quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Roraima devia ser extinta



Roraima devia ser extinta

Professor Nazareno*

            Diante de mais uma operação da Polícia Federal desencadeada em Roraima para tentar acabar ou pelo menos diminuir a corrupção no Estado, chego à triste conclusão de que esta simpática unidade da Federação devia ser desmanchada, desfeita, extinta mesmo. Haveria uma enorme economia de dinheiro para todos nós. Somente nos últimos anos, foram várias operações: Dominó, Termópilas, Olimpo, Érebo, Plateias, Luminus, Endemia, Vórtice, que desviram, segundo estimativas otimistas, mais de 500 milhões de reais do sofrido contribuinte local. Este Estado tem apenas 0,8 por cento da população nacional e um PIB que não chega a um por cento da riqueza do Brasil. Ou seja, sem nenhuma importância a nível nacional, a extinção pura e simples de Roraima não faria falta a ninguém e poupava muita gente da triste vergonha de ter nascido aqui.
            Sou meio suspeito de pregar abertamente o fim deste Estado, já que não sou filho daqui, mas o que se tem visto nos últimos anos, principalmente na área da política e da administração pública, leva qualquer um a desanimar. São quase 40 anos que  pago impostos sem retorno nenhum. É uma decepção atrás da outra. E o pior: como quase ninguém é punido corretamente, a impunidade, como um câncer agressivo, corrói cada vez mais o já debilitado organismo. De fato: de todas estas malditas operações, quantos acusados de roubar o Erário foram condenados? Quantos ainda estão presos? Alguém devolveu algum centavo aos cofres públicos? A impunidade, além de alimentar o crime, contribui para a certeza de que “se roubar de novo, nada acontecerá e o corrupto ficará cada vez mais rico e rindo de todos nós”. Se fosse na China, todos seriam fuzilados.
            É bem verdade que a corrupção está generalizada no país inteiro e acredita-se não ter fim, mas Roraima infelizmente parece que tem sido um caso à parte. Aqui, os larápios levam tudo e não deixam nem o indez. Além do mais, nada é feito em benefício de quem paga os impostos para sustentar esta trupe miserável. Há problemas em todas as cidades do Estado. A má administração e os constantes saques aos cofres públicos empobrecem sistematicamente todos os cidadãos trabalhadores e nada funciona. Todas as obras, sem exceção, são manipuladas, superfaturadas, fraudadas e o pior, nunca concluídas. É ponte sem iluminação, Espaço Alternativo suspenso, teatro sem alvará, viadutos inacabados, obras de hospitais, infraestrutura e saneamento básico todas paralisadas. Até linhas aéreas foram canceladas. Somos o inferno, quem pode nos evita.
            Acabando com Roraima não se acabaria com a corrupção, até por que seríamos administrados por Brasília e pelo PT, mas já seria um bom começo. E como ninguém consegue estancar a sangria, é melhor praticar a eutanásia mesmo. Viver num lugar sem uma Assembleia Legislativa seria o máximo. Mas o pior de tudo é a cara de pau e a hipocrisia das instituições responsáveis por esse roubo do dinheiro público. Nas propagandas oficiais parecem até debochar de nós, contribuintes. O horror midiático parece não ter fim: é propaganda mentirosa da Assembleia Legislativa, do Governo do Estado, enfim, são publicidades oficiais que desafiam a inteligência da população. Um acinte, uma chacota mesmo. Os caras nos roubam e ainda tentam nos convencer, usando o nosso dinheiro, de que estão trabalhando pelo nosso bem. Se o Diabo administrasse Roraima, talvez tivesse pena de nós e não nos roubaria tanto.  Vamos para Rondônia?




*É Professor em Porto Velho/Roraima.

20 comentários:

Roberto Gutierrez da Rocha disse...

Só porque 'Rondonha' rima com Maconha esse povo acha que aqui só tem abestado!!! Hehehe Esse Nazareno, que mais parece personagem do Chico Anísio (- Nazareno!!! CA LA DA!!!) junta a ignorância da imprensa nacional de confundir RR com RO ou vise versa. Neste caso, foi de propósito. Aliás, no mundo politiquilho, não estamos sozinhos, sem a pretensão de achar que nossos corruptos são melhores que os deles, nos alivia pensar que não estamos sozinhos. O artigo sacana, apesar dos pesares, nos leva a refletir de que forma queremos existir.

João Robero disse...

RORAIMA OU RONDONIA A MANCHETE E RORAIMA AS NOTICIAS E OPERAÇES POLICIAIS SAO EM RONDONIA, POR FAVOR ESCLAREÇA RR OU RO.

Mario Antonio disse...

