quinta-feira, 23 de maio de 2013

Mauro Nazif, um Eisenhower injustiçado



Mauro Nazif, um Eisenhower injustiçado

Professor Nazareno*

            Porto Velho, a charmosa e bela capital dos rondonienses, é uma cidade de muita sorte. Um lugar abençoado por Deus. Com pouco mais de 400 mil moradores na sua área urbana, a “capital karipuna” sempre foi muito bem administrada em seus quase cem anos de existência. Aqui, sai um bom administrador e entra outro melhor ainda. Depois de oito anos de bonança e bons tempos, Roberto Sobrinho do PT, uma espécie de JK amazônico, entrega os destinos desta metrópole ao médico Mauro Nazif, que em poucos meses à frente do município, vem se destacando como um dos melhores administradores do Brasil ou de todo o Hemisfério Ocidental. Para começar, Nazif deu um verdadeiro choque de gestão na cidade e por isso, para onde se olhe, percebe-se de imediato a marca inconfundível deste grande administrador que já superou um Pereira Passos no Rio de Janeiro e até o badalado arquiteto e urbanista Jaime Lerner na “desarrumada, atrasada e desorganizada” Curitiba, capital do Paraná.
Como ninguém é bom sozinho, Nazif tem em Dalton di Franco, seu competente e intelectual vice-prefeito, uma de suas inspirações para bem administrar os porto-velhenses. Inteligente e perspicaz, Dalton é uma das maiores cabeças de Rondônia. Outros já falam que Nazif tem mesmo se inspirado é no governador Confúcio Moura ou no intelectual Mangabeira Unger. De qualquer forma, quem ganha com isso somos nós, os felizes moradores daqui. A competência do atual prefeito se percebe nos viadutos e também nas entradas da cidade. Isso sem falar na linda ponte de 300 milhões de reais que se não fosse a Prefeitura ainda estaria inacabada. À noite, Porto Velho, de tão iluminada, se confunde com Paris, a cidade luz. É preciso usar óculos escuros para não irritar os olhos. Buracos, a cidade quase não os tem. Já o asfalto, de tão arrumadinho e nivelado, é de fazer inveja às principais cidades da Europa e dos Estados Unidos. A coleta de lixo e a eficiência dos transportes urbanos lembram o Primeiro Mundo.
Mesmo com tanta chuva, Mauro Nazif é uma máquina de eficiência e luta. Os tratores da Prefeitura estão com os motores ligados desde o dia da posse. O nosso amado prefeito trabalha incansavelmente para o bem de seus munícipes. A rodoviária da cidade, por exemplo, é um primor. Há relatos de pessoas que, mesmo sem necessidade, viajam apenas para poder desfrutar dos bons serviços prestados naquele terminal de passageiros. Guardadas as devidas proporções, pode até ser comparada às muitas estações de trem espalhadas pela Europa. A Hauptbanholf de Munique na Alemanha é um verdadeiro lixo se comparada à “pérola de Porto Velho”. A Câmara Municipal da cidade também tem responsabilidades por esta maravilhosa administração. Eficiente casa de leis, o parlamento mirim é um esmero quando o assunto é trabalhar em benefício do povo da capital. Em tão pouco tempo, já concedeu título de cidadão a várias e ilustres personalidades, além de ter um excelente relacionamento com a mídia.
Mas por incrível que pareça, já há pessoas insatisfeitas com a administração Mauro Nazif: uns dois ou três apressadinhos que querem tudo sem planejamento. Devemos dar garças a Deus que faltam mais de três anos para este médico fluminense administrar a nossa cidade. Quanto mais tempo, mais coisas boas ele fará por nós. Muita gente critica sem conhecimento de causa. Quem não se lembra do começo da gloriosa administração Confúcio Moura no Estado? Era crítica para todo lado e hoje ele é celebrado como um grande líder, um salvador da Pátria, enfim, a “Raposa do Guaporé”. Não há um só funcionário público do município que não louve e aplauda este início de gestão Nazif. De tão importante, indispensável e eficiente para esta cidade, o Dr. Mauro já pode ser comparado a um Dwight Eisenhower ou mesmo a um Abraham Lincoln presidentes dos Estados Unidos em épocas difíceis. Tomara Deus que estes três anos e meio nunca se acabem e que ele, de forma justa e merecida, seja para sempre reeleito.



*É Professor em Porto Velho.

Nenhum comentário: