domingo, 8 de dezembro de 2013

"A Copa do Mundo da febre amarela"



“The World Cup of yellow fever”

Professor Nazareno*

          Feito o sorteio que decidiu os grupos e os jogos da próxima Copa do Mundo de futebol no Brasil, descobriu-se um técnico muito azarado. Roy Hogdson da Inglaterra afirmara dias antes que Manaus é uma cidade a ser evitada na Copa do Mundo de 2014 por conta do clima quente e da alta umidade relativa do ar. Em entrevista ao jornal londrino The Guardian, ele afirmou que preferia enfrentar um grupo da morte ou adversários fortes a enfrentar o clima da Amazônia. Foi “contemplado” com as duas desgraças de uma só vez: não só jogará em Manaus como terá que superar Uruguai, Itália e a zebra Costa Rica. Claro que muitos nativos manauaras ficaram enfurecidos com as declarações do técnico europeu. Porém, é bom que se diga: em momento algum ele foi grosseiro ou deselegante com os simpáticos habitantes amazonenses.
         Roy Hogdson foi apenas verdadeiro, coerente e disse o que pensa, coisa que muita gente, por medo, conveniência ou hipocrisia não o faz. O abafado e desumano calor amazônico é coisa do satanás, convenhamos. Assim como a altitude dos Andes ou o frio intenso nos confins da Sibéria e também ao norte das ilhas britânicas. Esses climas extremos são propícios apenas à prática de poucos e selecionados esportes. No entanto, o desportista inglês foi extremamente educado e até minimizou os problemas que sua seleção e torcedores encontrarão na capital do Amazonas e também, em escala menor, em outras cidades do Brasil. Será que ele já ouviu falar em Malária, Dengue, Febre Amarela, Leishmaniose, Cólera, Esquistossomose, Tuberculose, Doença de Chagas, Lepra, Filariose Linfática, Oncocercose e outras terríveis doenças tropicais?
      E qualquer um pode contrair uma dessas patologias. Assim como Porto Velho, a capital amazonense também é feia, suja, mal cuidada, fedida, podre, porca, imunda, violenta, deprimente, horrorosa, nojenta, de trânsito louco, mal administrada, longe de tudo e de todos, com ruas tortas, cheia de insetos e pernilongos, quase sem arborização, calorenta, fim de mundo, sem esgotos, cheia de dengue, malária e outras doenças tropicais, com igarapés sujos, fossas a céu aberto, infestada de lixo, ratos, urubus, bichos mortos, tapurus, bactérias, vírus e larvas. Compará-la a Londres, Genebra, Nova Iorque ou outra cidade civilizada, é uma indecência. Mas Manaus não é o problema e sim, o Brasil inteiro. Apesar de os amazonenses serem bons, hospitaleiros e um povo nota dez, o pobre coitado do técnico inglês nem imagina o que lhe espera por aqui.
         Além das distâncias continentais que as seleções têm de percorrer, sabe-se que deslocar milhares de torcedores de uma cidade para outra e em pouco tempo é tarefa quase impossível levando-se em conta a infraestrutura precaríssima dos nossos atrasados aeroportos. Embora algumas cidades do sul do país apresentem um cenário mais otimista, os torcedores e turistas terão de conviver com assaltos, estradas esburacadas, transporte caótico, carestia, violência, exploração e toda a sorte de mazelas e desgraças. Muitos vão se arrepender de terem vindo. Aqui, quase ninguém fala nem entende o Inglês, mas somente um dialeto, uma espécie de “patois” parecido com a língua falada em Portugal e ininteligível para quem é do Primeiro Mundo. Porém, o pior de tudo é ver o Brasil ser campeão. Devíamos torcer pela Alemanha, Argentina, ou outro país mais civilizado. Quem não oferece uma boa estada aos outros e ainda assim organiza um evento com o sangue de sua população não merece ganhar nada. Copa do Mundo superfaturada, cara demais, desorganizada e perigosa. “Welcome to our hell”.


*É Professor em Porto Velho.

7 comentários:

Fellipo Leal disse...

Muito bom!!! kkkkkkkkkkkkkkk

Nelson Souza da Silva disse...

COM O SANGUE DE SUA POPULAÇÃO.ISSO MESMO.MUITOS BRASILEIRO ESTÃO MORRENDO POR DESASSISTÊNCIA DO PODER PÚBLICO BRASILEIRO.UM PREÇO MUITO ALTO.DEMAGOGIA.ESTOU DECEPCIONADO COM O ESPORTE FUTEBOL.NÃO GOSTO MAIS DE FUTEBOL.ANGUSTIA.

Leandro disse...

Novamente o bêbado! Será que esse professor não estudou outra coisa a não ser hipérbole? Não precisava massacrar seus leitores dessa forma... Mas obrigado por constranger os rondonienses e amazonenses...

André "U" disse...

Meu Deus! Quem é esse Professor Nazareno? se for um que dá aula n escola estadual João Bento da Costa, então pense num professorzinho ruim é chato esse...De todos as matérias que eu li desse cara ele só fala asneiras...ainda tem gente que aplaude o que ele fala...seria mais valioso ver o humorista Tiririca digitando...se esse professor mora em Porto Velho então ele não deve ser daqui deve ser de outra cidade por que nunca vi uma pessoa criticar tanto essa cidade é falar mal, ninguém vive sempre falando mau de uma cidade mesmo que ela seja muito ruim, se está tão descontente com Porto Velho é com a região Norte, então por que o senhor não se manda daqui? por que não volta pra sua cidade? é se for natural daqui por que o senhor não vai embora é nunca mais volta? vai por mim muita gente não vai sentir sua falta...tá certo que a cidade tá abandonada mas ele só sabe bater nessa tecla é criticar a cidade...Professor vá fazer algo que ajude a cidade ao invés de ficar apenas por critica-lá...quem critica muita não faz nada...pelo amor...o cara tá falando sobre a Copa do Mundo em Manus é de repente no meio da matéria coloca Porto Velho que não tem nada haver com a história no meio é falando mal da cidade..cara se não gosta daqui se manda..se não gosta do Norte se manda...vai lá pra São Paulo pra ver se eles vão ter acolher bem...vai lá pro Sul ver se eles vão te acolher bem...diferente do Norte e Nordeste as demais regiões do país não são tão acolhedoras assim...

Francisco Barroso disse...

Sempre leio os artigos do Prof. Nazareno, porque ele tem coragem de dizer a verdade. O ponto positivo da copa do mundo é que, uma vez estando em evidência para o mundo, o Brasil vai ser desnudado pela imprensa internacional, e virão à tona as mazelas desse país continental, com suas instituições e poderes corrompidos e sociedade hipócrita e omissa. O artigo do Prof. Nazareno é um verdadeiro açoite moral, um tapa na cara daqueles que acham que está tudo bem. Choca e convida à reflexão. Parabéns!!

Nelson C. Araújo disse...

Fica tranquilo nobre edil. Quando o civilizado Roy chegar, os manauaras apresentarão a ele um aparelhinho chamado ar condicionado, em Manaus eles estão instalados nos Shopping, nos hotéis cinco estrelas, nas casas, bancos, etc..., e servem para tornar o clima mais agradável. Agora aproveita esse momento, dá um pulinho lá, dá uma lambidinha no s... do “cara” e volte com a energia renovada.

Nelson C. Araújo disse...

Pra esse lambedor de saco de Europou, vai abaixo a resposta do Prefeito amazonense.
– Nós, amazonenses, também preferimos que a Inglaterra não venha. Torcemos pra que venha uma seleção melhor, com mais futebol... e com técnico mais sensível, culto e educado. Eis aí uma das poucas pessoas do mundo que não têm curiosidade a respeito da Amazônia, que não sonha em conhecer Manaus. O Brasil, que já conquistou mais Copas do Mundo dentre todas as nações, joga em qualquer lugar, entra nas competições sem se importar com o clima da cidade ou do país que o hospeda. E esse deveria ser o espírito de toda e qualquer seleção, que se pretenda vitoriosa – disse Virgílio.

Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/copa-2014/tecnico-da-inglaterra-morde-lingua-vai-jogar-em-manaus-no-grupo-da-morte-na-copa-de-2014-10995397.html#ixzz2nAY4qjna