sábado, 31 de março de 2018

Porto Velho: escolas integrais



Porto Velho: escolas integrais


Professor Nazareno*


O prefeito de Porto Velho, Dr. Hildon Chaves, assinou recentemente um decreto municipal determinando que a partir do próximo ano letivo de 2019 todas as escolas municipais da cidade deverão ter aulas integrais a partir da primeira série do Ensino Fundamental. Todos os alunos matriculados na rede municipal assistirão às aulas pela manhã e à tarde. Eles terão café, almoço e janta bem como transporte gratuito para as escolas. Os melhores professores, isto é, aqueles que são detentores de cursos de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado serão remanejados para atender a estas turmas. Os docentes receberão gratificações e terão aumento de salários anualmente de acordo com o desempenho de cada escola. O ranking será medido todos os anos por uma equipe da própria Secretaria Municipal de Educação, a Semed.
Já no ano letivo de 2020, as turmas contempladas com o horário integral nas escolas da municipalidade de Porto Velho serão as dos segundos anos, as mesmas que cursaram no ano anterior o turno integral. Juntamente com os “novatos” dos primeiros anos, essas turmas pioneiras estudarão pelo segundo ano consecutivo em turmas integrais e assim sucessivamente até o ano de 2030 quando todos os alunos de Porto Velho sairão das escolas de Ensino Fundamental e de Ensino Médio com educação integral. Assim, não haverá problemas com a estrutura física dos estabelecimentos de ensino para a acolhida dos novos alunos a cada ano. “Os alunos ao entrarem na primeira série em turmas de ensino integral vão aos poucos se adaptando às novas regras sem problemas”, disse um funcionário da Semed. Assim “não haverá impacto”.
O prefeito de Porto Velho, Dr. Hildon Chaves, parabenizou os vereadores da Câmara Municipal que aprovaram este grandioso projeto para o município. “Todos eles e também o Poder Executivo municipal estão empenhadíssimos em pensar no futuro da capital de Rondônia, por isso investimos em educação de qualidade para as nossas crianças e jovens”, disse o administrador do município, que hoje conta com quase 100% de aprovação popular. Esse decreto é como se fosse uma lei com cláusula pétrea, pois todos os novos prefeitos deverão manter a qualidade da educação e promover o ensino integral em todas as escolas ligadas à municipalidade. Técnicos da Seduc, a Secretaria de Estado da Educação do Estado, já entraram em contato com o município para copiar “esta grandiosa ideia”. Delegações de outros Estados também já mostraram interesse.
Os três senadores de Rondônia, deputados federais, deputados estaduais e várias outras autoridades do Estado e do país assim como todos os candidatos às próximas eleições estão empenhadíssimos em melhorar de uma vez por todas o ensino no Brasil e por isso não pouparão esforços para concretizar essa ideia “não só em Porto Velho ou em Rondônia, mas no Brasil inteiro”, como disse um senador do Estado. Alex Palitot, vereador de Porto Velho e um dos autores do projeto assim como Luciana Oliveira, provável candidata a deputada estadual pelo PSB de Rondônia disseram que também não medirão esforços para buscar um futuro melhor para o Estado. Todos os candidatos a governador já declararam que “a partir do próximo ano, Rondônia terá ensino integral em todas as escolas”. Não há mesmo o que se discutir: Aqui todos os políticos só trabalham em benefício do povão que os elegeu. Acordei: era primeiro de abril.





*É Professor em Porto Velho.

Nenhum comentário: