quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Sérgio Moro em Rondônia



Sérgio Moro em Rondônia

Professor Nazareno*

É óbvio que ninguém em sã consciência trocaria hoje a florida, desenvolvida e civilizada Curitiba, capital do Paraná, por Porto Velho, a fedorenta, quente, feia e atrasada capital de Rondônia. O juiz Sérgio Moro muito menos. Mas como sonhar não é proibido, imagine-se que, de uma hora para outra, o eminente magistrado resolvesse dar expediente nas “terras dos destemidos pioneiros”. Trabalho não iria lhe faltar, com toda a certeza. Seus assessores não parariam um minuto sequer tentando resolver as muitas coisas que talvez só aconteçam por aqui mesmo. Incompetência, corrupção, desvios de verbas, nepotismo, tráfico de influências e toda a sorte de desgraças nos meios políticos e sociais seriam alvo das investigações da equipe que conduz a operação Lava-Jato. Muitos rondonienses, desacostumados com tanta eficiência, ficariam encantados.
Os trabalhos, claro, começariam por Porto Velho, a imunda e suja “capital das sentinelas avançadas”. Por que as carcaças dos viadutos, por exemplo, estão enfeitando a cidade durante tanto tempo? Quem teve a infeliz ideia de construir aquelas porcarias? Quanto de dinheiro Brasília mandou para aqueles dejetos? Quanto foi empregado de fato na geringonça? Quanto foi desviado? Quem se beneficiou? Quantos políticos já se elegeram prometendo concluir aquela desgraça? Quem já foi preso por causa da obra? Quando, enfim, os matutos de Porto Velho verão um viaduto de verdade? São muitas as perguntas que “a equipe de ouro” do magistrado faria no decorrer do longo processo investigatório. Com relação à ponte escura, a pergunta seria: para que uma ponte, se não existe uma estrada? Por que ela ainda está escura? Por que a receberam inacabada?
 O precário sistema de saúde do Estado seria também objeto de investigação. Como pode o “açougue” João Paulo Segundo continuar a ser um campo de extermínio de pobres depois de tantos anos? Por que a Unir, Universidade Federal de Rondônia, tem um curso de Medicina e não tem um Hospital Universitário? Onde já se viu tamanho absurdo? O prédio do INSS, por exemplo, nunca foi concluído, depois de estar em obras há quase um século. A cidade, uma capital de Estado, por incrível que pareça não tem rede de esgotos nem de água tratada. Será que nunca veio dinheiro para isto? É claro que o juiz Moro gostaria de saber por que o preço das escassas passagens aéreas para Porto Velho e região está cada vez mais caro. Por que ninguém ainda não tomou providências? Outro fato: nem em Porto Velho nem no Estado existe oposição. Por quê?
Sérgio Moro teria que mandar construir umas cinco cadeias do tamanho do Urso Branco para prender tanto malfeitor. O Espaço Alternativo da cidade, quantos políticos ele já elegeu? Por que “aquilo” ainda está parado? Por que a mídia local está repleta de propagandas de políticos incompetentes e desonestos? Claro que o magistrado gostaria de saber disto. E quem não gostaria? A EFMM, por que deixaram as águas do rio Madeira invadi-la e destruí-la? Quem são os responsáveis? Cadeia em todos eles. Por que ser prefeito de Porto Velho não dá lucro, queima a reputação de qualquer um e tem uma penca enorme de políticos querendo concorrer ao cargo? Que mandinga miserável é essa? O juiz descobriria logo o porquê de tudo isto e puniria todos na forma da lei. O juiz paranaense só não visitaria a Assembleia Legislativa do Estado nem a Câmara de Vereadores de Porto Velho. Nestes dois locais não há nada que contrarie as leis do país.


*É Professor em Porto Velho.

14 comentários:

KLEYTON SANTOS SARAIVA disse...


