sexta-feira, 2 de março de 2018

O Cão mora em Porto Velho



O Cão mora em Porto Velho


Professor Nazareno*

            Agora não resta mais nenhuma dúvida. O Coisa Ruim não só existe como também mora na região Norte do Brasil. Mais precisamente em Porto Velho, a “bela e encantadora” capital de Roraima. Ele pode ser visto todos os dias andando tranquilamente pelas ruas enlameadas da cidade ou então dentro dos ônibus do Consórcio SIM. Trabalha num dos maiores impérios de comunicação do Estado e quando pode anda também montado num belo cavalo preto. Escreve diariamente para vários sites além de fazer bico como carnavalesco lá no Mercado Cultural. Embora, seja corno convicto, o Pé Rachado não tem chifres como muitos costumam achar. Foi visto recentemente assistindo a uma missa numa igreja católica onde se benzeu, se confessou e depois comungou. Poucos dias depois teria sido flagrado em um culto evangélico.
            Fala-se abertamente que ele também vai ao Estádio Aluízio Ferreira ver os jogos do seu time de coração: o Genus. O peste é natural de Porto Velho mesmo e já disse que não troca esta cidade por nenhuma outra do Brasil. Por causa dos muitos apelos, vai entrar na política. Não sabe como bancará sua campanha, mas será candidato a qualquer cargo eletivo “que dê muito dinheiro e possa mudar sua vida de poucos recursos”. Criará o auxílio-moradia para todos os habitantes da cidade, mesmo para os que nasceram e vivem aqui morando em suas próprias residências. Se eleito, mandará construir igrejas e templos suntuosos para difundir as suas boas experiências. Abrirá também uma escola onde ensinará às futuras gerações como ficar rico sem trabalhar, como mentir e como se especializar em roubar o povo eleitor sem dar (muito) na vista.
            Mesmo que não seja eleito, ele facilmente receberá o título de cidadão honorário de Porto Velho ou mesmo de Rondônia e depois poderá até ser patrono do “Açougue João Paulo Segundo”, aquele campo de extermínio de pobres que fica na zona sul da cidade. E já pensou uma escola recebendo o pomposo nome do Bicho Ruim? “Escola do Satanás!”. Quantas criancinhas rondonianas não ficariam felizes em estudar num estabelecimento de ensino com esta alcunha? Lá, a SEDUC e o SINTERO podiam fazer reformas à vontade sem nenhuma previsão para começar o ano letivo. Tudo ficaria por conta do Diabo e de seus assessores. “Projeto Apocalipse” é o que não ia faltar nestas escolas diabólicas. Eleito por aqui, o Capiroto seria também uma espécie de paraninfo da BR-364. Do Espaço Alternativo nem se fala. Ele gerencia aquilo há muito tempo.
            Não se sabe, no entanto, em qual das zonas da cidade ele tem residência fixa. Uns dizem que é na Leste, porém muitos já o viram lá pelas bandas da zona Sul, ali perto da Avenida Jatuarana. Porém muitos juram que ele mora mesmo é dentro do CPA, o pomposo Centro Administrativo do Estado. Por causa dos banzeiros, ele não gosta muito de andar de barco pelo rio Madeira. Talvez seja por isso, não gostar de muita água, que ele já garantiu que não teremos enchente muito grande este ano. Quando pode, participa solenemente das sessões ordinárias da Assembleia Legislativa do Estado e da Câmara de Vereadores de Porto Velho. Mas só das sessões ordinárias mesmo. Outro dia, num programa de rádio ele disse que estava indeciso sobre a próxima eleição para presidente do Brasil. Poderia votar tanto no Lula quanto no Bolsonaro. Aqui, ele já tem todos os candidatos definidos. “Anular o voto é coisa de pessoas religiosas”, disse.




*É Professor em Porto Velho.

Nenhum comentário: