sexta-feira, 31 de julho de 2009

E a falta de organização continua...


“Na Unir é assim mesmo...”


Professor Nazareno*


Existe um ditado popular afirmando que teoria é quando se sabe tudo e nada funciona. Prática é quando tudo funciona e ninguém sabe o porquê. Na Unir, Universidade Federal de Rondônia, conjugam-se teoria e prática, pois quase nada funciona e ninguém sabe por que. Esta universidade só podia ser mesmo do Estado de Rondônia, a latrina do Brasil, afinal ninguém sabe quem merece quem, porque se fosse de um estado desenvolvido e sério, quase todos os seus dirigentes, reitores, professores e demais funcionários já teriam sido punidos. Se fosse uma universidade dos Estados Unidos ou da Europa, fato absolutamente impossível, cadeira elétrica e prisão perpétua seriam castigos rotineiros para coibir tanto descaso.

Quase todos os anos, a Unir enfrenta sérios problemas para realizar o vestibular anual da instituição. Realizar, não. Pagar para outras universidades fazer todo o serviço como se em Rondônia não houvesse profissionais competentes para organizar um simples processo seletivo. Até os acreanos, na UFAC, realizam o seu próprio método de ingresso na universidade. Dizer que é mais seguro elaborar as provas fora do estado é pura tolice. Seria, em tese, admitir que não há corrupção no vizinho estado. Vazamento de gabaritos em provas de vestibular e concursos públicos já virou rotina em qualquer estado da federação. Nenhuma novidade nesta periferia de capitalismo.

Além do mais, para organizar um simples concurso vestibular a Unir sempre foi um fiasco. A desorganização sempre foi a marca da instituição. E este ano não foi diferente. No ano passado, por exemplo, foram dez erratas no edital com direito até a censura do livro ‘O Matador’ de Patrícia Melo. No último dia 07 de julho foi publicado um edital para o Vestibular 2010, só que ninguém conseguiu se inscrever na data anunciada. Era um documento de mentirinha. Mudaram as datas das inscrições e da realização das provas. Como se pode observar, a nossa única universidade pública nunca esgota seu repertório de sandices, desrespeitos e absurdos contra a comunidade local. Pelo visto, muitos dos sábios do Campus José Ribeiro Filho, os “professores–doutores” ainda têm muito que aprender sobre ensino, pesquisa e extensão.

Esquisitices sempre aconteceram na Unir, mas a situação está tão decadente que quando algum funcionário metido a filantropo promove gincana para ajudar os famélicos do lixão, todos já acham que se trata de extensão. Localizada entre um cemitério e o lixão da capital, a nossa universidade parece que é administrada por Roberto Sobrinho, o prefeito campeão em obras inacabadas, ou mesmo o governador Ivo Cassol que está na iminência de ser cassado. Realmente: qual a pesquisa levada a cabo pelos técnicos daquela instituição pública de ensino que teve ou tem destaque ainda que regional? Até no curso de Medicina há denúncias de aprovações ilegais e de repercussões corporativas por parte dos alunos, os futuros médicos aqui formados.

Apontada como uma das piores instituições públicas de ensino superior da Região Norte perde feio para a UFPa, a Universidade do Amazonas e a Unitins, do Estado do Tocantins, segundo publicação da revista Guia do Estudante da Editora Abril Cultural. A Universidade Federal de Rondônia e o seu meio acadêmico ainda precisam aprender muito sobre sua relação com a comunidade onde está inserida, pois ao mudar constantemente seus editais de forma maniqueísta e anti-popular ela comete um erro imperdoável e erram também os que compactuam com estas atitudes nefastas. Se a nossa justiça não fosse tão desacreditada, elitista e morosa certamente este ano já seria acionada antes mesmo de começarem as provas do próximo vestibular já que muitos vestibulandos se programaram “com base no outro edital". Pobres futuros acadêmicos.


*É professor em Porto Velho

2 comentários:

Anônimo disse...

E a situação só se agrava a cada dia! É revoltante o descaso por parte da administração da UNIR com nós acadêmicos. Prestei vestibular para o curso Ciência da Informação e agora...agora as aulas foram suspensas por um simples e pequenino detalhe: NÃO TEMOS NENHUM PROFESSOR ESPECIALIZADO NA ÁREA!!!!!!!! Isso é vergonhoso, decadente.E o pior de tudo é o chefe do nosso departamento dizer que a única coisa que podemos fazer quanto a isso é "rezar"!! Como se não bastasse a dificuldade em encontrar a sala de aula,pois ninguém sabia nos informar onde seria a nossa tão esperada aula inaugural,descobrimos por acaso a sala de aula que antes servia como depósito de cadeiras enferrujadas, mofadas...da época da vovozinha.

Anônimo disse...

Prof. realmente a UNIR está muito aquém do esperado em questão da organização do edital e do seu vestibular. Sou aluna da UNIR e também percebo a falta de organização e a falta de conhecimento de muitos dos funcionários, ou muita má vontade por exemplo. Mas com relação da UNIR ser uma das piores do Estado não concordo, foi avaliada ano passado pelo ENADE como uma das melhores da região Norte, é só entrar no site do MEC e ver a pontuação das outras universidades da região Norte.


Sei que o senhor é professor de cursinho e de vários colégios de renome na cidade de Porto Velho e porque não mobilizar todos esses professores e administradores dessas escolas para exigir uma elaboração de qualidade do vestibular? A universidade é pública e por isso tem a função de atender a comunidade em suas necessidades. Espero uma mobilização (seja na forma de documentos, ou de qualquer outra que demostre a vontade de querer mudança) de TODOS, pelo menos os principais colégios do estado exigindo melhor transparência no vestibular e organização na elaboração desses. Não estou falando de só mandar uma carta e dizer que fez o seu papel não, é marcar uma reunião com a comissão do vestibular e com o Reitor da universidade.
Não sou a favor da UNIR elaborar o seu vestibular pois sei qual é a realidade dessa instituição e sei que ainda não tem condições "éticas".