Isso mesmo, combativo professor ! Uma última frente de investigação a ser deflagrada por Moro, não relacionada pelo atuante colunista, teria como título: Operação Mega-glota. O objetivo central desta operação seria internar no Urso Branco a língua mais ferina de RO... Um órgão que, apesar de seu dono viver há décadas por estas paragens, só sabe sentar o porrete em nossa terra. Venha, Moro! E não caia na esparrela de fechar algum acordo de delação premiada com esta glota ladina. Ela assume mais facetas que o cavernoso... Mantenha-a presa, até que, num dia distante, ela fale algo de bom de RO. E sem os costumeiros subterfúgios de ironia e outras falsetas que todos conhecemos. Oh glota da "muléstia"! Vixe!

Sílvio Machado disse...

PROFESSOR NAZARENO, O SENHOR FOI NA FERIDA DE NOSSA CIDADE, BEM COMO DO NOSSO ESTADO. MORADOR A 35 ANOS EM PORTO VELHO, FICO PENSANDO COMO A NOSSA CIDADE É HORRÍVEL, SEM NADA PARA MOSTRAR, VERGONHA, CONHEÇO O BRASIL E TENHO A CERTEZA DE QUE A PIOR ENTRADA DE UMA CAPITAL É JUSTAMENTE PORTO VELHO, NÃO TEMOS O QUE FAZER, A NÃO SER SONHAR E ACREDITAR QUE ALGUM DIA ALGUÉM MUDA O CONCEITO DE TUDO, BASTA TER CORAGEM, DETERMINAÇÃO, O POUCO QUE FIZ EM NOSSA CIDADE É ATÉ PARECIDO COM AQUELES ESQUELETOS DOS VIADUTOS, OU SEJA TUDO DO ESFORÇO DO POVO DE RONDONIA FOI LITERALMENTE JOGADO FORA, AGORA TEMOS SIM DE ONIBUS VELHOS, EMPRESA DE LIXO QUE NÃO APRESENTA NADA DE NOVO, RECICLAGEM NÃO ANDA E TUDO É MISTURADO, CHUVAS, RIO MADEIRA DESTRUÍDO E POVO DOENTE, MAS EXISTE SIM UMA ESPERANÇA, QUEM SABE A MELHORA NÃO VENHA NASCER DE UM PROFESSOR....EU TENHO CERTEZA DE QUE PODERIA SER DIFERENTE, MAS SE NÃO FOSSE...A CULPA NÃO SERIA DAS RATAZANAS E SIM DO COMPLEXO DE GENI...

Sérgio Kintscher disse...

Professor,vamos sonhar. Como seria bom isto acontecer.

João Ribeiro disse...

EU SEMPRE LEIO OS COMENTARIOS DO PROF N A Z ARENO E PENSO QUE AS OBRAS NAO ACABADAS DOS VIADUTOS E O ESGOTAMENTO SANITARIOS EM PORTO VELHO E COISA DO OUTRO MUNDO E O PROF NAZARENO PODE E DEVE AJUDAR ALGUM JUIZ AI DE PORTO VELHO QUE TENHA A QUALIDADE DO SENHOR DOUTOR SERGIO MORO A INVVESTIGAR ONDE FOI O DINHEIRO DESTAS OBRAS E QUE ESTES ALEM DE RICOS FOSSEM TAMBEM PRESOS E QUE O POVO OS CONHECESSEM PARA NAO VOTAREM MAIS NELES, ESPERO OUTROS COMENTARIOS E MAIS INFORMACOES DO PROFESSOR A RESPEITO DESTA TAO BONITAS OBRAS QUE SUMIU O DINHEIRO.

Maria Tereza Leite disse...

Parabéns! Professor pela brilhante fala, palavras escritas, e uma pena que nem todos sabem ler.Realmente estamos vivendo no local esquecido. Só lembrado no momento políticos. está chegando a hora. E agora cadê as mobilizações foram esquecidas. Está chegando a hora e agora? o que fazermos dar continuidade ou partir para um melhor? Mas quem e o Melhor???? É triste não temos sindicatos estamos abandonados....

