!!Por isso que as obras ficam tão caras! Afinal, temos o melhor prefeito de todos!Um prefeito que se preocupa com o funcionalismo público. Podemos ver pelo significativo aumento que ele deu à categoria deste ano. Um prefeito que se preocupa com a saúde do povo. Podemos ver pelos novos hospitais inaugurados na cidade com a verba milionária de compensação das usinas do madeira. Podemos ver nossas ruas pavimentadas e nossos filhos em ótimas escolas públicas municipais, com merenda de altíssima qualidade! Agora senhor jornalista "vendido"...tenha o mínimo de decência e se recuse a passar por este papel ridículo de tentar omitir ou disfarçar a imagem de figura pública tão suja quanto a de nosso estimado prefeito e de seus "capangas". Tenha vergonha por descrever um cenário tão utópico de Porto Velho como o fez em sua matéria. Isso não é jornalismo e sim hipocrisia. O senhor deve estar mamando nos cofres públicos e deve ser da mesma "laia" desta gente! Passar bem.

Samuel Millet disse...

PROFESSOR NAZARENO, COM AS DEVIDAS DESCULPAS E RESPEITO, QUERO DIZER AO NOBRE EDUCADOR QUE PARA SE FALAR EM CORRUPÇÃO TEMOS QUE ANALISAR A EVOLUÇÃO PATRIMONIAL DO ADMINISTRADOR CONSIDERANDO SEUS GANHOS LICITOS. APOS ESSA ANALISE E CONSIDERANDO A AEVOLUÇÃO PATRIMONIAL DOS MEMBROS DE SUA FAMILIA É QUE COMEÇAREMOS A DISCUTIR AS BESTEIRAS QUE ESTÁS FALANDO. ANTES DE PREFEITO UM SIMPLES PROFESSOR QUE RECLAMAVA POR MELHORES DIAS, HOJE UM NOVO MILHIONÁRIO. VIVA O NOVO MILHIONÁRIO DE PORTO VELHO - ABRE-TE PORTO VELHO.

Jasão Antônio disse...

Infâmia é voltar recursos do Governo Federal por falta de projetos inteligentes onde possam ser investidos, pois bem, falta saúde, esgotos, seguranla, educação, ruas em melhores condições de tráfego. Um Parque Ecológico, porque o que tinha aí, já era. Um projeto Beira Rio que nunca vai pra frente. A única coissa que vai pra frente é a conta bancária dos políticos ladrões.

Marcos disse...

ESSE PROFESSOR DEVE TER ALGUN CDS NO MUNICIPIO PARA DEFENDER UM BANDO DE ALOPRADO DO DINHEIRO PUBLICO. PROFESSOR DEIXA DE SER DEMAGOGO E PARA DE DEFENDER BANDIDO, VOLTA PRA SALA DE AULA, QUE O ESTADO ESTA PRECISANDO DE PROFESSOR LA E O SEU LUGAR. O VC NEN E JORNALISTA E FICA DANDO PITACO ONDE VC NAO SAB

Francisco da Silva disse...

QUEM É ESSE NOJENTO...VERMINOSO, PUXA SACO ? QUANTO ESTÁ GANHANDO PRA DEFENDER ESSA CARNIÇA DESSE PREFEITO.

José Carlos de Menezes disse...

Não tenho formação acadêmica para crítico literário. No entanto, professor Nazareno, Vossia está de parabéns dessa feita por tão construtiva crônica. De fato, não apenas as insinuações de prática de ilícitos de toda sorte atribuídas ao staf de Sobrinho, no panorama local quanto as ilações de proporções ainda maiores, lançadas em desfavor do médico que desde 2003 vem se revezando nas vezes de deputado e ministro de estado (para não confundir com ministro evangélico) - Sua Excelência Antônio Palloci, em verdade são frutos da mentira de descompromissados com o progresso do país. E por falar nisso - não vai dar para mensurar o progresso a ser alcançado quando da aprovação pelo Congresso Nacional da "flexibilização" da Lei de Licitações para a feitura de obras em torno da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e das Olimpíadas de 2016. O progresso, decerto será para certas empresas de consultorias. E o que dizer também do progresso de um certo ex-mandatário que vem faturando alto com palestras de autoestima, hein?

Wania Martins de Melo disse...

Mais uma vez Porto Velho aparece na mídia como comentários ruins...Se a gente parar pra pensar, facilmente se percebe que apenas querem manchar o nome da nossa cidade, sou nascida aqui e sei que isso tudo que aconteceu tem o dedo de algum malfeitor político, que queria apenas tirar proveito de uma situaçaõ e não pensou nem um momento que tava jogando nossa Porto Velho na lama mais uma vez...enquanto o caso todo se deu em outras cidades...segundo fiquei sabendo que a Sernhora que apareceu fazendo reclamação do remedio, nem aqui mora e percebi que fizeram uma montagem com a fala do Sr. Secretario de Saúde...o qual e um homem filho daqui que trabalha arduamente em prol da saúde...quanto ao Prefeito, ta incomodado certos políticos porque mostrado todas suas realizações em prol dos mais humildes...Antes de ficarem querendo derrubar os outros ..vejam o que de ruim vcs fazem a nossa cidade...

