quinta-feira, 21 de abril de 2011

Por que a mídia daqui não publica isto?



Vontade de vencer: 600 alunos do JBC "ralando" em pleno feriado.

I Simulado/2011 da Escola João Bento da Costa

Feriado nacional, dia 21 de abril de 2011, quinta-feira da Semana Santa e as atividades pedagógicas na Escola João Bento da Costa não foram interrompidas. Mais de 600 alunos do Projeto Terceirão das turmas da manhã e da tarde, num total de 19 salas de aula, participaram do primeiro simulado visando à prova do ENEM que deve ser realizada no final deste ano letivo em todo o território nacional. Às oito horas em ponto deu-se início à resolução de 100 questões de múltipla escolha englobando as quatro áreas do conhecimento cobradas nas provas do ENEM. Todos os alunos regularmente matriculados na terceira série do Ensino Médio desta escola e que vão prestar exames para ingresso no curso superior a partir do próximo ano, participaram efetivamente deste primeiro teste. Os portões da escola foram fechados rigorosamente às oito horas em ponto e desta vez apenas um único aluno chegou atrasado e não pôde participar do evento. “Aqui agimos como num vestibular de verdade”, afirmou a professora Elizabeth de Lima Cândido, vice-diretora do Estabelecimento de Ensino. “O nosso treinamento deve começar cedo e também tem de ser levado a sério”, afirmou a educadora. Cada um dos alunos colaborou com um quilo de alimento não perecível para poder participar das provas. Todo esse alimento será destino a entidades carentes da capital. Mais de meia tonelada foi o total arrecadado e que vai fazer a alegria de muita gente, avaliou a professora Beth.
O professor Francisco Rodrigues Lopes, o Chiquinho, diretor da escola, junto com toda a equipe de coordenadores do João Bento foi o responsável pela logística deste primeiro empreendimento. “O sucesso deste simulado deve ser creditado a toda a equipe da escola que envolve professores, coordenadores, psicólogos, orientadores educacionais e supervisoras escolares,” informou o diretor. O número de cópias ultrapassou as 23 mil e todos os esforços foram envidados para que cada etapa saísse dentro do estabelecido. “Embora a SEDUC, Secretaria de Estado da Educação, conceda todo o material necessário, ainda assim há dificuldades operacionais para que possamos realizar a contento esta tarefa”, disse o professor Francisco. Até o final deste ano letivo serão realizados pelo menos mais quatro simulados deste. “Os nossos alunos quando chegam para fazer o ENEM ou qualquer outro concurso vestibular, já estão preparados e no ponto de concorrer em igualdade de condições com os alunos da escola particular a uma tão sonhada vaga na universidade”, concluiu o educador. E os números do Colégio João Bento não mentem: só no ano letivo de 2010 foram quase 300 alunos aprovados pelo ENEM, no vestibular da Unir e em várias outras universidades do país afora. Só em Medicina foram pelo menos 05 alunos aprovados contando aí os que foram matriculados no ano letivo e os remanescentes. Números impressionantes que fazem desta escola pública um exemplo a ser seguido. Todos os professores do JBC são unânimes em afirmar que a escola João Bento é a Rondônia que dá certo. É o Brasil que dá certo. “Apesar das imensas dificuldades que temos no aspecto de infra-estrutura da escola, a qualidade de ensino daqui faz a diferença”, concluiu uma professora que participa do Projeto Terceirão. Mesmo sendo feriado, a maioria dos professores das séries iniciais fez questão de participar e ajudar na fiscalização das provas. “O sucesso do Colégio João Bento da Costa é também o nosso sucesso e por isso temos o compromisso com todos os alunos do Ensino Médio desta escola, com a comunidade, os pais e principalmente com a educação de qualidade que é ministrada aqui”, informou um professor da escola que estava ajudando na fiscalização das provas.

2 comentários:

Fladpsyko disse...

Notícias ruins vendem. Elas sensibilizam, tocam o terror na população, e a mídia sensacionalista adora tudo isso. | O JBC é algo do qual nós, rondonienses, podemos sim nos orgulhar, sem receio de estarmos sendo alienados. | Apesar da precariedade do edifício, não há desculpas para os alunos do JBC que realmente almejam ingressar no ensino superior. Auxílio e ótimos professores estão lá, à disposição de quem se mostra interessado.

Anônimo disse...

Parabéns a direção e a equipe de professores do projeto terceirão pela iniciativa. Que sirva de exemplo para outras escolas do Estado.