quinta-feira, 14 de março de 2013

Deus não é brasileiro...



O Papa é argentino... E Deus também


Professor Nazareno*

           
       A eleição do cardeal argentino, da Arquidiocese de Buenos Aires, para suceder o Papa Bento XVI, que renunciou de suas funções recentemente, põe por terra em definitivo, uma crença absurda cultivada entre os milhões de compatriotas nossos: a de que Deus é brasileiro. Essa é uma das maiores mentiras e lorotas já difundidas entre nós. Uma verdadeira estupidez e falta de bom senso, pois se Deus existe, como se afirma com tanta convicção, certamente Ele não escolheria e nem gostaria de ter a nacionalidade de um “paisinho” de quinta categoria como é o nosso. Com tantas opções e lugares bem melhores do que o Brasil, o Todo Poderoso não faria uma tolice dessas. Primeiro por que se tratando de um ser divino, onisciente, onipresente e onipotente  imagina-se que não seria tão burro ou idiota a ponto de fazer tal escolha. Depois por que sendo nascido aqui, poderia ser confundido com um ser medíocre, estúpido, de pouca inteligência, interesseiro, malandro e de pouco reconhecimento no resto do mundo.
O novo papa, Jorge Mario Bergoglio, autodenominado Francisco, e não Francisco I, pois ainda não foi eleito nenhum outro com o mesmo nome, demonstrou de início ser também um homem muito simples e humilde: “foram me encontrar no fim do mundo para liderar os cristãos católicos”, disse serenamente. Porém, este fim do mundo a quê se referiu está bem à frente da nação que muita gente tola e desinformada acredita ser o lugar de nascimento de Deus. Os argentinos despontam no cenário mundial com números estatísticos bem melhores do que o Brasil. Em quase todos os aspectos analisados, os “hermanos” nos destronam e são muito superiores. A começar pelo sistema de Educação. Atualmente, a educação na Argentina é considerada como uma das mais avançadas e progressistas da América Latina, e firmemente reconhecida e destacada por diversos organismos internacionais como a UNESCO e a UNICEF. E a nossa?  Qual o lugar de destaque das nossas escolas e do nosso sistema de educação?
O Hino Nacional da Argentina é lindo e tem uma melodia que arrepia de emoção quem o ouve. Todos os cidadãos nascidos lá o cantam de maneira orgulhosa e de peito estufado. O daqui, além de feio e sem nenhuma graça, é apenas balbuciado nas solenidades por meia dúzia de pessoas que mal conseguem entender a sua complicada e medieval letra. Com 42 milhões de habitantes distribuídos por uma área quase a metade da nossa, os argentinos ostentam um IDH duas vezes melhor do que o seu “vizinho gigante.” Os indicadores sociais argentinos os credenciam como um dos melhores países do mundo para se viver, apesar de alguns problemas que enfrentam vez ou outra. No cinema, o país já ganhou o Oscar duas vezes. Prêmio Nobel é até rotina entre os nossos vizinhos: já ganharam pelo menos cinco. Sendo dois de Medicina, dois da Paz e um de Química. Quais os nossos prêmios internacionais? Tem algum que valha a pena? Camaro amarelo, Lek, Lek e Eguinha Pocotó são as nossas melhores músicas.
Na política, também perdemos. Lá os ditadores foram punidos e todos estão presos. Por medo ou conveniência, nós nunca acertamos as contas com o nosso passado ditatorial. A corrupção deles é bem menor do que a nossa. Tolice falar do futebol. Embora tenhamos cinco títulos mundiais, o esporte jogado nos gramados portenhos é bem melhor do que o nosso. Os times de lá são mais eficientes do que os daqui e Messi é atualmente o melhor jogador de futebol do mundo. No campo, Maradona foi superior a Pelé em tudo. Ver a seleção nacional da Argentina jogar é presenciar um exercício de nacionalidade, de garra e de amor à Pátria. Os argentinos inventaram o ônibus, a caneta esferográfica, o sistema de impressão digital, o marca-passo e o doce de leite e, além disso, Rondônia e Porto Velho se localizam no Brasil. Por todas estas qualidades, a escolha de um argentino para ser Papa foi a coisa mais acertada que o Vaticano e os cardeais fizeram. É possível que se brasileiro administrasse a Santa Sé apareceria um Mensalão e casos de corrupção podiam virar rotina em Roma. O Papa nasceu na Argentina e Deus também. Com tanto roubo, violência, fome, desigualdade social, incompetência, corrupção e desmandos acho que quem nasceu aqui foi o Satanás, o Capiroto, o “Coisa Ruim”. Em Rondônia, por exemplo, ele já tem até uma ferrovia.






*É Professor em Porto Velho.

15 comentários:

Graça Moraes disse...

Prof. Nazareno, mais uma vez eu digo: Bis!! Pelo excelente texto... Só discordo de algo. Mas respeito a sua opinião sobre a letra do HINO BRASILEIRO. Se as pessoas nao entendem, falta-lhes EDUCAÇÃO para compreender a grandeza deste maravilhoso POEMA, no qual impera as figuras de linguagem e de palavras... Mas amo os seus textos e tenho aprendido imensamente com estes.

Érica Siqueira Silva disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Como sempre sem papas na língua.

Odiney Nogueira disse...