João Paulo disse...

QUASE MORRI DE RIR. POUCOS SÃO OS TEXTOS QUE EXPRIMEM DE FORMA IRONICA E SARCÁSTICA A DEPLORÁVEL SITUAÇÃO VIVENCIADA PELOS PORTOVELHENSES COM A GESTÃO PETISTA. PARABENS, PROFESSOR NAZARENO

André V. disse...

PESSOAL ISSO É UMA SÁTIRA...

Suammy V. L. de Abreu disse...

Gostaria de saber o que esses que estão jogando pedras contra um sábio como Naza estão querendo. Será que é atrapalhar o Futuro de PVH? Isso é inadimissível pois o texto só fala a verdade. O prefeito é um homem de bem, Palocci é um homem de bem, a presidente também é uma mulher de bem e vamos deixar os homens trabalharem. Está tudo certo, tudo bem. O progresso é latente, de uma hora para outra conseguimos 5 viadutos o que voces querem mais. Que semudem para Jeruzalém.

Josemar Freire Botelho disse...

O professor Nazareno deve morrer de rir dos comentários absurdos que são feitos em seus textos. Ninguém entende um texto irônico. A ironia está muito longe de ser entendida pelos leitores comuns. Imaginem só se este texto do granbde professor não é uma de suas grandes ironias. Sobrinho é o único prefeito do Brasil que tem remédio para a corrupção. Não entenderam o trocadilho infame? Comparar o estúpiodo e animalesco prefeito de Porto Velho com Churchill só mesmo o professor Nazareno. Gente, este texto é uma sátira feroz. Quase ninguém entendeu porque não lêem os textos deste professor ou porque são péssimos leitores.

Maria Donazelti da Silva disse...

Parabéns professor Nazareno ,, seu Artigo em forma de sátira é belíssimo... pena que nem todos os leitores conseguem absorver a mensagem.

Suammy V. L. de Abreu disse...

Está certo Naza, depois do Vaticano, Jeruzalém, Porto Velho é cidade governada por um Santo, acho que voce levou muito a sério a música do Caetano o avesso do avesso do avesso.

Emmanoel Gomes disse...

Professor Nazareno, pelos comentários percebemos a dificuldade de entendimento interpretativo das pessoas sobre seu belo texto. Talvez seja o melhor texto ecrito por vc, essa é minha humilde opinião. A linguagem carregada de ironia, um texto maravilhoso. Fiquei muito triste quando vc anunciou que não escreveria mais. Tenho também sofrido muito com as forças do poder, do dinheiro por meus textos independentes e críticos. Tento seguir adiante e vc é uma pessoa que me inspira, me motiva. Abraços desse seu admirador, amigo e aluno do texto. Mais uma vez, que texto maravilhoso.

Alex Medeiros disse...

Caro Professor, se eu não visse essa pontinha de ironia, lhe chamaria de puxa saco, mas tudo bem.Infelizmente hoje como cidadão não posso fazer nada, mas quando vier as próximas eleições tentarei votar corretamente, ou melhor não votarei deixarei em branco..Porque aqui em Porto Velho acho que vou morrer e não vou ver um político honesto na Prefeitura nem no Governo do meu querido estado de Rondônia.

Marcondes Martins Paes disse...

É possível existir "líder do povo", sem povo? Você nunca adoeceu? Há, adoeceu porque quiz, não é? Quanto aos "Santos", vamos dar tempo ao tempo, deixar as águas correrem e depois, então...concluamos os questionamentos levantados, exigindo, se for o caso, retratação dos acusadores ou, prisão para os culpados. Certo? Agora, que falta constatemente remédios nas farmácias dos Postos Municipais, é uma verdade....o motivo? ou é incompetência da logística(já que é conhecido a demanda) ou é ação de alguma força oculta.....Alguém discorda? (mais diretamente, você, zelador dos Santos PT!)

Kleber Jr. disse...

Eu também discordo, nosso prefeito e o seu secretariado são pessoas sérias, comprometidas com as políticas públicas da cidade. Tbem acredito que o Ministro palloci não se enriqueceu sem causa, q o mensalão não existiu, q a escravidão tbm não existiu, q nada existiu, estamos vivendo o MATRIX. Acredito q porto velho, está às mil maravilhas, trânsito perfeito, viadutos funcionando, os postos e policlínicas de sáude estão 100%, ótimos, tá tudo maravilhoso, inclusive o preço da gasolina q diziam que iria baixar de preço e até agora tá aí, só esperando a seca do madeira pra bater os R$ 5,00 reais o litro. Querem apostar? esperem e verão, eu já tô trocando meu veículo por um bike.

Silva disse...

Ta vendo professor, por isso que são eleitos gente como o senhor Roberto para prefeito. O povo é tão burro que n consegue nem notar o tom ironico do seu texto. Esse é o ciclo da educação do Brasil Educação Ruim -->Povo burro --> Politico ruim eleito -->Educação ruim. PT = Partido dos Trambiques, só eles pra contornar uma denuncia e ainda sair como vitima.