Geraldo Furtado disse...

Uma cidade feia é fruto de gente mal-educada, de um povo pouco dado a cuidar do seu quintal, da sua casa, da rua... Nossa cidade é nosso retrato. Gritamos, reclamamos, sempre achamos um culpado. Mas esse culpado sempre é outro. Perdemos os recursos do Saneamento, em razão das infundadas denúncias do então Deputado Cláudio Carvalho, fato que paralisou as obras e o dinheiro voltou a Brasília. Os viadutos, obras eleitoreiras e desnecessárias, não foram concluídas ainda, porque na Licitação, colocaram empresas ladras e fracas. Se meu quintal está sujo, é porque eu sou preguiçoso. Prefiro beber cerveja, que capinar meu quintal; Se minha calçada está esburacada e feia, é porque sou um vagabundo que gasta o dinheiro com cachaça, e não embeleza a frente da casa; Se os igarapés estão sujos e entupidos, é por causa do lixo que eu jogo pelas ruas e becos; Se roubam nosso dinheiro nos cargos públicos, é porque vendi meu voto para o primeiro vagabundo que me ofereceu pagar uma conta de luz atrasada; Se sou pobre e ganho pouco, é porque fugi da escola cedo, não me profissionalizando. Mas quem assume a culpa de ser um mequetrefe reclamador, omisso, preguiçoso, sempre empurrando a culpa dos males aos outros, preferencialmente aos políticos? Quem? Ora bolas! Pelo que nós somos e fazemos, nossa cidade ainda é boa demais! Discorda? Então passe nos bares da Capital, de madrugada, para vê-los lotados de bêbados fanfarrões que gastam seu dinheiro na pinga/cerveja, mas não limpam seu quinta, não arrumam sua casa e calçada. São os que mais reclamam. Chafurdam na lama, mas querem ser santos. Paremos de reclamar e ajamos! Todos. Inclusive o Professor Nazareno.

Carlos Anes Bolanios disse...

Ao invés de falar mal da nossa capital criam um projeto pra melhoria da mesma, ao invés de roubar ou saquear dinheiros público invista em nosso cidade. Pq a maioria desse povo que falam mal daqui é de fora e não se toca que é aqui nessa cidade feia e fedorenta que Vcs tão matando a fome de seu familiares. Não critique ajudem se não poder ajudar fique calado e cai fora não atrapalha fica a dica para os sábios

Nelson Rodrigues disse...

Sou o famoso mioca ( da terra) como muitos que moram e vivem nesse lugar maravilho. Os meus avós vieram em busca de dias melhores, pois lá em sua terra natal só comiam xiquexique e bebiam água suja, fico triste em ver uma pessoa que leva um nobre titulo de professor, que em primeiro plano já nos diz um homem sábio, porém é nessas horas que nos decepcionamos e vemos que é a penas um titulo, que na verdade e um ingrato. Bom só lamento por sua fala infeliz nobre mestre.

Henrique Nascimento disse...

O Professor Nazareno, dono de bom texto, aparentemente pegou pesado. Mas qual o quê. Dessa vez e mais trocentas outras vou ter que com ele concordar! Critica de modo mordaz os burgomestres dessa cidade tão mal administrada, amada e nada respeitada. Valeu, Professor Nazareno!

Luana Pinheiro disse...

O Prof as vezes apela para com nossa cidade , mesmo não estando aí tenho carinho enorme por onde nascir e me criei . Mas infelizmente esse descanso causa uma grande revolta .Devemos analisar que o fator primordial são os habitantes aceitarem as mazelas , e pior ainda votarem nos que a ela causarem.

Marcus V. Danin disse...

Seria uma grande debandada de " autoridades " do nosso querido estado tão dilapidado .

Isangela Bernardo disse...

Adoroooooo o Professor Nazareno!

Marilene Lopes disse...

Perfeita esta matéria e pelo jeito um lugar repleto de gente inescrupulosa.

Roger Teles disse...

Verdade nua e crua!