domingo, 11 de dezembro de 2011

Roberto Sobrinho, o pai de todos os porto-velhenses!



O povo clama: fica, Sobrinho!


Professor Nazareno*

         
          Recentemente, uma juíza de Porto Velho condenou o Prefeito da Capital, Roberto Sobrinho, à perda da função pública e à suspensão dos seus direitos políticos por cinco anos. Ele teria sido condenado em uma ação civil pública de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público de Rondônia por ter doado um terreno ao Sindicato dos Taxistas e autorizado edificações em área verde do Conjunto Santo Antônio, Zona Norte da capital. O Sindicato foi condenado na mesma ação e cabe recurso da decisão. Claro que este fato não preocupou e nem fez o nosso ilustre Prefeito deixar de tomar a sua costumeira cervejinha de fim de semana. Absolutamente nada vai acontecer com a sua gestão à frente do Executivo municipal. O motivo? Ora, a punição foi determinada no Brasil e levando-se em conta a credibilidade que o nosso Poder Judiciário tem  junto à opinião pública para punir autoridades e ocupantes de cargos públicos em geral, já se sabe qual será o desfecho de mais este caso: nada.
         Sem querer discutir as justas, corretas e pertinentes razões que levaram a egrégia magistrada a tomar esta decisão, é interessante observar que Roberto Sobrinho não é qualquer um. Trata-se de um “JK da Amazônia”. Uma espécie de Pereira Passos ou um Jaime Lerner à frente da administração da nossa capital. Ninguém jamais viu este eminente líder usando o “Leva Eu”, almoçando no restaurante popular, dando aulas, apostando na mega-sena, assistindo a um programa policial ou fazendo algo que o identificasse como um homem simples. Sobrinho é uma estadista de primeira grandeza. “A luz de Porto Velho”, uma espécie de líder carismático ao qual todos de bom senso deviam seguir. A História de Porto Velho se divide em duas fases bem distintas: antes e depois de Roberto Sobrinho. Com o dinheiro que está entrando nesta cidade é impossível não perceber o grande canteiro de obras em que este lugar se transformou: maternidade, viadutos, asfalto, regularização fundiária, saneamento básico, restaurante popular, arborização, coleta seletiva de lixo, coletivos exemplares, habitação, lazer...
Recentemente um pseudo “carteiro gaúcho” teria dito que a nossa linda e aconchegante cidade era um esgoto a céu aberto e que também era um lugar cheio de defeitos, pessoas preguiçosas, lixo, carniça e sujeiras. Claro que ele estava falando da Porto Velho pré-Roberto Sobrinho. Além do mais é incompreensível que um indivíduo que tenha vindo da Serra Gaúcha, Porto Alegre ou Curitiba consiga ver tantas coisas ruins por aqui. A capital de Rondônia é uma espécie de paraíso na terra. E foi graças ao espírito empreendedor e arrojado de Roberto Sobrinho que esta cidade se transformou na formosura que é. O povo de Porto Velho adora Sobrinho. Eu particularmente se fosse uma mulher, e ele aceitasse, seria sua amante de tanto que o admiro. Ele é o meu guru. O PT, Partido dos Trabalhadores, ao qual ele pertence, é o meu guia. Nem leio mais a Bíblia nem Machado de Assis, apenas o Estatuto do PT. Gosto deste partido porque ele vê inocência em tudo. Epifânia, não. Santa Epifânia. São Nereu, São José Dirceu, Santa Fátima Cleide, São Lula. E o santo maior, uma espécie de Deus: São Roberto Sobrinho.
         As principais diretrizes do PT foram retiradas da Bíblia, tenho certeza. E para trabalhar tanto em benefício do povo só sendo algo divino mesmo. Um partido totalmente sem defeitos. E qualquer deslize, “a culpa é toda da mídia, que distorce os fatos”, como diz um intelectual, cientista social e militante das primeiras horas da agremiação. Em Porto Velho o povão está ao lado de Sobrinho e saberá, nas próximas eleições, reconduzir ao poder pela terceira vez consecutiva, o partido que mais se identifica com os anseios populares. “O indicado de Sobrinho, será o próximo Prefeito desta cidade”, é a cantilena que se ouve comumente do centro à periferia. Nunca, em momento algum, nenhum único centavo foi desviado da Prefeitura de Porto Velho para outros fins que não fosse para benefício do povão, dos desassistidos, dos carentes. 
           O nosso carismático e estimado líder sairá da Prefeitura muito mais pobre do que entrou, é a certeza que todos têm. “Robertópolis” ou “Sobrinhópolis” que nomes lindos para esta cheirosa e bem cuidada cidade. Por isso, meu grande líder e benfeitor dos humildes, não se preocupe com esta decisão de uma “vara qualquer”. Tudo passa. E isto só pode ser inveja ou perseguição de alguns poucos inconformados com a sua grande e majestosa administração. Até a Câmara Municipal lhe dá todo o apoio necessário. Os bons e honestos vereadores daqui o amam. Os porto-velhenses deviam fazer uma passeata para manifestar a admiração por este grande homem. Entenda que no mundo só existem duas pessoas importantes e sérias: a primeira é você, claro, e a segunda, quem você indicar. Por tudo isso, insubstituível companheiro, peça para a Justiça me punir em seu lugar e se algo acontecer a você, juro que me mato, pois não suportaria tamanha agonia!






