sábado, 23 de abril de 2011

Você apostaria em qual João?



"João Paulo devia imitar João Bento"


Professor Nazareno*


            Em Rondônia existem dois "Joãos". Poderiam ser apenas dois sujeitos despercebidos no cenário da cidade. Eles ficam localizados na capital do Estado e estão separados por aproximadamente três quilômetros de distância. O primeiro João está na Avenida Jatuarana, bairro Jardim Eldorado e o outro está na Avenida Campos Sales, bairro Nova Floresta ambos na zona sul de Porto Velho. O João Bento é conhecido pela suas boas qualidades, "filho" muito novo, com aproximadamente treze anos, faz propagandas grátis para os governos e o outro é o João Paulo Segundo, um pouco mais velho. Os dois são oriundos do mesmo pai e por isso sustentados e mantidos por ele: o Estado de Rondônia. Tornaram-se muito conhecidos ultimamente pelas suas atribuições.
            O "menino" mais novo deveria ser o orgulho da família. Tem sido há quase uma década o exemplo que todo pai gostaria de ter e de seguir. É a melhor escola pública do Brasil, até que se prove o contrário, em matéria de aprovação nos vestibulares em instituições de ensino superior. Seu sucesso está se espalhando pelo país afora. Somente neste ano, quase duas centenas de alunos do Projeto Terceirão foram mandados para cursar uma universidade. Do Rio Grande do Sul ao Piauí, do Acre ao Rio de Janeiro há alunos do JBC aprovados nos mais variados tipos de vestibulares, Prouni e SISU. Na Unir, os números do João Bento também impressionam pela grande quantidade. A procura pelo seu ensino de excelência contagia e cresce anualmente no Estado inteiro.
            O outro João, filho problemático, tem dado só dor de cabeça para o seu pai. Com mais de vinte anos de existência, já foi até apelidado de "Açougue", passou pela mão de vários governos sem que nenhum deles tenha resolvido seu problema e mais recentemente o Brasil inteiro soube da sua existência através das lentes da toda poderosa Rede Globo. Dizem os mais incautos que essa emissora de televisão, que não é santa, operou um verdadeiro milagre, e por isso o "João dos problemas" está até melhorando a sua conduta. "Mas é tudo mentira, falácias". Açougue ou não, a verdade é que a falência da saúde pública em nosso Estado sempre nos envergonhou e manchou por anos a fio o nome de Rondônia sem que nenhuma providência séria fosse tomada.
            Todos sabem que o "João que dá certo" enfrenta muitos problemas, mas não desiste. Salas de aula sujas e extremamente quentes, sem ventilação, paredes sem pintura e caindo aos pedaços, falta de todo tipo de estrutura são rotinas enfrentadas diariamente por quase quatro mil alunos e professores que estão lá diariamente. Quem sabe se a "emissora de televisão milagreira" aparecesse as coisas iriam melhorar. Como santo de casa não opera milagre, tinha que ser a matriz e não a filial. Mas parte da mídia parece não gostar muito deste João. Talvez seja porque ele dá certo. Alguns sites de notícias até que gentilmente lhe dão espaço como o Rondonioaovivo, Rondonotícias e RondoniaInFoco de Cacoal, interior do Estado. Outros preferem noticiar as briguinhas políticas na Assembléia Legislativa ou a reação "heróica" de  alguns rondonienses quando alguém lhes chama de feios, e em qual capítulo está a novela da transposição dos servidores para o quadro federal. Noticiam até a rotina dantesca do "João de lá".
            O pior é que um João é que deveria ser o outro João: o Estado paga uma fortuna de salários a um médico e se esquece do professor que sempre viveu à míngua com um salário de fome. Uma sociedade que não prioriza o ensino e a educação não pode ter um futuro promissor, todo mundo sabe disto. O novo Governo já acenou com a possibilidade de ajudar o "João da educação" e tem demonstrado boa vontade, mas os outros irmãos não querem copiar o exemplo que dá certo. Se a Escola João Bento da Costa e o Hospital João Paulo Segundo tivessem ações numa Bolsa de Valores, em qual se devia investir, qual o João que dava mais lucros? Comparações à parte, o fato é que toda a população devia participar e cobrar garra das autoridades no sentido de melhorar a sua qualidade de vida. Todos os políticos são eleitos para isso. Resolver os problemas de qualquer “João” é atacar a desigualdade social que corrói o nosso país e ainda não nasceu governo disposto a isso. Investimentos em educação de excelência é o caminho mais seguro para se resolver quase todos os problemas que temos. Gastam-se milhões com porcaria de carnaval, cultura de massa e outras besteiras e se esquecem de investir no lugar certo. Sem isso, o jeito é "um João copiar o bom exemplo do outro João".



É Professor em Porto Velho.

9 comentários:

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkk
adoreei a historinha dos "Joãos' teacheer. admiro muito teus textos. e tenho imenso orgulho de falar que o Nazareno é meu professor. :)

Anônimo disse...

aah é claro que apostaria no joão que dá certo rs' Meu joão :))

Aprenda Redação disse...

#

Gabriela Batista - 11/05/2011

Sou aluna do proj. Terceirão, e sinceramente, não consigo compreender o porque de tanta crítica contra o nosso corpo docente. Esse texto foi somente um texto crítico, publicado sem intenções más, e muito menos para diminuir as outras escolas! Infelizmente, pessoas sem o poder da INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, podem até se ofender com textos, como diz o próprio Nazareno, "textos bobos" que ele próprio escreve. Em vez de criticarem o nosso projeto, tentem fazer melhor!!!
#

Bruna Barcelos Fernandes - 30/04/2011

O projeto 3ão vem provando sua qualidade ano pós ano, com aprovações nas UNIRversidades. Eu sou aluna do proj. e estou absolutamente satisfeita com a qualidade do corpo docente; especialmente professores destaques como Nazareno, Tadeu, Soniamar, Thalles, Ari, Nei, Moreira, Geanne e outros. Talvez o fato de que a intenção do proj. tenha saído de professores comuns, e não de governantes "mediucres", tenha feito com que desse tão certo. A solução do João Paulo está justamente na motivação que levou com que os professores fundasse o terceirão. Querer a melhoria é necessário, porém não basta "querer", precisa haver iniciativa.
#

Nick - 27/04/2011

Concordo com o prof.Nazareno - O João Paulo deveria imitar o João Bento.Concordo com a Sra. Joana,pois também tive uma filha que estudou lá em 2010 e hj está na UNIR.Concordo com o Sr. Felipe - basta dar uma olhada naquela escola para perceber que o Governo não dá muita atenção,pois se fosse asssim Sr. Antonio Carlos,se fosse isso q o Sr. fala de que a SEDUC só dá atenção ao JBC,aquela escola não estaria sem reparos há anos,sem ventilação adequada,suja por falta de funcionários.Aquilo ali não é "oba-oba",realmente funciona e minha filha que está hj na UNIR estudou lá desde a 8ª série,ela não foi de outras escolas pra lá e vejamos,meio impossível que toda aquele alunado que está no muro tenha vindo de outros cantos pois a maioria é da zona sul.Então Sr.Antonio,se fores profesor faça sua parte também e não tire o brilho daqueles professores que tem compromisso com a Educação.Concordo numa coisa com o Sr.Antonio, a realidade das escolas públicas é precária mesmo e isso até no JBC,por isso DISCORDO qdo diz que o resultado daquilo lá é "oba-oba",aquilo ali é raça e coragem de quem realmente quer o melhor para nossos filhos.LEMBRE-SE! INVEJA FAZ MAL! QUE DEUS OS ABENÇOE

Aprenda Redação disse...

#

Joana de Souza - 24/04/2011

Pelo pouco que sei o projeto desta escola não foi criado pela secratria de educação. Foi criado por um grupo de professores e ja faz muito tempo.Tenho dois filhos na unir e que passaram por lá e so via elogio da parte deles.O joão bemnto é uma escola diferente e lá tem muita competencia da parte dos professores. A inveja é uma desgraça que so atrapalha. Por que grupos de professores também não cria um projeto em suas escolas? tem tanta escolas aqui em porto Velho. Projeto terceirão do carmela, do barão, do estudo e trabalho, do samaritana. O governo só ia dar o apoio como faz como João bento.O problema é que muitos professores só pensão em ganhar dinheiro e não tem compromisso com a qualidade de ensino. Não fiquem esperando que o governo crie projetos pra vocês, não sejam acomodados, vão a luta. A seduc não criou projeto no joão bento e por isso ele dar certo e a prova é que os alunos de outras escola vão pra lá. Devia ficar estudando nos seus bairros mesmo. Se o seu sol não brilha não tente apagar o sol dos outro que esta brilhando.O colegio João Bento é a prova da Rondônia que deu e dar certo e a prova são meus filhos. Parabéns professoresw do João Bento. continuem assim com qualquer governo e qualquer direção. O objetivo de voces e o sucesso da comunidade da zona sul. Deus proteja todos desta maravilhosa escola.
#

felipe serra - 24/04/2011

Pois é! Nem o resultado do colégio João Bento faz Governos valorizarem a educação.Confúcio vai ser outro que usará a escola como bode expiatório para suas campanhas como Cassol fazia e na realidade não fará nada por quem trabalha. João Bento deveria começar a entrar de greve também, por que todas às vezes que vocês não pararam o Governo sequer os agradeceu.Ele tá pouco se lixando para os milagres que vocês fazem aí.E ainda por cima comenta-se que ele nomeará sama Guedes para Direção.Já imaginou o que virará aquela Escola na mão da filha do aluízio que mais falta do que aparece para dar aula e não repõe nenhuma porque o paizinho protege.Hora de alguém desse governo prestar atenção a esses "aspirantes" a direção do JBC,que não tem o mínimo conhecimento de administração e que estão querendo por um trabalho realizado pelo prof. suamy no lixo.Só um governo incompetente mesmo para ter tirado uma pessoa como Prof. Suamy da Direção.
#

ANTÔNIO CARLOS - 23/04/2011

O “João da Educação” está “dando certo” mais pela incompetência e falta de estrutura das demais escolas públicas de Rondônia do que propriamente por sucesso próprio, ou seja, se destaca pela inércia das demais.. Nessas escolas faltam professores constantemente e não é feito nada por parte da SEDUC. Tem escolas que o professor não tem sequer um data show para proporcionar uma aula decente para os alunos, se quiser tirar uma xerox para fazer um trabalho, não tem toner para as impressões, o que não acontece na “João da Educação” pois lá, além de ter professores com “promoções” na carga horária, é dado um “olhar especial” por parte da SEDUC. Mesmo assim, quem a conhece não se engana com essa “propaganda enganosa” de que lá é feita uma educação de verdade. O Projeto Terceirão é bom, não chega a ser esse espetáculo todo, atrai os melhores alunos das outras escolas de Porto Velho que não tem o referido Projeto.São esses alunos que fazem o nome da Escola.Se o Estado não se omitisse e adotasse o mesmo projeto e a mesma atenção em vários pólos de Porto Velho e também de Rondônia, as aprovações iriam se dividir, acabando assim com o falso “oba-oba” que existe em torno da Escola JBC. Quem conhece a realidade sabe o que se passa nas escolas públicas de Rondônia.

Aprenda Redação disse...

#

Pedro Francisco - 23/04/2011

Sempre ouvi uma frase que diz assim: Primeiro os meus, depois os meus e por último os seus. http://pedroportovelho.blogspot.com/feeds/posts/default

Aprenda Redação disse...

Estéfane de Campos Rocha -

sou aluna do 3ão e tenho absoluta certeza que estou na melhor escola pública de PVH...fui pra lá pq sei que lá estão os melhores profesores, empenhados a ensinar seus alunos com todo prazer...sabem exercer seus trabalhos sem se preocuparem com o quanto q vão receber no final do mês...e sim preocupados com o futuro dos jovens...pois sabemos q nossos politicos nada fazem para ajudar...então não atrapalhem quem está querendo fazer o q é certo! espero q os professores saibam tirar proveitos dessa história...q os encorajam cada vez mais...que seja só mais um obstáculo q tenham q enfrentar... ah sabemos q a inveja mata!

Lauro Eugênio e João disse...

LAURO EUGENIO DA SILVA

"João dos Milagres"

O Brasil tem muitos sócios e, é com isso que a mídia é sustentada; lutamos por uma vida melhor e tem sempre gente hipócrita que deveria cuidar da saude pública, mas que esconde tudo espalhando a sujeira para não vermos a lixeira cheia. E desses dois João de Deus as pessoas que la estão é que sobrevive com a vontade de Deus porque foram esquecidos pelo diabo e por isso que vem um filho bastardo de outro estado e chama todos de feio e filho do diabo. Nós não somos feio, estamos feio e


JOAO

Assim como tantos outros esses são classificados entre "bonitos e feios". Como e Por que? De acordo com o interesse que impera no momento. Porque sabemos que uns dão certos outros não. Mas por que?

Elaine Samira Ribeiro de Araújo disse...

Elaine Samira Ribeiro de Araújo

Antes de criticarem o texto do professor,voltem à estudar! pessoas que não sabem interpretar um texto, não possuem o direito de critíca.

Leandro disse...

Tá de parabéns o texto,
tem uns comentários que é pra rir mesmo,prof faz "caridade" e não da aula no ensino publico pq se for depender do salário o prof passa fome e vai pra escola de onibus