Querido João Robero, o articulista está fazendo uma piada. No final da matéria ele pergunta: "Vamos para Rondônia?". Entendeu agora, amigo.

Mariana disse...

Professor Nazareno, na minha modesta e insignificante deveríamos devolver Rondonia(RR) para a Bolívia. Tenho certeza que seria melhor administrada!

cleiton disse...

Juão Roubeiro, seu jumento leia e entenda!

José Vilmar disse...

Parabéns ao articulista, belo texto, reflete a verdade que hoje vivemos,sou sulista e moro neste estado há 38 anos e nunca me senti tão envergonhado

Desanimado disse...

Concordo com o Ex candidato a presidência o Sr. Aécio Neves para acabar com Corrupção do BRASIL é tirar PT do poder.

Pedro Berticelli disse...

rondonia terra abençoada aqui so passa fome quem tem preguissa de comer e ai vem um professor ....

Palete disse...

OS INCOMODADOS QUE VOLTEM PARA AS TERRAS QUE VIERAM...NINGUÉM OS CONVIDOU PARA VIR PARA CÁ....EM RONDÔNIA SÓ OS FORTES SOBREVIVEM....PODEM LAVAR.

Francisco Barroso disse...

Confesso que não resisto à leitura dos artigos do Prof. Nazareno. Vai no âmago. Põe o dedo na ferida. Revira as entranhas. Corta como fio da navalha. Quem critica sempre anda no fio tênue entre a leviandade e a crítica real. O prof. Nazareno inteligentemente coloca a ironia ou outros elementos para se equilibrar com habilidade e assim desnudar a podre realidade do poder. Parabéns!!

Raimundo Rocha disse...

Nazareno, falo nazareno por que um cidadão que defende a extinção de uma unidade da federal, de um Estado maravilhoso como Roraima, não reconheço como professor, entendo que este cidadão perdeu uma ótima oportunidade de ficar em silencio, pois quando não temos a competência de se expressar com assunto relevante é bem melhor ficar calado.

Pedro César disse...

Esse coitado não sabe nem o que está falando, não sabe diferenciar Rondônia de Roraima. O Estado não tem nada a ver com a corrupção, temos que acabar é com os corruptos, nosso Estado é maravilhoso, rico e bonito, nosso povo é trabalhador e honesto como todo o brasileiro, temos que acabar é com esses políticos corruptos que se elegem só para roubar o povo, são ladrões de colarinho branco, e investidos em cargos públicos, se fazem de bonzinhos nas campanhas, mas quando entram no poder só que se dar bem e roubar o dinheiro do povo. Temos que ter é uma polícia bem preparada, um judiciário rápido e um MP mais atuante e fiscalizador.

Alexandre disse...

O que tem que acabar é com esse jornalismo de quinta! Quem é esse cara? Essa terra é uma terra nova e suas gerações ainda são jovens. O que nos quebra é esse povo que, como o "jornalista" ai, vem de fora porque não conseguiu emprego lá fora. Ou por falta de competência ou por necessidade mesmo. Precisamos trabalhar cada dia mais contra esse tipo de gente que só vê coisas ruins. Temos nossos defeitos sim, e o principal é o voto, infelizmente. Porém assim como aqui com 0,8% da riqueza nacional o sudeste com quase 50% tem escândalos frequentes. Esse é um "câncer" nacional e não regional. Então caro "jornalista" não fale assim da minha terra. Você também é parte disso e a mudança vem de formadores de opinião. Na próxima comece escrevendo o nome do Estado direito, chamando as gerações da terra para a mudança e não só criticando. Vamos rumo a mudança, espero contar com você!

Diego Gonçalves disse...

Pedi para esse escritor concertar o estado, RORAIMA, que vergonha...

Mineirinho, uai! disse...

Fessor, bênça! Delicioso esse texto, delicioso. Parabéns! Que o senhor seja assim generoso com seus alunos ( tomara seja professor de português ) e que eles possam absorver, digerir e transformar seus ensinamentos em ação em prol de melhorias para si e para o meio em que vivem.

Zé do Caroço disse...

Parabéns Professor, por mais este artigo irônico. O sr. coloca o dedo na ferida. E ainda tem gente que pede pro sr. "concertar" o inconsertável...

Afonso disse...

Ironia inteligente.

Afonso disse...

Genial, simplesmente genial.
Professor Nazareno, um dia vou ter a honra de conhece-lo pessoalmente. Simplesmente fantástico.

Jonas Soares disse...

Também é vergonhoso, não saber distinguir Roraima e RONDÔNIA.

Rodrigo disse...

tinha que voltar a ser território federal Roraima e rondonia