*É Professor em Porto Velho.

24 comentários:

Sérgio Kintschner disse...

SIMPLESMENTE IMPAGÁVEL. PARABÉNS PROFESSOR

Carolina Almeida disse...

KKKKKKKK...SÓ RINDO MESMO DESSE TEXTO!!ROBERTO SOBRINHO TEVE A OPORTUNIDADE DE COLOCAR SEU NOME NA HISTORIA DA CIDADE DE PORTO VELHO COMO MELHOR PREFEITO COM TANTO DINHEIRO QUE RECEBEU, NO ENTANTO VAI SER LEMBRADO COMO O MAIOR PREFEITO CORRUPTO E DESONESTO DA HISTORIA DE PORTO VELHO...

Dr. Marcelino M. Rego disse...

O boquinha de ovo é um grande estadista do erário! Tenho certeza que Deus nosso criador, não toma nenhuma atitude sem antes consultar o Robertinho da boquinha. Mas o tumulto virá em 2012, quando Sobrinho assumirá toda a arrecadação em nome do criador. Me contaram que Sobrinho já tem a procuração no bolso.

Robert Lima disse...

Ta de sacanagem ne? o Povo clama por Sobrinho? se vc acha q a cidade esta segura, limpa, sem obras paralisadas e em "seu perfeito estado", acho que você não sai de casa ou não quer perceber o CAOS que a cidade está... ou talvez seja mais um baba ovo que está entre as maracutaias do Seu "Querido"prefeito.

Timóteo Cabral Nascimento disse...

Esta cidade ta um LIXO!

Wilson Filho disse...

Robert, esse é o tom do Prof. Nazareno.. Sarcasmo total... pode ficar tranquilo...quando ele fala que o prefeito é bom ou coisa assim, pode ter certeza que ele só não xingou a mãe do infeliz, que teve o único desgosto de colocar um incompetente no mundo..rs

Cláudio Raposo disse...

O prefeito Roberto Sobrinho teve a oportunidade de ser um promissor candidato a governo do estado, e de poder ser o melhor prefeito que Porto Velho já teve...o problema é que não soube administrar...deixou que todos do partido sugassem ou administrassem sem cuidado os recursos, como é o exemplo dos viadutos...ele perdeu a oportunidade de ser um grande administrador...basta vermos como exemplo a vaia que Epifânia recebeu ontem na cantata de natal, e ele quer que ela seja a candidata substituta dele na administração municipal...esse professor deve estar sendo muito romancista para defender assim o Roberto Sobrinho, porque morei em Pvh nos últimos 03 anos e tem muita coisa pelas metades ou mal cuidadas e administradas.
O prefeito infelizmente é um mal administrador, que não soube aproveitar todos os recursos e condições partidárias que teve na nossa capital.
Eu sou filiado ao PT e não tenho tido muito orgulho do nosso partido no estado por comportamentos e suspeitas como essa da Deputada Epifânia e do Prefeito Roberto Sobrinho.

Pedro Francisco disse...

Wilson, estou ficando seu fã. rsrsrrsrsrsrsrsr. Voc~e realmente complementou o que o ilustre Professor Nazareno, polidamente, não quiz mencionar. Que este "prefeito" é incopetente, não há mais dúvidas, mas que existem muitos "Roberts" por aí, ah, isto existe, é sinal de que as pesoas realmente não conseguem entender um texo cheio de verdades e sátiras. Parabéns por sua matéria professor, valeu mesmo, é a mais pura verdade que está ocorrendo.
este elemento, se fose uma pessoa sensata, passaria para a história de Porto Velho, ou mesmo de Rondônia, foi o único administrador que administrou com uma "dinheirama" sem tamanho, mas sua ganância, incopetência e volúpia de ganho único, não deixou a cidade seguir seus rumos, realmente, era para ser quase igual a cidade de Curitiba. Quanto ao gaucho " Bá tchê" rsrsrrsrsrrsrsrsrsr
http://pedroportovelho.blogspot.com/feeds/posts/default

Vítor Vale Júnior disse...

Aos comentarios abaixo, vejo que estas pessoas preferem o carlinho camurça ou o confuso. Os postos de saúde funcionam ao contrario da JPII que só piora a cada dia. As ruas asfaltadas. Os comentaristsa devem ser os CDS frustadosnaindo do desgoverno Cassol.

ACM Neira disse...

Analfabeto funcional detected...

Sidy Azevedo disse...

Perseguição política

Alexander Fleming Pedro Costa disse...

Acho o Sobrinho nem sabe do que se trata, ele pensou que fosse alguma coisa séria, mas foi só a doação de um terreno em área protegida, menos mau....

Marçal Amora Couceiro disse...

Professor Naza manda muito! Parabéns.

Luiz Felipe Andrade disse...

Como bem dito pelo Autor do escrito "(...) e cabe recurso da decisão."
Então antes de se falar que o Brasil é um "lugar" onde o desfecho destas situações é somente nada, vamos lembrar que ninguém pode ser previamente condenado antes que haja o trânsito em julgado de suas decisões.
Agora, se é o entendimento do Autor e da sociedade que tal "benefício" deva ser tolido, é simples, porque não damos carta branca ao Poder Judiciário, ou melhor, ao Exercito e voltamos a era obscura da Ditadura Militar, onde QUALQUER um poderia ser julgado, condenado e punido no mesmo instante!
Ao contrário do dito pelo Professor (o qual acredito ser mera ironia), creio que o Sr. Prefeito deva se preocupar sim, pois ele pode ter o apoio de quem o seja, da população e até de deus, mas digo uma coisa nenhum apoio pode eximi-lo de prestar contas com a Justiça.
O poder pode até emanar do povo e por ele ser exercido, entretanto, como diria o Exmo. Min. Gilmar Ferreira Mendes, não deve ser exercido ao arrepio da lei.

Everson Castro disse...

O "educarem" Nazareno sempre criando polêmica em seus ácidos e primorosos textos. Bom, é dificil comentar um discurso tão pontual, todavia, profundo em seus "infelizmente" significados percebidos por todos nesta cidade de caos e crise institucional. É acho, que o Pedro da Ascron está em vias de transformar-se em nosso próximo prefeito. É de chorar, isto. Então, com a próximidade do Natal, a Epifania do senhor Sobrinho será nossa única esperança. VEM! VEM! SOBRINHO! TE AMAMOS.

George Bruno disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk - E ainda há quem não entenda a ironia. ¬¬'
"O povo de Porto Velho adora Sobrinho. Eu particularmente se fosse uma mulher, e ele aceitasse, seria sua amante de tanto que o admiro. Ele é o meu guru. O PT, Partido dos Trabalhadores, ao qual ele pertence, é o meu guia. Nem leio mais a Bíblia nem Machado de Assis, apenas o Estatuto do PT."

Marcos Kenne disse...

KKKK o professor Nazareno está parecendo o o Coxinha falando. No minimo o Prefeito estava presente no momento que ele redigiu o texto... Gostei apresentação irônica do nobre comunista...

Fabiana Neves Freire disse...

Parabéns professor, pena que muitos não conseguem entender....E VIVA O PT kkkkkkk

José Jorge Pacheco Galindo disse...

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Fazia tempo que eu não ria assim..... kkkkkkkkkkk!!!

ANA disse...

olha professor meu filho foi aluno seu no JB sempre envio pra ele seus texto, ele estuda em goiania , faz direito na puc 4º periodo, e eu concordo com o o sr. pelo amor de Deus ...as pessoas trocam tudo por uma cx d agua, tijolinho eu sei la mais o que, pq la vem eles novamente 2012 ano de eleição, e la vai o povo se vender, como vao cobrar alguma coisa de se vendem... ainda nao entenderam o povinho besta este de porto velho!!!!!!!!!!!

Francisca disse...

O povo é espertoooo!!!! Professor, fã nº 1: EU!!!! Quase nada irônico hein?? Parabéns pelo belíssimo texto!

Walter Campos disse...

RISOS... MUITOS RISOS!!!... Santa Epifania.. São Roberto Sobrinho.. já é DEMAIS... Esse cara deve ta de brincadeira.. não sabe o pecado que ta falando!...

Jorge Santos disse...

Concordo com tudo que o "BUSCA IBOPE" disse. Só não consigo entender o porquê de não fazer uma dessa para o Sr Confúcio e não ter feito em 8 anos que sofremos com o governo Cassol, tal "homenagem"!!!

Grace Miranda Dias disse...

Pobre Robert Lima,aparentemente com o que disse no comentário a baixo não entendeu o sarcasmo do nosso professor Nazareno!Rs.O nosso precioso prefeito empenhou-se tanto em nossa cidade, que fico encabulada ao andar pelas ruas e ver tamanha beleza! Parabéns professor!