domingo, 11 de maio de 2008

A melhor redação sobre o primeiro Ciclo da Borracha e o surgimento de Porto Velho (Terceirão da Escola João Bento da Costa)

TEMA: - A fronteira do espaço amazônico só pode ser compreendida analisando a participação do Brasil no sistema capitalista global. Partindo desta análise, no final do século dezenove e início do século vinte, o Ciclo da Borracha abasteceu a industrialização dos EUA e da Europa provocando mudanças no espaço amazônico até hoje percebidas. Analisando as transformações do Primeiro Ciclo da Borracha, produza um texto dissertativo explicando as principais mudanças políticas, econômicas e sociais no Oeste Amazônico e a sua importância para o surgimento de Porto Velho.

O Primeiro Ciclo da Borracha foi o ponta - pé inicial para o surgimento da cidade de Porto Velho. O primeiro ciclo teve início em meados do século XIX até metade do século XX. Esse período foi marcado pelo progresso econômico das cidades de Belém e Manaus, pois eram nessas localidades que se concentrava toda a produção de borracha. Essas regiões tiveram um crescimento significativo, pois atraíam capital estrangeiro em troca do ouro branco que movimentava a economia européia.

Foi durante o Primeiro ciclo da Borracha que teve início a construção da EFMM. A construção dessa ferrovia foi uma das cláusulas do tratado de Petrópolis (1903) assinado entre Brasil e Bolívia, no qual a Bolívia vende o Acre ao Brasil, e este se compromete a construir uma ferrovia contornando o trecho encachoeirado do rio Madeira, para o escoamento da produção boliviana pelo Oceano Atlântico, já que a Bolívia havia perdido sua saída para o mar por território chileno, na Guerra do Pacífico.

A EFMM teve em sua construção a presença de 52 nacionalidades diferentes. Durante a construção da ferrovia, muitos trabalhadores vieram à falecer, devido na maioria das vezes as doenças tropicais, que deu nome à ferrovia de “Ferrovia do Diabo”. A conclusão da obra se deu em 1912, juntamente com o surgimento de dois povoados próximos à ela: Guajará – Mirim e Porto Velho.

Nessa época, Porto Velho pertencia ao Amazonas, por esta razão, Major Guapindaia foi nomeado pelo então governador do Amazonas Jônatas Pedrosas para ser o primeiro prefeito de Porto Velho. Durante a emancipação de Porto Velho, o primeiro ciclo da Borracha estava em pleno declínio, devido a concorrência da produção de borracha da Malásia, obrigando a cidade a viver praticamente apenas da E.F.M.M.

Comentários: Apesar de apresentar alguns erros gramaticais e omitir fatos relativos ao Primeiro Ciclo da Borracha, como A Questão do Acre, por exemplo, o texto conseguiu uma excelente nota tendo em vista que a maioria dos textos produzidos em sala de aula não atendeu a nenhum dos requisitos de uma boa redação.

2 comentários:

Anônimo disse...

A leitura do texto é uma leitura agradável e mostra que as idéias estão bem construidas, concatenadas e concisas

Anônimo disse...

aaah nem pra ser o meu! ^^