Nunca vi uma pessoa pra escrever tanta porcaria quanto esse tal de nazareno. Fala tão mal do Brasil e num cria vergonha e vai para outro país. Deveria usar o espaço pra apontar as coisas boas que deveriam ser feitas em vez de ficar só falando merda e morando no país que tanto desqualifica. Isso é lamentável e ilógico. Deveria mesmo é ser expulso do Brasil e ser considerado um apátrida. Ta parecendo até que está fazendo uma aula de imbecilidade com aquele texto. Nosso hino é um dos mais lindos que existem, tanto em relação a letra quanto em relação a melodia e tenho muito orgulho de ser brasileiro porque somos um povo guerreiro e valente. Pena que com pouca cultura, nosso povo não conhece bem o hino. A ferrovia num tem relação de espécie alguma com essa conversinha de caipiroto. Pessoas morreram lá devido à doenças tropicais e à ataques indígenas. É tanta asneira que num vou nem perder meu tempo comentando cada uma. Mesmo assim num deixo de admirar o "Senhor da abobrinhas" com sua ilustre capacidade de falar besteiras. Vá para a Argentina e seja feliz! kkkk

Antonio R. Silva disse...

"É possível que se brasileiro administrasse a Santa Sé apareceria um Mensalão e casos de corrupção podiam virar rotina em Roma. O Papa nasceu na Argentina e Deus também. Com tanto roubo, violência, fome, desigualdade social, incompetência, corrupção e desmandos acho que quem nasceu aqui foi o Satanás, o Capiroto, o “Coisa Ruim”. Em Rondônia, por exemplo, ele já tem até uma ferrovia"

O último parágrafo tá demais, hein Nazareno!

Nilza Pereira disse...

Querido professor Nazareno, discordo de tudo que o senhor falou do Brasil com relação a Argentina e pior ainda foi citar que o nosso Hino é feio., muito pelo contrário a letra e a música são clàssicas que por sinal é lindoooooooo

Antonio Valerio disse...

Todo texto do "sofredor Nazareno" deve ser ignorado pois a única intenção dele é aparecer. Ele quer ser diferente, quer ser comentado na cidade, só isso...

Adrimar Silva disse...

Nazareno, concordo com você em gênero numero e grau.Brasileiro no poder é um perigo constante.

Edelcio Vieira disse...

lamentavelmente tenho que concordar

Euriene Vieira disse...

é triste mais é a verdade!!

Sérgio Venâncio disse...

PROFESSOR, O BRASIL TEM O SANTO LULA. TEM O DEPUTADO TIRIRICA, TEM OS MAIS ONESTOS POLITICOS DO MUNDO, TEM A MAIS SEVERA JUSTIÇA PUNITIVA DA AMERICA DO SUL, TEM O TIME DE TORCIDA MAIS AMAVEL DO MUNDO, E RONDONIA TEM O IVO CASOL, TEM VALTER ARAUJO, TEM O SOBRINHO, COMO OS MELHORES POLITICO, MAIS ONESTOS JA CONHECIDOS, E POR FIM NOS TEMOS O CONFUSO, ENTAO NAO ESTAMOS BEM???AQUI NAO FALTA MAIS NADA......

Luciano Tenylson Nogueira Costa disse...

Quem ficou ofendido com o texto deveria ficar ofendido quando a assembléia inocenta bandidos travestidos de políticos!

Edna Farias disse...

como disse a Euriene....é triste, mais a pura verdade....e quem discorda., deve ser pessoas que vivem mamando em cargos publicos(exemplo?....Claudio Farias., ex chefe de protocolo da assembleia nos tempos do Carlão., agora mamando como acessor do Ivo em Brasilia..e outros mais...)

Paulo A. disse...

Àqueles que criticaram o texto: acham mesmo que o Brasil é um lugar bom? Se sim vocês têm grandes problemas!
Tive aula com o prof Nazareno, tive uma boa nota na redação do ENEM pela qualidade de suas aulas (obtive 920), sei que ele não é alienado e sei também que ele tem visão do mundo. Se ele crítica o Brasil é porque ele sabe da real situação, não abaixa a cabeça e não participa da política do pão e circo predominante no nosso país, ele já saiu sim do país e viu a diferença lá fora. Porra! Não dá pra entender totalmente o hino nacional, a letra é estranha, medieval; o ritmo é estranho, combina com a batida do carnaval.
Se você gosta do Brasil do jeito que tá, deve ser porque tá na sua zona de conforto, não vê e mal entende a porcaria que o Brasil tá. Nosso país tem potencial, mas investe em estádios, carnaval e samba, coisas inúteis e que fazem a política do pão e circo. Se você acha que o Brasil é um bom lugar, é porque tu é hipócrita e se contenta com pouco! Concordo com o texto, e fico deslumbrado tamanha qualidade e conteúdo. Obrigado prof por me proporcionar uma boa leitura.

Odiney Nogueira disse...

Depois de esse sem noção falar tanta asneira. Num acredito que meu comentário não vai ser publicado. Não trouxe nenhuma novidade esse cara que fez esse texto. Apenas fala um monte de porcaria acerca do próprio país sem dizer o caminho que o Brasil deve seguir. Ou ele aponta as soluções ou procura outro lugar que reputa bom para a prática de suas imbecilidades. É um sem noção, desvairado! Deveria ser expulso do Brasil e ser declarado um apátrida.

Lucas R. disse...

Hahaha' Muito show esse ultimo parágrafo!