segunda-feira, 7 de novembro de 2016

ENEM, e nem deu certo!


ENEM, e nem deu certo!

Professor Nazareno*

O professor da Unicamp Leandro Karnal disse recentemente que não existe país nenhum no mundo com governo corrupto e população honesta. O Brasil, claro, não podia ser exceção. Aqui, falamos mal de todo governo e também da corrupção que sacode o país desde o seu descobrimento e não percebemos, ou fingimos, que a sociedade nada tem a ver com o problema. Praticamente em tudo o que acontece, a maldita corrupção e o “jeitinho” estão presentes. A prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio de 2016 realizada este mês de novembro está repleta de acusações de fraudes. A cada momento estouram pelo país afora reportagens e denúncias dando conta da prisão de várias pessoas que se envolveram em maracutaias para levar vantagem no exame. No Amapá, um homem foi preso com o rascunho no bolso da redação já feita.
Do ponto de vista pedagógico, no entanto, o ENEM é uma das provas mais bem completas de que se tem notícia. Vários países civilizados do mundo adotam sua sistemática. O problema é a sua aplicação. Nosso país é uma nação de muitos corruptos e desonestos. A logística para a aplicação das provas num país continental como o Brasil é complicadíssima. Se não bastasse essa terrível dificuldade geográfica, muitos brasileiros parecem não gostar de fazer as coisas de maneira honesta. Uma das edições do exame nacional já foi totalmente anulada em 2009 por vazamento de provas ainda dentro da gráfica. Ultimamente em todas as edições já houve tentativas de fraude. Quadrilhas especializadas em adulterar concursos proliferam pelo país e costumam vender gabarito e também o tema da redação. Infelizmente este ano não foi diferente.
Uma jovem do interior de Minas Gerais foi presa e está sendo acusada pela Polícia Federal de contratar os serviços de uma dessas quadrilhas. Detalhe: na sua rede social está escrito que ela lutou fervorosamente pela saída da ex-presidente Dilma Rousseff do governo. Óbvio que não se pode dizer que todo “coxinha” e reacionário seja corrupto. Mas onde estão todos aqueles que há pouco tempo batiam em panelas, se vestiam de amarelo e gritavam a todos os pulmões “Fora, Dilma!”?  Onde estão todos aqueles que queriam a todo custo tirar o PT e seus asseclas do poder para acabar com a corrupção? A prova do ENEM leva a sério até o horário de entrada dos alunos. Se atrasar um minuto apenas, perde o concurso. É a regra. De Rondônia, claro, veio o pior dos exemplos: um participante em Guajará-mirim pôde entrar meia hora após o início.
Está mais do que comprovado que infelizmente houve vazamento do ENEM de 2016. Isso sem falar no triste caso dos mais de 200 mil alunos que só farão as provas daqui a um mês por causa da ocupação de várias escolas onde seriam realizadas as avaliações. No país da corrupção e da pouca vergonha, fica muito difícil se preparar para uma prova séria como essa. Um ano inteiro de luta, estudos, preparação e expectativas pode ser levado para o lixo por causa de pessoas inescrupulosas e sem nenhum sentimento nacional. Com um dos piores sistemas de educação do mundo, o Brasil sofre e tem dificuldades para aplicar um concurso reconhecido mundialmente. Criado pelo governo FHC e aperfeiçoado nos governos petistas, o Exame Nacional do Ensino Médio estreia no governo golpista de Michel Temer como um embuste. O MPF do Ceará já pediu a anulação da redação do ENEM/2016. Brasil, até quando esse caos?




*É Professor em Porto Velho.

Nenhum comentário: